Em Fogo Alto

Em Fogo Alto Elizabeth Acevedo

Resenhas - Em Fogo Alto

Anna 25/02/2022

Queria ter gostado mais
Eu até deixei passar um tempo antes de escrever essa resenha, para ver se o livro me causava mais emoções, mas... Meh.

O livro é legal, tem uma escrita divertida, a Emoni é fofinha, o relacionamento com a nenezinha é muito legal... Mas sei lá, não me trouxe nenhuma emoção essa história, nenhuma reflexão, sabe quando vc espera se importar demais com os personagens e nada?

Talvez seja ressaca ainda de Malibu Renasce, mas esse apenas passou e não deixou nadinha.
Flávia 04/03/2022minha estante
Olá, tudo bom? Falei com você no privado!! =)

Jussara 11/03/2022minha estante
Nossa,uma pena! Ele tá na minha lista mas só para pessoa ler para passar tempo msm

Anna 11/03/2022minha estante
Quem sabe para vc funcione Sara, para mim não deu, o que é uma pena mesmo ?

Duda 17/01/2023

Linda mensagem mas faltou tempero
O livro fala sobre uma mar jovem e sua vontade de trabalhar com cozinha e ter que medir isso com os cuidados a filha!
O livro tem uma mensagem linda de seguir seus sonhos mas sem ser algo viajante e com uma positividade tóxica, a Emoni é uma personagem muito forte e cativante mas pra mim quem rouba a cena é o par romântico dela que apesar de o romance não ser o foco da história ele é tão carismático quem te faz ter vontade de ver ele o tempo inteiro!
A história é bem fluida e bem escrita mas falta algo na escrita um relação maior com os personagens e apenas por esse motivo não é 5 estrelas!
malu :) 17/01/2023minha estante
mds nao conhecia esse e fui ler a sinopse dps da resenha?? ja coloquei na lista

Duda 17/01/2023minha estante
Te falei que era bom skskkskkd

Lua 17/07/2022

??? ?????????, ???? ????? ? ?????
Uma leitura muito leve. Amei os capítulos curtinhos, tava sentindo muita falta disso.

A narração em primeira pessoa caiu como uma luva pra esse livro, foi muito bom e até essencial saber o que a Emoni estava pensando e sentindo em todos os momentos.

A história é de confortar o coração. Adorei que foi muito mais focada na família, em amizades e em responsabilidades do que propriamente no relacionamento dos protagonistas, como sugeria a sinopse do livro.

Por mais que a experiência foi incrível, muitas vezes foi bem previsível também, mas acho que era de se esperar pela trama promovida pela autora.
Recomendaria sem nem pensar duas vezes.

Adorei conhecer os personagens e crescer junto com eles.

"???? ???????? ???? ?????????, ??? ?????? ?? ???? ?????? ???? ?? ???????? ??? ??? ?? ???? ?? ???????? ???? ??????-??, ? ??? ??? ???? ??? ???? ? ???????? ????? ??? ????????? ???? ???."
maria rita 18/07/2022minha estante
que resenha mais bonitinha

Lua 18/07/2022minha estante
obg amg ??

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 05/05/2022

Em fogo alto, por Elizabeth Acevedo
Em fogo alto, escrito por Elizabeth Acevedo, publicado pela Editora Nacional, apresenta uma narrativa sobre uma garota de colégio, mãe precoce, preta, periférica, apaixonada pela arte da gastronomia. Um livro repleto de elementos que enche os olhos de quem o lê.

Emoni Santiago, é uma garota com personalidade e alta estima, mesmo que a vida lhe tenha dado rasteiras que poderia colocar no mais baixo nível da escala da sociedade, porém, sempre com alta estima.

Aos quatorze anos se envolveu com Tyrone, um adolescente que, despreparados, por descuido ela engravidou. Aos dezessete, no último ano do colégio, próximo ao final das aulas, pronto para se preparar para o vestibular, Emoni enfrenta um turbilhão de emoções: a ida para a faculdade. A filha pequena que necessita de cuidados. O trabalho em uma rede de fast-food. O pai de sua filha, Tyrone, que não aceita que ela se encontre com outro garoto A avó que cuida de ambas. Seu pai, Júlio, que não dá importância para a filha desde a morte de sua esposa, mãe de Emoni. São tantos conflitos contidos na obra, onde, misturando será tal como uma massa de bolo que necessita ser sovada para ficar uniforme e saboroso.

Além de todas as dificuldades apresentadas pela autora, ainda enfrenta discriminação racial, por ser negra. Preta. E morar na periferia da cidade.

Os problemas apresentados por Elizabeth Acevedo, não faz pensar que se trata de uma ficção aleatória criada pela autora, pois, nada nesse livro foge da realidade latente presente na vida de milhares de Emonis, jovens que, assim igualmente a ela, são pegas de surpresos pela emoção da puberdade e se entrega ao prazer o que poderá mudar sua vida para sempre. Tal como mudou a vida de Emoni Santiago.

Sonhos foram desconstruídos e desejos foram desfeitos na vida de Emoni e, acredito que muitas garotas estão na mesma situação da personagem. É cruel.

Todavia, Emoni não deixa de seu sonho em se formar na faculdade de gastronomia e culinária, sua paixão desde jovem, algo que ela vai lugar com unhas e dentes para conquistar uma bolsa, mesmo que parcial, na faculdade que oferece o curso, se dedicando para conquistar o seu sonho, no encerramento das aulas no colégio.

Em fogo alto, divido em três partes, entre o amargo — parte um, o saboroso — parte dois e, o agridoce — parte três, apresenta receitas da Emoni, a cada abertura, que faz salivar, e mesclado com os capítulos, traz um sabor característico a cada página lida. É uma luta constante em seguir sempre em frente, independente das atribulações que a vida impôs para si.

Recomendo a leitura acompanhada de petiscos e guloseimas. Combina à beça.

Resenha no blog Irmãos Livreiros:

site: bit.ly/3LIpfCR
Dimas Lins 07/05/2022minha estante
Excelente resenha!

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 17/05/2022minha estante
Valeu, Dimas! =)

mari 14/05/2022

Em fogo alto
Eu gostei bastante do livro. Fala de assuntos importantes como racismo e preconceito mas também fala do romance de uma estudante de ensino médio.
Confesso que o final me decepcionou um pouquinho porque eu não achei ele impactante para um livro como esse. Não que ele tenha sido ruim, eu só esperava mais.
Mas o importante é que eu amei a experiência. leitura fluida e que me pretendia. :)
mari 19/06/2022minha estante
pretendia = prendia*

Lucia | @lucia_esta_lendo 02/01/2022

Uma receita de coragem e superação
Terceiro livro que leio da Elizabeth Acevedo e como sempre ela não decepciona.

Emoni é uma mãe solteira adolescente. Uma maga na cozinha, seu desejo é poder trabalhar com culinária, onde possa encantar seus clientes com suas criações de sabores inusitados. Porém ela sabe que o sonho está distante da sua realidade. Criada pela avó, com recursos limitados, ela se divide entre a escola e o trabalho em uma lanchonete para poder criar a filha de 2 anos e ajudar sua avó em casa.

Mas sua sorte pode mudar ao ver a oportunidade de cursar um semestre de eletiva de culinária em sua escola, que lhe dá a chance de passar uma semana na Espanha descobrindo os segredos de sua culinária lendária.

Emoni também conta com sua melhor amiga Angélica, e com um novo amigo, Malachi, recém chegado ao colégio.

Adorei o livro, com seus capítulos curtos mas que exploram com detalhe e maestria a vida de Emoni e seus conflitos. Vemos uma garota que precisou amadurecer rápido, mas que ama muito a sua filha e sua avó. Mesmo com todas as adversidades, ela não desiste de sonhar e possui muita coragem para lutar por isso. Recheado de referências negras e latinas, a autora nos presenteia com uma aula de representatividade, inclusão social, coragem e auto estima.

Devo também ressaltar o lindo trabalho gráfico do livro, desde a arte da capa até os detalhes de guarda e diagramação, que fazem a leitura ser mais prazerosa aos olhos.

milena 27/03/2024

Após ler algumas resenhas percebo que muita gente não conhece a autora ou o estilo de escrita dela (e nem são obrigados!!). Não é uma escrita tradicional que se atém aos detalhes da trama, tem uma abordagem mais puxada pro poético se conectando mt mais com a essência da personagem e narrando mais na cabeça dela do que fora. Também tem saltos temporais e capitulos curtos, que se enquadram no estilo da autora, eu gosto pois torna a leitura leve. Para mim foi lindo, foi ótimo e recomendo vocês a lerem os outros, principalmente A poeta X.

Aliluz 09/01/2022

Eu gostei muito desse livro por tratar de questões tão delicadas e polêmicas, como racismo, a gravidez na adolescência e muitas outras. No começo do livro a leitura foi um pouco entediante, mas confesso que no meio não consegui mais parar de ler! A leitura é muito leve porque os capítulos são bem curtos então é muito mais gostoso de ler. Adorei!

Mari 10/01/2022

Um livro lindo ?
Esse livro ganhou meu coração, a escrita da autora é impecável e diferente de tudo que já li. Ela trabalha com muita representatividade e nos entrega muitas reflexões sobre as dificuldades da vida.

Eu indico milhões de vezes!

Priscila 12/01/2022

Não foi para mim
Nada nessa leitura me atraiu, os personagens não são interessantes, a história não tem nada que nos faça querer continuar, não sei nem como conseguir terminar.

Iris130 13/01/2022

Já comecei o ano favoritando esse livro. A leitura dele foi incrível, e com toda certeza valeu totalmente a pena.

Mandy (@lendocommandy) 16/01/2022

Leitura leve
Foi um livro muito bom, demorei pra engajar na história mas não por culpa do livro. Uma história que fala sobre relacionamentos reais, problemas reais e claro muita comida. É uma delícia ler a autora descrever os sabores, da vontade de fechar o livro e ir cozinhar kkkkkk

nina 16/01/2022

esse livro é um banho quente no meio do frio

esse livro consegue ser leve enquanto aborda taaaantos temas importantes que eu nunca tinha lido em histórias assim.

leiam. com consciência de que é um livro focado no personagem, é só migalhas de romance

Booktoti 19/01/2022

Me deu vontade de levantar e cozinhar
Em fogo alto (+14) foi uma ótima forma de começar o ano, um livro super rápido de ler, quando você pisca você terminou, com personagens muito reais, e uma escrita diferente de tudo que eu já vi, a autora tem costume de escrever poemas e tem um livro em versos livres, então aqui encontramos um livro onde todos os capítulos são ?individuais? mas se conectam com a história, é difícil de explicar mas quando você pega pra ler entende.

Acompanhar os personagens, principalmente a Emoni foi uma jornada incrível, nunca tinha lido um livro em que a personagem já tivesse um filho, principalmente tendo 17 anos, você se apega a jornada dela e torce para que tudo de certo, e também sofre pelas suas dificuldades, seja a cor de pele, seja ser mãe na adolescência, ou seja decidir sobre seu futuro, outro ponto muito positivo do livro, é uma vivência totalmente diferente da minha, então é sempre muito bem vinda. E devo fazer um adendo ao interesse romântico desse livro que me deixou totalmente apaixonada.

E por se tratar de um livro onde a personagem quer ser chef de cozinha a comida aqui ganha muito destaque de uma forma muito linda, me deu vontade de levantar e cozinhar, definitivamente um livro para se dar atenção