O Sanatório

O Sanatório Sarah Pearse

Resenhas - O Sanatório

Coisas de Mineira 03/05/2022

O SANATÓRIO, SARAH PEARSE – QUANDO O PASSADO MANCHA O PRESENTE
O Sanatório foi lançado agora em 2022 pela editora Intrínseca. Livro que gerou burburinho nos grupos de Leitura Coletiva que faço parte, todo mundo estava comentando sobre essa história. Coincidentemente, terminei de ler A Montanha Mágica (Thomas Mann) pouco tempo antes de ter O Sanatório em mãos. Dessa forma, muitos conceitos a respeito desse tipo de instituição estavam bem frescos em minha mente, e não tive qualquer dificuldade para me situar na trama. Ainda mais que a trama propriamente dita é recheada de suspenses e crimes. E alguns vieses psicológicos. Não tinha como não me ganhar de cara!

“Se você revirar o passado, especialmente deste lugar, vai enlouquecer. Se desencavar os detalhes sobre o que aconteceu…”

Por que ler O Sanatório?

O Sanatório também foi uma das escolhas do Reese Witherspoon Book Club. Já ouviu falar? Seguindo então, vamos comentar um pouco sobre o que acontece nesse antigo Sanatório, que foi reformado para se tornar um resort de luxo no município Crans-Montana. Antes de tudo, você já sabia que Sanatório não é lugar de pessoas com transtornos e problemas de Saúde Mental? Muitas pessoas têm essa impressão – contudo, não é um hospício. Dessa forma, escolhi explicar primeiro que, Sanatório é um centro de saúde, um estabelecimento especializado em internamentos para pessoas que precisavam de isolamento, descanso e serem “sanados” – exemplo: pessoas com tuberculose.

Confesso que a atmosfera que envolve O Sanatório é bem aquela que me conquista. Nas primeiras páginas fiquei super interessada em descobrir os meandros do que acontecia ali, nas imediações daquela grande construção. No alto de montanhas, dos Alpes suíços, uma estrada única e de difícil acesso, florestas densas em volta, muita neve e riscos de avalanches. Realmente, esse é um local muito atípico para receber hóspedes. Entretanto, tudo que é ousado, chique e diferente, faz sucesso! Então, embora muitos problemas com moradores da região e pessoas envolvidas com questões ambientais, a dificuldade para a reforma do Sanatório foi efetiva.

Segundo o que dizem, “Você não vai querer ir embora… Até não ter mais como sair”. Ou seja, os encantos do local isolado e frio, contrastando com todo luxo e mordomia, compensam até não compensar mais. As coisas ficam sérias, e alguém ligada diretamente com Elin Warner, nossa protagonista, desaparece. Ninguém sabe onde essa pessoa está ou poderia ter ido, uma vez que a estrada está fechada por causa de avalanches. A neve está densa, o frio devastador. E investigações precisam começar a serem realizadas.

Isolados em Le Sommet

Le Sommet foi sendo evacuado, por causa dos riscos de mais avalanches, até que em determinado momento, um corpo é encontrado. Após essa descoberta aterrorizadora, menos de 50 pessoas ficam presas lá ‘em cima’, sem condições de deixar o hotel mais, por um bom tempo. A polícia ou equipe de resgate não consegue ‘subir’ para prestar socorro. E é dessa forma que poucos hóspedes, e a equipe de funcionários está por conta própria. Sem ao menos saber se ainda correm risco de mais alguém ser assassinado, machucado, torturado, etc.

É nos vendida a impressão de que se a rainha do crime, Agatha Christie, coescrevesse um livro com o rei do terror, Stephen King, seria algo assim, no ritmo de O Sanatório. E como leitora assídua e apaixonada por ambos da realeza… acredito que muitos toques ao longo do enredo de Sarah Pearse nos rememora trechos que bem poderiam ter sido escritos pelos supracitados autores de sucesso. Mas, Harlan Coben é um autor que o estilo estaria mais de acordo com as ideias plantadas pela autora nesse livro. Os plots, as confusões com lembranças do passado, as relações familiares, os dramas e traumas… Tudo isso tem um estilo bem peculiar, que Coben ama se fazer utilizar.

“O luto será sempre assim? Constrangedoramente bruto?”

Caminhando pelos mistérios do hotel

Em suma, o passado do hotel é tenebroso. E as descobertas que Elin irá fazendo na busca da pessoa desaparecida é de deixar o leitor de cabelo em pé. Bem como, um bom tanto revoltado. E nosso assassino, que munido por uma máscara de gás, continua contando os corpos a fim de mostrar seu ponto. Serão justificáveis seus motivos? Sua causa advém de uma mente insana? Compreendi e senti que o livro possui um universo muito envolvente. Você quer devorar as páginas, mesmo que ele seja um “semi-calhamaço”. A vontade é de não largar dessas páginas. Mas, no fim das contas, o final foi um pouco apressado. Sem que, com isso, tenha roubado o brilho da obra como um todo para mim.

Elin carrega seus traumas desde o início da adolescência. Seguiu a carreira policial, pois acredita que sempre está em busca de respostas, e assim, esse seria o melhor caminho a seguir. Tem dificuldades de relacionamento com seu irmão, Isaac. Todavia, é por causa dele que ela se arrasta até a Suíça. Mesmo sofrendo de algo perto de um Transtorno de Estresse Pós Traumático, com crises de pânico. E um afastamento de sua carreira policial, onde ela ainda não decidiu se irá voltar a exercer. Nossa investigadora dos mistérios do hotel é alguém bastante quebrada, imperfeita, cheia de dúvidas e questões. Ela duvida de várias coisas, não acredita em muitas pessoas, e está sempre com o “pé atrás”.

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/2022/04/o-sanatorio-sarah-pearse-resenha/

Nêssa 03/05/2022

Elin Warner recebe um convite inesperado, seu irmão, Isaac, a quem ela não vê há anos, convida ela para seu noivado em um Resort isolado nos Alpes Suíços. Lá era o último lugar que ela queria estar, ela já enfrenta um trauma na vida dela e ainda tem que lidar com o relacionamento conturbado com seu irmão. Mas ela quer respostas e se vê sem escolhas, o que resta é aceitar.
Eu amei a história! Um local isolado onde ninguém consegue sair porquê tá tendo uma forte nevasca, assassinatos rolando no hotel que já tem um passado sombrio, então carrega esse clima macabro. Sério, eu amei esses toques de terror e suspense, me deixou bem tensa em muitas partes da história!
Para quem gosta de livros nesse estilo com bastante suspense e terror, eu recomendo muito. Só não recomendo pra quem é mais sensível ao assunto.

Jason925 04/05/2022

Eu adoro livros com reviravoltas então esse foi um caso que meu Deus, toda hora vc tem uma teoria que é quebrada em minutos a leitura é super rápida e meu Deus que livro bom

Priscila 06/05/2022

Pior do ano, escrita ruim. A história parecia interessante mas o final foi um clichê ridículo. Enfim, detestei.

Colapso literário 08/05/2022

Incrível
O cenário desse livro já chama atenção logo de cara. Embora seja um calhamaço, a escrita da autorais é super fluída e a leitura evoluiu super rápida.
Alguns pontos poderiam melhor explorado, mas agora vendo que teremos uma continuação, pode ser que seja melhor explicado lá.
No geral eu gostei muito dessa leitura.

Adriana1161 12/05/2022

Leitura rápida que deixa a desejar
É um livro de leitura rápida, fluente, apesar de ter uma escrita rasa, óbvia, algumas frases simples, e algumas cenas confusas e sem sentido.
Mas é instigante e envolvente!
O clima de frio, neve, isolamento, é perfeito!
Tem o clichê da detetive problemática.
Tinha potencial para ser melhor.
Parece que é o primeiro da série, com esta detetive.
Personagens: Elin Warner, Isaac, Will, Lucas Caron, Cecile, Laure,Adele, Margot, Daniel
Local: Hotel Le Sommet - Vevey - Alpes Suíços/2015 a 2020
@driperini

Raquel 15/05/2022

Acho que até 60% tava muito bom dps parece que o autor tinha um prazo pra cumprir e só saiu escrevendo qualquer coisa péssimo

Malu 15/05/2022

A história foi um pouco difícil de ler para mim. Até praticamente metade do livro as coisas são totalmente sem sentido. Ficamos perdidos e a história não tem muito fluxo. Mas creio ué com o final mais explícito, conseguimos entender a proposta da autora. Confesso que não gostei de nenhum personagem, mas os motivos dos crimes em si me convenceram no final.

Maíra 16/05/2022

Um suspense não muito suspense
É um livro que deixa poucas opções de quem pode estar por trás dos assassinatos. A leitura é fácil, foi rápido terminar mas não teve um desfecho que me surpreendeu.

Cau :) 17/05/2022

A leitura é muito rápida, a história prende, dá vontade de ler todo de uma vez, mas... existem muitos furos. Na hora de amarrar tudo no final, alguns detalhes não fizeram muito sentido, parece que foram jogados ali de qualquer jeito pra justificar algumas ações. Mas vale a leitura.

Ed.Costa 18/05/2022

Sem grandes emoções
Esperava mais desse livro? achei a história arrastada? enrolada? os suspeitos eram bastante evidentes, a ponto de o plot twist não trazer nenhuma emoção ao desfecho? na verdade é um livro bem morno.

Brina 18/05/2022

Acho q o plot não me surpreendeu como eu esperava. Mas a leitura é fluída e vc se envolve com os personagens. O plot é diferente mas achei um pouco forçado, não sei explicar, mas não é ruim e nem excelente.

Rodrigo.Reche 18/05/2022

Apenas razoável
Um suspense que não entrega nada de novo. A cadência do livro se arrasta nos primeiros 60% e aceleram de forma vertiginosa no terço final.
Previsível e com uma série de falhas no roteiro. Canivetes que aparecem e desaparecem dos bolsos da protagonista nos momentos mais convenientes sem nenhuma explicação.
Personagens rasos e desinteressantes. A exceção fica por conta de Elin que é de certa forma bem desenvolvida.