O Sanatório

O Sanatório Sarah Pearse

Resenhas - O Sanatório

Margarete 15/04/2023

Bom, mas às vezes, menos é mais
É um bom suspense, com boas viradas, mas acho que a autora deveria se preocupar menos com tantos plot twists e mais no desenvolvimento da história. Foi por isso que o final me pareceu forçado e desnecessário. Mas, sim, é um daqueles livros que vc não consegue largar.

Raiane79 14/04/2023

Impressões
O livro começa muito bem uma pegada bem rápida e embalada ( você não consegue parar de ler), mas logo se torna repetitivo e monótono.
Além do mais algumas palavras durante o livro
todo destuan do contexto geral palavras muito formais e rebuscadas sem necessidade, achei um pouco exagerado. Já em relação ao balanço geral não é ruim a diagramação é muito confortável as letras de bom tamanha e folhas amareladas uma edição bem bonita da Intrinseca.
No momento não sei se consigo ler um outro livro da autora(Sarah pearse),pode me surpreende? Creio que sim!
Mas para um livro de 480 páginas ter demorado tanto tempo pra ler é fora do usual pra mim. Por hora a nota três está de bom tamanho. E vocês o que acharam?

Tati.Lima 11/04/2023

Tudo pra ser excelente,mas acabou sendo apenas bonzinho...
Tinha muita curiosidade, porq a sinopse desse livro é incrível, mas dividiu muito opiniões, recebeu mais críticas q elogios. Sempre quis ler, mas 480 páginas, desanimam. Até q finalmente foi. Realmente tem muitos pontos positivos e negativos. Ponto positivo, a história é muito boa, ponto negativo, demora pra fisgar a gente. O positivo, depois q fisga, fica difícil largar. Apesar de ser um livro grande, mantém um bom ritmo. Os maiores pecados, na minha opinião, são a protagonista e o final. A protagonista, Elin Warner, q personagem pouco carismática, a mulher carrega todos os problemas do mundo nas costas, isso a torna muito cansativa. Will, seu namorado, o cara é grandão, realmente um herói. Fora, q a investigação dela, pra descobrir o assassino, parece comigo, adivinhando quem matou: "Com certeza é fulano, mas talvez não seja", " Então é sicrano, mas de repente, pode não ser". Detetive péssima. E culmina com um final, meia boca. Porq se forma uma teia incrível, q te deixa a expectativa nas alturas. Então, o motivo da vingança, ainda vai, mas a justificativa pra matar as pessoas, foi meio bléééé. Sei lá, a mim, não convenceu. Tipo, nota 10 para a ideia, nota 5 para a execução.

Aline221 09/04/2023

Acabei de terminar a leitura e ainda to processando toda a informação, muito emocionante, cheio de mistérios e de suspeitos. E toda hora alguém morre, amei isso. Devorei o livro literalmente. Eu adorei. Adorei a história. Adorei o final do livro. Adorei o capítulo que deixa em aberto pra próxima história. Simplesmente amei!

Estante.dabru 09/04/2023

Eu estava querendo ler esse livro a muito tempo e confesso que esperava mais. O livro não é ruim, a história é bem interessante e te prende, desde o início vc já fica intrigado com tudo e desconfia de tudo e todos.

Não gostei muito do plot e achei o final muito apressado. A motivação da primeira morte acho que foi justificada, mas as outras acho meio sem sentido. O desfecho do vilão foi bem meia boca e depois de tudo eu esperava muito mais. O epílogo já foi mais interessante e põe em duvida algumas descobertas da protagonista e sugere que no fim era tudo maior do que parecia.

Maria 08/04/2023

O Sanatório
Elin, uma detetive, precisa de umas férias e seu irmão Isaac acaba de convidá-la para comemorar o noivado dele num hotel isolado na Suiça.

Elin sente a áurea estranha do lugar, o relacionamento meio conturbado com o irmão e para piorar a noiva desapareceu e quanto mais tempo se passa investigando e descobrindo o que pode ter acontecido, eles não perceberam que uma outra mulher também desapareceu e ela provavelmente tem às respostas.

Um livro longo, de duas uma, ou ele se enrola bastante ou ele tá desenvolvendo bem. O caso desse livro é o primeiro, muita encheção de linguiça, são 480 páginas vai ficando cansativo de fato, mas eu particularmente gostei do final, tem uns furos da autora por que o assassino do crime não faz sentido com a pista que ela dá no início, mas sei lá.

Estou meio a meio por que eu gostei do epílogo, juro para vocês KKK, no final eu tenho os argumentos que, bastava uma terapia, que nem precisava do livro.

Não achei ruim e não achei bom, gostei do final recomendaria para alguém sim, para passar o tempo por que é legal a investigação do livro e é um final divertido. Me apeguei mais ao Will do que a própria protagonista.

eumaravilhosa.x 04/04/2023

Argumentos fracos
Primeiro livro lido dessa autora, e sinceramente, não me agradou, na verdade deixou a desejar. Achei fraca a história no decorrer do livro, principalmente as motivações dos crimes e as personalidades dos personagens.

Sobre a personagem principal, Elin Warner, sem perfil de detive, nada bate com as características, além de forçarem um apelo traumático a ela, mesmo explicado no livro não foi suficiente pra aceitar.

Se há um possível segundo livro, foi o que deu a entender, não irei ler por motivos óbvios: não gostei da leitura, porém, ele realmente consegue te fazer ir até o final.

Não recomendo, fim!

Greice21 01/04/2023

Entre as montanhas...
17° livro do 1° trimestre
*O Sanatório* , _ Sarah Pearse_
Elin, é uma detetive afastada de seu cargo por conta de um episódio envolvendo seu último caso. Junto disso ela vive ainda o luto, pela morte do irmão mais novo, _Sam_ aos 8 anos de idade. Em meio a flashbacks uma memória sempre lhe tem assombrado, o fatídico dia da morte de _Sam_ , e a visão do irmão mais velho _Isaac_ com as mãos banhadas de sangue. Atualmente, Elin e seu namorado Will são convidados para passarem uma temporada em um resort nos picos nevados, para prestigiar o noivado de Isaac com Lauren. No entanto, o passado por trás do belo estabelecimento, começa a assombrar Elin em cada detalhe, desde as paredes de vidro até os inusitados lustres decorativos remontando aos instrumentos da antiga construção: o Sanatorium Plumachit. Restaurado na época por Lucas e Daniel, os mesmos sofreram muita repreensão da comunidade e entidades para sua inauguração. O início das atividades do resort foi antecedido pelo sumiço de Daniel.
O terror inicia quando em complemento ao sumiço inexplicável de Laure do resort, o corpo de uma das funcionárias, Adele, é encontrado em uma das piscinas, e os detalhes são os piores: ela utiliza uma máscara de gás, está imersa aí fundo da piscina por um saco de areia e alguns de seus dedos foram decapitados, e expostos em uma caixinha de vidro juntamente de uma pulseira com um número de identificação ,ao lado da cena do crime. Enquanto isso, o que seriam supostamente os restos mortais de Daniel , são encontrados nas mediações do resort e a densa floresta.
Elin se vê obstinada a encontrar Laure e desvendar o que lhe parece o cruel assassinato de Adele. No entanto, ela teme por sua vida, quando percebe que está sendo observada. Ao mesmo tempo após uma tempestade, o resort fica isolado, e é palco de mais mortes. O resort afinal, guarda mais que ruins lembranças do seu passado enquanto sanatório. Ali pacientes eram internados para tratar casos graves de tuberculose. No entanto, um lado obscuro vira a tona no decorrer da história. Ele será o palco de um acerto de contas.
Fato: o livro já inicia com um baque, o desaparecimento de Daniel, e a primeira aparição do que supostamente seria o assassino, trazendo um cenário meio Chernobyl e apocalíptico hehhe...capa e máscara de gás. Já te deixando em alerta e pronto para uma sequência de tirar o fôlego. Apesar de se passar num resort,com muitos personagens, o suspense gira principalmente em torno de Eli, marcada pelo passado, ela está obstinada a saber a vdd sobre a morte do irmão mais novo, e para isso ela se utiliza das supostas " férias" para confrontar o irmão mais velho, Isaac. No entanto, ela começa a construir uma linha tênue que começa a dividir o passado, o presente e arriscando seu futuro ao lado de Will. Ela é peça importantíssima, pois começa a traçar uma teia de suspeitos, desde o desaparecimento de sua amiga. Brigas, discussões, documentos, anexos e entradas secretas no resort, contribuem para o desenrolar da história. Até metade do livro a trama se passa entre um vaivém, de novas pistas e daí em diante já começa o esboço de quem seria o responsável pelos crimes ...,no entanto mais uma vez cheguei perto, mas não o bastante de desmascara-lo.

Stephanie.Moraes 30/03/2023

Achei que ia ficar maluca
Essa historia e o jeito que Sarah Pearse te apresenta a história faz você realmente acreditar que esta ficando doida. Achei os elementos surpresa muito bons e adoro livros de suspense e investigação em que coisas do passado estão atreladas nos acontecimentos do presente no livro.
Elin tem sérios problemas pessoais fora a relação conturbada com seu irmão Isaac. E tudo piora quando pessoas começam a sumir e depois aparecer mortas em um resort chique e isolado nos Alpes Suíços.
Conforme a investigação vai se encaminhando, vamos entendendo os problemas pessoais e profissionais de Elin e sua relação com seu irmão.

Iris Cristina 27/03/2023

Eu realmente gostei do livro, apesar do desenvolvimento demorado e personagens que poderia ter sido mais explorado o que realmente me incomodou foi o final!

Cici 26/03/2023

O sanatório, mas não é sobre o sanatório
De forma resumida, o sanatório não é sobre o sanatório. Se não quiser ler, aqui vai: uma mulher que quer se vingar do seu irmão destruindo o patrimônio dele, pois ele não ajudou ela quando o melhor amigo dele abusou dela. Essa é a explicação para todas essas quase 400 páginas que não falam em nenhum momento sobre isso. No caso, ela dá uma desculpa de que está matando as pessoas e correlacionado ao sanatório também por causa de outras mulheres que foram abusadas há anos lá, mas não convence, sério, é patético. O livro todo é sobre como a Elin tem problemas a resolver e é uma péssima detetive.

As passagens onde falam sobre o sanatório são vagas, mencionando uma das camareiras como interessada em uma parente que foi transferida para lá na época que o local ainda funcionava. O dono do local encobrindo as barbaridades que aconteciam, e isso só é revelado no final do livro. A própria investigadora, mesmo com as máscaras e tudo mais, só vai se dar conta que pode ser algo relacionado ao sanatório lá nos 60% do livro e depois isso cai por terra porque não tem nada a ver.

Achei também meio confuso a apresentação dos personagens, são muitos em poucas páginas, e as vezes falam dos nomes, mas eles nem apareceram na obra ainda. Além de tentar colocar a culpa em todo mundo de forma muito forçada.

Esse clichê da detetive com problemas pessoais foi bem mal aproveitado aqui, já dava para ver desde o início que ela """"teve culpa""" na morte do irmão por conta dos flash que ela tinha. Além de que a investigação dela é extremamente amadora, precisando da aprovação de todos a sua volta, contando todos os detalhes o tempo todo para o prováveis assassinos pq ela é ingênua como uma porta. Os caras estão ali na frente dela, balançando a faca no ar e ela tá tipo:" mas será que tem motivos pra essa pessoa fazer isso?"

A escrita da autora não é das mais fluidas, mas deu pra ler. Acho que ela se empolgou com a paisagem tbm, tentando transformar ela em assustadora, o que só acabou ficando maçante.

Existe muitos buracos no enredo: a Laure de escondeu porque? Foi ela quem empurrou e vigiou a Elin? Que diabos foi aquele epílogo? Só sei que dos 70% pro final virou um EP de Scooby-Doo pq era mistério pra todo lado, plot twist que n parava mais e depois esses furos pra gente ficar pensando.

O personagem que eu mais gostei foi o Will, o namorado, parecia um dos únicos a ter cérebro nisso tudo. Apesar de uma hora no livro a autora querer passar a ideia de que ele tbm era um culpado. Bleh

Tô pensando em ler o retiro, o outro livro, e espero que não me deixe confusa e com raiva que nem esse

Eu vi alguns sites dizendo que essa obra se compara as obras da Agatha Christie, e posso citar dois motivos que levariam a essa comparação: que quando Elin, assim como os investigadores da Agatha, sabe de algo ou a ficha cai para ela durante uma reflexão, ela simplesmente guarda para si para fazer suspense. E a outra seria o capítulo professor, onde tem o embate com o verdadeiro assassino do hotel, fato muito presente nos livros da Agatha, onde você não precisa ler a obra inteira, mas sim, o último capítulo pois estará tudo explicado lá.

Edit: esqueci de comentar que um dos buracos na história é dizer o que fizeram com os cadáveres das pessoas pq ninguém poderia ir buscá-los. Então me pergunto: deixaram as pessoas apodrecendo no local do crime??

Kátia 26/03/2023

Você não vai querer parar de ler?
Definitivamente é impossível parar de ler. Cheio de reviravoltas e muito bem escrito. É um livro um tanto mórbido, mas prende demais a atenção?

Guilherme107 25/03/2023

Resenha:O Sanatório
Eu me surpreendi muito com o Sanatório, pois havia ouvido diversas reviews negativissimas sobre esse livro, mas sinceramente eu adorei até bastante esta história

O ambiente foi tão bem feito e eu fiquei tão curioso para descobrir, o que aconteceria com esta história, eu adorei a construção inicial dos personagens, acho que Adele foi de longe minha personagem favorita deste livro, sinto que depois do plot envolvendo ela o livro desandou um pouco para mim

Acho que uma boa forma de resumir o Sanatório para mim é como um livro extremamente intrigante, mas não necessáriamente bem desenvolvido, mas que tem um enredo e personagens muito legais, não é o melhor dos equilíbrios mas foi o suficiente para mim gostar bastante dessa história
Fanny Galvão 25/03/2023minha estante
Quero muito ler

Guilherme107 25/03/2023minha estante
Vale a pena ler sim, só não vá com muitas expectativas porque acho que se você ir com expectativas ele não funciona muito bem

Ju 24/03/2023

Ruim!
No início, ele até me causou certo interesse
e a história em si tinha tudo para que eu adorasse! (tanto que decidi ler ele mesmo sabendo de todas as críticas negativas)
ao longo do livro ele se torna extremamente cansativo e repetitivo (além de ser desnecessariamente longo) no final parecia um episódio de scooby doo, setenta mil reviravoltas nada com nada

até pra terminar foi ruim no final tava só lendo os diálogos!