Gótico nordestino

Gótico nordestino Cristhiano Aguiar

Resenhas - Gótico nordestino

Eliane406 01/01/2024

O Gótico sob outra perspectiva
?Quem tem descendência nordestina, ouve muitas histórias de lendas e causos, são narrativas passadas por gerações. Minha mãe conta esses acontecimentos que sua avó já contava, se era verdade ninguém poderia confirmar, mas era repassado e causava temor nas crianças, nos jovens, e quem se atrevia desobedecer os mais velhos que falavam com veemência do bucho virado, da cobra que comia gente, de assombrações na escuridão do sertão. Uma cultura rica e que deve ser preservada.

?Sempre fui atraída pelo gótico, na literatura, na arquitetura, no estilo de ser, o romanesco, o romance povoado pelo lado sombrio e sobrenatural. É uma curiosidade humana querer desvendar se existe algo além dessa vida palpável e material. E foi, assim, que o título do livro me encantou, o gótico nordestino, as referências góticas e folclóricas inseridas na distopia, no horror e no fantástico. Narrativas emocionantes e inesperadas que se passam na atualidade, em alguns momentos históricos como o cangaço e a ditadura, um futuro não tão distante.

?"A dor, a ansiedade e o medo escorriam de tal forma através do corpo das três fêmeas que um laço invisível as comprometia num enredo novo, um enredo tecido numa língua desconhecida, porém profunda."

joaoggur 03/08/2023

Pouco gotico; pouco nordestino.
O problema cabal está na expectativa criada pelo título; senti uma carência de ambos os elementos. O ?gótico? é mal explorado, e o ?nordestino? pode ser explicado pelas histórias se passarem na região nordeste.

Os contos são mal explorados. Há bons inícios, boas ideias, mas desenvolvidas com certa carência.

O maior problema está nas descrições e na escrita em si; há inúmeros detalhamentos desnecessários (entendo que todo requinte das palavras está estritamente ligado a fazer o leitor adentrar na história. Porém, aqui as descrições são pedantes.) e o vocabulário é pobre, tendo inúmeros vícios linguísticos.

Não recomendo.

Pedro 25/01/2024

O terror explorado de uma maneira única
Trata-se de um EXCELENTE livro de contos de terror com elementos da cultura popular brasileira mesclados à cultura pop estadunidense e europeia. O autor faz experimentos bem interessantes com a linguagem, criando um texto poético e sombrio, com uma estética bastante ímpar. A maneira como ele dialoga com algumas particularidades da América Latina é bem inteligente, e realmente o põe no mesmo nível de autoras dessa vertente do terror, como Mariana Enríquez e Samanta Schweblin.

Em se tratando de um livro de contos, direi aqui quais foram os meus favorito: "As onças", "Lázaro", "A mulher dos pés molhados" e "Vampiro".

Estou ansioso para ler outros livros do autor!

Notas da SubLinha 04/02/2022

Elegante como um vampiro vitoriano
Um livro de ler rápido, de texto elegante e fluido, mas cheio de horror e medo. É um apanhado de histórias que misturam a terra brasileira com os imaginários góticos universais. Acabei de ler com real e agradável surpresa, e a certeza de que no Brasil tem sim uma boa dose de goticismo possível.
Não sei se por ignorância minha ou se de fato, senti falta de mais do imaginário nordestino.
Pablo.Olivieri 05/02/2022minha estante
Professora o que é mais aterrorizante: o brasil, o nordeste do brasil ou os livros malescritos?

Notas da SubLinha 05/02/2022minha estante
O Brasil. A sorte é que o Brasil tem jeito. Livro mal escrito não tem jeito, só chorando!

Bruna Lima 28/04/2023

Tinha altas expectativas com esse livro (provavelmente por conta do título), e ao longo das histórias, algumas foram bem diferentes do esperado.

No geral, o livro é bem escrito, mas na minha concepção algumas histórias pareciam fugir da "proposta" que eu esperava ler, acabavam bruscamente, e a sensação que dava era que faltava algo, assim, o potencial parecia não ter sido devidamente explorado.

Os melhores contos foram: Lázaro, A noiva e O Vampiro, que trazem discussões e temáticas bem instigantes e até mesmo atuais sobre vampirismo, a morte, doenças, repressão, covid entre outros, tudo isso com doses de "brasilidade".

Faço menções honrosas também A mulher dos pés molhados e Anna e seus insetos que possuem uma ambientação e temáticas interessantes.

Particularmente, gostaria que o livro seguisse o caminho dos contos citados, acho que seria muito mais intrigante.

Lisa 22/10/2023

Gótico e Nordestino SIM!
Conheci o Cristhiano Aguiar através da Bienal de Salvador, na roda de conversas sobre narrativas de terror nordestino. Lembro de ter ficado muito empolgada com essa temática, havia recentemente lido, na época, "Nova Jaguaruara", cuja a nordestinidade atrelada ao horror soou tão autêntica e inédita para mim, que me conquistou. Foi assim que cheguei ao Gótico Nordestino e o porquê escolhi relê-lo esse mês.

Contudo, esperar que fossem a mesma experiência foi uma construção de expectativa equivocada. Em Nova Jaguaruara temos elementos estereotipados do quadro nordestino geralmente pintado. Em o Gótico Nordestino isso não ocorre, na verdade, nada nesse livro é óbvio ou caricato, Cristhiano nos leva além, faz com que procuremos o horror no lugar comum e por isso corre o risco de a primeira vista nos enganar. Como ocorreu com muitos ao defini-lo como pouco nordestino e nada Gótico.

Gótico Nordestino É gótico, porque o horror toma formas diferentes, não precisa gritar terror, não precisa ser banhado de sangue, monstros e jumpscares. O gótico é um ambiente construído e nele tudo cabe. Temos aqui um terror de atmosfera, o medo se insinua vagarosamente, menos pelo uso de seres assustadores e mais pelo despertar da consciência sob o perigo e o grotesco. É o espaço que começa a se tornar denso, são as vozes e neuroses dos protagonistas que começam a tomar forma. Como no conto Tecidos de Jardim.

A presença do realismo mágico/fantástico foi algo que particularmente me conquistou. "Anna e seus insetos " tem uma narrativa tão psicodélica, tão Junji Ito em palavras. "As Onças" me ganhou com a facilidade do autor em encurtar a distância e humanizar esse "monstro". Para além disso, há ainda o senso político que aparece em cada conto, "As onças" e suas querelas com a pandemia, "A mulher dos pés molhados" ao quebrar a visão sudestina de um nordeste lento e paradisíaco, "Firestarter" ao alfinetar o desgoverno bolsonaro e a tremenda alienação gerada.

Junto a isso, é preciso destaque para os contos "Lázaros", "A noiva" e "Vampiro". Gosto de resenhar passado algum tempo para ver o que do livro realmente me fica e, esses contos não saem de mim. Temos elementos típicos do gênero, o morto-vivo, mas que aqui não só se afasta do gore, como reinventa essa história. É como se Cristhiano abrisse uma janela para vermos o que já existe por um ângulo novo, com lentes novas. A Noiva com aquele corpo morto que nada fez e ainda assim, que tanto fez em sua não existência existente, o Vampiro e sua trama que termina tão psicológica, são geniais.

O Gótico Nordestino não é nordestino o suficiente? Se assim lhe parece, só posso pedir que reveja que nordeste é esse que guarda em seu imaginário, porque o Nordeste real não tem uma cara, não é uma massa homogênea, tem sotaques diferentes, culturas e subculturas únicas. Não é formado de chapéu de cangaceiro e cactos, de oxentes e visses, transcende a isso. E se lhe parece pouco atemorizador é porque o horror mora aqui, a noite e a luz do dia, no dia-a-dia da nossa realidade latino americana.
Lobita_______ 22/10/2023minha estante
Amei a premissa, vou colocar na minha lista

Lisa 23/10/2023minha estante
Coloca sim ?

Fabio 24/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Lisa!???

Luíza 05/01/2023

Literatura nordestina
Muito boa a sensação de ler algo ambientado na sua própria terra! Entender todas as referências locais, conhecer os lugares, as gírias e compreender todas as menções ao clima muito doido dessa cidade!

Gótico nordestino é um livro de contos de horror, que ora parecem sonho, ora parecem realidade, e abordam, ainda que indiretamente, diversos temas atuais e importantes?

Em 2022, Cristhiano Aguiar, autor paraibano, nascido em Campina Grande, ganhou o Prêmio Clarice Lispector, da Biblioteca Nacional, por esse livro de contos!

Vale muito a pena a leitura! Nossa literatura nacional é muito rica, e acompanhar as novidades literárias do nosso país é uma experiência maravilhosa! Esse, inclusive, é um dos meus desejos para esse novo ano: continuar descobrindo novos autores nacionais, que têm demonstrado a nossa grandeza!
Marcelo Leite 05/01/2023minha estante
Deu vontade de conhecer a obra.

Luíza 05/01/2023minha estante
É muito boa!

Toni 03/03/2022

Leituras de 2022 | Cortesia do autor

Gótico nordestino [2022]
Cristhiano Aguiar (PB, 1981-)
Alfaguara, 2022, 136 p.

“Muitas coisas no mundo… andam estranhas…” anuncia a epígrafe de ‘Gótico nordestino’, retirada da HQ ‘Monstro do pântano’ de Alan Moore. Essa entrada no universo criado por Aguiar, um universo que se apresenta, reparem, ‘gótico’ & ‘nordestino’, traduz, de certa maneira, um dos pilares da ficção: a capacidade de perceber naquilo que é familiar o tenebroso, e de discernir, nas encruzilhadas do terror, da cultura pop, do presente político ou do fantástico especulativo, o inquietante estranhamente familiar.

Com seus 9 contos, o escritor paraibano parece ter criado uma antologia que une história da tradição literária e do cinema de terror ao protagonismo do solo nordestino, mágico e assustador em sua essência. Cada uma das narrativas paga tributo a um gênero diferente do horror, indo do fantasmagórico à distopia, tomando emprestadas fórmulas do realismo e do romance de formação, por ex., para produzir um horizonte simbólico prenhe de estruturas autoritárias, rastros de descaso, alienação, conflitos familiares e medo.

Em ‘Lázaro’, os mortos por uma pandemia voltam à vida (mas, desta vez, não exigem que sejam enterrados como em ‘Incidente em Antares’): existem como “uma humanidade, nem que fosse pelo avesso, nem que fosse devastada, miserável e esticada até o limite”. No excelente ‘A noiva’, outro favorito, um manequim mutilado desperta memórias de uma infância assombrada pela ditadura. Em ‘As onças’, uma cidade do interior é dominada por esses animais, e mãe e filha precisam percorrer ruas em busca de um remédio para o pai. ‘A mulher dos pés molhados’ aproxima o cósmico e o comezinho em uma trajetória que questiona heranças e maldições.

O ‘gótico’ de Cristhiano é antes de mais nada um convite, uma predisposição. Comporta-se como chave de leituras das muitas crises éticas, sociais e familiares que perpassam nossa existência. Mas como atmosfera sinistra e (às vezes) pitoresca é também um modo de provocar desconforto, despertando leitores para o horror nosso de cada dia que não espera mais as noites de lua cheia para se manifestar.

Zé Guilherme 07/11/2022

Nem tão gótico e pouco nordestino.
Que coletânea vazia. Tanto potencial desperdiçado em histórias que acabam tendo finais abruptos e até bobos. A premissa era mega interessante, mas a execução deixou a desejar. Acho que não consegui aproveitar conto algum. Uma pena.
skuser02844 09/11/2022minha estante
Concordo com você. Acabei agora acho que a leitura não acrescenta nada. Daqui a pouco será esquecida. Uma pena, porque de fato o começo de cada conto promete muito. No final, decepção.

Zé Guilherme 22/11/2022minha estante
É isso que decepciona mais! O desperdício de histórias que poderiam ser mais do que elas foram

aninha590 09/11/2022

Anna e seus insetos - 5,0
Vampiro - 4,5

Média: 4,0!! leitura super gostosinha

leiturasdabiaprado 10/09/2022

A escrita do autor é boa, mas os contos, de um modo geral, não me deram clique!
Acho que ele poderia ter explorarado melhor os personagens do folclore brasileiro...
Pra mim ficou faltando algo nas histórias...

Luciano 27/03/2022

Achei muito bom! Meus contos preferidos foram: "As onças", "Lázaro", "A noiva" e "Anna e seus insetos".

Dani Pontes 18/09/2022

Terror nacional
Que delicia de livro!! Contos divertidos, assustadores, instigantes e agoniantes!!
Tem vampiros, mortos vivos, maldição familiar, onças assassinas, besouros à lá Kafka e tudo isso se passando no nordeste brasileiro!!
Um livro q merece ser lido, falado e compartilhado!!!