O Segredo de Jeanne Baret

O Segredo de Jeanne Baret Glynis Ridley

Resenhas - O Segredo de Jeanne Baret

Iracy 02/03/2021

Infinitamente inspiradora
Um exemplo de mulher da classe trabalhadora que, recusando-se a ter definida sua vida pelo seu gênero e classe social, viajou pelo mundo em busca do que amava (botanizar).

Para uma época em que estatisticamente, uma mulher, não deveria ter conhecido mais que trinta quilômetros de sua casa, ela viajou e se aventurou botanizando pelo redor do planeta.

Uma história inspiradora para todas as meninas e para ciência???????

Saulo Eduardo 16/09/2020

Um heroína inspiradora
Não costumo me aventurar nos ramos literários das não-ficções, mas vez ou outra acho algo interessante para pegar esse desvio e sempre acabo me surpreendendo. Ao ver o Google homenagear essa tal de Jeanne Baret, que eu nunca tinha ouvido falar, decidi procurar mais sobre essa mulher e foi uma decepção não ter encontrado informações completas na internet sobre ela. Porém vi que tinha esse livro (o único relatando a história dela) e então decidi compra-lo (na verdade aproveitei meu aniversário para pedi-lo de presente).

É incrível a pesquisa realizada, as informações estão extraordinariamentes impecáveis, com precisão histórica e com detalhes da sociedade mundial que ajudam a entender o contexto necessário para aprofundar na terrível e magnífica história dessa mulher que é muito, mas muito injustiçada em não ter mais reconhecimento na nossa história. É possível ter um belo deslumbre da magnífica história de aventura, pesadelo e coragem dessa heroína navegando na internet. Mas nada se compara a navegar ao lado dela em sua viagem ao redor do mundo. E é nesse livro que podemos chegar o mais próximo dessa sensação.