Órbita de Inverno

Órbita de Inverno Everina Maxwell

Resenhas - Órbita de Inverno

Vi Penna 13/04/2022

Muito cansativo
Começo essa resenha elogiando a ideia de (finalmente) trazer representatividade no mundo de sci-fi! O que mais me ganhou na sinopse, foi saber que o livro se trata de dois protagonistas tentando resolver o mistério da morte do ex de um deles. Achei totalmente diferente de tudo que lia, então nesse quesito me conquistou 100%.
Porém, houveram mais fatores negativos do que positivos. O fato da história ser mega cansativa e quase nada acontecer até mais ou menos a página 200, me desanimou muito, logo eu, que estava numa rotina de ler três livros por mês, demorei 3 MESES pra finalizar essa leitura.
Muitas vezes fiquei com sono durante a leitura e os capítulos não ofereciam nada de interessante no final de cada. Outro fato foram os personagens, o Kiem está de parabéns, ele foi o que carregou a história até o fim! Evoluiu muito e vc sentia vontade de ler sobre ele, agora por mais que Jainan tenha sido um personagem muitíssimo importante, deixou a desejar! Certos momentos eu só queria pular a parte dele.

Gostaria que a história tivesse sido mais dinâmica, talvez dessa forma eu não ficaria entretida depois de 250 páginas, demorou muito para ter uma movimentação e ação. Outra coisa que me incomodou um pouco foi tudo ser resolvido de forma "fácil", tiveram alguns perrengues, mas nada que espante ou faça vc pensar em "como o personagem vai resolver isso?".

Enfim, não é um livro que super recomendo, mas ainda assim é uma boa leitura.

P.s. só não abandonei o livro, pois paguei mega caro.

Dhiego Morais 13/04/2022

Uma bomba (e é sobre isso)
#liemderryresenhas | Órbita de Inverno | Everina Maxwell | @editorasuma | Space Opera Queer | 360p

? Hoje é dia de polêmica (insira sonoplastia do Programa do Ratinho aqui) ?. Vamos falar da bomba que se tornou essa leitura?

Com a proposta de ser uma inovadora Space Opera Queer, um ? Sci-fi representativo ?, um épico espacial recheado de intrigas interplanetárias, de tecnologias alienígenas e de aventuras divertidas e romances inesquecíveis e sexies, Everina Maxwell literalmente promete tudo e não entrega quase nada.

Iskat é um planeta pertencente a um vasto império de colônias planetárias governados pela figura de uma Imperadora (Imperatriz?) e que segue um trato galáctico denominado de "A Resolução", assinado a cada 20 anos +/-. Com a morte do príncipe consorte Taam, de Iskat, casado há pouco com o Conde de Thea, o Império corre risco de não ter a Resolução validada pelo Auditor, se for percebida qualquer instabilidade diplomática.

Em busca de mascarar a situação, a Imperadora ordena que seu neto (um de muitos), príncipe Kiem, se case com Jainan, Conde de Thea.

E é aqui que tudo é executado muito mal.

A proposta de um romance sexy e apaixonante entre Kiem e Jainan não ocorre. Os dois passam muito tempo se evitando (ah, isso é romance slow burn ? ? mal executado), se afundam em CENTENAS de pedidos de desculpa (é irritante) e ensaiam diálogos sofríveis. Não há química nenhuma entre eles.

Ah, e o Sci-fi? Mal existe. Star Wars é mais Sci-fi do que esse livro. A autora não desenvolve o império/universo que criou, nem se preocupa em criar um cenário, uma ecologia, flora e fauna, nem amplia a diversidade de raças e povos dos planetas aos leitores ? que ficam só imaginando.

Há um plot de mistério (um noir), uma tentativa de criar um suspense sobre a morte de Taam, mas que só é abordado de verdade por volta de 75% do livro. E o plot é horroroso (com direito a abordar violência doméstica sem qualquer cuidado, só para chocar o leitor e tentar dar profundidade a uma das personagens).

O único ponto positivo se dá por uma inovação no uso de uma linguagem neutra e uma preocupação em criar uma sociedade na qual gênero não é um tabu.

Há representatividade não-binária e gênero fluído, por exemplo.

Eu queria muito, muito mesmo ter amado esse livro. Tinha tudo para de fato ser um épico espacial Queer, mas a autora não soube executar nada do que se propôs. Faltaram diálogos mais naturais, com discussões importantes e mais aprofundadas; faltou MUITO um desenvolvimento das protagonistas, Kiem e Jainan, um cuidado no desenrolar do relacionamento entre os dois, na formação de uma química, de um desejo ascendente; faltou uma maturidade na criação do cenário, do universo de sua Space Opera, que mal teve atenção; faltou TRAMA; faltou o desenvolvimento da política interplanetária, dos motivos, das consequências, da história (não, não há política e a parca tentativa é digna de centavos); faltaram diálogos, raças, cultura, uma vez que a diversidade mais se dá em maior parte só nas questões de gênero; faltou ser ÉPICO, ser SCI-FI, ser ROMÂNTICO, ter SUSPENSE.

Infelizmente o romance de estréia de Everina, que pode ser considerado um livro único, não se sustenta sem o esforço do leitor, ignorando cada falha.

? Dito isso, minha nota é: 1/5 ?, uma bomba.

"Ah, então você não recomenda rs?". Surpreendente, sim, recomendo. Cada um se conecta de alguma forma com cada livro. Eu posso ter detestado, mas nada impede que você ame cada momento do livro. E tá tudo bem também.

? Se você já leu esse livro, comente aqui embaixo!
Vi Penna 13/04/2022minha estante
Falou tudo! Minha resenha é chinelo perto da sua kkk
Enfim, muito cansativo o livro, li na força!

Dhiego Morais 13/04/2022minha estante
Aaaaa obrigado kkkk eu queria ter gostado do livro, mas não rolou de jeito nenhum kkk

Igor.Almeida 15/04/2022minha estante
Aí eu tô na mesma situação, é o pior é que esse livro é de parceria, e eu tô em desespero kkkkk pq não consigo simplesmente terminar, comecei a ler outro hj e já tô na pág 76, mas esse a leitura n embarca de jeito nenhum

Dhiego Morais 17/04/2022minha estante
Super te entendo, Igor kkk a gente fica desesperado pq queria gostar da leitura, mas nada na história colabora pra isso kkkkk é uma bomba mesmo

Igor.Almeida 20/04/2022minha estante
Infelizmente é kkkkkk

Alex 26/07/2022minha estante
Obrigado pela resenha sincera. Comecei a ler o livro, mas não estou gostando muito não... vou parar logo bem no início antes que fique naquela de ler porque já comecei.

Dhiego Morais 14/08/2022minha estante
De nada! Pega outro livro e deixa esse de canto. Um dia, se tiver paciência, você tenta de novo kkkk

Hakonda 11/04/2022

Tudo pra mim.
Eu estava extremamente ansiosa por esse livro, acompanhando nas redes sociais e quando finalmente coloquei minhas mãos nele pude ver que ele era tudo aquilo que esperei e mais.
É uma história mais lenta onde você pode acompanhar perfeitamente o relacionamento crescendo entre o Kiem e o Jainan e isso me agrada muito pois histórias muito rápidas me incomodam um pouco.
Tem passagens de tempo boas e uma trama misteriosa que te deixa roendo as unhas por não saber quem são os mocinhos e vilões. Foi uma das minhas leituras favoritas de 2022 e estamos em abril ainda djjdjsjsjssj (sou um pouco emocionada, talvez muito).

Eita Já Li 11/04/2022

Melhor casal do ano até o momento.
Eu não sou o maior fã de Ficção Científica, eu geralmente aprecio a leitura do gênero, mas, ela é sempre muito difícil para mim por ter uma linguagem muito técnica, mas, quando eu li a sinopse de Órbita de Inverno eu não consegui me segurar, precisava ler o livro porque a sinopse me conquistou.

Vou começar dizendo que eu adorei a escrita da autora e a forma como ela vai desenvolvendo e destrinchando a história aos poucos me fazendo pensar que qualquer um dos personagens poderiam ser o grande vilão da história. Ainda que seja um sci-fi, achei o uso de termos técnicos bem leve o que me agradou demais tendo em vista que essa é minha maior dificuldade no gênero, entretanto, a história tem uma trama política muito forte, que eu achei muito bem desenvolvida e pessoalmente adoro livros com intrigas e jogos políticos.

Eu amei Keim logo de cara, super desenvolto, engraçado, carismático e além disso um grande romântico, mas ao mesmo tempo uma grande safada rsrs. Gostar de Jainan foi muito fácil, na verdade foi quase obrigatório dele, passei a maior parte da leitura sofrendo com e por ele, tudo o que eu queria era abraçá-lo e dizer que ele era maravilhoso. Preciso dizer o quanto adorei os personagens secundários principalmente Bel e Gairad, elas proporcionaram ótimos momentos para mim durante a leitura.

Eu adorei essa leitura, eu estava participando de uma LC, mas, não consegui me manter no cronograma e li o livro todo rsrs. O desenvolvimento do romance me agradou demais, ele foi no ponto e em nenhum momento roubou o foco da história, na verdade foi muito bem usado para desenvolver a trama principal da mesma. Esperava gostar do livro, mas, não tanto quanto gostei, eu não queria largar a leitura, precisava descobrir onde as tramoias levariam a história e o que aconteceria com o casal que conquistou meu coração muito fácil, isso me deixou muito feliz pois, tinha tempos que não me sentia assim em relação a uma leitura.

Uma ressalva que faço é que ainda que o livro seja uma ficção científica, ele tem como ponto chave jogos políticos e talvez isso acabe decepcionando um pouco quem busca o livro por causa da FC, que nessa história fica em segundo plano e é usada como pano de fundo.

moonypesto 11/04/2022

Não fede nem cheira,mas é legal
Assim,eu gostei bastante da história e tals,mas não entendi tbm,pretendo reler talvez algum dia,pq eu realmente não entendi,mas enfim

Vitorcfab 10/04/2022

Órbita De Inverno
--- Sinopse ----

Príncipe Kiem, neto da Imperadora de Iskat, recebe a missão de casar-se com conde Jainan, o representante de Thea, visando manter a aliança e reprimir uma possível rebelião desse planeta vassalo.

Porém, Jainan ainda não está preparado para um novo casamento, uma vez que ainda está em processo de luto por seu falecido marido, vítima de um misterioso acidente.

---- Meus Comentários ---

Temos aqui um livro que utiliza de diferentes gêneros literários e enredos para contar sua história. A mistura de Ópera Especial, romance LGBT, tramas políticas e investigação, fazem com que o resultado final seja algo diferente e satisfatório.

Vou falar um pouco sobre cada enredo.

--- O Romance ----

O romance foi muito diferente do que eu esperava, e justamente por isso o considerei perfeito. É um romance"slow burn", que se desenvolve de forma lenta, crível e realista. Não espere um romance engraçadinho ou extremamente fofo, mas sim algo mais maduro e sério.

Kien e Jainan são pessoas completamente diferentes, praticamente opostos, mas também são igualmente educados e reconhecem no outro as características que faltam em si mesmos, e é isso que os torna um casal forte.

Gosto muito do desenvolvimento desse romance, da forma como eles se conhecem, como se sentem a princípio, a forma extremamente formal como se tratam, como enxergam o casamento de formas diferentes, como não se sentem confortáveis na presença do outro e a forma como esse sentimento vai mudando com o passar do tempo.

Eles se aproximam aos poucos, e os sentimentos que existem entre eles mudam ao longo da narrativa. A princípio, parecem parceiros de negócios, depois se tornam amigos em uma missão secreta, até que, finalmente, passam a se ver como amantes.

--- Construção de Personagens ---

A excelente construção e profundidade que a autora deu para esses dois personagens, também desempenha um grande papel para que o romance seja envolvente e satisfatório.

Terminei o livro completamente apaixonado por esses rapazes, que demonstraram muita profundidade e camadas ao longo do livro.

Destaque para a reta final, onde a autora ainda discute um pouco sobre relacionamentos abusivos, um tema extremamente sério e relevante, mas do qual não posso falar mais, por motivos de spoilers.

Infelizmente, senti que os personagens secundários não tiveram tanto espaço para desenvolvimento. Gostei de suas personalidades, mas gostaria de ver mais, muito mais. Essa é praticamente minha única reclamação sobre o livro.

--- Construção de Mundo e Sistema Político ---

A ficção científica pode não ter nada inovador, mas a autora construiu uma civilização futurista extremamente rica em detalhes, utilizando de várias fontes ou ideias já conhecidas de outros clássicos do gênero. Mesmo que derivativo, esse elemento é constantemente utilizado ao longo da história, com a tecnologia avançada sendo parte natural e corriqueira da vida nessa civilização.

Considero a estrutura política como um dos melhores aspectos desse livro. A autora nos introduz, logo nas primeiras páginas, à uma sociedade muito mais complexas do que eu esperava, repleta de detalhes sobre cultura, religião e estruturas sociais diferentes para cada planeta ou reino.

Ao longo da narrativa, principalmente nos diálogos, vamos colhendo mais informações sobre esse mundo, sobre seu passado, os conflitos, guerras, unificação, tratados de paz, e como a estrutura política ainda está frágil.

Gosto muito quando a autora coloca personagens com pensamentos diferentes para dialogar ou discutir essa política, evidenciando como nada e simples, ou se basta em definições de certo e errado.

Concordo que a política pode não ser tão complexa ou realista quanto a de livros como Duna ou Crônicas de Gelo e Fogo, mas para um livro único, o resultado final foi muito mais satisfatório do que eu esperava.

A política é uma parte essencial desse livro, talvez até a mais importante e presente ao longo das páginas. Vi que algumas pessoas ficaram decepcionadas com isso, pois esperavam uma história focada no romance, mas esse definitivamente não foi meu caso. Eu amei esse enredo do início ao fim.

Agora, preciso destacar o melhor aspecto presente nesse mundo fictício.

Aqui, sexualidade e identidade de gênero são completamente livres e longe de serem considerados"tabus sociais", todos são aceitos com a naturalidade que merecem. É uma delícia poder ler uma história em que ser LGBT não é um sofrimento, apenas um detalhe importante da história.

Não estou invalidando livros que falam sobre as reais dificuldades de ser LGBT, muito pelo contrário, acho essa discussão extremamente necessária, mas também acho bom termos um mundo igual o de "Órbita De Inverno" como meta para nosso futuro.

--- Enredo de Investigação ---

Esse enredo pode até não ser o mais genial e surpreendente do mundo, mas tem um grande valor, uma boa complexidade e desempenha um bom papel no o desenvolvimento do livro, juntando e conectando os outros enredos de forma muito satisfatória, deixando a história mais complexa.

É um plot interessante e divertido, que tem um ótimo desenvolvimento e leva a história para um novo rumo na reta final, proporcionando mais ação e desenvolvimento para os personagens.

--- Escrita E Fluidez ---

Gostei muito da escrita em terceira pessoa, que alterna constantemente entre os pontos de vista dos dois protagonsitas.

O texto é muito bem escrito, com uma narrativa séria, formal e madura, que nunca me pareceu desinteressante. Gostei muito de como a autora dosou as descrições, dividindo o foco entre os pensamentos dos personagens e as descrições dos cenários / cenas, não deixando faltar nenhuma informação importante.

A distinção entre os pontos de vista dos dois personagens também me pareceu muito clara, sendo perceptível que estava acompanhando dois personagens diferentes, ainda que a narração fosse em terceira pessoa.

--- Os Personagens ---

Kien. Neto da imperadora Iskat. Um homem muito consciente de quem é, e que sabe compreender as pessoas, mas não se compromete muito com suas obrigações. Demonstra um constante sentimento de inferioridade, muitas vezes se considerando pouco inteligente. Porém, é muito amigável e habilidoso com dinâmicas sociais, além de facilidade para confrontar pessoas. Acredito que empatia seja sua maior característica, uma vez que é muito atento aos sentimentos das pessoas a sua volta. Também demonstra muita bondade e disposição para ajudar.

Jainan. Conde de Thea. Um homem muito focado em suas responsabilidades e deveres políticos, colocando tais responsabilidades acima de seu próprio bem estar. É extremamente inteligente e avançado na vida acadêmica, mas mantém uma personalidade simples, sem nunca se sentir superior por causa disso. Tem muita dificuldade em se comunicar e interagir socialmente, principalmente agora que está passando por um longo processo de luto. O personagem é muito afetado pelo desenvolvimento da história, e passa por grandes mudanças e amadurecimento. Na reta final, descobrimos informações importantes sobre seu passado, o que adicionou mais uma grande camada emocional.

Taam. Não posso falar muito sobre esse personagem, pois parte da experiência do livro é descobrir aos poucos quem ele era. Mas posso adiantar que ele foi um personagem que me surpreendeu muito.

Imperadora Iskat. Avó de Kien, uma líder forte, influente e com grande poder militar, que sabe como agir de forma intimidadora e impor sua opinião, que em geral faz total sentido político.

Bel. Amiga e assistente de Kien. É confiante, prestativa, inteligente e muito companheira. A princípio, parecia apenas uma personagem sem propósito, mas isso mudo muito na reta final, onde ela ganha mais profundidade, destaque e background.

Alê | @adagaliteraria 05/04/2022

Eu gostei do livro, mas não prendeu a minha atenção como outros, não me senti tão impactada pelos plots nem pela história.

Acho que os pontos altos do livro foi o romance, a descoberta de como era o relacionamento do Jainan e Taam (principalmente a personalidade do último), e a ambientação que eu achei incrível.

alê 05/04/2022

Uma viagem por uma galáxia queer não-binárie
finalmente acabei o livro!
E queria dizer que gostei dos personagens, principalmente do Kiem sz
achei o desfecho da trama que tava se desenvolvendo bem previsível, mas foi legal
o final foi ótimo: gays felizes = tudo e um milagre ??

Aliluz 03/04/2022

Finalmente terminei!
Nossa demorei muito para ler esse livro, acho que é tanto por causa de ter muitas coisas para fazer e tanto porque o livro não me cativou muito, eu gostei muito da história, mas só no final que eu realmente tive vontade de pegar o livro é terminar. Mas super recomendo, até porque eu amo romances gays e gostei muito desse livro também por ser em outra perspectiva, em outro planeta. Então adorei!

Joao366 02/04/2022

Órbita de Inverno
Eu demorei pra engatar na leitura porque tava achando muito confuso, nomes, linguagem neutra, nomes de planetas, sistemas, a política... Mas fui me adaptando devagar e deu certo pois li relativamente rápido kk
Achei a história muito boa!! envolvendo política, romance, planetas, sci-fi, representatividade, segredos, aventura, ação, etc.
Eu amo romance slow burn, e esse foi muito gostosinho de ler, apesar de não ser só focado nisso. Kiem e Jainan uns fofos, torci tanto por eles...
Enfim, gostei e recomendo.

ps. Eu só não dei 5 estrelas por algumas coisas que ao meu ver achei extremamente desnecessárias pra trama, fora isso, perfeito!
ps². Apesar do final ser bonitinho e tudo mais e tendo um bom desfecho, eu super leria uma continuação kk

@emcadacapa 01/04/2022

Instigante!
Um épico espacial cheio de intriga política e romance.

?? Fico muito feliz em? em? ? Ele gaguejou até parar. Em me casar à força com alguém que acabou de perder o parceiro. Que ideia ótima. Viva o Império.?

Órbita de Inverno começa com Principe Kiem recebendo a notícia de que precisa se casar com Conde Jainan. Até aí, ok. Mas, Jainan era casado com o primo de Kiem, que agora está morto. Um casamento por pura diplomacia, por política. Esse é o ponto de partida de todo o plot da história que envolve planetas diferentes, intrigas, segredos muito bem guardados e um possível romance.

Confesso que de início eu fiquei um pouco perdido, o livro já começa jogando bastante política na cara do leitor, mas em contrapartida eu me vi apegado demais ao Kiem, então fui levando a leitura. Em pouco mais de 40 páginas os termos e as conexões da trama vão fazendo sentido e você pega gosto por tudo o que está acontecendo.

A escrita da autora, Everina Maxwell, é totalmente instigante e faz com que queiramos saber o que vai acontecer mais na frente, no que aquelas ações dos personagens vão dar. Aqui, na maior parte da história, somos focados na relação de Kiem e Jainan e no que isso vai interferir nos planos políticos do Império. Após a metade do livro o ritmo vai ganhando velocidade com segredos vindo a tona, as intrigas ficando um pouco mais violentas e nas 100 últimas páginas você não quer largar.

No geral, eu gostei muito dos personagens principais, do modo como Kiem e Jainan vão interagindo, se conhecendo de modo sutil e aos poucos. A política pode ser algo que assuste alguns, mas aqui não temos termos muito complexos, uma vez que você pega o ritmo, é tranquilo. Ideal para fãs de romance slow burn e tramas intergaláticas.

Silas Jr 31/03/2022

Que isso?
É um livro bom, não o detestei pq manteve minha curiosidade em alguns pontos. No entanto, personagens em sua maioria sem sal e é apenas uma leitura de casamentos arranjados em plena galáxia...

Agatha - @emmeufoco 30/03/2022

ME DÁ MAIS QUE EU TENHO UM NOVO FAV!
Um sci-fi onde um príncipe precisa se casar com um embaixador recém viúvo e ainda enlutado pelo bem de um tratado galáctico de força maior que coloca em risco a vida de todos os seres vivendo naquele sistema solar?

Oie? É isso mesmo? Porque se você me fala em casamento arranjado, joga isso numa trama política, me dá dois personagens protagonistas narradores que dão vontade de colocar num potinho e virar amiga e ainda me dá um cenário espacial onde conceitos de gêneros e relações são totalmente do Vale (lgbtqiap+ em SP), só me dá meu bem.

E foi o dinheirinho mais bem gasto desse mês (comprei com desconto e cashbach nas Americanas, fica a dica), porque olha, desde a PRIMEIRA página eu me vi conquistada pela escrita da autora, que só subiu no meu conceito ao me apresentar personagens tão convincentes, problemáticas necessárias e uma trama envolvente o bastante para me fazer ler em todos os momentos possíveis.

Quanto a trama, bom posso dizer que se você for pensando apenas no romance, além dele ser slow burn, não é o foco principal não, como eu disse a intrigas políticas, um tratado a ser assinado e muita, muita confusão e mistério envolvendo um certo acidente. Tudo isso sem contar a apresentação deste novo universos, suas mecânicas e trâmites.

Honestamente? Fãs de Star Wars, Fúria Vermelha, A longa viagem a um pequeno planeta hostil e Carbono Alterado podem gostar bastante deste livro.

Quero mais, só posso dizer isso, este é um universo vasto e cheio de possibilidades e eu necessito de mais. Para um debute, ela o fez com maestria e sucesso.

site: @emmeufoco

My | @pagesandseasons 26/03/2022

Expectativas demais
Eu estava super empolgada para fazer essa leitura e logo no começo já senti que a autora não me entregaria tudo :(

Eu sou uma leitora que adora politicagem, mas nesse livro acabou ficando cansativo, ainda mais porque senti falta de algumas explicações sobre o universo e de um mapa. Então invés de entender tudo o que estava rolando, fiquei perdida em algumas cenas.

Uma coisa que me irritou bastante foi a falta de diálogo, os personagens não se conversam nunca, e eles não são adolescentes com sentimentos confusos, eles já são adultos, esperava algo mais maduro.

No mais, gostei da representatividade lgbtqiap+ e da diversidade entre os personagens. A forma como a autora apresentou as questões de gênero foi criativa.

Um aspecto interessante também é a inclusão de linguagem neutra, já que temos personagens não binários.