Messias de Duna

Resenhas - Messias de Duna

1 | 2 | 3 | 4

Ivan 29/08/2022

Fonte de inspiração
Messias de Duna continua a saga do mítico Muad'Dib tentando ser o menos "mítico" possível e não continuar causando a tragédia universal que a sua ascenção religiosa causou.
Nesse livro vemos claramente, mesmo tendo sido escrito a muito tempo, levantar sérios paralelos entre um governo que se torna uma religião e o que isso pode causar em uma sociedade e em seu líder, criando uma reação em cadeia que destrói e corrompe tudo pelo poder.
Na minha opinião era melhor ter deixado o Império nas mãos do antigo imperador mesmo, por que nada de bom está acontecendo até agora em todo esse tempo em que o Paul assumiu o trono.
Fora isso temos um desfecho muito interessante do nosso protagonista, deixando tudo nas mãos da sua irmã, nem consigo imaginar o que vem no terceiro livro
Melhor história de ficção científica já escrita!

Hono 27/05/2023

"Imperador Salomão" ou O Triste Fim de Muad'Dib
Com certeza o Messias de Duna é uma leitura complementar obrigatória para aqueles que conseguiram desbravar as primeiras léguas do deserto arrakino.

Imperador Paul "Muad'Dib"Atreides-Usul: um deus em estado de angústia e nostalgia por não poder caminhar como jovem profeta pelas dunas, refém da burocracia que exige a religião, órfão dos sentidos mesmo com toda percepção aflorada. Apesar de ter apenas mais 12 anos de velhice, a Visão permite ao imperador uma sabedoria salomônica.

E que final, camaradas, que final lindo de se ler.
Não vou dar spoilers, mas é duma complexidade entre relações de amores: pai e filho, amantes e amados, leais e traidores. Meu volume favorito até agora.

(Só devo ler o terceiro volume no segundo semestre, tenho outros objetivos literários ao mês de Junho-Julho).

Anele 05/04/2024

Uma releitura de Duna que aproveitei mais do que na primeira vez que li o livro, em 2022... Reler os livros tem facilitado a minha compreensão de alguns trechos e aumentado a imersão nesse universo fantástico criado por Frank Herbert. Essa sequência é recheada de tramas políticas, ainda mais do que no primeiro, e com muitos momentos fortes, que nos pegam desprevenidos! Ao meu ver, é triste o caminho que Paul segue em Messiah, mas muito coerente com a sede de poder pela qual os homens são tomados quando o alcançam. Ainda acho que prefiro a história do primeiro livro, em que todo o universo está sendo apresentando a nós, fascinando-nos a cada página virada, mas este é um seguimento digno, que poucas sagas recebem.

luke - among the living. 31/01/2022

A cada página eu me sinto cada vez mais imerso no mundo de Arrakis, a leitura tem sido muito prazerosa e a linguagem própria do planeta já se tornou comum.

Mal posso esperar para começar os próximos livros.

L Soares 04/08/2023

O livro continua a história de Paul Atreides, Usul, Muad'dib, mentat com treinamento das Bene Gesserit, primeiro Kwisatz Haderach e agora Imperador Supremo.

Caminhando às cegas em sua presciência, Paul continua tentando interpretar as possibilidades e se manter no caminho que evite o seu destino sombrio.

Enquanto conspiradores de todos os lados tentam derrubá-lo e sua linhagem, e os navegadores da corporação e outros com presciências mínimas conseguem manter ocultas suas ações, prejudicando sua onisciência, e o futuro parece cada vez mais cheio de lacunas.

Não tendo conseguido impedir o Jyhad que precisou desencadear, Paul mantem-se firme na tentativa de, mesmo ao sacrífico pessoal e das pessoas que mais ama, encontrar o caminho de menor horror para o mundo para deixar como seu legado.

A história é envolvente e angustiante, todos conspirando contra ele, e mesmo em relação as conspirações mais óbvias, ele continua se segurando sem tomar medidas para encerrá-las, pois sabe que dessas ações o que desencadearia é sempre pior.

O leitor navega com ele pelas incertezas do futuro, que sempre parecem terríveis, sentindo como ele vive tendo que ver de novo e de novo as opções e os horrores que cada ação sua pode causar, e cada uma de suas perdas, já antecipadas e vividas em sua mente sem que ele possa alterar esse destino.

O final não é surpreendente, apesar de não inesperado.

Como no primeiro, a história parece começar bem devagar, demorar a ganhar velocidade, mas faz parte da experiência de como ele vive, esperando as coisas acontecerem, e então tudo é rápido, cada decisão, considerando tudo que sabe que acontecerá e as pequenas variações, as coisas que lhe foram ocultadas, a sua computação mentat para avaliar as variações e o que elas podem significar, como podem preencher as lacunas.

Ansioso pela próxima parte da história.

Lucsaulykos 24/03/2024

Viva pela eternidade
Morra e viva pela eternidade.
Apesar de ser bem mais fraco que o primeiro livro, esse aqui, nos mergulha na questão filosófica e crítica o poder supremo pela religião. Algumas partes são bem arrastadas, mas, que ?fecha? a grande história de Usul.

@ruthlunang 08/12/2022

O messias de Duna
Não sei se eu seria massacrada por dizer que gostei mais desse livro do que do anterior, mas foi o que aconteceu.

Eu achei o desenrolar da história muito apropriado e fiquei querendo saber como tudo ia terminar. De fato o que mais me chama atenção nesse série, até agora, é a trama política, e nesse livro é só o que tem. Por isso gostei tanto.

Super recomendado.

Beatriz 14/12/2022

incrível!
emendei a leitura de "messias de duna" logo após terminar o primeiro livro e acho que foi a melhor escolha que poderia ter feito. apesar de possuir um ritmo bastante diferente de "duna", e uma quantidade consideravelmente menor de páginas, essa sequência consegue entregar toda complexidade do universo criado por Frank Hebert - e expandir ainda mais.

assim como "duna", a leitura é fluida, instigante e extremamente provocante. recomendo muitíssimo!

Andressa79 30/12/2023

Segundo desnecessário
Eu não entendo até hoje a sequência dessa história, eu nem tenho gravado aqui a resenha do primeiro mas pretendo fazer para vocês! Mas o primeiro é infinitamente melhor e não tem porque continuar uma história tão bem acabada.
Mas por outro lado, eu entendo, poderia sim ter continuação, clássicas consequências da revolução ocorrida no primeiro mas esse segundo tem um skip time absurdo que quebra toda a expectativa que eu criei em cima da continuação, eu li forçado, e tô até hj pensando seriamente se eu vou ler o resto.

lua 03/03/2024

Que final BOM
Achei a leitura um pouco mais lenta por acontecerem mais desdobramentos políticos e psicológicos dos personagens do que ações e guerra, como no primeiro livro. por isso, até a metade do livro, achei também um pouco complicado o entendimento do que estava acontecendo (tanta complexidade nos pensamentos dos personagens). no fim das contas, da metade em diante, acabei engatando a leitura e adorei o final. por mim, a saga poderia terminar aqui no segundo livro, pois o final ficou bem amarrado e foi bastante satisfatório

mononoke 29/05/2022

Há um estranho costume nas sagas literárias do segundo livro ser sempre inferior. Felizmente isso não aconteceu aqui. O segundo livro vem mais como um complemento da história do primeiro para poder finalizar essa primeira narrativa e adentrar na próxima, no terceiro volume, que eu espero ser ainda melhor ou no mínimo equiparavel.

Taty Lima 08/02/2023

Gostei, porém o primeiro livro foi mais emocionante. Esse livro mostrou como a vida política é trabalhosa e que pessoas que se dizem aliados conspiram nas suas costas, tudo por causa de poder

MateusCantele 13/02/2023

Uma boa sequência
Quarta leitura de 2023: Messias de Duna. Confesso que gostei mais do primeiro. Achei os antagonistas desse livro meio bobos. Entretanto a expansão de mundo e as adições foram muito interessantes. Eu adorei o conceito dos dançarin8s faciais. Um bom livro!

1 | 2 | 3 | 4