O Contra-ataque

O Contra-ataque Uranio Bonoldi

Resenhas - A Contrapartida - Livro 2: O Contra-ataque

Lore 22/01/2024

A contrapartida 2 - até onde você iria por vingança?
O primeiro livro se encerra com uma tragédia que mexe com a cabeça de Tavinho. Em A Contrapartida 2: o contra-ataque vamos conhecer a continuação dessa história e acompanharemos Tavinho lidando com as consequências de suas escolhas e com sede de vingança - e os leitores com sede de respostas!!

Se você leu o livro, sabe que naquela última cena da a entender que tem mais alguém e neste livro vamos descobrir quem era. Também conheceremos mais sobre a vida da índia Iaúna, sobre a sua tribo, como ela foi extinta e o impacto que teve na vida dos que sobreviveram. Outros personagens aparecem neste livro e outros já conhecidos, como Martha e Oswaldo.

O livro é divido em quatro partes, sendo narrado em terceira pessoa e mesclado entre presente e passado, também tem alguns fatos reais do Brasil e do mundo e tudo isso deixa a história mais interessante.

Não sou de me incomodar com livros que mesclam presente e passado, mas neste aqui tem MUITO e até me incomodou com o vai e volta, mas acho que não dá para a pessoa se perder, eu não anotei dessa vez e consegui compreender a história muito bem. mas se você é esquecido(a) e atrapalhado(a), é bom se atentar as datas e anotar.

Também nos é mostrado novos pontos de vista de situações que já conhecemos, mistérios são desvendados e as pontas soltas que foram deixadas no livro anterior são esclarecidas. Sobre a ambientação, o livro se passa em São Paulo - é o lar de Tavinho -, mas também vai ter algumas partes na Amazônia quando Tavinho vai em busca de respostas.

O autor aborda temas na ficção que são bem atuais, como o desmatamento ilegal na Amazônia, políticos e empresários investindo na exploração da Floresta para o enriquecimento próprio, mostra como os madeireiros e garimpeiros operam ilegalmente. O livro nos faz refletir sobre ética, certo e errado, a sede de poder e até onde vale a pena ir por vingança. Contém cenas fortes, violência e estupro.

Eu estava louca para ler essa continuação e simplesmente não me decepcionou. Terminei com uma imensa vontade de ler o terceiro mas estou sem condições de comprar e por enquanto não tem ele ainda. Não se acha os livros dele facilmente, por isso demorei tanto de ler esse segundo.

O autor conseguiu me surpreender e me prendeu do início ao fim. É um thriller nacional cheio de tensão e reviravoltas, com um jogo de gato e rato entre Tavinho e o vilão nessa história.

isinhaa1 11/01/2024

Uma bomba relógio vendida nas melhores livrarias
O que dizer de uranio bonoldi? simplesmente um gênio da literatura brasileira. que livro fantástico! se o primeiro já me pegou e me cativou de forma indescritível, esse eu nem sei descrever! devorei como um leão faminto na selva, como a disputa enfurecedora de iaruanã e cauê, como o ódio flamejante que pulsava dentro do guardião!

uma obra abrangente e extremamente sedutora com um enigma que eu nunca vi antes! o gosto de apreciar isso é surreal! é ensurdecedor o barulho que faz todo o suspense dessa obra. o desenvolvimento dos personagens e o enredo no time PERFEITO é simplesmente o mais satisfatório e reconfortante, de certa forma.

a crueldade descrita é inimaginável, me pergunto como conseguiu ser tão assertivo? como conseguiu deixar a crueldade humana ? ou não humana ? tão palpável e real para todos aqueles que lêem e se chocam com sua pontaria.

apenas parabenizações, muita alegria e agradecimentos a toda dedicação e inteligência ao escrever algo tão incrível, que aborda mensagens, atos, pensamentos e muito mais que são de extrema importância e relevância! se permitam ler e venerar o trabalho dessa fera presente no nosso país! meus sinceros agradecimentos!?

Robson 05/09/2023

Se enrolando na história.
O autor dividiu o livro em partes, porém a história é contada ora no presente ora no passado, não sei se fez diferença essas divisões.
A história vai ser explicando, tenta justificar, tenta explicar, mas a sensação que ficou é que não fez sentido, talvez um terceiro livro consiga explicar essas pontas soltas.
E o final de resolve em meia dúzia de páginas, tudo muito simples, para uma história desenhada para ser muito complexa.

Ana P 13/03/2023

O que foi esse livro?
Que história. Esclareceu muitas coisas que ficaram confusas no primeiro livro.
E o final? Será que vai ter um terceiro...

Consumidora de Histórias 31/01/2023

Continua Empolgante!
Assim que terminei o primeiro livro A Contrapartida, que por sinal, fiquei encantada pela história e pela narrativa de Uranio Bonoldi, não quis deixar a empolgação diminuir e fui logo embarcando na sequência. A Contrapartida – O Contra-Ataque foi uma ótima leitura e fui surpreendida positivamente, pois foi tão bom quanto o primeiro!⁣

No livro anterior, o leitor conhece Tavinho, um garoto que veio de uma família privilegiada e cheia de recursos, mas não consegue se dar bem nos estudos. Por conta disso, sofre bullying dos colegas. Então a Iaúna, empregada de origem indígena que trabalha na casa de Tavinho, acaba oferecendo uma solução para ele e através de um ritual indígena acompanhado de um elixir do conhecimento da tribo Moxiruna, Tavinho conseguiu progredir nos estudos e transformou-se no Dr. Octávio Albuquerque Júnior, um cirurgião cardíaco bem sucedido.

Entretanto todas as conquistas de Dr. Otávio Albuquerque Júnior trouxeram consequências assustadoras para vida dele. Segredos que foram revelados que provocou acontecimentos terríveis e quem leu o primeiro livro sabe perfeitamente da reviravolta nas últimas páginas de A Contrapartida que deixou o Dr. Octávio Albuquerque Júnior desolado e ao mesmo tempo, com a sensação de alívio, porque tinha se vingado de Iaúna por causa das mentiras que ela sempre lhe contou.

Logo nas primeiras páginas de A Contrapartida: O Contra-Ataque, o leitor encontra o Dr. Octávio Albuquerque Júnior ou simplesmente Tavinho, caminhando pelas ruas de Santa Cecília totalmente desesperado. A residência antiga da Iaúna foi incendiada, matando a governanta e sua mãe, Cristina Costa Albuquerque que estava visitando Iaúna naquele dia e horário. Desolado e profundamente triste por ter que enterrar as duas mulheres mais importantes da sua vida, Tavinho recebeu a solidariedade de amigos mais íntimos, colegas de trabalho e especialmente de Martha Moss. Após um reencontro que proporcionou uma conversa franca com sua ex-noiva, Octávio e Martha se reconciliaram.

No entanto o leitor vai embargando na investigação policial para descobrir quem provocou o incêndio na casa da Iaúna, também vai descobrindo que a paz não reinou muito tempo na vida de Octávio. O médico adquiriu um adversário perigo e bastante cruel, chamado de Carlos Rodrigues. Atualmente, Carlos “Pajé” Rodrigues, deputado federal e chefão de uma das principais madeireiras clandestinas do país. Por causa dos acontecimentos no primeiro livro entre Octávio e a dupla, Cleverson e Joilson, funcionários da madeireira ilegal de Carlos, Tavinho tornou-se alvo da ira de Carlos Rodrigues, um dos sujeitos mais perigosos do Brasil.

Neste segundo livro da série Contrapartida, o leitor continua envolvido num clima de suspense e mistério desde as primeiras páginas e preenchendo as lacunas que ficaram abertas no livro anterior. A escrita de Uranio Bonoldi permaneceu tão fluída e deliciosa de acompanhar que consegui ler o livro muito rápido. Como leitora, fico bastante empolgada quando encontro uma história em que posso emendar um livro no outro sem respirar. Confesso que desejei ter em mãos o terceiro livro para dar continuidade a história, pois as reviravoltas foram interessantes, os flashbacks revelando segredos que despertaram ainda mais a minha curiosidade e os acontecimentos são construídos sem enrolação e nem recapitulação.

Em Contrapartida, o autor apresentou a infância e a fase adulta de Octávio e neste segundo livro, a dose foi repetida com Carlos Rodrigues. Mostrou sua trajetória, a infância e adolescência até tornar-se um empresário poderoso e sua chegada à Brasília na posição de deputado. Carlos é manipulador e não vai medir seus esforços para acabar com a vida de Octávio. Mesmo Tavinho sendo o personagem central da história, os outros personagens que permaneceram e chegaram, assim como Carlos Rodrigues, também ofereceram elementos que enriqueceu demais a história.

Arrisco em dizer que os livros da série Contrapartida estão quase entrando para lista de favoritos. Não é uma obra impecável, mas está no caminho. Por causa do enredo instigante e pelos temas atuais e relevantes. Enfim, recomendo muito a leitura. Especialmente se você gosta do gênero thriller e seja leitor de livros nacionais onde a vingança, a manipulação, a sede de poder e a traição são elementos que deixam à leitura mais apetitosa. Pode ter certeza, eu não contei praticamente nada da história. Então leia A Contrapartida e A Contrapartida: O Contra-Ataque.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/01/a-contrapartida-o-contra-ataque-uranio.html

Akimi 21/12/2022

mulher highlander
gostei pois tem aprofundamento de personagens que não tem tanta importância no primeiro livro, também tem muitas reviravoltas e muito sofrimento
(tavinho não tem um minuto se quer de paz)
E QUE FINAL FOI ESSE?????????????????

Maíra 03/12/2022

Excelente!
O livro 2 se conecta muito bem com o primeiro livro, revelando alguns detalhes que complementam a história. Foi muito bem conectado e muito bem escrito. A história nos faz ter dúvidas a respeito de como irá terminar, sobre qual dos lados irá vencer e ainda assim o fim é chocante. Vale a pena a leitura de um autor brasileiro, extremamente inteligente e competente no que faz.

Fernanda 26/08/2022

O Contra-ataque
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/08/resenha-contrapartida-o-contra-ataque.html

Cíntia Costa 10/08/2022

Melhor que o primeiro
Pensei que eu não iria gostar tanto, mas esse escritor é muito bom. Gostei mais desse segundo livro porque achei que teve mais ação, mais suspense, e não focalizou só no Tavinho, mas foi contando várias histórias. Esse livro foca mais no vilão: Ioaranã, que na minha humilde opinião foi o maior vilão que já vi em um livro. Muito cruel, calculista, violento, terrível!!!Nesse a gente aprende mais sobre os índios, e como tudo chegou aonde chegou no primeiro livro. Mas a impressão que tive por inúmeras vezes foi que esse que era o primeiro volume, e não o outro.
Eu amei o livro. 5 estrelas.

Me sigam no youtube: falo de livros: Cintia Costa.

Bia 29/03/2022

A contrapartida livro 2
O segundo livro deixa muito a desejar ,e prefiro mil vezes o primeiro , não é ruim, porém não leria de novo , e na tenho vontade para ler um 3º se caso algum dia houver.

Ka Ladybook 02/03/2022

Um suspense instigante
Na sequência de A contrapartida, vamos acompanhar o embate entre Carlos Rodrigues e o doutor Octávio.
Nesse livro, conhecemos toda a trajetória de Carlos, mais conhecido como Iaruanã, irmão de Iaúna, desde quando era um índio não civilizado da tribo dos moxiruna até a sua "conversão como branco". Percebe-se que Carlos sempre foi competitivo, cruel e vingativo e sua obsessão por dinheiro e poder o levou muito longe em sua carreira como político e madeireiro ilegal.
Octávio, agora sem o apoio de Iaúna e sua mãe, vai contar com a ajuda de sua mulher, Martha, e seu grande amigo policial, Oswaldo, para investigá-lo, mas não vai ser fácil. Carlos tem muitas pessoas sob seu comando e ataca o médico com todos os seus recursos.
Ao passo que a investigação de Octávio se desenrola, vamos fazendo novas descobertas juntamente com ele. E a pergunta que resta é: quem vai vencer esse embate?

Eu gostei desse livro. Ele foi bem escrito, a narrativa é fluida e não cansa de ler. Foram 400 páginas lidas em menos de uma semana. Isso mostra o quanto a história é instigante.

O que eu mais gostei do livro é que ele nos mostra o quanto o ser humano é complexo. Aqui não existe aquela velha dicotomia do mocinho bonzinho e do vilão malzão. Vemos que ambos personagens fizeram coisas boas e ruins em suas vidas. Apesar de Carlos ser um carrasco no trabalho, é um pai exemplar em casa. E Octávio é um médico que salva muitas vidas em seu dia a dia, mas o que ele fez para chegar até ali? É uma reflexão muito valiosa que o livro traz.

E eu inclusive gostei mais desse segundo livro do que do primeiro. O primeiro livro eu devorei em apenas um dia, mas sinto que gostei mais de conhecer a história do Octávio mais maduro. E apesar do Carlos ser um personagem desprezível, ele é muito interessante em questão de entretenimento. Adorei saber sobre toda a história dele.

Enfim, se você estiver procurando por um livro de suspense nacional de leitura fácil e instigante, esse livro é pra você!

Yasmim Braga 24/02/2022

OPINIÃO SOBRE O VOLUME 2: Eu li o 1ª livro em 2019 e me encantei pela história, então estava empolgada pra esse. E fui surpreendida positivamente pois foi tão bom quanto!⁣

Nesse 2 volume, vamos acompanhar de onde parou o primeiro, temos as consequências daquela grande reviravolta se desenrolando e vamos seguir Tavinho tentando organizar toda a bagunça que rolou naquele fim⁣

a escrita é super fluida e o autor narrou tudo de uma forma que você não consegue desgrudar enquanto não termina! Temos muitas cenas de ação envolventes, sempre cheio de mistério e suspense. O fato de ter uma cultura indígena e o autor ter aprofundado nesse aspecto, apresentando os costumes, crenças e rituais, foi incrível! ⁣

E eu amo as reflexões desse livro, “Até onde você iria para ter o que deseja? Quanto pagaria por isso” são algumas das indagações que ficarão em sua mente após terminar essa leitura. ⁣

E por fim, eu amei as revelações e reviravoltas que essa história teve, foi a cereja em cima do bolo, o que me fez dar nota máxima mais uma vez! Leiam esse thriller incrível!

site: https://www.instagram.com/yasliterarte

Evy 21/02/2022

Forte e Corajoso!
Para quem leu o primeiro livro, sabe que ele termina de uma forma estarrecedora e que é impossível não correr pra essa história com sede de descobrir todos os seus mistérios. Esse é mais um thriller de tirar o fôlego do autor Urânio Bonoldi e que finalmente vem para responder todas as nossas dúvidas e apresentar mais uma história envolvente e cheia de suspense.

Neste volume, a história de Otávio, sua família e a índia Iaúna continuam seu caminho, intercalando flashbacks do passado que são super esclarecedores e necessários para a trama e momentos do presente. O ritmo da narrativa é mais acelerado que o primeiro e são vários plot twists surpreendentes que tornam impossível parar de ler antes de chegar ao final.

Importante alertar que o livro traz cenas de violência, tortura e terror psicológico que fazem sentido à trama, mas que em alguns momentos me fizeram parar pra respirar, resultado de uma narrativa bem trabalhada e muito real. O autor consegue trazer a essência mais terrível do ser humano à tona, expondo a capacidade de ações inomináveis por poder, dinheiro e especialmente por vingança.

A ambientação nacional e a abordagem da cultura indígena, do desmatamento desenfreado de nossas matas e toda a corrupção política por trás dela são pontos importantes a se ressaltar. Achei extremamente necessária essa abordagem, pois nos faz refletir sobre a relevância do meio ambiente que nos cerca e para o qual, na maioria das vezes, fechamos os olhos. O autor faz uma crítica clara, principalmente sobre nossa negligência mesmo quando a verdade é exposta e denunciada em rede nacional.

Uma narrativa forte e corajosa, cheia de momentos inesperados e amarrando todas as pontas soltas, culminando num final que entrega tudo que se espera dessa história marcante e que não sairá da cabeça tão fácil.

Super recomendo!