Coletânea DARK de Natal

Coletânea DARK de Natal Márcio Benjamin...

Resenhas - Coletânea DARK de Natal

Aline.Robles 14/01/2022

Natal Dark 2021
Gosto muito de coletânea de contos, principalmente os nacionais. Foi bom conhecer novos escritores, estilos de escrita e suas formas de abordar o Natal de uma forma Dark. Amei o design das capas, ficou bem no estilo revistinhas de banca (Caça-palavras, Cruzadas, Cripto). Darkside, já quero outra coletânea de contos com outra temática.

"#1 "Manjedoura"(8) - A simplicidade e a pureza da menina que narra o conto foi mt bem retratado. (Eu quero pedir um milagre de Natal)"

"#2 "O Último Natal" (8) - Conto rápido que retrata a vida "normal" de um homem estressado, desgastado, sem sonhos, resignado. Uma crítica as falsas conexões familiares das celebrações de Natal. (Lágrimas naturais de pessoas não naturais)"

"#3 "Tudo que é Vermelho" (7) - Gostei muito da escrita da autora que nos envolve na psicose da personagem. (Vomitou vermelho, aspirou vermelho)"

"#4 "O Casebre no Brejo" (8) - Escrita fluida, ótima ambientação, me imaginei em todas as cenas. Conto fala sobre a reconexão familiar e tem uma reviravolta muito boa no final. ("Às vezes o entendimento custa a chegar")"

"#5 "Ossinhos de Belém" (2) - Achei o conto um pouco confuso, o início e o final não se conectaram muito bem. O conto aborda o tema fome com uma pegada zombie, que também acho que foi um pouco forçada. (Bate ossinho pequenino, ossinho de Belém)"

"#6 "F. Natal" (4) - Não curti muito. O conto é um reconto da historia do nascimento de Jesus com uma pegada apocalíptica. Talvez se o conto fosse um pouco maior a historia se desenvolveria melhor. (Aconchego é sofrimento)"

"#7 "Natividade"(6) - Esse conto também é uma adaptação da historia do nascimento de Jesus, só que agora para os dias atuais. Fala do nascimento do anticristo no meio de festividades que poucas pessoas estão preocupadas além do conforto de seus lares...o Natal segue seu ritmo enquanto coisas macabras acontecem. Gostei da adaptação dos três reis magos. (E depois, virá o silêncio)"

"#8 "Live de Natal" (9) - Gostei muito de como o conto foi escrito, estilo blog de fofoca. O conto é uma crítica as pessoas que não compactuam com atitudes machista, racistas e homofobias e mesmo assim consomem, apoiam e acompanham artistas e matérias desse tipo. Conto meio pesado mas muito gostoso de se ler, te prende a atenção. (Após polêmica, dupla João Roberto & Alessandro “desaparece”)"

"#9 "O Maior Presente de Giuseppe Ricci" (7) - Gostei da narrativa do conto, e de sua pegada sarcástica e cômica. Fala sobre os limites extremos da existência humana, Vida e morte. Gostaria que o final fosse um pouquinho mais longo, mas é um ótimo suspense. (Esse será o melhor Natal de sua vida!)"
Walmor.Gomes 29/11/2022minha estante
Será que rola novos contos esse ano? :-)

vaca de carcinha 18/12/2021

Dark Natal <3
Li todos, segue notas individuais:

Manjedoura 4,5

Natividade 5
Live de natal 5
O maior presente de Giuseppe Ricci 3

Eliete 16/05/2022

Contos rápidos e muito bem feitos com a temática de natal. Essa coletânea é uma leitura fluida e muito boa. Confesso que nem todos os contos me agradaram mas são todas leituras muito válidas. Meu conto preferido fica com o da Paula Febbe que foi rápido mas bem intenso. Os contos 1, 4, 5, 8 e 9 também foram ótimos!

aally_souza 18/12/2021minha estante
guria, marquei as mesmas frases hahaha

alice.1 19/12/2021minha estante
Jurookkkkkk

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 04/01/2022

Uns eu amei e outros nem tanto
Aqui temos 9 contos que se passam no Natal e cada autor fez a sua criação mais que original e inusitada.

Sobre os meus favoritos: Nilsen e seu brejo com final surpreendente, Verena para me revirar o estômago, Enéias com uma narrativa perfeita e Cesar sendo ícone, como sempre.

Indico bastante!
The guy on the train 05/01/2022minha estante
O da Verena foi um dos meus favoritos tbm. O do Cesar... PULTAKIPARIOOOOO amei

Sam 21/12/2021

Contos muito interessante, gostei mais de alguns que de outros, mas todos foram legais de ler... São curtos, leituras bem rápidas... Recomendo muito, principalmente porquê são de autores nacionais e é sempre bom conhecer novos autores.

pepe.fiesher 29/12/2021

Original e irresistível, vale a pena a leitura
Avaliação individual dos contos

Manjedoura - 4?
O Último Natal - 3?
Tudo Que é Vermelho - 3.5?
O Casebre na Mata do Brejo - 3?
Ossinhos de Belém - 4?
F. Natal - 3.5?
Natividade - 3 ?
Live de Natal - 5 ?
O Maior Presente de Giuseppe Ricci - 4.5?

Wania Cris 17/12/2021

Feliz Natal... ou não.
DarkSide traz nove contos com temas natalinos e espírito sombrio.

O primeiro me deixou realmente aterrorizada porque detesto cobras mas os demais não forma mais leves, cada um com uma inquietação peculiar, mas o oitavo conto, Live de Natal é espetacular, talvez por ter sido contextualizado na minha cidade... que horrível!

Pra quem quer uma leitura temática que foge do espírito natalino já conhecido, é um bom investimento de tempo.

isa 29/12/2021

Presentes de Natal
No geral, é uma boa coletânea de contos macabros, com alguns quase assustadores. Ainda assim, é bom lembrar que há aqueles que são melhores que outros.
A leitura se faz de maneira bem rápida e as narrativas trazem um terror que contrasta com o clima natalino, uma mistura que, ao meu ver, é muito interessante!
Seguem as notas individuais:
1. Manjedoura (4,5): é um conto bem macabro, triste e assustador, que traz uma trama muito bem elaborada e melhorada por conta da narração.
2. O Último Natal (2,5): é pautado em críticas sociais vinculadas à vida e às celebrações, ao uso de drogas, aos falsos vínculos familiares e até à morte, o que se faz por meio de uma narrativa bem pesada, mas cansativa.
3. Tudo que é Vermelho (5): aborda bem a psicose da personagem, de forma subliminar, profunda e perturbadora. Amei a escrita da autora e o desenvolvimento do conto.
4. O Casebre na Mata de Brejo (4): fala sobre família e aceitação da morte, além de revelar um plot twist maravilhoso no final.
5. Ossinhos de Belém (3): retrata as atuais notícias sobre a fome, apresentando uma narrativa bem amarrada e com um cenário apocalíptico.
6. F. Natal (2): é reconto dos acontecimentos bíblicos anteriores ao nascimento de Jesus, também com um toque apocalíptico.
7. Natividade (3,5): trata-se de uma adaptação do nascimento de Jesus para o nascimento do anticristo que se passa na atualidade e apresenta um tom irônico, no fim, é até interessante.
8. Live de Natal (2,5): é um conto quase misterioso e muito violento no final, que aborda temáticas bem atuais.
9. O Maior Presente de Giuseppe Ricci (4): é um conto bem rápido e instigante, com uma narrativa que fala um pouco sobre a vida e a morte.
Nota média: 3,4/5

Joao.Vitor.P 20/12/2021

Coletânea boa
Coletânea bem mista, com alguns muito bons e outros nem tanto. Todos os contos fluem e da pra ler rapidinho, por isso, fica a recomendação da leitura.
O mais interessante é poder conhecer e apreciar escritas de escritores brasileiro. Além de nos presentear, a DarkSide ainda faz aquele merchandising hahaha

Notas individuais:
8. Live de Natal = 3,5
9. O maior presente de Giuseppe Ricci = 3,5

Média = 3,2
Joice 18/01/2022minha estante
Tô com eles parados aqui. Vou pegar pra acabar com a curiosidade. Gostei das notas individuais

Joao.Vitor.P 18/01/2022minha estante
Mesmo no geral sendo mediano, eu adorei por conhecer alguns escritores nacionais e os que mais gostei já estou indo atrás dos livros ?

Edkarl 27/12/2021

Esperava mais
Achei todos o.k, bons para ler no Natal (como eu fiz), porém não teve nenhum que me despetou grande interesse ou grandes sensações. :'(

Kit 14/01/2022

Muito bom começar o ano com uma coletânea trevosa como essa. Curti praticamente todos os contos, mas alguns deles se destacam, tais como: Manjedoura, O casebre no brejo, Live de natal, e O maior presente de Giuseppe Ricci. Foi muito bom poder conhecer novos escritores e espero que todo natal a Darkside nos presenteie com uma coletânea dessa ??

Ju Harue 12/12/2023

Gostei dos contos de modo geral, mas o do Casebre (Nielsen Azevedo) foi o meu predileto, inclusive li a Coletânea por conta dele, que foi uma leitura coletiva do Lendo Terror. Ele trata do tema Natal sombrio com uma sensibilidade, um olhar maravilhoso. Gostaria de ler mais coisas da autora.
Achei interessante como cada conto trabalhou o Natal em suas obras, ora mais sombria, ora mais perversa, ora mais vingativa...
Recomendo pra quem precisa sair da ressaca literária, pois são curtos e dinâmicos, rápidos de ler.

Maia 19/12/2021

Bem ok.
Finalizada a antologia de 09 contos macabros/natalinos da Darkside.
Pra ser sincera, não amei nenhum rs mas o gostei do 03, 07 (o melhor pra mim), 08 e 09. Muito massa pra conhecer autores novos - todos envolvidos/publicados pela Darkside. Inclusive, tem um de Irece, formado pela UFBA, cujo conto de passa em Salvador.
Bom pra sair da ressaca literária acho. Histórias bem curtas, dá 100 páginas +- tudo junto.