Coletânea DARK de Natal

Coletânea DARK de Natal Márcio Benjamin...

Resenhas - Coletânea DARK de Natal

Ju Harue 12/12/2023

Gostei dos contos de modo geral, mas o do Casebre (Nielsen Azevedo) foi o meu predileto, inclusive li a Coletânea por conta dele, que foi uma leitura coletiva do Lendo Terror. Ele trata do tema Natal sombrio com uma sensibilidade, um olhar maravilhoso. Gostaria de ler mais coisas da autora.
Achei interessante como cada conto trabalhou o Natal em suas obras, ora mais sombria, ora mais perversa, ora mais vingativa...
Recomendo pra quem precisa sair da ressaca literária, pois são curtos e dinâmicos, rápidos de ler.

Feh Tryller 19/12/2022

9 contos de 9 autores brasileiros.
Gostei da maioria.
Mas meu preferido foi Live de Natal, que não tem nenhum elemento sobrenatural, o horror nesse conto é puramente humano.

Mariane 13/12/2022

O único conto que está na minha mente há dias é "Manjedoura" da Verena Cavalcante.

O restante dos contos eu gostei. Uns mais, outros menos, mas nenhum foi marcante a ponto de fazer eu ficar fissurada por essa coletânea.

Leitora de meia tigela 05/12/2022

Não sei o que eu esperava...
Não sei o que esperava quando comecei a ler essa coletânea. E sinceramente, dos 9 contos só gostei mesmo do volume 4, os volumes 7; 8 e 9 foram razoáveis, já o restante... é até legal de ler se você não tem muito o que fazer e quer se distrair.

Eliete 16/05/2022

Contos rápidos e muito bem feitos com a temática de natal. Essa coletânea é uma leitura fluida e muito boa. Confesso que nem todos os contos me agradaram mas são todas leituras muito válidas. Meu conto preferido fica com o da Paula Febbe que foi rápido mas bem intenso. Os contos 1, 4, 5, 8 e 9 também foram ótimos!

Cris01 07/02/2022

Rápido e intrigante
Amei os contos de diferentes autores, além de ser uma leitura rápida, faz você ficar pensativo e até cismado em relação as situações que podem ocorrer.

Maria 25/01/2022

6. F. Natal 3/5
7. Natividade 3/5
8. Live de natal 5/5
9. O maior presente de Giuseppe ricci 4/5

Alguns contos são bons mas nada além disso, pra mim foram: Ok!!

Agora o "Último Natal" e "Live de natal" foram os melhores!, o suspense nos dois me agradou bastante e o "plot" também.

Kit 14/01/2022

Muito bom começar o ano com uma coletânea trevosa como essa. Curti praticamente todos os contos, mas alguns deles se destacam, tais como: Manjedoura, O casebre no brejo, Live de natal, e O maior presente de Giuseppe Ricci. Foi muito bom poder conhecer novos escritores e espero que todo natal a Darkside nos presenteie com uma coletânea dessa ??

Aline.Robles 14/01/2022

Natal Dark 2021
Gosto muito de coletânea de contos, principalmente os nacionais. Foi bom conhecer novos escritores, estilos de escrita e suas formas de abordar o Natal de uma forma Dark. Amei o design das capas, ficou bem no estilo revistinhas de banca (Caça-palavras, Cruzadas, Cripto). Darkside, já quero outra coletânea de contos com outra temática.

"#1 "Manjedoura"(8) - A simplicidade e a pureza da menina que narra o conto foi mt bem retratado. (Eu quero pedir um milagre de Natal)"

"#2 "O Último Natal" (8) - Conto rápido que retrata a vida "normal" de um homem estressado, desgastado, sem sonhos, resignado. Uma crítica as falsas conexões familiares das celebrações de Natal. (Lágrimas naturais de pessoas não naturais)"

"#3 "Tudo que é Vermelho" (7) - Gostei muito da escrita da autora que nos envolve na psicose da personagem. (Vomitou vermelho, aspirou vermelho)"

"#4 "O Casebre no Brejo" (8) - Escrita fluida, ótima ambientação, me imaginei em todas as cenas. Conto fala sobre a reconexão familiar e tem uma reviravolta muito boa no final. ("Às vezes o entendimento custa a chegar")"

"#5 "Ossinhos de Belém" (2) - Achei o conto um pouco confuso, o início e o final não se conectaram muito bem. O conto aborda o tema fome com uma pegada zombie, que também acho que foi um pouco forçada. (Bate ossinho pequenino, ossinho de Belém)"

"#6 "F. Natal" (4) - Não curti muito. O conto é um reconto da historia do nascimento de Jesus com uma pegada apocalíptica. Talvez se o conto fosse um pouco maior a historia se desenvolveria melhor. (Aconchego é sofrimento)"

"#7 "Natividade"(6) - Esse conto também é uma adaptação da historia do nascimento de Jesus, só que agora para os dias atuais. Fala do nascimento do anticristo no meio de festividades que poucas pessoas estão preocupadas além do conforto de seus lares...o Natal segue seu ritmo enquanto coisas macabras acontecem. Gostei da adaptação dos três reis magos. (E depois, virá o silêncio)"

"#8 "Live de Natal" (9) - Gostei muito de como o conto foi escrito, estilo blog de fofoca. O conto é uma crítica as pessoas que não compactuam com atitudes machista, racistas e homofobias e mesmo assim consomem, apoiam e acompanham artistas e matérias desse tipo. Conto meio pesado mas muito gostoso de se ler, te prende a atenção. (Após polêmica, dupla João Roberto & Alessandro “desaparece”)"

"#9 "O Maior Presente de Giuseppe Ricci" (7) - Gostei da narrativa do conto, e de sua pegada sarcástica e cômica. Fala sobre os limites extremos da existência humana, Vida e morte. Gostaria que o final fosse um pouquinho mais longo, mas é um ótimo suspense. (Esse será o melhor Natal de sua vida!)"
Walmor.Gomes 29/11/2022minha estante
Será que rola novos contos esse ano? :-)

Duda 10/01/2022

Contos de natal Dark
9 contos de 9 autores brasileiros (quase certeza que sim). Bem escritos e de rápido leitura, gostei pois pude conhecer a escrita de novos autores. Claro que alguns contos são melhores que outros, e um ou outro é preciso tem estômago para finalizar a leitura. Ótimos para o primeiro contato com o terror.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 04/01/2022

Uns eu amei e outros nem tanto
Aqui temos 9 contos que se passam no Natal e cada autor fez a sua criação mais que original e inusitada.

Sobre os meus favoritos: Nilsen e seu brejo com final surpreendente, Verena para me revirar o estômago, Enéias com uma narrativa perfeita e Cesar sendo ícone, como sempre.

Indico bastante!
The guy on the train 05/01/2022minha estante
O da Verena foi um dos meus favoritos tbm. O do Cesar... PULTAKIPARIOOOOO amei

Matheus Wichinieski 03/01/2022

Um Natal mais vermelho que o comum
Estarei fazendo breves comentários sobre cada conto com as respectivas notas.

#1 "Manjedoura" (4)
O conto estava meio chato. Não estava me prendendo, até que começou o macabro.

#2 "O Último Natal" (2)
Eu gostei muito da narrativa, da forma que foi escrita e até ri em alguns momentos, mas a história em si não me pegou.

#3 "Tudo Que é Vermelho" (2)
Parecia um spin off de O Guia do Mochileiro das Galáxias macabro, mas não curti muito.

#4 "O Casebre na Mata de Brejo" (5)
Esse estava sendo meu favorito, mas acabou em segundo lugar, por causa do conto número 8. Achei o plot desse conto muito bom, embora já tivesse plots semelhantes em outras obras, me pegou de surpresa, e como um amante de cinema, a cada parágrafo que eu lia, eu ia imaginando como seria um curta metragem desse conto adaptado. Podia ver claramente cada take.

#5 "Ossinhos de Belém" (5)
Esse foi um dos mais intrigantes e com o maior clima de suspense de todos na minha opinião.

#6 "F. Natal" (2)
Não curte muito. Entendi que é uma adaptação macabra mas achei que poderia ser um pouco mais longo.

#7 "Natividade" (4.5)
Esse também é uma adaptação, porém por ter me pego de surpresa no final, mereceu uma boa nota.

#8 "Live de Natal" (5)
Esse foi o meu favorito disparado. O conto escrito como se fosse uma matéria de site de notícias/fofocas, é cheio de críticas ao que consumimos todos os dias, e mais do que isso, ele nos pega na crítica, pois pela forma que foi escrita, ela te prende, mostrando como o leitor gosta de uma fofoca e uma polêmica, dando visibilidade para aqueles criticados dentro do próprio conto.

#9 "O Maior Presente de Giuseppe Ricci" (5)
Outro que gostei muuuuito, tem a mesma carga de suspense do conto número 5. O final poderia ter se estendido um pouquinho mais pra deixar a gente mais tenso, mas mesmo assim ficou muito bom. Cesar Bravo como é um querido nas redes sociais, me recuso a dar menos que 5 pra ele.

Na média de cada conto, acabou ficando com 3,8 então arredondei para 4 estrelas. Obrigado Dark Side por esse presente de natal e espero os do próximo ano.

Tábata Kotowiski 02/01/2022

Adorei os contos! O meu preferido foi Natividade de Enéias Tavares. O dark variou entre terror, thriller, gore, sinistro, esquisito e surreal. rsrsrsrs Uma ótima leitura para iniciar 2022.

Sena 31/12/2021

Minha avaliação de cada conto.
Manjedoura 3
Live de natal 3, 5
O maior presente de Giuseppe Ricci 3,5
Média de avaliações: 3, 33

pepe.fiesher 29/12/2021

Original e irresistível, vale a pena a leitura
Avaliação individual dos contos

Manjedoura - 4?
O Último Natal - 3?
Tudo Que é Vermelho - 3.5?
O Casebre na Mata do Brejo - 3?
Ossinhos de Belém - 4?
F. Natal - 3.5?
Natividade - 3 ?
Live de Natal - 5 ?
O Maior Presente de Giuseppe Ricci - 4.5?