O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Ledger 24/07/2022

Previsível
No terceiro capítulo já sabia o que iria acontecer no final. É uma leitura boa, para quem está no início da vida literária.
Mas a mim, ele não agradou muito. ?

Só mais uma leitora 16/05/2022

Esse livro fala sobre como os pensamentos positivos podem mudar a vida de alguém e das pessoas a sua volta. O livro trás a história de Mary Lennox uma garotinha órfã, mal-humorada, rude e carrancuda que muda completamente com a descoberta de um jardim secreto.
O livro trás três personagens principais que vão amadurecendo ao longo de toda a história.
O livro possui uma leitura muito fluida e eu gostei muito disso, recomendo esse livro para quem gosta de uma leitura rápida e que te prende desde o começo.

luiza 13/01/2023

é uma leitura leve, que te prende cada vez mais e ver a evolução de todos os personagens é simplesmente incrível
emillyyy 15/01/2023minha estante
TA NA MINHA LISTAAAA

emillyyy 15/01/2023minha estante
pensei que ninguém tinha lido esseKKKKKKKKK

luiza 15/01/2023minha estante
VC TEM Q LERR

Fabi.Fischer 05/02/2022

MARAVILHOSO ?
"Talvez o ponto de pertida seja apenas dizer que coisas boas vão acontecer até que elas aconteçam."
Que leitura gostosa! Amo o filme e o livro é tão mágico quanto! A história do filme é muito semelhante, por isso, nem precisava imaginar, era só lembrar as cenas.
Uma leitura simples, leve, mágica e maravilhosa.

Wesley Rocha 12/12/2022

Que livro lindo, entrou para minhas leituras favoritas da vida. A escrita é bem leve e se trata de um livro infantil que todo adulto deveria ler haha

ana b 01/03/2023

Primeiro clássico do ano
O jardim secreto é um livro extremamente sensível, que aborda temas majoritariamente relacionados a infância, carregando discussões relevantes à atualidade, mesmo tendo sido escrito no começo do século passado.
Apesar da história ser relativamente previsível, e não conter grander reviravoltas, foi uma leitura extremamente prazeirosa com personagens cativantes e divertidos.
Pude relembrar diversas questões relacionadas a infância; pensamentos e a lógica, muitas vezes falha, infantil; brincadeiras ao ar livre; a empolgação de guardar um segredo; nos abrir a novas amizades com todos os seus prós e contras; brincar ao ar livre; descobrir a beleza da natureza.
Este é um livro infanto-juvenil, obviamente o recomendo para qualquer criança e adolescente (especialmente as mais emburradas) além de qualquer pessoa que queira entrar em contato com a sua criança interior, ou simplesmente viver uma história carregada de beleza e magia, com um final previsível, porém extremamente emocionante.

Cristiane 15/06/2023

Lindinho
Leve como todo livro infantil, mas também com muitos aspectos para se analisar mais a fundo.
Foi bom reler esse clássico agora já adulta.

Leticia2513 31/03/2024

Um livro sobre crianças aprendendo a ser crianças, livres e brincando. Mary e Colin aprendendo a não serem egoístas.
Gostei muito da leitura.

Giovana.Paterno 24/08/2022

Jardim secreto
No começo estava até gostando, para falar bem a verdade.
Como já havia visto o filme me animei para ler, mais foi decepcionante, acho que tem muitas partes desnecessárias e extremamente cansativas.
Tipo em um dia eu li tranquilamente da página 107 até a 188 e no final quase chorei para ler da 260 até a 272, a minha única motivação era a obrigação porque era para a escola e o ódio que estava sentindo do livro que não acabava.
Até hoje nunca tinha visto um filme que ceja melhor que o livro (não recomendo).
MAH =P 24/08/2022minha estante
OI IMPOSSIVEL ACONTECEU O FILME É MELHOR QUE O LIVRO

Amanda1791 24/08/2022

A tradução dessa edição é boa.
Muito se fala em mágica pelas crianças protagonistas, mas a verdadeira mágica que o livro mostra é de estar aberto para segundas chances.

cadA.lolo 11/11/2022

a versão mais realista e humana de poliana
até os 60% da leitura, eu achei que esse ia se tornar um dos meus livros favoritos. a essência da história é muito boa, e acho que li no momento certo. todo processo de evolução da mary, a exploração pela casa e pelo jardim, me envolveu muito.

tenho um problema em simplesmente avaliar livros clássicos, escritos há mais de cem anos atrás, mas vou falar porque esse livro não se tornou meu favorito. a repetição excessiva de coisas que já tinham sido ditas e mostradas, muitas coisas já tinham ficado claras para o leitor e outras foram ditas várias vezes sem necessidade. a história nunca ficou maçante, mas depois da melhora de Colin, começou a ficar muito do mesmo. eu queria ver mais dos três juntos, talvez crescendo, a passagem do tempo. acabou que tudo se concentrou no garoto superando sua doença e todo o protagonismo da mary sumiu (um exemplo de coisas que sempre se repetiam: o fato de ela estar ficando bonita e gorda, todo capítulo alguém apontava isso)

é uma história pela qual eu sempre vou ter carinho. principalmente por Dickon e sua família. mas que eu gostaria que tivesse terminado de outra forma ? por isso não tirei nenhuma estrela, porque é só uma questão das expectativas que criei enquanto lia e que teriam me feito amar o livro.

chegou perto mas ainda não tirou o posto de orgulho e preconceito como meu clássico favorito. quem sabe um dia

Gislei Moura 08/01/2023

Bons pensamentos transformam
?Duas coisas não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Onde se planta uma rosa, meu rapaz, um cardo não pode crescer.?

Ler esse clássico infantil não foi fácil. Assim como outros clássicos, este é muito repetitivo em alguns pontos e se torna uma leitura um tanto quanto cansativa, precisei de um mês para chegar ao fim. Porém, com um pouco de insistência, assim como o jardim secreto, uma história linda começa a florescer.

A principal lição que tiro dessa obra é o quanto precisamos estar atentos aos nossos pensamentos e ao modo como permitimos que eles determinem quem somos e a vida que levamos.

A maneira como o bom exemplo de outras pessoas, o convívio com a natureza e uma vida saudável e repleta de pequenas alegrias foi capaz de transformar a saúde de duas crianças amarguradas e sofridas, mesmo que seja numa ficção, ensina muito sobre o quanto nossa mente é capaz de nos exaltar ou destruir.

Foi um boa leitura para começar o ano.

Letícia 23/02/2023

Adorei!!!
Gostei muito da história, achei a escrita boa mas com algumas palavras difíceis. Obs: Fiz várias marcações.

Tiálita Lago 08/11/2022

Um livro sobre amizade, novas chances e superação!
Vale a pena ler?

Com certeza! É um clássico da literatura infantil que foi publicado em 1911 e que me encantou!

Gostei muito da história do início ao fim e amei acompanhar todo crescimento dos personagens principais que são as crianças: Mary e Colin. Foi lindo ver o desenvolvimento, o aprendizado e a mudança na vida de cada um deles, duas crianças amarguradas, sem afeto familiar e social, com suas dificuldades causadas principalmente pela negligência dos pais e que por conta disso podemos ver o quanto essas questões afetam de forma negativa a vida de uma criança e que se não tratada pode levá-los a uma vida adulta destruída tanto fisicamente quanto mentalmente.

Nessa leitura podemos acompanhar momentos de humor, de grande amizade, suspense e superação dos personagens. E você acaba tendo um misto de sentimentos conforme vai acompanhando o amadurecimento dessas crianças. A maneira como foi abordado a "magia" no desenrolar da história foi muito interessante, porque ao meu ver foi um pequeno ensinamento sobre a fé, sobre que é possível sair da escuridão, das amarguras e medos da vida causados pela falta de amor, cuidado, atenção e afeto de quem mais deveria entregar isso e encontrar motivos para viver, pra se alegrar, aprender a superar e a curar as dores ao ponto de escolher viver e viver da melhor maneira possível.

Várias passagens foram muito importantes no livro, mas uma frase em especial foi muito forte e me gerou um misto de sentimentos que foi a frase do Colin ao dizer:

"Eu vou melhorar! Eu vou melhorar! - exclamou ele. - Mary! Dickon! Eu vou melhorar! E vou viver para sempre e sempre e sempre!"

E só quem leu consegue compreender a importância e o sentimento que é transmitido através dessa frase, o que retrata também que a depressão pode estar presente não só na vida do adolescente ou adulto, mas da criança e que ela também precisa de ajuda.

Um livro lindo demais que fala sobre amizade, novas chances, superação, empatia, aprender com o próximo e cura e que entrou para os meus favoritos com certeza.