Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

Anna 04/04/2022

SENSACIONAL!
Mas gente? Que incrível! Vocês precisam ler esse livro. Uma crítica maravilhosa, estratégica! A mente de vocês irão explodir!!!

Gabi Dal-Bó 09/08/2022

Prometeu tudo e não entregou nada.
Isso resume o que senti terminando esse livro.

A parte mais instigante, que é o desenvolvimento do mundo, simplesmente não acontece. Não existe uma explicação, é tudo muito superfiicial.

O livro é até divertido e te prende, as lutas são interessantes e amei que a Zetian não tem escrúpulos nenhum, ela é completamente pirada da cabeça e passa por cima de quem for para atingir o que deseja, mas é isso...

Temos um mundo totalmente patriarcal, em que mulheres servem apenas para atingir um propósito, mas TODAS aceitam isso numa boa. Apena a diferentona da protagonista que não se conforma.

E não vou sem comentar sobre o final do livro...

Liv 31/07/2022

Esse livro é simplesmente incrível. Desde os primeiros capítulos eu já me vi fascinada e viciada pela história. A escrita da autora é muito boa e os assuntos tratados no livro são necessários. Porém da metade do livro pra cá eu fiquei um pouco confusa com os acontecimentos mas valeu a pena ler. É um livro incrível.

Angélica Patriano 10/06/2022

A linha é tênue.
Wu Zetian é uma camponesa Han que vive com sua família na fronteira, onde cultivam o arroz. Por ser da cultura Han, são mulheres que utilizam aqueles sapatinhos pequeninos que vemos na história da china, mas o que fazem para os usar é mais do que só amarrar os pés. Por que será que ter pés normais, como os dos homens, é algo errado e que a caracterizaria como bárbara?
Há pouco tempo sua irmã foi vendida para o exército como piloto concunbina, e sim, elas já são criadas com isso implantado em sua mente: mulheres devem ser obedientes, subservientes, cuidar da pele, manter a harmônia da família, se doar pelo marido; então, ao atingirem determinada idade, ainda mais por serem de famílias pobres, elas são vendidas para que os homens tenham o dinheiro para comprar sua esposa. Porém, logo sua irmã foi morta, o que chegou para a família de Zetian foi só a urna com as cinzas da Irmã mais Velha, nada mais, nem o dinheiro.
Três anos atrás, quando Zetian passeava pela montanha, ela encontrou Yzhi. Ele é o quinto filho do famoso Gao, é estudado, possui uma moto. A partir daí, ele volta para vê-la uma vez por mês, desenvolvem uma amizade.
Zetian decidiu e chegou a sua vez de ser vendida para o exército. Só que o que ela quer é vingança pela morte da irmã, pelo modo como foi tratada pela família a vida inteira, pela cultura que tem tanto medo das mulheres que usam este medo para subjugá-las e controlá-las.
Ela vai conseguir?!
Pense em tudo o que você quer e sacrifiria para obter sua meta. Você olha para o lado, considera os outros, ou só enxerga a sua dor?

Eu achei a inclusão de fatos culturais chineses na história excelente, gosto bastante dos meridianos de Qi, referências ao livro do Imperador Amarelo, a acupuntura.

Boa leitura!

booksbringme 12/04/2022

Como Viúva de Ferro virou um dos meus livros favoritos da vida?
A própria história da autore revela muito sobre o que essa história representa, e quando nos agradecimentos, elu diz: “…que me apoiou durante todo o tempo em que eu me transformava de uma estatística a uma sobrevivente forte o bastante para escrever esta história.” Forte, né?

O que eu gostei:

Cenas de luta, representatividade (tanto autoral, quanto dos personagens), construção da história embasada na cultura, história e mitologia chinesa, ambientação distópica em lugares reais/atuais e uso dos elementos da natureza e do taoismo para desenvolvimento não apenas das lutas, mas também para a evolução da percepção da personagem principal.

Todos os elementos que compõe o livro são muito bem amarrados dentro do contexto da história, e tem alguns “easter eggs” históricos muito legais no desenrolar, como: o nome da personagem principal, Wu Zetian, é o nome da Imperatriz Wu, que foi a única mulher na história da China que ocupou o trono imperial. Ao fazer essa leitura, pesquise muito sobre todas as criaturas e lugares, como os hunduns (criaturas mitologicas) ou dinastia Tang (pertencente à dinastia que havia reunificado a China entre 581 e 618). Até mesmo o nome que se dá ao país no livro, Huaxia era um termo usado na literatura chinesa histórica e muitas vezes usado para representar a China e a sua civilização.

Tudo sobre esse livro é incrível, mostra um conhecimento, aprofundamento e amarração de desenvolvimento e contexto maravilhoso por parte de @xiranjayzhao. Inclusive, elu já confirmou que terá continuação e escreveu no Goodreads: “Be careful what you wish for because you just might get it in the worst way possible“, especula-se que o nome (em inglês) será Heavenly Tyrant.

O que não gostei:

Não acredito que seja algo que onere na história ou atrapalhe o desenvolvimento, que inclusive até pode ser um ponto sobre tradução ou ser explicado na continuação. Porém, alguns momentos pareceram que foram desconectados da história e não situaram direito o porquê dos personagens estarem indo para determinado lugar, a cena já corta eles no lugar. Mas pensando em tudo que citei acima, não tem como tirar absolutamente NADA dessa história, queria poder dar mais estrelas.

IMPORTANTE: Se a sua expectativa é ler romance, você não encontrará isso aqui. O relacionamento dos personagens é tratado de forma superficial e somente para entonar o emponderamento da personagem. Não se deixe enganar por fanarts ou resenhas que vendem um triângulo amoroso ou trisal. O foco da história é na luta pela libertação como ser humano e para sermos e nos relacionarmos como quisermos, visto que o patriarcado nos colocou em estruturas e de relações que favorecem os homens no domínio da família, como o pai/marido mantendo a autoridade sobre as mulheres e as crianças.

“Não é meu dono. Ninguém é. Podem achar que são, mas não importa o quanto me xinguem, me ameacem ou me espanquem, jamais vão conseguir controlar o que se passa na minha cabeça, e acho que isso lhes causa uma frustração sem fim.”

site: https://booksbringme.com/2022/04/12/como-viuva-de-ferro-virou-um-dos-meus-livros-favoritos-da-vida/

brezita 17/09/2022

meio merda, meio bom. tem spoiler hein!
Depois de terminar esse livro só posso resumir todas minhas emoções em uma palavra: decepção.

Realmente estava MUITO animada no começo do livro pois é uma ambientação muito diferente do que eu normalmente leio, tem bastante sobre a cultura chinesa e também ficção científica que não é meu nicho de leitura. Começou com um bom plot de vingança, que tudo bem que passou batido e foi bastante rápido, foi uma boa introdução da Zetian e da ambientação ali.

A Zetian é uma boa personagem até certos pontos, ela é uma mulher bem vingativa e raivosa, tem objetivos e faz de tudo, passa por cima de qualquer um para atingi-los. Mas também é muita egoista e falta EMPATIA nessa mulher, em vários momentos fiquei com muita raiva dela pois parecia que ela via só os problemas dela e distribuía ódio GRATUITO nas pessoas em situações parecidas com a dela.

Acho que faltou profundidade nela, todos os seus insights e desenvolvimentos foram algo MUITO corriqueiro, muito banal. Ela tava com vergonha por ficar nua na frente de um velho asqueroso que ia filmar? De repente teve um insight e dois segundo depois a vergonha foi embora. Isso se repete não só uma vez mas durante o livro todo, Zetian se questiona sobre as coisas e tudo é resolvido em questão de 3 parágrafos.

Esse foi o meu maior problema com o livro, faltou profundidade em tudo. Tudo começou a decair quando o Yizhi voltou pra narrativa DO NADA e no final só serviu mesmo como membro do trisal, era um personagem que tinha potencial mas ele desempenhou o papel de garoto rico e amor jovem da protagonista, ponto.

A história começou a avançar rápido demais, a Zetian e o Shimin passaram do ódio ao amor muito rápido e depois pro amor ao ódio tão rápido quanto. O relacionamento deles foi bem xoxo e sem pé nem cabeça, vou nem falar de Zetian e Yizhi que pra mim foi completamente sem química alguma. Todo o trisal como um todo pareceu que eles acordaram um dia e resolveram se juntar e confiar que ia dar certo.

Vou nem falar a respeito do Shimin pois posso fazer uma redação de 30 linhas sobre como odiei o desenvolvimento dele, mas ao mesmo tempo me pergunto: qual desenvolvimento?

Mas eu entendo que muitos autores fazem estórias que não tem um foco no romance, isso não é desculpa pra desenvolver porcamente o casal, porém da um foco maior ao plot em si. Porém até o plot em si é raso, é previsível, tem um monte de frase de efeito solta e é isso. Eu já sabia qual seria o GRANDE plot twist da história na metade do livro. Eai tudo acontece de forma muito fácil, não sou do tipo que gosta de sofrimento alheio, mas 🤬 #$%!& sério que só porque o Yizhi tem dinheiro, o Shimin é o mais próximo de um deus que esse povo conhece e a Zetian é uma ?fodona? feminista moderna que as coisas tem ser resolvidas tão facilmente assim?

O pior, pra mim, foi o final. QUE BOSTA??? Do nada, deu tudo errado, aí descobriram uma ?evolução? dos bichos lá. BAM traição sem pé nem cabeça. Motivação? fica aí o questionamento. Protagonista morre sem motivo nenhum. Cena triste sem emoção NENHUMA. Ah vamo catar um nômade ali e reviver uma lenda. Uhu vencemos!! Vou revelar ao mundo toda a farsa do governo. QUERO SER IMPERADORA! Foi justamente um governo autoritário que colocou a gente nesse buraco, por que não afundar mais ainda? Anao, chegou o cara para me chantagear com um vídeo que eu jurei que não tinha vergonha. O filho matou o pai sem nem hesitar saindo completamente do personagem e ainda virou novo CEO da empresa do pai. VIVA A VIÚVA DE FERRO! O meu deus! Os humanos sempre foram os vilões!!!

Tudo isso em dois capítulos.

Até os acontecimentos com o Shimin foi algo completamente sem emoção, eu amo o Shimin e não consegui derramar uma lágrima lendo as cenas.

Pontos positivos, apesar de serem poucos. Gosto de não teve essa moralidade de herói nos personagens, eles são uns fudidos mesmo e são monstros mesmo e é isso, não ficava naquele lenga lenga de ?isso é certo?? ?ain que sou muito bom e por isso quero vencer o mau?, uma vibe anti herói. Gostei também de toda a questão sobre gênero, quebrando essa questão do binarismo de gênero, trazendo a concepção que no yin tem um pouco do yang e no yang tem um pouco yin.

E foi isso. Dei 3 estrelas por esses motivos e por ter gostado do começo.

Não sei porque insisto em ler livros com menos de 500 páginas, sempre acho bastante insatisfatório o desenvolvimento mas continuo insistindo pois acredito no potencial das pessoas em me decepcionar.
martem 25/09/2022minha estante
eu adorei sua resenha!disse tudo e mais um pouco!

Lara 03/09/2022

Prometeu tudo e entregou quase tudo
Viúva de Ferro começa muito bom, mas o gráfico crescente se torna estável logo depois do primeiro arco, quando Zetian alcança seu primeiro objetivo de forma mais rápida do que o leitor espera. Depois disso, apesar do constante lembrete de seu sofrimento, ela não demora muito pra conseguir tudo o que se propõe a fazer e mais. Me broxou um pouco porque você já sabe que a protagonista vai conseguir sem muitas dificuldades, então os plot twists não surpreendem tanto.

Tem uma dica do plot final no começo do livro, quando você suspeita que os vilões são os humanos e não os Huduns. Fácil.

Outra coisa que irrita um pouco é o discurso feminista pronto que Zetian tem na língua o tempo inteiro. Tudo bem, na vida real sabemos que o patriarcado também é nossa ruína e todos os problemas que eles implicam nas instituições sociais, tendo como única vítima as mulheres. Mas a autora reforça isso de um jeito que parece que veio direto do Quebrando Tabu kkkkkkk alguma coisas poderiam ter sido mostradas só com diálogos dos personagens, não é difícil concluir isso ja que o universo de Huaxia é tão descritivo.

Enfim, alguns elementos (muitos) claramente inspirados em Jogos Vorazes, mesmo que a tentativa de Zetian de se tornar o ?tordo? para as mulheres e meninas tenha sido em vão quando seu companheiro ?morreu?.

Mas uma coisa boa é que essa questão de abolir o binarismo é muito forte, assim como em Matrix Ressurections e todas as obras que oferecem uma alternativa que não yin e yang, 8 ou 80. Isso é mostrado desde o começo até quando a aliança meio poligâmica entre os 3 principais é formada.

Não sei se fiquei curiosa o suficiente pra ler uma sequência mas esse livro definitivamente seria uma adaptação pra cinema incrível. Nisso Xiran não decepciona, fiquei intrigada pra ver como tudo funcionária visualmente, e espero que isso aconteça!

Juliane514 31/07/2023

Uma das melhores leituras de 2023 até agora. Personagens marcantes, escrita muito bem feita que te leva pra dentro do mundo da história e faz seus sentimentos de montanha russa. ?

Cavalcante10 30/12/2022

Intimidador
O começo desse livro me deixou eufórico, amo personagens femininas fortes e com garra, Zethian sempre levou uma vida difícil, mas porque se queixar disso se ela poderia pôr fogo no mundo, e ela fez, com uma mestria enorme.
Confesso que a história se desenrolaria melhor em uma duologia/trilogia, sinto que a autora espremeu muita história em apenas um livro. Essa história é vasta! Ansioso por uma continuação...

Kamonmila 24/02/2022

POR ESSA EU NÃO ESPERAVA!
Pense num livro que me surpreendeu em TODOS os sentidos possíveis! Tanto o enredo, quando o desfecho, os personagens? Tudo me surpreendeu positivamente! Tian é uma ótima protagonista, os demais personagens são muito bem trabalhados e o final é incrível!
Tassio9 24/02/2022minha estante
Tem Representatividade?

Kamonmila 24/02/2022minha estante
é uma fantasia chinesa, então depende do tipo de representatividade que você quer.

Larissa Tabosa 20/08/2022

Que livro! Que livro!

Olha, não sei nem o que escrever. Ainda estou impactada com o final. Não imaginava aquilo...

Amei o trisal! Que coisa mais maravilhosa não quererem insistir em ter que escolher alguém, mas apostar no poder do triângulo! Amei!

Esperando ansiosamente a continuação!

Thaís @thanoslivros 18/03/2022

Diferente...
... acho que nem é novidade esse comentário pois a sinopse já entrega que se trata de um universo bem único. Interessante a forma como Xiran desenvolveu a misoginia e o romance me surpreendeu.

Sarah587 16/12/2022

Viúva de ferro
Comecei esse livro com as expectativas baixas e foi a melhor coisa que fiz, eu me surpreendi demais e foi uma das melhores leituras do ano.
O início é bem confuso, mas fui conseguindo entender aos poucos e confesso que em algumas partes eu ainda ficava confusa mas pra mim não atrapalhou, eu só tive dificuldade de visualizar os cenários e algumas cenas, a descrição que Xiran fazia era um pouco difícil, isso me fez tirar meia estrela.
Wu Zetian é mais uma mulher foda da literatura ?
Senti falta de mais desenvolvimento num acontecimento ali mas espero que no próximo livro isso mude.
Willianpm1 16/12/2022minha estante
Caso tenha interesse em ler outro de anti heroína recomendo a trilogia Jovens de Elite. Acho muito superior, com uma construção de personagem foda

Sarah587 16/12/2022minha estante
Já conhecia de nome, vou procurar melhor. Obrigada pela dica

Thay 02/12/2022

Essa foi uma leitura totalmente diferente pra mim, em primeiro porque li junto com minhas amigas e em segundo porque eu tinha uma ideia do que iria acontecer e fui completamente surpreendida a cada página.

Ainda estou tentando absorver o final desse livro, mas a força e determinação da Zetian é algo que há tempos não via nos livros atuais. Até certo ponto, ela lembrou muito personagens icônicas dos livros mais queridos que já li. Entendo quem tem um pouco de receio com ela, mas ela é uma personagem carismática que até quando erra, você sabe que foi tentando acertar.

Todos os plots (que eu não imaginava nem por um segundo) foram muito bem escritos e desenvolvidos e o final deixa com gostinho de quero mais.

De início foi um pouco difícil entender as dinâmicas dos hundus e crisálidas, mas depois que engatei consegui compreender e visualizar tudo perfeitamente. Já tô pronta pra adaptação cinematográfica!
Gabi.Martins 02/12/2022minha estante
Que livro!

Miuke 03/12/2022minha estante
Wu Zetian a dona da porra toda

Miuke 03/12/2022minha estante
A IMPERATRIZ meus amores