Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

Elleon 28/04/2024

Vida longa à Viúva de Ferro!
Pra mim foi uma leitura leve, fácil e dinâmica, mas também repleta de tanto significado e de uma profundidade histórica e de vivência que só uma mulher (ou uma pessoa que foi socializada enquanto mulher, como é o caso de autorie) saberia passar em palavras.

A qualidade do livro degue um gráfico V pra mim: começa extremamente bem, me perdeu um pouco no meio (lá pra página 250), mas antes da 300 já tinha me alçado de volta. Não tem como não achar essa premissa, esse universo e esses personagens interessantes.

* ? SPOILER ABAIXO ? *

Adoro dinâmica de trisal, mas achei o romance meio furado no fim das contas, as citações da protagonista a respeito "do triângulo ser a forma mais forte" me deram cringe,

* ? FIM DO SPOILER ? *

mas é de uma alegria enorme para mim apontar que esse é o único "defeito" desse livro (isso pois não é um defeito, é só algo que eu particularmente não gostei).

História maravilhosa, mal vejo a hora de ler o próximo livro!

bangtan0 26/04/2024

Primeira distopia que eu leio com representatividade asiática e estou completamente apaixonada.
Apaixonada em como o livro foi desenvolvido perfeitamente e conseguiu traçar na fantasia partes tão fortes e cruéis do mundo feminino tanto antigamente, quanto hoje em dia e em 2039.
Acho que nunca tinha lido uma distopia que construísse essa crítica de maneira tão natural e tão edificadora quanto essa.

E que construção de romance foi essa????? tive outra primeira vez nessa leitura que foi ler um poliamor!! o que surpreendentemente você nem dá lá muita atenção pq com total certeza o foco não é esse, mas nao deixa de ser um tempero bem gostoso na obra. E apesar de tudo, uma coisa que não foi primeira vez, e longe de ser a última, me apeguei desde o começo ao personagem incompreendido que sofreu mais que todos os seres humanos da terra, te amo Li Shimin

O final completamente surpreendente, o que me deixa feliz de ter descoberto esse livro perto da continuação lançar.
Mas com toda a certeza esse é um dos livros que no futuro vou querer reler

jornalistarara 21/04/2024

Sorvete de abacaxi com vinho
Ler uma distopia com elementos da história e cultura oriental é inesperadamente bom. A inclusão dos pensamentos atuais sobre gênero e o amor em uma sociedade antiga com tecnologia é simples e inovador. Dispenso as afirmações repetidas de ideais básicos do feminismo moderno; Entendo que a proposta é fazer a protagonista ser considerada A MAIORAL mas algumas coisas poderiam ser subentendidas

Jvmaximo 20/04/2024

Amo mulheres fortes em um futuro distópico
Esse enredo já me pega bastante. Passei boa parte da leitura me lembrando de livros, como a Guerra da Papoula. Temos um sistema político bem complexo, uma protagonista forte, um futuro distópico com alguns elementos de fantasia.

As construções de personagens são muito boas. Achei que os elementos de romance de encaixaram muito bem nessa história e na medida certa, inclusive o romance não é tão óbvio quanto parece e não é um tipo de romance que vejo com frequência.

Um ponto que me atrapalhou na leitura foi o nível de complexidade de como funciona as guerras e o sistema de política. Até hoje não entendi perfeitamente bem, acho que necessitava de um elemento gráfico pra explicar melhor como que funciona as ?armaduras? de guerra e os inimigos.

Por fim, gostei muito e estou ansioso pra ler uma continuação.

Ps: tem muitos gatilhos sobre abuso de substância, abuso físico e violência de modo geral .

LeSoze 18/04/2024

Tive raiva do feminismo
Que coisa foi essa que eu li!!!??? É tanta incoerência nesse livro que é inadmissível!! A personagem principal é insuportável, as cenas acontecem sem nenhum sentido, eu queria poder descrever em palavras tudo que tem de errado!!

O universo é extremamente confuso e não há explicação pra nada, eu não consegui visualizar nada não minha mente e tudo que imaginava era extremamente bizarro!!

Tirando que a ideia de feminismo aqui é extremamente distorcida!!
"Sou feminista então eu tenho o direito de gritar quando eu quiser, julgar quando eu quiser e 🤬 #$%!& as consequências!"

E esse relacionamento??? Juro que em um capítulo ela estava gritando (essa menina não para de gritar) que odiava o cara e tinha pavor dele, 5 páginas depois "ain ele é todo pra mim"

Pior trisal da história!!! Cadê o desenvolvimento???

Na verdade não há desenvolvimento de NADA aqui!!!!

Ridículo!!!

Julia 17/04/2024

QUE LIVRO FOI ESSE?!!!
Esse livro é um dos melhores que já li, o final dele me deixou assim ??? que livro FOI ESSE MANO DO CÉU

Danielly.Klaiber 17/04/2024

Wu Zetian [...] seja o pesadelo deles
Você está aqui alegando que é melhor do que os outros rapazes, mas quais são as provas que tem? Uma vida que nem sequer chegou a salvar? ? digo, com um nó crescendo na garganta. Lágrimas caem dos cantos de meus olhos. ? Aquelas garotas tinham a vida toda pela frente. E você? Que motivos ainda tem para viver? Que motivos ainda tem que valessem a vida delas?

É com essa declaração icônia dessa diva feminista, que eu inicio minhas considerações sobre o livro.

O livro deixou muito a desejar no quesito ambientação e criação de universo. Existem tópicos da história que eu estou até agora tentando criar uma explicação para não deixar uma lacuna no meu cérebro. Mas, em contrapartida eu gostei de como a autora realizou o desenvolvimento dos personagens, principalmente da nossa protagonista.
O livro aborda muito a questão de gênero e o espaço que a mulher ocupa nessa sociedade dominada pelos homens, de uma forma muito sutil, mas ao mesmo tempo sem sutileza nenhuma.
Minha nota é totalmente devido a falta de construção do universo, acredito que para você propor algo diferente você tem que saber desenvolver, para que os leitores entendam onde você quer chegar e consigam mergulhar no universo. Como isso foi algo que me incomodou muito no livro, acho justo a nota que estou deixando.

lena 16/04/2024

Caras. não sei explicar!
até 60% do livro eu estava muito animada com a leitura, mas começou a ficar muito confusos e cheio de coisas que eu sentia que faltava desenvolvimento e pareceu que só foi jogado
eh

malunevs 13/04/2024

Bem-vindos ao seu pesadelo!
Eu precisava de uma personagem female rage depois que terminei A Guerra da Papoula.
Gostei bastante da história, o final foi muito inesperado.
Tenho uma imaginação muito limitada quando se trata de ficção científica, algumas partes se tornaram confusas, mas nada que tenha atrapalhado a leitura.

Um ponto que não gostei, foi o retorno do Qin Zheng. Entendi que ele é o mais poderoso e tudo o mais, mas ele ficou dois séculos desacordado e já acordou indo pra guerra assim?

Shimin, eu queria te colocar numa bola de vidro e te protejer pra sempre.

Espero que continuação não decepcione!

Pessego.Peaches 10/04/2024

PERFEITO.
Terminei de ler o livro e assim... Eu não estava preparada pra esse final. TIPO ASSIM, DE VERDADE, EU NÃO ESPERAVA QUE >NÓS< SERES HUMANOS SERÍAMOS OS ALIENÍGENAS, VEI. Eu sempre tive um pouco de empatia pelos hunduns, principalmente quando e autore faz questão de nos lembrar que os pilotos sentem o que eles sentem quando morrem e isso sempre me deixou meio triste porque eu imagino os hunduns de uma forma muito fofinha então né . Enfim.

Fiquei chocada com o quanto eu gostei do trisal?? Achei tão bem desenvolvido, tão fofo, tão #(+$_8_(8_, sabe???? Eu JURAVA que iria odiar mas acabei amando e quase chorei de desespero quando pensei que o Shimin morreu. Tipo, imagina criar um dos melhores trisais do mundo só pra matar um deles depois? Eu acho crueldade com nós leitores poligamicos que estamos cansados de triângulos amorosos fubangos e xexelentos.

Outra coisa que eu gostei do livro é como ele não segue o óbvio. Várias vezes as pessoas tentam manipular a Zetian por meio da vergonha ou do medo, mas ela percebe isso e rapidamente começa a repelir esses tipos de pensamentos, sabe? Acho isso muito legal porque concordo que algo só se torna vergonhoso, se você achar que é vergonhoso. Se você não liga, é só mais uma história pra contar.

Concluindo aqui minha resenha, tenho uma teoria de que esses deuses não são deuses e sim pessoas normais. Talvez os Sábios ou algum tipo de associação secreta, não sei. Mas depois que descobri que os humanos não estão nem na ? #$%!& do próprio planeta, eu não duvido de mais nada. Já sei também que esse governo da Zetian vai dar errado porque apesar de odiar o pai do Yizhi, ele estava certo. Ela não sabe governar um país e mais do que isso, ela não tem muitos aliados confiáveis. O governo de um país, por menor que seja, é feito de camadas. Ainda mais em um país estruturalmente machista. Duvido que ela vá conseguir (e é o que eu espero, gosto muito de treta política e quero ver o que ela vai aprender com isso).

E por último, mas não menos importante: Deus por favor tire todo o sofrimento do Li Shimin e mande para o pai da Zetian.??