Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

Maria9884 07/03/2024

O real significado do triângulo
Que experiência foi ser esse livro, pensei que fosse ser uma leitura um pouco arrastada, como eu estava enganada. Li em dois dias.
Você se engloba na história de uma forma sensacional.
Além de claro, apresentar um novo desfecho para a trope de triângulo amoroso, o que eu diria que é o real significado de um triângulo.
Quero muito mais livros assim.
O livro choca até o final e junto de um epílogo avassalador deixa um gancho enorme para sua continuação, que espero ansiosa ser lançada.
Com certeza vai para a lista de favoritos.

Ringdingdong 06/03/2024

Uau
Meu Deus, que final foi esse. Normalmente não gosto muito de sagas ou livros que não acabam no primeiro mas esse desencadeou uma curiosidade em mim. Sem dúvida uma das melhores leituras desse ano.

Ketley7 05/03/2024

Chocada
Nunca pensei que ia visualizar cenas de ação tão bem como foi nesse livro, geralmente não gosto de cenas de guerra e ação desse tipo porque fico perdida, mas nesse consegui visualizar tudo e quero um filme igualzinho eu vi, confesso que no epílogo fiquei confusa no início, pois são muitos conceitos e é um mundo fora da nossa realidade, uma ficção científica com um fundo de fantasia e tecnologia avançada, mas depois que peguei essas informações a leitura fluiu que uma beleza, eu não conseguia parar de ler, o plot da primeira parte ao mesmo tempo que era previsível me surpreendeu, cada vez que a história ia se decorrendo ia ficando cada vez melhor, a Zetian tem uma personalidade forte mais ao mesmo tempo é imatura porque ao mesmo tempo que ela pensa fora da bolha que ela foi criada ela é resistente a opiniões opostas, e so ela esta certa e sinto que ela perdeu o seu foco principal no meio do livro, queria maís desenvolvimento dela com a irmã mais velha pois é o ponta pé do início de tudo. O ponto alto pra mim foi a parte 2, com o Shimin, todo carrancudo com uma história própria bem desenvolvida e acaba que os dois tem suas semelhanças, suas dores são diferentes mas eles se reconhecem, eu passo muito pano pra ele, e eu gostei do Shimin pelos detalhes da sua personalidade, já o Yizhi eu confesso que fiquei meio pé atrás com ele, tão bonzinho e compreensivo acabei achando ele meio chato, perdão, é literalmente um "triângulo" amoroso de ambos os lados hehe, o único momento que minha leitura deu uma travada foi na parte 3, as "publicidades" e acordos foram meio entendiante, mas dai vem a inesperada parte 4 e eu fiquei simplesmente chocada com tudo, aconteceram muitas coisas com um gancho pro próximo livro que irei morrer de ansiedade esperando.

giorrut 02/03/2024

Estou extasiada
Acabei a leitura em pouquíssimo tempo porque ela te prende de uma maneira impressionante!
Tinha visto uma crítica sobre o "feminismo neoliberal" inerente à história e achei que ficaria incomodada, porém, não foi o caso. Vejo que o livro explora um pouco questões de diferença de classe/etnia, expressões de gênero e sexualidade "fora da norma" e até uso de violência bruta contra classe dominante (isso não é muito neoliberal não é mesmo rsrs), então, achei ótimo. Pelos olhos da protagonista acabei relembrando como era minha relação com esse ódio ao patriarcado nos meus 18 anos, e me emocionei realmente. A história é, no fim, sobre dor, luto, ódio e vingança, mais do que qualquer outro assunto. E é surpreendente, mesmo em moldes já conhecidos. Confesso que adivinhei o final do livro, mas ao invés de achar óbvio, achei T U D O!!!!!!!

Lulis 29/02/2024

Eu sei que essa nota é devido ao meu estilo de leitura, pois não gosto de ler fantasias. Eu não consegui me conectar com os personagens nem com a história, as cenas de batalhas pra mim uma chatice. Mas o livro trás um lado e uma história sobre a mulher muito boa.

"Essa garota que quero ser? Uma garota que precisa ficar grudada a um rapaz?"

Rocha Anselmo 24/02/2024

Não esperava muito, recebi uma grata surpresa
Confesso que não aguento mais distopias. Não aguento mais heroínas e seus pares, nem a coisa toda de "vamos derrubar o governo", porque fui uma adolescente leitora de jogos vorazes e agora parece que já li todas variações possíveis desse gênero. Maaas, essa foi uma grata surpresa. Excelente narrativa, personagens muito complexos, ambientação interessante e nada óbvia. Acho que o meu problema com distopias só se encaixa com literatura estadunidense. A forma como elementos da cultura chinesa foram implementados junto de aspectos meio streampunk foi incrível! Tenho até medo de dizer isso, mas consigo ver algo em audiovisual muito bom saindo desse livro.
Não vejo a hora de ler a continuação!

Giulia.Rigone 22/02/2024

Eu gostei bastante do livro, achei muito interessante a maneira que a ficção se junta com a história chinesa!! O final é surpreendente, não esperava isso... estou ansiosa pro lançamento do próximo!!!

KimKazz 22/02/2024

Conflitante
Acabei o livro, mas ainda não sei exatamente como me sinto com ele.

A sensação final, com toda certeza, é de que não deveria ter sido um livro único, pois há elementos mais que suficientes para gerar ao menos uma trilogia. Digo isso porque nos 20% finais do livro acontece tanta coisa e de modo tão rápido que muita explicação é perdida, fora aquele epílogo absurdo que sinto que foi apenas um potencial desperdiçado. Sendo sincera, eu já imaginava a verdade, tanto sobre as pilotos quanto sobre os hunduns. Ainda assim, não deixou de ser chocante. Se tivesse sido desenvolvido melhor e em mais livros (fora as pontas soltas que com certeza dariam pelo menos mais um segundo livro) teria o resultado perfeito.

É inacreditável o modo como vemos as pressões de gênero, sociais e políticas jogadas na nossa cara de um jeito tão visceral. Não dá pra ler e não se questionar sobre como essa obra também engloba muito do que temos agora, acontecendo num mundo real longe da fantasia, ficção científica e distopia. É um chamado ao feminino, mulheres também podem, não devemos ser subjugadas como lixo ou apenas boas esposas. Nossas existências vão além. E, sim, os humanos são o lixo na terra, destroem tudo o que tocam (apesar do potencial de construção que temos).

Sinceramente, é uma pena que o final do livro tenha sido tão acelerado e ligeiramente bagunçado, porque estava caminhando para ganhar cinco estrelas. Ainda assim, vou favoritar.

Lin_Luna 22/02/2024

Mulher poderosa na área!
Sinceramente, q livro perfeito, eu amei!
Desde o fato de que a protagonista é uma put* mulherona, quanto o fato de ela se revoltar com o mundo, e querer mudar ele, essa mulher linda, maravilhosa e cheirosa chamada Wu Zetian, é incrivel, a gata só resolveu ser mais forte q todos e querer revolucionar tudo, fazendo as mulheres serem iguais ou MAIS fortes que os homens, sem falar q ela foi e fez os dois "maridinhos" dela entrar nessa revolução toda!
E é isso mesmo! TEMOS UM TRISAL NESSE LIVRO!
Foi chocante, de um jeito MUITO bom!!!
E esse final? Cara, sempre desconfiei skakakksks!!!
Eu tinha certeza q os huduns n eram os vilões!!!
Só posso dizer! EU TAVA CERTA!!!

Animania 19/02/2024

Uma protagonista que pensa
Comecei o livro sem entender muito bem como a autora iria desenvolver sobre o mundo em que Viúva de Ferro se passa. Porém, um dos pontos que mais me pegou fora a construção da personagem principal, ela não é perfeita mas realmente entende a situação do que é ser mulher naquele mundo, questiona, briga, reinvindica seus direito e é vingativa, dessa forma isso tudo me pegou de um jeito muito grande.
Além disso, há o desenvolvimento com outros personagens que é tão linda, mesmo sem ser focado no romance, a gente torce para que dê certo. Recomendo essa ficção científica, ademais estou ansiosa para a continuação do livro, pois há umas soltas pontas ainda que a trama nos deixa perplexos em relação a onde toda essa história vai dar.
Bekah Abreu 19/02/2024minha estante
Me interessei! Já adicionei!

starwhismes 18/02/2024

Calma! 3.5 estrelas não é tão ruim.
O livro tem um leitura muito fluída e a autora usa palavras muito simples que facilitam a rapidez na leitura.
O livro se passa no China (o que fez com que já tivesse estrelas comigo kkkkkk), a história é perfeita, a força da personagem principal é inspiradora mas precisamos falar sobre algumas coisas.
1 - Algumas situações podem te dar gatilhos, cuidado!
2 - No meio do livro acontece um trisal, me fez tirar várias estrelas kkkkk
No mais o livro é excelente, tem meu selo de recomendação.

ClaraGostaDeLer 18/02/2024

OS BISSEXUAIS NUNCA MORRERAO
Pra mim i livro tava bem mais interessante no começo eu tava TOTAL VICIADO masss nao deixa d ser um bkm livro!!! me apaixonei pelo yhizi meu babygirl e a escrita e taooo satisfatória ?? E ESSE PLOT NO FINAL PQP

.marie 17/02/2024

Inegável que é uma história inteligente e a premissa é sim interessante, mas foi uma leitura completamente insuportável, cansativa. não consegui apreciar nenhum dos momentos da história por completo, ou por serem confusos demais ou por deixarem ?vazios? no desenvolvimento. sinto que muitas coisas na história foram colocadas, mas não totalmente desenvolvidas.

a personagem principal é muito mais um anti-herói que qualquer outra coisa e eu gosto disso, mas teve umas ações dela que, por deus, não deu; eu tive que forçar muito pra engolir.

enfim, simplesmente não deu. não sei se vou ler a continuação.