Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

marcosvinni11 26/01/2024

O pesadelo recém começou.
Adorei o livro, acho que muitos homens deveriam ler pra pegar as metáforas de tudo que as mulheres passam nos dias atuais que estão no livro. A protagonista é incrivelmente forte, porém acho ela super extremistas. Não importa os meios, ela vai mudar o mundo, gostem ou não. Eu achei que o final iria me incomodar porque tava ficando tudo muito fácil depois que o um Deus Ex Machina, mas tem um plot twist bem interessante (que dava pra pegar antes porém eu não dei bola para as dicas que o livro ia dando haha). Esperar agora para ver como será as continuações dessa intrigante história.

LuanGabs 25/01/2024

Acho que nunca tinha lido um livro que começa tão empolgante, tão a 100km/h e da metade pro final vira uma água de salsicha, morna, sem graça e com um plot twist bem aleatório pra tentar passar uma sensação de choque.

Adorei a rápida ambientação de mundo. Senti inspirações fortes em Evangelion, em Shingeki no Kyojin e a temática da desigualdade de gênero enriquece muito a narrativa inicialmente. A proposta dos pilotos homens subjugarem mulheres pra extrair energia em operar as Crisálidas é aterrorizante e monta um tom grave pra historia. Infelizmente todos esses pontos positivos não ultrapassam os 55% do livro até o final.

A resolução do arco inicial de vingança é rápido demais. E isso até me fez pensar que à exploração das consequências desse ato fossem gerar coisas de proporção maior, mas o que vemos na parte 3 é a historia assumir um tom de romance completamente sem graça, mal trabalhado e sem dar camadas pros personagens, arrisco dizer até o contrário, desconstrói muito a personagem da Wu.

A sensação é que todo o arco de defesa da muralha foi deixado de lado até que lembram quem é preciso resolvê-lo e a ação volta apressada, com cenas rápidas e mal descritas. A parte 3 e a parte 4 é uma decaída forte da escrita. É de fato bem decepcionante.

O momento que Wu menciona que se sente ?masculina? ao assumir a cadeira de pilotos homens é uma vergonha alheia. Preciso mencionar isso porque isso foi um ponto que me faria dar 1 estrela pra esse livro, mas não vou ser injusto em esquecer que curti muito até mais ou menos 180 páginas.

forgetmenot. 25/01/2024

Surpresas necessárias
A temática do livro me parecia bastante interessante. Confesso que o ritmo de leitura foi um pouco lento, ainda mais em alguns momentos um pouco entediantes. Mas a progressão dele é super interessante, a linguagem e os diálogos são definitivamente um dos maiores acertos da autora.

O livro segue uma narrativa que conta uma história tão estranha mais ao mesmo tempo tão similar com o que vivemos "A dor de uma mulher em uma sociedade que a subjuga a um lugar de serventia". Outro acerto muito grande é como a autora escolhe mostra a cultura chinesa com elementos da sua fantasia, da sua beleza e até mesmo tecendo críticas a ela.

Por fim, sem dúvida. O final é bastante surpreendente e de fato deixa a gente com gostinho de quero mais.

Amanda 25/01/2024

Derrubada do patriarcado
Devo admitir que faz muito tempo que algum livro alugou um triplex na minha cabeça, e não esperava que fosse esse a fazer esse feito de todos os livros da minha meta 2024. É muito louco pensar que eu não criei muita teoria durante a leitura, sendo que é uma das coisas que mais amo fazer enquanto estou lendo. E esse fato mostra que a história é tão viciante e envolvente que você só quer devorar o livro, sem nenhuma pausa. Me surpreendi muito com esse aqui, apesar de eu não conhecer muita cultura chinesa, fiquei fascinada. A escrita é muito bem feita. Não sei o que mais me deixou surpresa: o trisal que ninguém tinha me avisado sobre ou o final do livro. Não curto muito relações não monogâmicas (acho que é porque interpreto como "uma traição consentida", e isso me incomoda), mas tirando isso amei o livro inteiro. Ele faz tantas críticas à sociedade machista e sobre o espaço e o papel da mulher que só conseguia pensar: "nossa, como esse livro é necessário!"; "nossa, como a leitura dessa obra deveria ser obrigatória!”. O que tem a falar aqui, por mais que seja um livro fantasioso, eles põe muito a realidade, o que faz seu lado crítico entrar em ação no meio da leitura. Sobre o final, é de explodir a cabeça (tô processando tudo que li nas últimas páginas há muito tempo). Enfim, se sente falta de ser pego de surpresa, ficar processando finais chocantes e criar zilhões de teorias esse livro é para você.

Beatriz3335 25/01/2024

Do início até ao meio este foi um livro bastante marcante, que fala sobre temas importantes sobre igualdade de género e técnicas de beleza bastante cruéis que desejam submeter o sexo feminino ao controlo dos homens.
Do meio até relativamente um bocado antes do fim, torna-se muito repetitivo, sempre a bater no mesmo ponto e a referir os mesmos pontos de vista, num ciclo sem fim.
Já o fim é bastante surpreendente e conseguiu salvar o livro e dar vontade de ler o segundo.
Relativamente ao romance, pareceu um bocado forçado só para bater certo com o facto de que as mulheres devem poder ser livres romanticamente, mas que não teve grande desenvolvimento e aparece só por aparecer.
Recomendo devido aos tópicos abordados, e relativamente à história em si, já o romance deixa levemente a desejar.

nickelivros 24/01/2024

Viúva de ferro - review
Nessa ficção futurista a gente é engolido pela escrita abrasadora de Xiran Jay Zhao e nunca em toda minha vida li alguém escrever tão bem sobre o sistema do patriarcado dentro da sociedade. Eu gostei muito das cenas de luta e da força da protagonista, todo o plano de fundo da história em si é muito incrível e a cada página a gente é engolido por novos acontecimentos e revelações. Ao mesmo tempo que é uma história cheia de dor e raiva a gente é confrontado com relações que nos enchem os olhos e nos faz repensar muitos coisas acerca daquilo que é convencional e do que não é. Eu adorei os personagens e a trama mas preciso confessar que senti a escrita de autore um pouco arrastada, as cenas são muito rápidas e em alguns momentos senti falta de emoção em algumas cenas, ainda assim a experiência de leitura foi positiva, tô muito ansiosa pro próximo livro!

Emanoeli 22/01/2024

Legal
Eu gostei do universo. Ele junta várias coisas que já vi em filmes/animes, mas tudo funciona muito bem junto. Comecei o livro bem empolgada, mas depois de um tempo acabei desanimando um pouco. Uma coisa que me incomoda ultimamente (e nem é algo específico desse livro) é a narrativa em primeira pessoa. Acho mais interessante quando a narrativa consegue trazer mais pontos de vista além do protagonista. Também tive dificuldade de imaginar os huduns. Em algum momento li que eles tinham cascas muito resistentes e aí na minha cabeça eles viraram uns besouros gigantes e desajeitados kkkkk A protagonista não é a típica pessoa boazinha, o que é bem interessante. Mas, pra mim, parece que foi tudo muito rápido, senti falta de um desenvolvimento mais profundo das personagens. Também achei o final do livro bem corrido. Esperei pela reviravolta que vi nas resenhas, mas foi nada demais, era algo que já dava pra imaginar. Enfim, algo na escrita não me prendeu, mas valeu a leitura. Eu gostaria de ver esse livro adaptado em um filme, acho que ficaria bem legal e poderia explorar os pontos de vista que não vi no livro.

Mari 21/01/2024

Muito bom mas nada inovador
Vou ser breve, foi um livro muito bom, com uma leitura bem rápida mas não me surpreendeu. A protagonista é legal e os outros personagens também. Não esperava romance e recebi (literalmente) um triângulo amoroso, confesso que eu não gostei, porque eles se entenderam em um único capítulo. Acertei o plot, nada original, e o epílogo tbm não me chocou, só me deixou curiosa pro próximo livro. Tive certa dificuldade em imaginar as cenas de ação, não sei se foi culpa da narrativa ou minha mesmo. Achei legal o sistema de qi, as crisálidas e os hunduns. Resumindo, é um livro bom, vale a pena e entendo o hype.

Nayra 20/01/2024

O desenvolvimento da história oscila bastante, com momentos bem fluídos e cheios de tensão, e momentos beirando o tedioso.
Apesar disso, é uma boa história. Poderia ter tido um desenvolvimento melhor de personagens, mas deixou um gancho com potencial para uma continuação bombástica.
Uma ótima leitura, que consegue provocar tensões, suspiros e teorias.

Dalac.to 19/01/2024

O começo é bom, tem suas artimanhas e prende a atenção do leitor, mas infelizmente o final deixa a desejar.
Todo o enredo formado pela autora durante o livro é finalizo -na minha opinião- de maneira que leva a uma confusão e a perca das sensações sentidas no restante do livro.

dia 19/01/2024

Esse com certeza vai estar entre os meus favoritos do ano, amei a história e os personagens. Mal posso esperar pelo lançamento da continuação aqui no Brasil.
Achei a parte da magia/fantasia meio complicada mas não é algo que atrapalha a leitura, é só ter um pouco mais de atenção que os termos ficam mais claros e as coisas fazem mais sentido.
Gostei muito da Zetian, ela é muito forte e essa coisa meio heroína e vilã ajudou muito nisso, adoro essa dualidade. O Shimin e o Yizhi são uns fofos.
A parte do romance eu gostei muito de como foi desenvolvida. E também gostei pra caramba do lance dos robôs gigantes.
Apesar de ser uma história de fantasia em uma distopia futurista ela aborda muitos tópicos feministas e de gênero e eu curti muito como esses pontos são abordados com naturalidade.
Xiran tem um jeito de escrever que te deixa muito ansioso pra começar cada capítulo então chega a ser difícil interromper a leitura. Com certeza um livro 5 estrelas.

artscoups 17/01/2024

Maravilhoso!!!!
Que livro bom!!!

Tem um plot muito interessante e o decorrer da história é viciante, eu sempre queria saber o que iria acontecer. A autora foi muito criativa na criação do mundo desse livro, teve coisas que eu nem entendi completamente de tão pensado que foi.

Gostei muito de como foi introduzido e desenvolvido o relacionamento da Zetian, do Yizhi e do Shimin. Me surpreendeu muito positivamente que o Yizhi e o Shimin também se gostavam. Só queria que tivesse tido um pouco mais de cenas dos três juntos depois que os três aceitaram que se gostavam, foram muito poucas.

O plot twist no final do livro me deixou surpresa positivamente, nem passou a ideia pela minha cabeça e começou a fazer sentido.