Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

le.se.caliope 13/01/2024

Em estado de tremedeira. Com certeza não esperava esse final. A escrita de Xiran é muito bonita e elu tece muitos pensamentos e reflexões importantes durante a história. Fiquei apaixonada com Viúva de Ferra, um livro sobre mulheres fortes em um mundo horrível.

Anderson 10/01/2024

Bom.
Difícil falar desse livro kkkk.

Começo dizendo que o livro é bom, a história é instigante e adoro a junção de ficção científica com fantasia, além da inserção de debates sociais como o feminicídio engrandecem o enredo.

Achei o enredo pouco original, tanto o centro das ações quanto o discutido e aclamado plot twist me remetem diretamente obras do mercado cinematográfico:

A batalha entre robôs, controlados mental e fisicamente por uma dupla de humanos, contra seres alienígenas pelo controle do planeta me remete muito diretamente à Circulo de Fogo, filme de 2013 escrito e dirigido pelo Guillermo del Toro. Inclusive essas semelhanças me ajudaram a entender e a imaginar os acontecimentos em determinados momentos em que os relatos são muitos simples e pouco detalhados, obviamente focando em deixar a leitura mais fluida, mas dificultando a compreensão.

E o plot twist me remete muito ao filme Ender's Game - O Jogo do Exterminador (2013) escrito e dirigido por Gavin Hood. Não vou detalhar para evitar spoilers.

raicuzao 09/01/2024

Muié de ferro vs machismo
Assim, não achei a bomba que falaram que era, mas também não foi um livro maravilhoso.
até pelo menos a metade, foi a parte mais difícil pra mim de acompanhar porque eu queria abandonar ? ora a narrativa da zetian ficava muito boa e mágica e ora essa magia desaparecia e só ficava chato.
achei os personagens ok, pra mim faltou um desenvolvimento da maioria principalmente no quesito relacionamentos.
no mais, acho uma boa recomendação caso você não tenha visto nada sobre
#paz
10/01/2024minha estante
Protagonista q nao sabe oq q quer acha uma coisa dps outra(narracao em 1 pessoa ou é boa ou e horrivel, plot batido ou sem sentido, so o comeco q e bom pq tem a esperança do desenvolvimento, q nao tem

10/01/2024minha estante
Descontei meu odio do nada

Cássia 08/01/2024

Legal, eu acho
Olha, é um livro bacana. Tirando o fato de ser muito cópia de um anime aí (a própria autora cita ele nos agradecimentos), é legal, mas esperava mais. O que me incomodou muito foi alguns personagens muito estereotipados, parecendo que só existiam para ser um empecilho para a personagem principal, parecem uns npc's. Meio paia, superficial, acontece né. Primeiro livro da moça, vou relevar a montagem meio fanfic. O final foi uma delícia, me ganhou ali. Só por ele vou ser obrigada a ler o próximo, preciso ver no que essa brincadeirinha vai dar...

Sophia.Alkmim 07/01/2024

Épico e envolvente!
O livro da autore Xiran Jay Zhao une tudo o que há de mais aclamado na literatura pop, com uma cara nova e extremamente enervante!
Fazendo uma grande mistureba entre ficção científica, fatos históricos e inspirada no anime "Darling in The Franxx", Zhao criou um universo completamente inédito e envolvente, digno de um livro próprio, para que possamos entender melhor o mundo em que Wu Zetian vive.

E por falar nela, que personagem única é a Wu Zetian. uma jovem com sentimentos intensos e muito, MUUITO ÓDIO! Determinada a mudar o mundo, essa personagem, inspirada numa imperatriz real, nos faz refletir o papel da mulher em nossa própria sociedade e, também, se assustar um pouco kkk

Como u próprie autore diz, não esperem dois homens brigando pela protagonista, neste livro, temos um triângulo amoroso, onde todas as partes são iguais, um trisal autêntico!

No mais, recomendo a leitura para quem deseja inovar e, acima de tudo, superar crenças limitantes, preconceitos e pensar de forma diferente sobre si mesmo e sobre a sociedade em que vivemos.

laurinhalag 07/01/2024

Que livro incrível. Uma história muito diferente de tudo que ja li e carrega uma mensagem forte. Pude sentir as angustias da protagonista e acelerar meus batimentos com todos os acontecimentos finais. Adorei.

Carolina 07/01/2024

Interessante, mas...
Eu me decepcionei muito com o final. Tive a sensação de que enrolaram durante o livro inteiro e depois correram para fazer aquele final. Enfim, seria um livro ótimo, se não fosse por isso.

Ciel 06/01/2024

Maravilhoso
Livro OTIMO, amei tudo, a construção do mundo, os personagens, tudo. Aquele final, meus amigos... eu tô atônito, me deixou simplesmente sem palavras. Ela levou o "seja o pesadelo deles" realmente a sério kkkk estou ansioso pra CARAMBA pro segundo livro sério, espero que lance logo kkkk meu Deus um ótimo livro, só achei que o trisal demorou um tico pra desenvolver, mas como esse não era o foco blz. Mal posso esperar pra ver como a história se desenrola no segundo livro, espero ser tão incrível quanto o primeiro.

NathAlia5656 06/01/2024

Ícone ??
Se vc é mulher leia esse livro e se vc não é leia pq ele é incrível.Primeiramente que esse livro foi vendido no tik tok por causa do trisal não que o romance não seja lindo,mas 🤬 #$%!& um livro que fala sobre patriarcado e feminismo num universo de fantasia tão bom não deveria se resumir a só isso. A Zentai ou imperatriz Wu é inesquecível eu tava com saudade de um protagonismo feminino forte assim no estilo Aelin de Tog e da protagonista de guerra da papoula.A escrita é boa , a história é cativante, não tem hot (eu sei TB fiquei tristekk), e fala sobre ser mulher de uma forma??
"Vocês viveram um sonho por tempo demais! ? grito para as câmeras, entre explosões de uma risada maníaca, levantando os braços. ? Bem-vindos ao seu pesadelo!"

Kayxzzz 05/01/2024

Humanos.. escória do universo?
Minha primeira vez lendo esse tipo de livro e gostei muito, o shimin é um querido (queria que ele fosse meu), o livro me prendeu bastante durante a história e achei o plot interessante (as crisálidas me lembrou mt um EVA de evangelion), o romance q se desenvolveu durante a história foi tudeee, o yizhi é um fofo, a zetian lacruda, e o shimin aaa?(trisal bem longe de mim), derramei algumas lágrimas enquanto lia sim, e ansiosa para saber a continuação (não sei se vou ler).

raquel541 04/01/2024

Minha opinião em 'Viúva de Ferro'
Eu quis ler esse depois de ter lido "A Guerra da Papoula" porque achei que tivesse a mesma vibe e eu ainda não sei se essa suposição está 100% certa.
Agora estou viciada em livros com protagonistas femininas com morais duvidosas?
"Viúva de Ferro" tem uma construção de mundo interessante e boa mas que não me agradou muito... Mas ainda assim me prendeu bastante.
Vou confessar que as vezes as falas e discursos da Wu me cansaram demais com todo o papo de "odeio homens e todos tem que morrer", mas tem momentos em que ela acerta nesse aspecto.
Eu amei o fato de que ela não hesita em fazer o "mal" (acho relativo), e nem tem um debate absurdo dentro de si sobre poder ou não poder fazer. Ela faz e ponto final!
Enfim, é um livro bom?

Cristina117 31/12/2023

Incrível, apenas!
Eu simplesmente amei esse livro, é uma distopia bem diferente de todas que eu já li.

A protagonista é maravilhosa, super forte e empoderada apesar de sofrer muito, os personagens secundários também são muito bons, você consegue se conectar com eles.
Temos algumas cenas de romance também, porém não é o foco da história.

Só não dei 5 estrelas pois tive uma certa dificuldade em entender o sistema de qi, e as crisálidas, também achei que o livro passou rápido de mais, em 50% do livro só tinha se passado um mês.
Fora isso é uma leitura incrível e bem fluida, estou ansiosa por uma continuação!!

(??pesquisem os gatilhos??)

edifícioesplendor 31/12/2023

Última leitura do ano, fechei com chave de ouro
Coisas que amei no livro (em nenhuma ordem específica):
1. O universo é muito bem construído e diferente de tudo que já li. É uma mistura de fantasia com ficção científica, que trabalha muito bem a parte mais "física" do worldbuilding (em termos de como funcionam as crisálidas, os hunduns, o qi, etc) sem deixar de lado a construção da sociedade e da história que leva ao contexto da narrativa. E tem alienígenas não humanóides!!! Amooo
2. O livro é inspirado em elementos da cultura chinesa, e é muito bom ler uma obra de fantasia que não seja inspirada na Europa medieval ou mitologia grega, como a maioria das que eu tinha lido até então
3. Os personagens. Não há simplesmente heróis e vilões, todos os personagens são movidos por suas vontades próprias. A protagonista, Wu Zetian, é muito bem escrita, e às vezes toma umas decisões que acabam atrapalhando os próprios planos, mas é condizente com a situação na qual ela se encontra
4. As descrições dos ambientes. Achei tudo lindamente descrito, em termo de escolha das palavras. As descrições das crisálidas são boas, mas só fui conseguir entender e imaginar melhor na segunda metade do livro.
5. Os temas são muito bem abordados, desde a sociedade extremamente machista na qual Zetian vive e tenta mudar, o preconceito contra Li Shimin e Dugu Qieluo por serem rongdi, e muitos outros
6. O final inesperado!! Tinha minhas desconfianças, mas nunca que eu ia adivinhar as revelações finais.

Coisas que não gostei muito:
1. Achei que faltou um pouco de desenvolvimento de personagem e das relações entre eles, mas assiti um vídeo em que ê autore explicava que, devido ao limite de palavras no contrato, algumas cenas precisaram ser cor
tadas.
2. A descrição dos trajes vitais (acho que é assim que chama). Demorei muito pra entender como funciona.
3. Achei o trecho entre mais ou menos as páginas 150 e 300 levemente parado, acontece várias coisas, mas não consegui me envolver muito

Acabei falando muito mais do que queria, mas é porque o livro é denso e muito rico. Enfim, recomendo muito e quero ler a continuação logo!!
Sophia.Alkmim 07/01/2024minha estante
Concordo com tudo amg

Rai 30/12/2023

Foi muito gostoso ler esse livro sem saber de nada sobre ele! Protagonista muito badass, com machismo rolando solto e ela estraçalhando tudo. Uma loucura de distopia chinesa com guerra contra alienígenas, não dá vontade de parar de ler.
Nao vejo a hora de lançarem a continuação

jujubetee 29/12/2023

Legal, mas não funcionou pra mim
Viúva de ferro foi um livro intrigante e desafiador de ler. o enredo elaborado com criações fantasiosas únicas (até demais) torna um pouco difícil visualizar o universo descrito por Xiran. a personagem principal é inspiradora e gera reflexão sobre os extremismos e radicalismos que as mulheres assumem na sociedade em busca de igualdade. o final, na minha opinião, foi o mais decepcionante de tudo. sinto que Xiran trabalhou em um clímax por 400 páginas até que não sobrou nada além de remendos para a finalização, arcando com recursos que beiram o clichê (perda, esperança e uma grande interrogação), o que torna o final beeeemmm broxante. não é exatamente o tipo de livro que me viria a mente para recomendar.