Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

Mariellen 31/01/2024

Muito bom odiei
MENTIRA kkkkkkkkk eu não odiei, mas acho que esse livro tinha potencial de ser muito melhor.
Ele é muito bom, as ideias são ótimas, apesar de algumas serem muito previsíveis, as resoluções são boas, POREM me vi várias vezes durante a leitura tendo que preencher lacunas de desenvolvimento com minha própria imaginação, sendo que talvez uma narração dupla (talvez do yizhi ou do shimin) teria tornado as coisas muito mais críveis e palatáveis.
Felizmente os personagens por si só tem carisma, e consegui torcer por eles tanto individualmente quanto como trisal mesmo o desenvolvimento sendo péssimo (quer dizer, QUE desenvolvimento, as coisas simplesmente aconteceram e de novo eu tive que preencher as lacunas com minha própria imaginação)
Ainda quero ler uma continuação, pra saber se essa história pode atingir o potencial que eu acredito de verdade que ela pode ter, mas por enquanto detestei o final, achei que uma certa decisão seria bancada, mas não deu nem tempo de internalizar oq tinha acontecido (ou sofrer sobre) pq uma solução já deu esperanças
Achei a ameaça da corte celestial vazia, se são tão poderosos pq não destroem os humanos
Mas ainda tô curiosa pra saber O QUE eles são
E #teamhunduns até o fim

Clarissa.Mata 31/01/2024

Viúva de Ferro definitivamente é um livro bom! O universo é cheio de nuances e detalhes fantásticos que te deixam curioso para mais. Entretanto, existe uma pressa na narrativa que acaba deixando algumas coisas a desejar.

O início do livro é impecável, uma apresentação perfeita para uma fantasia (que se confunde/funde bastante com ficção científica). A capacidade de Xiran Jay Zhao em contar o que deve ser contado e não enrolar é muito perceptível, e pra esse inicio impecável funciona muito bem. Mas aí é que vem o perigo, pq chega em um momento da história que queremos mais profundidade e mais detalhes e mais sentimentos e mais lentidão, e não acontece. A história segue, meio apressada, meio caótica.

Continua sendo um bom livro, só desejei que tivesse um pouco mais de freio.

Bia Valin 31/01/2024

Dei 5 porque não posso dar 1000
Cara, muito bom o livro!!! Ele é perfeito e eu não sei porque demorei tanto para ler ele.

O trisal é muito bem desenvolvido, não tem aquele fetiche que a gente sempre vê. Super bem trabalhado, gostosinho de ler.

É um livro fluido, não é maçante. Tem bastante fatos históricos sobre a China, a cultura, os nomes e crenças.

Fora o plot final, né. Eu nunca iria adivinhar o final.
Muito bom! Espero ler a continuação em breve.

Lucatooooo 30/01/2024

Amei
Não dei absolutamente nada por esse livro e ele conseguiu me surpreender positivamente do começo ao fim. Adoro como a protagonista não finge ser uma pessoa moralmente correta, ela aceita que é tão quebrada quanto o sistema e luta contra eles dessa forma.

E também amei o fato dela não ser o tipo de protagonista que desiste de vingança por conta de amor, pq mesmo apaixonada, ela ainda sim foi atrás de vingança.

Amei o Plot do final e estou completamente ansioso pelo segundo livro.

Karol 30/01/2024

"Eu fiz o que todos eles fizeram, eu subestimei uma mulher"
Em um mundo distópico, todos os dias garotas são entregues à morte pelo "bem maior".

Mesmo sendo usadas até o seu fim, as garotas são tratadas como nada, elas são proibidas de ter acesso a itens básicos, servindo apenas para serem esposas ou sacrifícios, enquanto os homens recebem toda a glória que se pode imaginar

A protagonista dessa história se recusa a aceitar a morte de sua irmã, e decide se infiltrar no exército de sua nação em busca de vingança, porém quando chega lá, ela percebe que as coisas não são tão "simples" como ela imaginava, sendo assim a protagonista decide lutar pela sua vida e de certa forma ela também luta pela vida de outras garotas e mulheres.

tsukiggk 28/01/2024

Um livro muito bom para ler e criar fantasias
Esse livro é um distopia chinesa, tem tecnologia é quase a base tudo principalmente para o exercício, mas ainda a cultura é fortemente primitiva como a mulher sendo considerada inferior como ser submissa e ter padrões de beleza.

A história é baseada em vingança. Zetian quer vingar a morte da irmã que foi morta por seu parceiro em uma espécie de nave que ,ambos que tem de se conectar mentalmente para dirigir uma máquina de guerra, em um campo de batalha.

A história é muito boa que faz você entrar no universo. Cada cena de batalha faz você imaginar. E o que achei muita ousadia da parte da autora foi criar um romance de triângulos amoroso, um trisal. LITERALMENTE UM TRISAL. E o mais incrível é o famoso plot twist que me deixou de queixo caído.

Recomendo muito

Valkiria7 28/01/2024

Maravilhoso
Um universo com muitos detalhes, as coisas vão sendo descobertas aos poucos, além da história também trazer um romance inesperado. Vários plot twist que você começa a suspeitar por conta das dicas que foram dadas mas no fim você acaba se surpreendendo.
Uma das melhores partes é o crescimento da protagonista que dá para observar com o passar dos capítulos, ela é corajosa e mesmo com medo faz de tudo para sobreviver e completar seus objetivos.
Estou ansiosa para o segundo livro?

Luuh.Markes 28/01/2024

Seja o pesadelo deles
"Não haverá redenção para mim. Não sou eu que estou errada. São todos eles."
Eu comecei a ler esse livro achando que ele seria mais um, porém me enganei completamente.

O livro me surpreendeu além das expectativas, especialmente em relação ao triângulo amoroso, que é algo que eu normalmente não gosto, mas como já disse a nossa rainha zetian, o triângulo é a forma mais forte.

O desfecho dessa dinâmica trouxe uma reviravolta emocionante, desafiando minhas previsões de maneira gratificante.

A protagonista, Zetian, se mostrou uma personagem incrivelmente forte e complexa. Consegui me conectar com suas emoções, ódio e motivações facilmente, proporcionando uma imersão profunda na trama. A força de Zetian é palpável, e sua jornada é uma montanha-russa de emoções que cativam do início ao fim.

A escolha da música tema, "No Time to Die" de Billie Eilish, para representar Zetian adiciona uma camada adicional de profundidade à ressonância emocional da história. A trilha sonora intensifica ainda mais a experiência, criando uma atmosfera única que se alinha perfeitamente com o tom do livro.

"Viúva de Ferro" é mais do que uma história de fantasia, é um mergulho emocional que desafia as convenções do gênero. Xiran Jay Zhao criou uma obra que não apenas atende, mas supera as expectativas, proporcionando uma experiência inesquecível ?????

polly.telles 26/01/2024

Ué... chat, me perdi.
Assim, a história começa bem interessante. Toda a raiva de Zetian, a frustração com o sistema - tudo é palpável e muito provavelmente são coisas que toda mulher sente em algum momento.
Zetian é o ápice do anti-herói. Suas ações são todas pautadas em sua raiva e angústia, e ela não mede esforços para conseguir o que quer. Shimin e Yizhi a ajudam como podem - mas é um pouco esquisito que às vezes pareceu conveniente demais os dois serem tão submissos à ela.
Mas até aí, a história estava caminhando. Atenção presa, leitura fácil e fluida (menos os nomes e o sistema de qi - isso eu confesso que foi um pouco difícil de assimilar). Até chegar nas últimas 80 páginas... meus deuses, o que rolou aqui? Aconteceu tanta coisa ao mesmo tempo, tanto plot, que me senti perdida demais - e isso é um pouco sufocante. Além disso, acaba meio em aberto o livro - o que pode ser um pouco frustrante.

marcosvinni11 26/01/2024

O pesadelo recém começou.
Adorei o livro, acho que muitos homens deveriam ler pra pegar as metáforas de tudo que as mulheres passam nos dias atuais que estão no livro. A protagonista é incrivelmente forte, porém acho ela super extremistas. Não importa os meios, ela vai mudar o mundo, gostem ou não. Eu achei que o final iria me incomodar porque tava ficando tudo muito fácil depois que o um Deus Ex Machina, mas tem um plot twist bem interessante (que dava pra pegar antes porém eu não dei bola para as dicas que o livro ia dando haha). Esperar agora para ver como será as continuações dessa intrigante história.

LuanGabs 25/01/2024

Acho que nunca tinha lido um livro que começa tão empolgante, tão a 100km/h e da metade pro final vira uma água de salsicha, morna, sem graça e com um plot twist bem aleatório pra tentar passar uma sensação de choque.

Adorei a rápida ambientação de mundo. Senti inspirações fortes em Evangelion, em Shingeki no Kyojin e a temática da desigualdade de gênero enriquece muito a narrativa inicialmente. A proposta dos pilotos homens subjugarem mulheres pra extrair energia em operar as Crisálidas é aterrorizante e monta um tom grave pra historia. Infelizmente todos esses pontos positivos não ultrapassam os 55% do livro até o final.

A resolução do arco inicial de vingança é rápido demais. E isso até me fez pensar que à exploração das consequências desse ato fossem gerar coisas de proporção maior, mas o que vemos na parte 3 é a historia assumir um tom de romance completamente sem graça, mal trabalhado e sem dar camadas pros personagens, arrisco dizer até o contrário, desconstrói muito a personagem da Wu.

A sensação é que todo o arco de defesa da muralha foi deixado de lado até que lembram quem é preciso resolvê-lo e a ação volta apressada, com cenas rápidas e mal descritas. A parte 3 e a parte 4 é uma decaída forte da escrita. É de fato bem decepcionante.

O momento que Wu menciona que se sente ?masculina? ao assumir a cadeira de pilotos homens é uma vergonha alheia. Preciso mencionar isso porque isso foi um ponto que me faria dar 1 estrela pra esse livro, mas não vou ser injusto em esquecer que curti muito até mais ou menos 180 páginas.

forgetmenot. 25/01/2024

Surpresas necessárias
A temática do livro me parecia bastante interessante. Confesso que o ritmo de leitura foi um pouco lento, ainda mais em alguns momentos um pouco entediantes. Mas a progressão dele é super interessante, a linguagem e os diálogos são definitivamente um dos maiores acertos da autora.

O livro segue uma narrativa que conta uma história tão estranha mais ao mesmo tempo tão similar com o que vivemos "A dor de uma mulher em uma sociedade que a subjuga a um lugar de serventia". Outro acerto muito grande é como a autora escolhe mostra a cultura chinesa com elementos da sua fantasia, da sua beleza e até mesmo tecendo críticas a ela.

Por fim, sem dúvida. O final é bastante surpreendente e de fato deixa a gente com gostinho de quero mais.

Amanda 25/01/2024

Derrubada do patriarcado
Devo admitir que faz muito tempo que algum livro alugou um triplex na minha cabeça, e não esperava que fosse esse a fazer esse feito de todos os livros da minha meta 2024. É muito louco pensar que eu não criei muita teoria durante a leitura, sendo que é uma das coisas que mais amo fazer enquanto estou lendo. E esse fato mostra que a história é tão viciante e envolvente que você só quer devorar o livro, sem nenhuma pausa. Me surpreendi muito com esse aqui, apesar de eu não conhecer muita cultura chinesa, fiquei fascinada. A escrita é muito bem feita. Não sei o que mais me deixou surpresa: o trisal que ninguém tinha me avisado sobre ou o final do livro. Não curto muito relações não monogâmicas (acho que é porque interpreto como "uma traição consentida", e isso me incomoda), mas tirando isso amei o livro inteiro. Ele faz tantas críticas à sociedade machista e sobre o espaço e o papel da mulher que só conseguia pensar: "nossa, como esse livro é necessário!"; "nossa, como a leitura dessa obra deveria ser obrigatória!”. O que tem a falar aqui, por mais que seja um livro fantasioso, eles põe muito a realidade, o que faz seu lado crítico entrar em ação no meio da leitura. Sobre o final, é de explodir a cabeça (tô processando tudo que li nas últimas páginas há muito tempo). Enfim, se sente falta de ser pego de surpresa, ficar processando finais chocantes e criar zilhões de teorias esse livro é para você.