Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

Fefe 17/02/2024minha estante
Juro senti o mesmo, kkkkk. Acabei de lançar a minha avaliação

Paloma 23/02/2024minha estante
Cheguei a conclusão de que ou você ama o livro ou abandona shjagsjahs foi um sacrifício ir até o final

Raissa594 13/02/2024

O principal motivo que me fez gostar desse livro foi a quebra de expectativa frente a personagem principal, ele foge do esteriotipo "garota interiorana indefesa que aprende a se defender com ajuda de um homem etc" que estou acostumada em ver em romance de sci-fi ou em fantasias no geral. Porém, algo que achei cansativo no livro, e que pode ser um pouco contraditório, é esse posicionamente hiper feminista que tende ao feminismo liberal em alguns momentos e que acaba com a fluidez do livro por trazer de forma não ôrganica as pautas feministas - inegavelmente importantes! porém, achei artificial a forma como foi inserida em alguns momentos. De qualquer forma, a idea central do livro é magnifica, amo personagens femininas fortes, determinadas, e como sede de sangue. A construção da Xu Zetian é muito boa, o sistema mágico e tecnologico é muito interesse, contudo, os demias personagens ficam um pouco rasos em alguns momentos. Também, os principais plots e twists do livro são facilmente descobertos bem no inicio do livro, o que não atrapalha a leitura, porque a escrita da autora é cativante. Enfim, o livro entrega tudo que promete.

Eloiza5 13/02/2024

Jogos Vorazes. Círculo de Fogo. Avatar. E aí?
Eu amo distopia protagonizada por jovens. Porém, com o passar do tempo, ficou difícil não fazer comparações com outros universos já estabelecidos, como Jogos Vorazes. Não que esse livro seja uma cópia, mas é perceptível que ele bebe de muitas fontes, e do jeito que foi feito não tem problema, na verdade, até ajuda a entender esse novo mundo que muitas vezes é confuso e cheio de denominações e conceitos da Mitologia Chinesa (provavelmente, não sou especialista e a própria autora explica isso melhor na nota).
Dito isso, eu gostei bastante, gosto desse pano de fundo envolvendo a desigualdade de gênero, da grande maioria dos personagens, da história desse lugar fictício... É bem interessante e tem até algumas escolhas que fogem dos clichês que rodeiam as distopias adolescentes.
Por exemplo, a Zetian é louca. Ponto. Espero que essas camadas delas sejam desenvolvidas mais para frente, principalmente em relação aos objetivos. Para mim, não ficou totalmente claro o que ela quer. Não sei ela quer viver ou morrer (situação que é uma gangorra no início e meio do livro), também não sei se ela quer mudar as coisas, ter poder, se vingar ou tudo isso ao mesmo tempo. Por isso, desejo que o arco dela fique mais fechadinho e claro nos próximos capítulos.
Por fim, continuo sem confiar muito nesse triângulo amoroso, que literalmente é "O Triângulo", não gosto tanto assim do Menino Gao, acho que falta um carisma, uma história forte para ele (coisa que a autora pode resolver). E, a reviravolta? Boa, surpreendente, eu de fato não esperava que ia ser isso.
Parabéns para a Xiran por ter feito uma nova saga promissora, que até filme vai virar (olha só), vai com tudo, mulher. Quero ver o final disso.

Ingrid 11/02/2024

Babilônico
Xiran Jay Zhao é incrível. Sempre fui fã do seu trabalho desde que assisti o vídeo falando sobre a live action de Mulan (se ainda não viram, assistam!!)

A história conseguiu me surpreender do começo ao fim e eu amei perdidamente os três personagens principais.

Só não dei 5 estrelas completas pq eu achei um pouco confuso as transições entre final e início dos capitulos.

Recomendo demais inclusive lerem sem ter a menor noção doq acontece como eu fiz!!

Nowah 06/02/2024

Livro simplesmente perfeito demais
Ele não me prendeu desde o início, porque normalmente livros chineses usam palavras que precisam ser pesquisadas no dicionário e frases bem elaboradas que requer uma certa quantidade de concentração para entender, então no começo eu fico nesse vai e volta no livro, isso só até ela voltar pra casa depois do que ela achava que era seu último encontro com Yizhi, ai eu me prendi de um jeito que 🤬 #$%!& , que história incrivel da 🤬 #$%!& mano.

Zetian é uma mulher poderosa e empoderada pra cacete, toda a luta dela em questão do machismo na sociedade que só vê mulheres como um sacrifício a homens,  foi montada de um jeito tão incrivelmente fantástico, mesmo tento a parte das mortes e tudo mais sobre "ninguém merece morrer", tudo tem consequências, usar as mulheres e diminui-las em prol de seu orgulho tem consequências, e elas foram Zetian, ela realmente estava disposta a fazer tudo pra conseguir o que queria, vingar a morte de sua irmã e libertar as mulheres da opressão, pois se ela conseguiu ser mais do que tudo que diziam que mulheres podiam ser, as outras também podiam.

Vou contar, não chorei, mas isso só porque eu sou desidratada e não tomo mais água o suficiente pra ela (leia com uma voz chique a próxima palavra) transbordar de meus olhos, mas mesmo assim, realmente, Viúva de ferro não é uma história fofinha que irá te fazer chorar, é uma história de luta e de guerra.

Teve várias partes que meu coração doeu de um jeito, que eu precisei parar de ler pra conseguir raciocinar, depois quanto mais eu lia, mais desacreditada eu ficava de que realmente aquilo estava acontecendo.

Viúva de ferro tem toda uma mensagem tão linda que e autore conseguiu construir com tanta perfeição, esse livro precisa ser lido por muitas pessoa, eu recomendo demais essa leitura indispensável, com plot twists de te fazer pular na cama de animação e medo, e um trisal, um lindo casal poliamoroso construído de uma maneira tão suave e natural que me fez dar belos surtos toda vez quando o casal dava alguma evoluída.

Leia e releia. Pense e repense.

Laudiceia.Penafort 03/02/2024

Hilário!
Que mulher! Wu Zetian certamente revolucionou a história da China. Em "viúva de ferro", a autora reconta a história desta mulher numa versão futurista. A sensação é de ler um misto de história real com fantasia e distopia.

Débora 03/02/2024

Eu confesso que enrolei para ler esse livro e me arrependo. A história é muito boa e tem algumas reviravoltas que eu não estava esperando. A parte boa é que a continuação sai esse ano. A protagonista é maravilhosa e não aceita se sentir menos do que ninguém só por ser mulher em uma sociedade tão machista. Amei como a história se desenrolou.

Clara 02/02/2024

QUE LIVRO PERFEITO
Que final foi esse??? Eu amei demais, o trisal é maravilhoso eu amei como a relação deles é madura e se amam muito e não ligam para o que os outros pensam, me apaixonei pela Zetian em como ela não é submissa e fala o que quer mas ainda assim cuida das outras mulheres que não pensam como ela e cuida da mãe e da vó dela mesmo elas sendo horríveis com ela, o universo é muito bom eu nunca tinha lido algum livro assim e eu amo livros com essa pegada mais asiática porque sempre é diferente de tudo (Zetian casa comigo!!!!)

mi.ria__ 01/02/2024

Machismo, cultura chinesa e papéis de gênero
Viúva de Ferro é o romance de estreia de Xiran Jay Zhao. Nele retrata uma releitura da única mulher que ocupou o trono imperial chinês na história do país, Wu Zetian. Logo no no início Xiran deixa claro que seu livro não é um material biográfico da vida dessa figura histórica, então não tem compromisso com a realidade.

O plano de fundo é Huaxia (que significava China florescente e gloriosa), na qual a construção da ambientação me fez lembrar as histórias steampunks - já que temos a presença de coisas tecnológicas presentes no nosso cotidiano, como tablets e lives. A trama acompanha a versão adolescente de Wu Zetian, uma garota que deseja vingar a morte de sua irmã mais velha, tornando-se uma piloto-concubina.

"Meu avô colocou a transmissão ao vivo no volume máximo. Uma garota está morrendo em uma crisálida em nome da humanidade."

Zetian concluí a sua missão sendo uma piloto-concubina (e matando Yang Guang) logo no oitavo capítulo da história. A partir daí achei que teria um problema pra "encher linguiça" no romance, mas não. A escrita de Xiran Jay Zhao é envolvente, detalhada e consegue a proeza de ser fluída, tendo as cenas das batalhas bem coreografadas.

"— Vocês viveram um sonho por tempo demais! — grito para as câmeras, entre explosões de uma risada maníaca, levantando os braços. — Bem-vindos ao seu pesadelo!"

A história também aborda questões como feminismo, papéis de gênero e relacionamento não-monogâmico de maneira sem soar forçado (quebrando aquela palhaçada dos anos 2000 a 2010 de "time fulano" ou "time ciclano" dos livros de fantasia). Claro, teve seus momentos que teve o clichê, toda via Xiran conseguiu usar isso ao seu favor tratando dessas questões com tanta verossimilhança que chega a ser meio assustador - principalmente pra uma mulher.

"Como se aniquila o poder de luta de metade da população e transforma essas pessoas em escravas bem-dispostas? Basta dizer que foram feitas para servir e mais nada, a partir do minuto em que nascem. Basta dizer que são fracas. Basta dizer que são presas.
Basta dizer isso inúmeras vezes, até que essa seja a única verdade que conhecem."

A única coisa que me impediu de dar cinco estrelas pra Viúva de Ferro foi toda uma situação com An Lushan e a conversa com Xiuying no ato final do romance que deixou as coisas meio fáceis/previsíveis demais, sendo que Zetian não é subestimada facilmente. Ademais, Viúva de Ferro foi uma grata surpresa e uma das melhores fantasias dos últimos anos.

Agora só resta a ansiedade para Heavenly Tyrant.

Mariellen 31/01/2024

Muito bom odiei
MENTIRA kkkkkkkkk eu não odiei, mas acho que esse livro tinha potencial de ser muito melhor.
Ele é muito bom, as ideias são ótimas, apesar de algumas serem muito previsíveis, as resoluções são boas, POREM me vi várias vezes durante a leitura tendo que preencher lacunas de desenvolvimento com minha própria imaginação, sendo que talvez uma narração dupla (talvez do yizhi ou do shimin) teria tornado as coisas muito mais críveis e palatáveis.
Felizmente os personagens por si só tem carisma, e consegui torcer por eles tanto individualmente quanto como trisal mesmo o desenvolvimento sendo péssimo (quer dizer, QUE desenvolvimento, as coisas simplesmente aconteceram e de novo eu tive que preencher as lacunas com minha própria imaginação)
Ainda quero ler uma continuação, pra saber se essa história pode atingir o potencial que eu acredito de verdade que ela pode ter, mas por enquanto detestei o final, achei que uma certa decisão seria bancada, mas não deu nem tempo de internalizar oq tinha acontecido (ou sofrer sobre) pq uma solução já deu esperanças
Achei a ameaça da corte celestial vazia, se são tão poderosos pq não destroem os humanos
Mas ainda tô curiosa pra saber O QUE eles são
E #teamhunduns até o fim