Viúva de Ferro

Viúva de Ferro Xiran Jay Zhao

Resenhas - Viúva de Ferro

malunevs 13/04/2024

Bem-vindos ao seu pesadelo!
Eu precisava de uma personagem female rage depois que terminei A Guerra da Papoula.
Gostei bastante da história, o final foi muito inesperado.
Tenho uma imaginação muito limitada quando se trata de ficção científica, algumas partes se tornaram confusas, mas nada que tenha atrapalhado a leitura.

Um ponto que não gostei, foi o retorno do Qin Zheng. Entendi que ele é o mais poderoso e tudo o mais, mas ele ficou dois séculos desacordado e já acordou indo pra guerra assim?

Shimin, eu queria te colocar numa bola de vidro e te protejer pra sempre.

Espero que continuação não decepcione!

Pessego.Peaches 10/04/2024

PERFEITO.
Terminei de ler o livro e assim... Eu não estava preparada pra esse final. TIPO ASSIM, DE VERDADE, EU NÃO ESPERAVA QUE >NÓS< SERES HUMANOS SERÍAMOS OS ALIENÍGENAS, VEI. Eu sempre tive um pouco de empatia pelos hunduns, principalmente quando e autore faz questão de nos lembrar que os pilotos sentem o que eles sentem quando morrem e isso sempre me deixou meio triste porque eu imagino os hunduns de uma forma muito fofinha então né . Enfim.

Fiquei chocada com o quanto eu gostei do trisal?? Achei tão bem desenvolvido, tão fofo, tão #(+$_8_(8_, sabe???? Eu JURAVA que iria odiar mas acabei amando e quase chorei de desespero quando pensei que o Shimin morreu. Tipo, imagina criar um dos melhores trisais do mundo só pra matar um deles depois? Eu acho crueldade com nós leitores poligamicos que estamos cansados de triângulos amorosos fubangos e xexelentos.

Outra coisa que eu gostei do livro é como ele não segue o óbvio. Várias vezes as pessoas tentam manipular a Zetian por meio da vergonha ou do medo, mas ela percebe isso e rapidamente começa a repelir esses tipos de pensamentos, sabe? Acho isso muito legal porque concordo que algo só se torna vergonhoso, se você achar que é vergonhoso. Se você não liga, é só mais uma história pra contar.

Concluindo aqui minha resenha, tenho uma teoria de que esses deuses não são deuses e sim pessoas normais. Talvez os Sábios ou algum tipo de associação secreta, não sei. Mas depois que descobri que os humanos não estão nem na ? #$%!& do próprio planeta, eu não duvido de mais nada. Já sei também que esse governo da Zetian vai dar errado porque apesar de odiar o pai do Yizhi, ele estava certo. Ela não sabe governar um país e mais do que isso, ela não tem muitos aliados confiáveis. O governo de um país, por menor que seja, é feito de camadas. Ainda mais em um país estruturalmente machista. Duvido que ela vá conseguir (e é o que eu espero, gosto muito de treta política e quero ver o que ela vai aprender com isso).

E por último, mas não menos importante: Deus por favor tire todo o sofrimento do Li Shimin e mande para o pai da Zetian.??

skuser02844 10/04/2024

Estou em choque!!!
Foi tudo tão rápido nesse final, que nem sei oq dizer. Mas que livro, me senti conectada em cada segundo, pelos personagens, trisal e história.
Esse final foi um choque, e eu estou extremamente ansiosa para o proximo, eu preciso desse próximo. Esperei tanto por esse livro que mds?
Enfim eu recomendo demais

Juliana2828 10/04/2024

Brutal e hipnótico
Uma história brutal com uma personagem forte.
Senti pena em muitos momentos do livro, nojo em muitas partes. Para quem gosta de um livro doce e de romance, decididamente esse não é o livro.

Lane 09/04/2024

Lindo lindo lindo
Que livro incrível, minha nossa, estou totalmente apaixonada pelos personagens, pela autora, pela história por tudo

anne.dfg 09/04/2024

Seja o pesadelo deles
O tanto que eu vou sentir falta desse livro não tá escrito, vou esperar ansiosamente o segundo ?

acredito que é um livro que divide opiniões principalmente pelo fato da protagonista ser completamente diferente das heroínas, mas se você levar em consideração tudo o que ela passou e tudo o que ela viu acontecer com outras passoas começa a ser compreensível.

o arco político é muito bom mesmo e a sociedade completamente patriarcal desperta em você o sentimento da Wu Zetian de raiva, frustração e impotência diante das injustiças e você torce por ela mesmo sabendo que provavelmente pode tomar algumas atitudes precipitadas.

apesar dela ter momentos de possíveis relacionamentos não acho que é o foco do livro, acredito que o foco do livro está na distopia do universo e da luta da Wu contra o sistema do governo.

fiquei completamente obcecada com as crisálidas, as explicações sobre o qi, tudo muito criativo e único que faz a obra ser singular demais! fiquei encantada com toda a construção do universo!

LEIAM POR FAVOR LEIAM VALE MUITO A PENA.

Bia 08/04/2024

Ótimo começo, mas não digo o mesmo do final
"Viúva de Ferro" tem um começou muito forte, engajando o leito desde a primeira página. Amei como a cultura chinesa e questões de feminismo foram inseridas na obra. O mundo é um pouco confuso, mas nada que atrapalhe a leitura.

Do meio para o final, senti o livro se enfraquecendo, tornando-se devagar e cansativo de ler.
Outro ponto que achei cansativo foi Zetian, a protagonista. Ela é uma ótima personagem no começo, mas senti que ela adquiriu um teor de "intocável" ao longo da obra. Pessoalmente, não consegui me importar tanto com os personagens quanto gostaria.

O livro é bom, mas confesso que por ter expectativas tão altas, acabei me decepcionando um pouco.

Tiago.Guedes 08/04/2024

A menina elouqueceu
Ao ler “A viuva de ferro” da jovem escritora Xuran Jay Xhao, me senti mergulhado em um mundo da cultura chinesa, no qual mescla antigas tradições com tecnologia futurista e magia, tudo misturado de uma forma bem dosada e que se encaixa perfeitamente em todo o transcorrer da história.
Na história temos nossa protagonista Wu Zetian, uma jovem de uma provincia, no qual se vê presa em tradições que subjugam as mulheres, tornando elas apenas ferramentas, seja para casamentos arranjados ou como concubinas para os pilotos crisálidas, mas após a morte de sua irmã mais velha (morta por conta deste sistema), ela decide lutar contra este sistema opressor com sua próprias forças.
Bem, este é basicamente as premissas das história, mas ela vai muito alem disso, tanto de forma positiva, como de forma negativa para o que provavelmente sera uma saga. Devo comentar primeiro os fatores positivos do livro, que sem duvida é bem escrito, em momento algum me senti perdido na história e os temas que ela traz são bem atuais, principalmente para a China (alguns são para o resto do mundo também). Tudo traz uma mistura bem equilibrada e que deixa todo enredo bem mais profundo do que aparenta inicialmente, ainda mais com o final em aberto que foi deixado, neste ponto dou parabéns a autora.
Mas, como nem tudo são flores deixo aqui minha critica, a começar com nossa protagonista que infelizmente em momento algum me cativou, deixando ela muito mais como uma anti heroina ou mesmo uma antagonista em alguns momento. Zetian se mostra cruel, fria e com uma sede pelo poder que se desenvolve ao decorrer da historia. Compreendo sua vida sofrida, mas sua busca pela morte e até a tortura, não a torna melhor em nada, se comparada ao sábios que tanto despresa, assim como os pilotos homens. Fora que todo o enredo inclui tanta coisa, como triangulo amoroso (todo mundo pega todo mundo), alcolismo, mutilação, sexualidade, tradições, crenças e por ai vai, que a gente fica sem saber para onde a coisa está indo. Acho que a autora fez sua critica feminista e isso é valido, mas a protagonista foi um tiro que saiu pela culatra, pois no fim se mostra uma tirana igual aos sábios, matando para manter seus ideias.
De um modo geral, recomendo ler “A Viuva de ferro”, todo o ambiente criado é muito rico e pode ser melhor explorado em um segundo livro, só espero que nossa protagonista Kratos seja mais racional agora e não tente ela transformar os homens em sua ferramenta.

Renata 07/04/2024

Daqui pra frente é só pra trás
Largue para trás as heroínas perfeitas porque Zetian olharia para elas e daria um soco. Um livro excelente para repensar privilégios e ver personagens sendo protagonistas absolutamente não convencionais (e nem sempre muito éticos).
Tiago.Guedes 08/04/2024minha estante
Convencional não é mesmo kkk, mas isso me deixou afastado da protagonista. Ela é pura brutalidade, não tem muito papo com ela, pois mata sem dó e até tortura (isso fez odiar ainda mais ela). Achei a história em geral bem escrita e traz bons elementos, mas a protagonista se deixar vai virar uma tirana na sequencia na história.

Rebeca 06/04/2024

Gostei? mas há controvérsias
O mundo de Viúva de Ferro é muito confuso, apenas de viciante. Na maior parte do tempo não consegui me situar politicamente, nem entender as motivações da sociedade, mesmo vibrando a cada reviravolta dos personagens. A única coisa clara na história é o patriarcado terrível e o quanto as mulheres são subjugadas a papéis domésticos ou sacrificadas nos embates entre robôs e monstros. Outro ponto alto no livro pra mim é o quanto eu amo uma ?vilã?.

? Vocês viveram um sonho por tempo demais! ? grito para as câmeras, entre explosões de uma risada maníaca, levantando os braços.
? Bem-vindos ao seu pesadelo!

Raquel Pagno 05/04/2024

Começou bem, mas...
No começo parece algo diferente e inovador, apesar do drama adolescente. Depois, se torna uma espécie de Jogos Vorazes. O que salva é o plot final.

Rebeca534 04/04/2024

Doloroso e poderoso
Difícil colocar em palavras o quão visceral e incrível é a jornada que o autore dessa obra nos propõe.

Apesar de ter cenas de batalhas complexas, que ficam mais fáceis de visualizar se você já assistiu Evangelion ou Darling in the Franxx, a história é sensacional, abordando papéis de gênero na sociedade.

Inclusive me despertou o interesse em aprender mais sobre a cultura chinesa, e da Imperatriz que leva o nome da protagonista.

Particularmente as nuances de comportamento dos personagens me prendeu muito, então estou ansiosa pra ler a continuação da história.