Livre de Você

Livre de Você Marcela Brazão

Resenhas - Livre de Você

1 | 2 | 3 | 4

Lulukabooks 24/06/2023

Escolhi ler esse livro por não ter lido muitas histórias com pessoas grandes, mas infelizmente não consegui me conectar com a personagem principal, achei ela meio sem noção as vezes, não consegui me importar com as coisas pelas quais elas queria ser ouvida.
A escrita me distanciou demais da problemática principal.

Jesca 02/06/2023

Livre de você
Esse livro aqui falou comigo do começo ao fim. Sério que jornada de auto conhecimento maravilhoso, livro bem escrito e de fácil entendimento. Não sou casada, mas a sociedade já faz esse papel de aprisionar pessoas, e viver presa dentro de você mesma, se auto regulando pra se encaixar e sem forças pra sair desse lugar dói demais. Esse livro bem aqui me fez abrir os olhos pra tanta coisa. Preciso começar viver minha vida.

@donzelaobscura 06/05/2023

Foi uma das minhas leituras de Março.
A protagonista é uma mulher gorda e madura, o que me chamou bastante atenção a ponto de querer lê-lo logo!

Após 15 anos de um casamento que parecia ótimo, foi surpreendida pelo marido com um pedido de divórcio. Camila agora teria que assumir a responsabilidade de criar o filho de apenas 4 anos.
Desempregada, com um filho e uma casa para gerir, ela também começa a questionar onde estavam seus amigos, seus sonhos e ela mesma, já que se anulara totalmente em favor da família tradicional de comercial de margarina, onde o Pai é quem trabalha e a mãe cuida do filho e afazeres de casa, uma total submissa ao ponto de nem saber mais o que gostava.
É incrível o quanto ela vai se descobrindo e se redescobrindo! Passa a ir atrás do que a faz feliz sem rotular o seu corpo.

A representatividade pra mim foi muito importante. Anos atrás era bem difícil encontrar livros com Mulheres gordas empoderadas. Fico tão feliz em conhecer Autoras nacionais que escrevem sobre personagens gordos, sobre a batalha contra os preconceitos e gordofobia, um dos temas principais do livro.

Os diálogos são ótimos, a escrita fluída e o romance é bem leve como uma brisa numa tarde de primavera; achei muito lindo! Amo romances que demoram a acontecer! Pra quem não sabe, é o famoso Slow Burn.

O desfecho achei arrasador sobre a "reparação"! Foi muito bem escrito e que me arrancou aplausos!
Pra quem tá procurando um romance leve, com representatividade, mas que não tem Hot, essa é a pedida! Indico demais!
Pretendo ler outras obras da Autora que já se tornou figurinha carimbada por aqui!

Caoticamente 14/01/2023

Mulher gorda madura + bullying romance diferenciado =?
Não é meu romance favorito da Marcela porém um lugar no meu coração!

Narrativa fácil de ler
Diálogos bons
Repre perfeita
Tem linguagem informal

Não tem cena erótica, mas a menção de sexo ?

Gostei bastante da" reparação histórica " e da prota já ser mãe e divorciada e ter mais de 30 anos algo bem diferente

Faixa etária: +16
Gatilhos : Gordofobia, bullying , ex pé no saco
Representatividade: Gorda ( casal gordo)

Thaiiiiixxx 20/10/2022

Para ler com café e bolo
"Livre de você", um livro independente da @escritoramarcelabrazao está disponível no Kindle Unlimited, da @kindle.brasil.
O livro conta a história de Camila, uma mulher gorda que é abandonada pelo marido em uma viagem de segunda lua de mel. Formada em Letras, ela abandonou a carreira para cuidar do filho, sendo sustentada pelo marido. Aí, o sacripanta puxa o tapete dela e a deixa sozinha com a criança e desempregada.
A partir daí, Camila inicia uma jornada de superação para colocar a vida nos eixos, reconectando-se com amigos antigos, conhecendo novos e encontrando um grande amor.
Como eu acabei de descrever, é um romance água-com-açúcar. Eu gosto bastante desse tipo de livro pra ler e simplesmente me distrair, especialmente em dias difíceis. Foi isso que ele fez. Eu desanuviei a cabeça, relaxei e suspirei com a história da superação de Camila.
Alguns tópicos são abordados como maternidade, bullying e gordofobia, mas bem en passant e sem muita profundidade. O livro é tipo um filme da Sessão da Tarde e eu achei bem legal. Espero que vocês gostem também. Quero ler mais coisas da autora.

Jercica Soares Pelegrini 19/10/2022

Não me pareceu a história de uma mulher de 40 anos
O que mais me incomodou nessa leitura foi a forma que a autora construiu essa personagem de 40 anos com tantas vivências adolescentes. Tinha tudo pra ser uma ótima história, eu como mulher gorda achei que o tema gordofobia foi tratado com mais militância do que outra coisa, assim como tudo que foi abordado foi muita militância desnecessária.
Senti falta de me conectar com as emoções da Camila, no lugar de mulher gorda. E fora as situações extremamente adolescentes com aquelas amigas.
Bom, o livro não é ruim, mas não será lembrado por mim por muito tempo, não me marcou. Mas o mocinho, me apaixonei por ele, difícil de encontrar um desses na vida real mas existe. Hahaha. Vale a leitura, cada pessoa tem uma percepção.

Resumindo, acho quer uma mulher muito mais nova escreveu sobre uma mulher de 40 anos sem ter propriedade.

Elane.Magre 02/10/2022

"? Parabéns ? sussurrei para mim mesma, orgulhosa e feliz demais.
Fechei os olhos e assoprei a velinha com um sorriso que dominou meu rosto."

Cristiane174 28/07/2022

Real
O que mais admiro no trabalho da Marcela é que ela escreve sobre gente de verdade, pessoas reais com qualidades e defeitos

ClAudia 16/07/2022

Livre para sonhar
Camila foi pega de surpresa com um pedido de divórcio e a vida ficou de cabeça pra baixo.
Mas mesmo no caos ela percebe o quanto tinha se anulado, se privado e mudado coisas intrínsecas. Os "amigos" dela eram apenas por conta das relações do marido, de repente ela estava sozinha.

Tem um ditado popular que diz que para saber se um homem é bom marido e pai, você tem que se separar pra ver como ele se comporta. E nesse caso a gente vê que pro ex era fácil ser bom pai e marido quando Camila fazia todo o trabalho e ele só precisava estar lá.

Eu adorei que o desenvolvimento do interesse romântico levou tempo, que Camila focou em organizar sua vida, se realizar primeiro.

É um livro excelente com personagens maduros, problemas reais e uma mensagem bonita de esperança e amor.

Bru | @umoceanodehistorias 11/06/2022

Representativo e rápido
Depois de 15 anos num casamento onde abdicou de muitas coisas, Camila se vê sozinha, sem emprego e com um filho pequeno para criar. O ex-marido, Diego, decidiu, de uma hora para a outra, abandoná-la e ela precisa reconstruir a vida e se reencontrar.

Lemos esse livro para o @muitoalemdolivro e foi uma experiência maravilhosa. Personagens cativantes, trama envolvente e reflexiva e cenas muito bem escritas.

Quando li a sinopse desse livro pela primeira vez, tinha interpretado que Camila estaria completamente sozinha após o divórcio, mas, apesar do sentimento de solidão, ela sempre teve uma boa base e pôde contar com os pais e a irmã e, por mais que não tivesse amigos – algo tirado pelo marido – ela tem muita facilidade em fazer amizades, tanto que reencontrou Leandra, sua amiga da faculdade, e Heleno, com quem estudou quando criança.

Sobre a construção dos personagens, achei todos maravilhosos, apesar de alguns pontos em suas escolhas terem se tornado repetitivos. Camila é uma mulher com quem podemos nos identificar, com diversas inseguranças e os personagens são representativos, sem ser forçado, como sentimos em algumas obras.

O livro é um slow burn gostoso de acompanhar, mas apresenta algo que me incomodou um pouco: falta de diálogo. Em muitas cenas, quis chacoalhar esses dois personagens e falar: vão conversar. Mas aqui está a grande sacada do livro, Livre de você não é um romance romântico. Camila não quer encontrar um amor em outra pessoa, ela quer encontrar o amor em si e faz isso muito bem.

Adorei ter lido esse livro e eu quero muito ler outras obras da Marcela, pois a escrita dela é maravilhosa.

site: https://www.instagram.com/p/CbGS_mVPivB/

@literariame 09/05/2022

Camila é uma mulher de 40 anos, mãe de uma criança pequena e acaba de receber o pedido de divórcio, apenas dias depois de seu aniversário.

A mulher não trabalha há anos e de repente precisa reconstruir sua vida. Ela é formada em Letras e decide correr atrás de algo nessa área, e é assim que ela encontra um projeto voluntário incrível em que ela se torna professora de inglês e já cria uma boa rede de contatos. Além de ir atrás de traduções freela (queroo).

Camila percebe cada vez mais que se perdeu em seu casamento, e precisa recuperar sua individualidade e redescobrir do que gosta ou não gosta, quais são seus sonhos e objetivos.

É uma história sobre recomeços, sobre ir atrás de seus sonhos, se autoconhecer, se amar e ser amada.

Eu gostei demais dessa história e amei a parte do estudo e do trabalho da Camila. Adoro quando começo um livro na paz e de repente ta meu curso lá, juro amo. Eu declinei a licenciatura de Letras, mas confesso que esse livro me deu uma pulguinha atrás da orelha pra dar aula (pelo menos de inglês não precisa da licenciatura mesmo).

A Camila é uma protagonista gorda, ela é muito forte e tem um arco incrível. A história se passa ao longo de um ano, então nada é apressado. Ela leva o tempo dela pra se reerguer e se conhecer bem.

Amei a temática de nunca ser tarde pra seguir seus sonhos e recomeçar/mudar de carreira. É um tema importante demais e amei ler sobre.

Também fala bastante sobre a nova dinâmica na vida da Camila em ser mãe solteira. Aliás eu amaria ter visto mais do Davi, o filhinho dela, amo demais quando tem crianças fofas.

O romance foi bem slow burn e também gostei muito. Tudo bem fofo. E as amizades que a Camila faz/retoma durante a história foram meu tudo! Importante demais a presença da família linda dela e dessas amigas.

Alerta de gatilhos: bullying e gordofobia.

Rafa Baccon 07/05/2022

@colorful_literature
Camila é casada há 15 anos e em uma segunda viagem de lua de mel estava indo tudo incrível até receber um bilhete do seu marido terminando tudo e querendo o divórcio, sem entender nada Camila procura saber o que aconteceu e acaba não descobrindo.
Camila é uma mulher gorda de 40 anos e com um filho lindo, com esse divórcio ela vai ter que arrumar um emprego urgente para sustentar seu filho sozinha. E como estava em um casamento que seu parceiro que escolhia seus gostos, agora Camila terá que ver o que gosta ou não gosta e ir atrás das amizades antigas que acabou se afastando.
Um livro com uma história incrível, pra vc ler e pensar na vida, no relacionamento, curtir a vida independente de qualquer coisa. A Marcela fez uma história maravilhosa que nos deixa com o coração quentinho.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 31/03/2022

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
❌Alerta de gatilho: gordofobia e bullying❌

Ao final da sua segunda lua de mel, Camila se depara com um pedido de divórcio do seu então marido, escrito em um bilhete que ele deixou na cama. Magoada e um tanto perdida, Camila se vê sozinha com o filho de quatro anos. Ela vai precisar recomeçar e nessa jornada, ela irá se redescobrir.

Camila é uma mulher que muito tempo se anulou por conta do marido, se moldando ao que ele desejava e acatando suas ideias. O divórcio inesperado virou o mundo dela de cabeça pra baixo, e aos poucos ela vai se reeguerdendo e se reencontrando.

Camila também conta com pessoas maravilhosas na sua vida. Seja reconectando com uma amiga do passado e estreitando a relação balançada com sua irmã por causa do casamento, seja com novas amigas e um certo amigo em especial, Mila tem toda uma rede de apoio. Vemos como o divórcio também afeta o seu filho, Davi. A relação dos dois é bem especial, mas às vezes rola aquela balançada já que a criança sente falta do pai.

Também contamos com um romance nessa nova fase da sua vida, com o retorno de uma pessoa de seu passado. Heleno é um homem gentil e carinhoso, mas no passado ele já machucou demais nossa protagonista através de bullying. É impossível Camila não comparar as duas versões do professor e é bem interessante acompanhar sua trajetória em relação a esses sentimentos.

Eu já havia sido fisgada pela Marcela em Positivo e em Livre de Você também foi uma história maravilhosa. Inclusive, amei a pequena participação de Rosa e Violeta. Marcela aborda assuntos sensíveis de forma espetacular, equilibrando muito bem o drama com comédia.

Livre de Você é mais que um romance; é uma história de redescobertas, recomeço e reconhecimento. Está disponível na Amazon e Unlimited.

site: https://www.instagram.com/p/CbddekaPL12/

@eusoudanivieira 14/03/2022

Livre de você
Falar sobre um livro da Marcela é algo muito prazeroso de se fazer não só porque me tornei fã da escrita dela mas porquê simplesmente é!

Camila, nossa protagonista, tem 40 anos, é mãe e viu sua vida dar um giro de 360º após o término de seu casamento sob condições mais que abruptas.

Pensa minha gente, por mais que um ser humano não tenha a habilidade com as palavras, terminar um casamento através de um bilhete xoxo daqueles é, no mínimo, ?nonsense?.

E é partindo deste ?pé na bunda que te impulsiona pra frente? que Camila, mesmo sofrendo, verá o quanto foi anulada como mulher ao lado do embuste Diego.

Acompanharemos Camila na divisão de sua vida entre o que era, o que é e como será: amizades antigas que retornarão além das novas que chegarão, as agruras de ser mãe solo tendo que se reacolocar no mercado de trabalho...

O "reconstruir-se" sobre os escombros.

Entender, mesmo que as duras penas, que a vida segue e permitir abrir-se para o novo.

Heleno foi um dos personagens mais fofos que poderia ter sido criado para fazer o sorriso de Camila brilhar novamente!

Marcela desenvolve a história e você se identifica de cara: seja com o divórcio (para quem está passando ou passou por isso), seja com a maternidade solo... as questões com o corpo... a família e os amigos... você se enxerga na Camila.

Taí a primeira coisa que você precisa aprender sobre Marcela quando começa a ler algo que ela escreveu: tudo é EMPÁTICO da forma mais real que você imagina.

É de um conforto extremo ler um personagem que regula de idade com você, que expõe de maneira tão honesta a maternagem e os conflitos que nós, mulheres, temos com nosso corpo!

As músicas e os livros citados no decorrer da leitura são um show a parte!

Costumo dizer que é o tipo de literatura salvadora pois é improvável não concluir essa leitura sem um sorriso no rosto e um quentinho na alma.
É impossível não ser tocada por tamanho amor e gentileza, para si e ao próximo.

Vale lembrar que Marcela também é autora de Positivo, não deixe de conhecer!

1 | 2 | 3 | 4