12 Anos de Escravidão

12 Anos de Escravidão Solomon Northup

Resenhas - 12 Anos de Escravidão

Jana 09/10/2022

Comprei pq esqueci que já tinha lido kkkkk
Reli pq esqueci que tinha lido já kkkkk não mr arrependo, é o meu tipo de livro, maravilhoso, me emocionei mais uma vez.

Carol 19/10/2022

100 palavras
Livro extremamente necessário para as pessoas compreenderem só um pouco da realidade que era ser um escravo. Para aquelas pessoas que justificam que set escravo "era uma escolha". Dos absurdos que já escutei por aí.

Annayupd 04/12/2022

Um registro vergonhoso e doloroso da escravidão
Já vi o filme milhares de vezes e me emociono em todas.
É a primeira vez que leio a história e da mesma forma me revoltei e emocionei.
É tão triste saber as barbaridades que o Solomon passou e tantos milhões como ele e ver que muitas coisas ainda não mudaram.
Mas é muito importante livros como esse, pra sempre lembrar que a história não pode se repetir.

Thatiane7 05/02/2023

Pra jamais esquecer
Esse livro tem uma força muito grande.
Não sabia (ou havia me esquecido) que é uma narrativa real feita pelo próprio Solomon. E por esse motivo constantemente me via forçada a me recordar sobre a realidade nas palavras e principalmente em toda barbaridade realizada naqueles tempos.

É uma ótima leitura.

Poeta de Bar 26/04/2023

Incrivelmente triste e reflexivo
Eu já vi o filme uma vez, uns anos atrás, mas ele apenas nos mostra de forma um pouco adaptada o que aconteceu com Solomon, mas lendo o livro, é possível saber como de fato Solomon se sentiu em cada momento desses 12 anos.
Todo mundo sabe como que a escravidão foi algo bizarro e cruel, pelos livros didáticos das aulas de história, mas ler um relato de alguém que literalmente sentiu na pele a dor da escravidão e dando com detalhes sua percepção dos fatos, me atingiu de uma forma que eu não esperava. Quase chorei algumas vezes durante a leitura.
O relato é muito pesado, mas recomendaria esse livro para qualquer pessoa. Na minha opinião todos deveriam ter esse conhecimento para evitar a banalização da escravidão, como muitas vezes já vi acontecendo.

Nathaly 02/05/2023

Muito bom!
Não tem como não se emocionar com esse livro, vi o filme e não sabia que ia me emocionar mais com o livro.
nascer um homem livre e ser escravizado é a história mais impactante que eu já li, tem que ter estômago pra ler, o sofrimento é bem detalhado, mas indico muito pra citações, principalmente no enem.

DIOH 17/06/2023

12 anos de Escravidão.
Uma das obras que envolve boas doses do processo de maior sofrimento da humanidade: a escravidão.
12 anos de escravidão é um enredo, forte, necessário e emocionante.
Sentir na pele todo o sofrimento de Solomon Northup é algo caótico.
Os detalhes da obra, torturas físicas, psicológicas, negação as condições básicas de sobrevivência é algo marcante e presente na obra.
Solomon foi um dos grandes personagens fortes em 2023.
Se gosta de livros com informações histórias essa é uma boa indicação.

Rafael1082 04/08/2023

Inacreditável
Em vários trechos do livro, é inacreditável que uma injustiça de tal tamanho tenha ocorrido de forma legalizada, um livro que descreve de forma muito detalhada os horrores físicos e psicológicos da escravidão, com uma escrita muito fluída e de fácil compreensão, Solomon tem uma inteligência fora do comum e com certeza uma obra fundamental a qualquer pessoa

M. Lima 27/08/2023

Resenha: 12 anos de escravidão
Livro de conteúdo biográfico, devido a adaptação cinematográfica já sabia desde o início qual o desfecho da vida de Solomon Northup... Mas nem de longe, isto foi suficiente para remediar a angústia sentida quanto a descrição de tanto sofrimento que nosso herói passou. O mesmo declara , em seus últimos parágrafos, que não iria comentar sobre o tema da escravidão; creio que não era muito necessário diante dos tantos fatos apresentados. Creio em minha, mais humilde opinião, que esse volume serve como um capítulo para a grande história de libertação, que ainda transcorre no mundo contemporâneo. Apesar das leis declararem "todos" como livres, há ainda na mente de muitos, o racismo retraído (ou não) e o desejo de sobrepujar àqueles na qual se consideram superiores. Solomon Northup deixa-nos uma narrativa daquilo que não é humano e não deve se repetir.

Monica.Prupst 27/08/2023

Surpreendente
Estranhamente não achei o livro pesado
Enrolei para ler, pois a achava que seria uma leitura pesada
Mas foi muito interessante, claramente pesado, mas é muito interessante ver o outro lado da história, partes que não ensina, na escola
Vale a leitura

renaas079 03/09/2023

Escravidão, um instituição peculiar
Descreve a trajetória de um homem livre, sequestrado e vendido como escravo, onde permaneceu carivo por 12 anos.
Uma narrativa das atrocidades observadas de dentro da sociedade sulista americana escravocrata.

Um relato interessante, sensível e revoltante.
Recomendo a leitura.

Tayná Orem 22/10/2023

Leitura intensa e sofrida
Solomon sofreu por ser "de cor" mas por fim encontrou uma boa alma que o pudesse salvar de toda a amargura que é ser escravo.

Marcela.Palha 21/11/2023

É um livro bom e sofrido e necessário, infelizmente é péssimo pesar que pessoas reais passaram por isso de situação, algumas partes eram chatas, mas o livro é bom, serve para que as pessoas de hj em dia repensem suas ações, racismo é crime!!!