12 Anos de Escravidão

12 Anos de Escravidão Solomon Northup

Resenhas - 12 Anos de Escravidão

Fernando.Subra 24/04/2024

12 anos de escravidão
"Esquecido por Deus e amaldiçoado pelos homens", é assim que Salomon Northup descreve sua situação ao longo de doze anos em que viveu como escravo no Sul dos estados americanos.
Nascido livre e com boa instrução, esse homem negro acaba sendo sequestrado e vendido por meio de uma trama após ser ludibriado por aqueles que contratavam seu serviço de violinista. Tirado das terras libertárias do Norte e levado ao Sul escravocrata, ele passa a conhecer todo tipo de sofrimento nas plantações de algodão.
Sem seu nome de nascimento, chicoteado e humilhado, alimentado com pequenas rações diárias, sendo tratado pior do que as mulas dos senhores, essa história verídica é um relato vívido do cotidiano do século XIX, onde sentimentos e ações dos envolvidos são descritos com uma perfeição de detalhes, não fazendo distinção entre vítimas e algozes de uma estrutura social em que todos fizeram parte.

Teté 27/03/2024

Dar pra ver o agora de Deus na vida desse homem, apesar de muitas vezes ele ter se sentido abandonado por Ele, ele viu que no final de 12 anos de sofrimento Deus o honrou.

Gi Hikari 24/01/2024

"Um livro tão essencial como o diário de Anne Frank"
Sim, é um livro essencial, que deveria ser lido por todo mundo, para relembrar o horror da escravidão e atentar para que nada desse tipo ocorra JAMAIS!

Mariana 04/01/2024

Magnífico
Foi difícil e doeu ler sobre a escravidão.
Como uma pessoa preta sinto os resultados desse período na pele todos os dias, ler mais sobre isso sob o ponto de vista de um ex escravizado foi uma experiência enriquecedora, embora não seja uma leitura leve.

Fiquei feliz que no caso de Solomon tudo deu certo, mas meu coração ficou apertado em saber que muitos dos meus ancestrais passaram por isso.
Chorei por óbvio, recomendo firmemente pra qualquer pessoa independente da cor.

Muito bom!!!

barbaralicidio 03/01/2024

Não posso opinar
É uma história real, então não tenho como opinar sobre o que aconteceu por motivos óbvios, mas posso falar sobre a escrita, em alguns momentos ficou uma narrativa chata, mas no geral foi bom, achei q ia mostrar algo sobre os secundários no final, mas enfim né. É muito bom para reflexão e para sabermos pelo ponto de vista da pessoa escravizada tudo o que acontecia nos engenhos e a forma como eles eram tratados

Marcela.Palha 21/11/2023

É um livro bom e sofrido e necessário, infelizmente é péssimo pesar que pessoas reais passaram por isso de situação, algumas partes eram chatas, mas o livro é bom, serve para que as pessoas de hj em dia repensem suas ações, racismo é crime!!!

Tayná Orem 22/10/2023

Leitura intensa e sofrida
Solomon sofreu por ser "de cor" mas por fim encontrou uma boa alma que o pudesse salvar de toda a amargura que é ser escravo.

renaas079 03/09/2023

Escravidão, um instituição peculiar
Descreve a trajetória de um homem livre, sequestrado e vendido como escravo, onde permaneceu carivo por 12 anos.
Uma narrativa das atrocidades observadas de dentro da sociedade sulista americana escravocrata.

Um relato interessante, sensível e revoltante.
Recomendo a leitura.

Monica.Prupst 27/08/2023

Surpreendente
Estranhamente não achei o livro pesado
Enrolei para ler, pois a achava que seria uma leitura pesada
Mas foi muito interessante, claramente pesado, mas é muito interessante ver o outro lado da história, partes que não ensina, na escola
Vale a leitura

M. Lima 27/08/2023

Resenha: 12 anos de escravidão
Livro de conteúdo biográfico, devido a adaptação cinematográfica já sabia desde o início qual o desfecho da vida de Solomon Northup... Mas nem de longe, isto foi suficiente para remediar a angústia sentida quanto a descrição de tanto sofrimento que nosso herói passou. O mesmo declara , em seus últimos parágrafos, que não iria comentar sobre o tema da escravidão; creio que não era muito necessário diante dos tantos fatos apresentados. Creio em minha, mais humilde opinião, que esse volume serve como um capítulo para a grande história de libertação, que ainda transcorre no mundo contemporâneo. Apesar das leis declararem "todos" como livres, há ainda na mente de muitos, o racismo retraído (ou não) e o desejo de sobrepujar àqueles na qual se consideram superiores. Solomon Northup deixa-nos uma narrativa daquilo que não é humano e não deve se repetir.

Rafael1082 04/08/2023

Inacreditável
Em vários trechos do livro, é inacreditável que uma injustiça de tal tamanho tenha ocorrido de forma legalizada, um livro que descreve de forma muito detalhada os horrores físicos e psicológicos da escravidão, com uma escrita muito fluída e de fácil compreensão, Solomon tem uma inteligência fora do comum e com certeza uma obra fundamental a qualquer pessoa

DIOH 17/06/2023

12 anos de Escravidão.
Uma das obras que envolve boas doses do processo de maior sofrimento da humanidade: a escravidão.
12 anos de escravidão é um enredo, forte, necessário e emocionante.
Sentir na pele todo o sofrimento de Solomon Northup é algo caótico.
Os detalhes da obra, torturas físicas, psicológicas, negação as condições básicas de sobrevivência é algo marcante e presente na obra.
Solomon foi um dos grandes personagens fortes em 2023.
Se gosta de livros com informações histórias essa é uma boa indicação.

Nathaly 02/05/2023

Muito bom!
Não tem como não se emocionar com esse livro, vi o filme e não sabia que ia me emocionar mais com o livro.
nascer um homem livre e ser escravizado é a história mais impactante que eu já li, tem que ter estômago pra ler, o sofrimento é bem detalhado, mas indico muito pra citações, principalmente no enem.