O misterioso caso de Styles

Agatha Christie

Resenhas - O Misterioso Caso de Styles

Fabio Shiva 04/11/2019

um dos melhores
Já perdi a conta dos livros de Agatha Christie que reli com gosto, para ser novamente ludibriado no final, por conta de não me lembrar da solução do crime. Já nesse livro, o primeiro escrito por Agatha, seria muito difícil esquecer a elucidação do mistério, um dos mais originais já tramados na literatura policial. Por isso mesmo, eu hesitava em reler esse, até que decidi justamente saborear essa perspectiva, que é saber desde o início qual é o final.

Gostei imensamente dessa experiência, não tanto pela devida apreciação da habilidade da autora em apresentar suas pistas e despistes, mas pelo fato mesmo de ser o primeiro livro da autora, e também a primeira aparição de sua mais famosa criação, o detetive Hercule Poirot. Foi muito interessante observar como de modo geral os pontos fortes de Agatha já estão presentes nessa primeira obra, assim como perceber o quanto ela foi aprimorando os detalhes de sua escrita.

Cito dois exemplos que mais me chamaram a atenção: nas obras posteriores, Hercule Poirot irá conduzir com muito mais sutileza e astúcia os seus despistes, enquanto aqui ele deliberadamente se recusa a revelar seus pensamentos ao seu companheiro narrador Hastings, sem nenhuma justificativa além de guardar suas cartas para o final. Nos livros seguintes Agatha aprendeu a fazer Poirot dizer sem dizer de forma muito mais eficiente, penso eu.

Outro ponto é o acirrado etnocentrismo da autora, que em ocasiões futuras chegaria a ser utilizado de forma cômica, como um caricatural preconceito dos personagens contra estrangeiros. Aqui, ainda não existe esse domínio, e a autora deixa escapar uma concepção vaga de um grupo de belgas exilados, que não chegam a sequer receberem a dignidade de um nome. O leitor não descobre nem mesmo quantos são os tais belgas: um belga abre a porta, outro vai chamar Poirot etc.

Também achei curiosa a transformação de Poirot, que nessa estreia aparece como um exilado estrangeiro que é acolhido pela filantropia inglesa, morando de favor em casa cedida, junto com os seus anônimos compatriotas. O sucesso desse livro determinou também um êxito financeiro para Poirot, que nas obras seguintes já aparece como um gentleman bem estabelecido, com direito até a um fiel criado, como todo cavalheiro inglês que se preza.

Independentemente dessas considerações, “O Misterioso Caso de Styles” é sem dúvida um dos melhores livros de Agatha, diversão garantida para quem gosta de um bom romance policial.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Elton 08/11/2019

Reviravoltas
Sofri no início, mas depois o livro ganhou corpo. Não deve ser o melhor de Agatha, ainda assim é bem bom, com ótimas reviravoltas. Tem coisa super forçada no meio, mas é uma história de quase 100 anos atrás.

Léo 13/11/2019

Fazia um tempo que não pegava um livro de Agatha pra ler, e foi bom matar a saudade de uma das minhas autoras favoritas.
Como sempre, a autora constrói um ótimo clima de suspense e uma ambientação de trama envolvente e atrativa. Agatha nos apresenta uma dezena de personagens no início da trama e constrói suas tramas envolvendo a vítima da história, conseguindo deixar o leitor desconfiado de todos eles.
As páginas do livro simplesmente voam, principalmente após o crime ser cometido e o amado detetive Hercule Poirot entra em cena nesta que é sua primeira aventura. O personagem detém daquela personalidade excêntrica e sagaz, inteligente e irreverente, o tornando um dos meus personagens favoritos da literatura.
A investigação como sempre prende a atenção do leitor que se esforça para estar atento aos mínimos detalhes na tentativa de descobrir o desfecho. Mas com certeza o melhor momento do livro é o final, quando como sempre Poirot reúne todos os demais personagens e revela sua descoberta, surpreendo o leitor os personagens.
O livro em si é muito bom, no estilo das obras de Agatha mais focadas na investigação sem muita ação e tensão, super recomendo.

Archer 11/12/2019

Espetacular
Mais uma vez fui pego e completamente enganado pela Agatha Christie, que diga-se de passagem é uma mulher maravilhosa, passei longe de acertar o assassino e digo com toda certeza que os livros com o detetive belga Hercule Poirot são os meus favoritos.

Raffaella.Almeida 17/12/2019

Lido - 4 a 6/11/19

Gladis 27/12/2019

Obrigado, Agathinha. Adorei a leitura. ?
? Seu demônio! Como conseguiu isto?

Uma cadeira foi derrubada. Poirot esquivou-se habilmente de lado. Por esse movimento rápido, seu agressor caiu ruidosamente no chão.

laura 14/01/2020

Primeiro contato
Esse livro foi o meu primeiro contato com as obras e escrita da Agatha Christie e eu não poderia estar mais feliz. O livro conta sobre o assassinato de Emily Inglethorp, que é investigado pelo detetive Hercule Poirot. A história me prendeu tanto que comecei a criar minhas próprias teorias de quem matou a Emily.
Durante a leitura, a autora introduz diversas pistas e provas encontradas pelo Poirot, que passei a duvidar de todos e me via igual ao mr. Hastings, jurando que aquele era o assassino para um tempo depois o Poirot desmascarar que não era e afirmar que sempre soube.
Apesar de um dos dois personagens que acreditava ser o assassino ter realmente participado, me surpreendi muito com o final e com o que ocorreu naquela noite.
Não vejo a hora de ler outros livro da autora.

Ana Clara R Boffelli 23/01/2020

O misterioso caso de Styles - Por: Pensamento Literário
RESUMO

Esse livro foi escrito por Agatha Christie e se passa na época da primeira guerra mundial, na mansão de Styles que está localizada na Inglaterra. A mesma retrata o misterioso assassinato de Emily Inglethorp e é investigado por Hastings e Hercule Poirot e tem como suspeitos todos os parentes da vitima, conhecidos e pessoas que tinham acesso a casa se tornam suspeitos.

IMPRESSÕES

Esse livro é muito detalhista, às vezes uma simples pista muda todo o contexto da historia e isso deixa você preso no livro ao ponto de não conseguir mais parar de ler. Todos os personagens têm personalidades completamente diferentes um do outro, principalmente os protagonistas; o Poirot, como o próprio livro chama, é um homem de “método’’ e o Hastings é bem “bobão” e faz umas piadas nem um pouco engraçadas. O livro em si e muito bem escrito e tem uma narrativa bem misteriosa e algumas vezes descontraída, uma hora o livro faz você achar que o assassino é aquela pessoa, e, depois faz você acredita que é outra e no final o assassino e quem você não imaginava.

OPINIÃO FINAL

O livro é muito bom e interessante e o final te deixa de boca aberta, não porque o assassino é improvável, mas porque é obvio. A capa é muito bem feita e eu super recomendo.

site: http://pensaliterario.blogspot.com/2020/01/resenha-o-misterioso-caso-de-styles-o.html#more

Gabriel 28/01/2020

Primeiro livro da autora
Queria ler esse livro já tem um tempo, por ser o primeiro livro de Agatha e consequentemente o primeiro livro de Poirot, tinha curiosidade para lê-lo, essa curiosidade foi sanada e valeu muito a pena, o livro é muito bom, tem algumas pistas que ficam na nossa cara e não vemos, não é a toa que Agatha é a rainha do crime, claro que algumas pistas são difíceis de resolver, no geral, achei um ótimo livro, essa edição é muito bonita e traz o final original de Agatha e o final que a editora pediu pra mudar (se não me engano foi isso), achei muito bom ter os 2 finais.

Enfim, vale muito a pena ler esse caso, ainda não achei um caso ruim da rainha do crime, apenas bons ou ótimos casos, se quiser começar por esse, também é uma boa, já que é o primeiro, porém, não é necessário ler na ordem, lembrando que esse caso tem uma ligação com o último (CAI O PANO) que não li ainda.

A resolução também gostei,

Marina @outononoslivros 09/02/2020

null
O Misterioso Caso De Styles é o livro de estreia da Agatha bem como de seu detetive mais famoso, o Hercule Poirot.                            Neste livro acompanhamos a narrativa feita por Hastings acerca de um crime cometido em Styles, propriedade de uma família de amigos seus, com os quais estava hospedado.

Neste crime a matriarca da família morre misteriosamente durante uma noite de sono e, com o intuito de resolver o mistério e descobrir o que realmente aconteceu com Emily Inglethorp, Hastings pede para que seu amigo, o detetive belga Hercule Poirot investigue o assassinato e ache o culpado.

Poirot é um homenzinho bastante excêntrico e de um raciocínio nem sempre fácil de acompanhar, porém é genial. Por ele possuir um raciocínio único, apenas compreendemos o que de fato aconteceu nas últimas páginas do livro, mesmo que o belga tenha dado várias dicas ao longo da leitura.

Durante a leitura me peguei desconfiando de várias pessoas mas fui totalmente surpreendida pela revelação do assassino bem como pela execução do crime. Todavia, fiquei confusa em algumas partes pois a maioria dos personagens possuem o mesmo sobrenome e, como não se tratam pelo primeiro nome, muitas vezes fiquei sem entender qual era o personagem que estava em cena, e tinha que reler o trecho em questão novamente para me orientar.

O narrador, Hastings, também foi outra coisa que me incomodou um pouco no livro, pois em vez de se atentar a narrar os acontecimentos da investigação, muitas vezes ficava divagando sobre seus sentimentos de orgulho, prepotência, cobiça e inveja. Não consegui gostar dele.

Mas, apesar de desgostar desse personagem em questão, achei uma boa experiência a de conhecer a escrita da autora e gostei também de Poirot.

Sarinha 12/02/2020

O Misterioso Caso De Styles
Nunca acerto o assassino e com esse não foi diferente pra variar.
Acredito que o objetivo da Agatha foi de tentar levar nossa mente para outras possíveis pessoas que poderiam ser culpadas (na verdade ela faz isso em todos os livro bebê) porém nesse ela conseguiu com mais eficácia - pelo menos comigo.

Infelizmente não mereceu as 5 stars, pois achei a revelação do criminoso sem graça. Não suspeitei, porem a minha surpresa foi mais pro tipo "afe foi essa pessoa... Que chato" hehe

Mesmo assim não considero uma má leitura, amo Poirot e seu jeitinho único de ser deixa a história divertida.

Isa 13/02/2020

null
Adoro os mistérios dos livros da Agatha. Esse é o segundo livro que leio dela e a vontade de ler outros só aumenta. Livro muito bom com uma história legal e bem escrita. Adoro demais o personagem do Poirot. O final não foi tão surpreendente para mim como foi no outro livro que já li dela, mas mesmo assim continua sendo bom.

vnunes 15/02/2020

Primeira obra excelente
Ótima introdução do Poirot ao mundo. Para quem já leu alguns outros livros dela consegue enxergar como as outras histórias evoluíram a partir desta

vferr 15/02/2020

O (essencial) primogênito da Rainha do Crime
Aceitando o convite de John, mr. Hastings visita a Mansão, onde fica durante a temporada, e nota certa aversão dos demais residentes para com o novo marido de mrs. lnglethorp, considerado "mais um sujeitinho desprezível" por seu amigo. Apesar do aparente desinteresse em reconhecê-lo como parente, Alfred teria surgido na Mansão como primo em segundo grau de Evelyn, onde ganhou a confiança e admiração da herdeira, a muito contragosto de miss Howard. A dama de companhia teria, inclusive, tentado alertá-la antes de deixar Styles que o homem (vinte anos mais novo que ela) havia se casado apenas por interesse em seu dinheiro e que, na primeira oportunidade, iria matá-la. Quando mrs. lnglethorp é encontrada em seu quarto fechado, esfalecida, algum tempo depois, mr. Hastings pediria a permissão da família para que um velho amigo seu, o excêntrico detetive belga com peculiares características como a cabeça em um formato oval, sempre inclinada para um lado, e longos e rígidos bigodes, monsieur Hercule Poirot, investigasse o caso a fim de esclarecer quem, como e por que assassinou mrs. lnglethorp.

Opinião:

Uma trama simples, porém, com reviravoltas nos momentos corretos. Uma leitura agradável para um dia ensolarado, ao lado de uma bebida refrescante, assim como também é bem apreciada em dias frios, ao lado de uma lareira com um copo de chocolate quente em mãos.

Brincadeiras a parte, o desenvolvimento complexo dos truques que o elemento culpado teve de fazer a fim de escapar impune é surpreendente. Como dito por Poirot em determinado momento: "Todos os detalhes importam!", é preciso seguir atentamente a leitura para que não deixe nada passar despercebido. Ainda assim, mesmo que você não perceba uma ou outra dica do detetive belga quanto aos suspeitos (assim como eu), isso não é um problema: durante o capítulo final tudo é explicado nos menores detalhes, então por mais que algo não faça sentido ou não pareça certo em algum momento, certamente há um motivo por trás disto. Além disso, este livro faz algumas ligeiras referências a medicina, o que pode ser mais um diferencial para quem se identifica com o ramo e deseja iniciar uma nova leitura.

Resenha completa, curiosidades e leituras recomendadas em:

Déborah Tesser 18/02/2020

Mais um mistério surpreendente de Ágatha
A história se passa em meio a um assassinato, cometido por envenenamento.
Muitos são os suspeitos, o dinheiro o principal motivo e um caso bastante complicado de ser solucionado, não fosse pela astúcia do grande Hercule Poirot.
Ágatha surpreende nessa narrativa cheia de surpresas e reviravoltas. Apesar dos capítulos longos, a leitura é bastante fluida.
Recomendo bastante a leitura!