Our Wives Under The Sea

Our Wives Under The Sea Julia Armfield

Resenhas -

Andy.a 30/03/2023

Eu sei que não sou o público alvo desse livro, mas pensei que talvez fosse gostar por ser lgbtqiap+, porém...que decepção k k k k
De terror não tem nada, só é muito esquisito mesmo. Foi uma leitura extremamente frustrante e minha vontade era de gritar com as personagens principais, mesmo que eu entenda o que está acontecendo com elas e talvez essa tenha sido a intenção da autora, mas esse tipo de plot não funciona comigo, só me estressa.
Metade do tempo eu não entendi nada do que estava rolando e até eu entender eu já tinha perdido o interesse e só tava achando tudo muito arrastado, um livro de poucas páginas que mais parecia um calhamaço.
Eu costumo amar muito livros onde nem tudo é completamente explicado e que possa ter várias interpretações, mas no meu ponto de vista, esse aqui só pareceu que a autora não soube como terminar o livro e decidiu deixar assim mesmo e dizer que foi intencional ?
Acho que uma das únicas coisas que eu gostei desse livro foi a divisão de capítulos como se fossem as camadas do oceano e como narrativa ia ficando mais "assombrosa" (ou pelo menos deveria ter sido) de acordo com o quão fundo o submarino ia afundando.

Furlan3 20/03/2023

"Nem uma palavra foi desperdiçada"
Li essa frase acima, sobre o livro, no tumblr enquanto ainda estava lendo, e acho que isso não poderia ser mais correto. Encontrei Our Wives Under the Sea em uma lista de recomendação de livros góticos modernos e é exatamente isso que esse livro é. Apesar de esperarmos que a ficção e o sobrenatural sejam os principais na trama, o maior foco do livro são os momentos que Miri e Leah passam sozinhas (mesmo juntas) devido ao acontecimento trágico que lhes aconteceu (o desaparecimento e então retorno de Leah). Enquanto em contos góticos mais clássicos o horror/ficção tem papel mais presente, Our Wives Under the Sea tem um papel mais moderno introspectivo de estabelecer a ficção como segundo plano.

O maior objetivo deste livro não é falar sobre algum monstro Lovecreftiano que vive no fundo do mar, mas sim que acompanhemos a jornada interna das personagens e nos afundemos em que elas são, o que sentem, e o que está se desenrolando lentamente e consumindo suas vidas.

A leitura foi muito rápida e gostosa, pessoalmente, mas entendo que por ter uma narrativa muito introspectiva, esse pode não ser o caso para todos. Ainda assim, definitivamente é agora um dos meus livros favoritos

nsantos06 23/02/2023

O problema de perder alguém não é em si a perda, mas o vazio que ocorre depois.
Com muitas frases reflexivas que podem ser comparadas à profundidade e vazio do oceano, somos jogados em uma história que conta a relação entre duas personagens, onde com uma delas, algo terrível acontece no fundo do mar, e a outra, relata o antes e o depois em seu relacionamento.

A narrativa em si, no começo, tende a ser lenta e com poucos parágrafos, o que pode tornar exaustivo para o leitor. Ela é contada em duas perspectivas e em tempos que se alternam, do ponto de vista de ambas as personagens principais, Leah e Miri.

Conforme se progride na história.é contado como ambas se conheceram, o desenvolvimento das personagens, a sua relação com a família, os pensamentos e sentimentos que elas nutrem uma com a outra e com seus colegas ao redor.

É uma história com a densidade de um livro de seiscentas páginas, mas em duzentas, favorecendo a lentidão da narrativa no começo. Por ter um conteúdo profundo, focado no horror e na reflexão, acredito que não seja um livro fácil de ler. Além do fato de não existir uma tradução para ele ainda, o que corrobora para a dificuldade da leitura. Muitas passagens expressam um sentimento de dificuldade e desorientação em relação à transformação, a adaptação e à perda, e no meu ponto de vista, foi o principal tema debatido nesse romance.

O final foi um pouco confuso no meu entendimento. Conseguimos conceber aonde a história chegará, mas não sabemos como. Não sei se foi a intenção da autora. Mas, acredito que o foco foi explorar e analisar as humanidades dos personagens e sua inaptidão a lidar com os sentimentos, o que, para um ser humano, tende a ser natural em certas ocasiões.
Vejo que foi um livro onde a expectativa foi alta, no entanto, não entregou tudo aquilo que poderia ter entregue.

Robert 25/01/2023

Coringuei total
CA RA LHO que 🤬 #$%!& de livro é esse que eu acabei de ler?? Esperava tudo menos isso, eu fiquei chocada.
Eu esperava um horror, eu recebi sim o horror de leve (muito bom alias) mas levei de brinde depressão, que livro triste sério, do começo ao fim fez meu coração doer, completamente magnífico, parabéns pra autora por escrever esse livro tão bem.

Mariottoni 10/01/2023

Esse é mt o tp de livro q eu gosto, uma coisa bem contemplativa, c algs elementos de terror ali (bem de leve), mas por alg motivo nn rolou pra mim, sla. Nn odiei o livro, gostei até mas só isso, meh

Flavia 05/01/2023

????
Eu não me considero uma pessoa com dificuldade pra entender plots de livros ou coisas assim. Mas esse livro realmente me frustrou kkkkk acho que não foi o caso de "não entender', mas sim da autora não querer que nada ficasse muito claro ou bem explicado. Funcionou? Sim, o livro tem uma estética bem estabelecida que se mantém do começo ao fim. Funcionou PRA MIM? Não mesmo.

Além disso, senti a leitura arrastada. Um livro com menos de 200 páginas parecia ter 600+. Não me conectei com as personagens nem senti empatia por ninguém. A única coisa que eu amei foram as partes com enfoque na viagem do submarino e com o fundo do mar. De resto, hoje não Faro.

julia 11/12/2022

Eh, Our Wives Under the Sea não foi para mim. Não gostei particularmente do formato ou do estilo de escrita com parágrafos loooongos e aparentemente intermináveis. A história e o que estava acontecendo com Leah me mantiveram lendo, mas eu não gostei ou estava interessada no que estava acontecendo - eu queria principalmente uma explicação sobre a mudança da Leah e não teve ussi; o que é ok, eu suponho? Mas novamente, não para mim.

akasaori 06/12/2022

Leitura bem densa e reflexiva. O 'romance de horror' (como classificado no Google hm kk) aborda um casal lésbico que está passando por um momento bem difícil devido ao trauma de uma delas. Leah participou de uma missão no fundo do mar que deveria durar apenas três semanas mas acabou durando meses, o que a levou a ter diversos problemas mentais acarretados dessa experiência e que também afetam sua esposa. Aqui temos uma história dura sobre um outro tipo de luto, onde você presencia o declínio de uma pessoa amada ainda em vida estando numa posição que não te dá muitas opções de como ajudar.
É bem tocante, principalmente no trecho em que a autora narra como as duas se conheceram, como foi a missão e como elas estão agora, isso intercaladamente. Recomendo bastante.

Lomah 24/10/2022

Lindamente escrito
Tenho pra mim que este é um daqueles livros que se você ler em diferentes momentos da sua vida, você vai compreende-lo de novas formas.
Eu criei tantas teorias enquando acompanhava os POV's da Leah e a Miri e o desfecho não me decepcionou em nada.

Sofia.Souto 24/07/2022

"I used to think there was such a thing as emptiness, that there were places in the world one could go and be alone. This, I think, is still true, but the error in my reasoning was to assume that alone was somewhere you had to be left."

Adorei, esperava um pouquinho mais, realmente comecei achando que ia ser 5 estrelas. Mas fiquei satisfeita com o final, adorei as duas perspectivas igualmente e amei a escrita.

Recomendo para Lavínia, minha amiguinha do terror.

Loba Literária 08/05/2022

Eu não tenho nem adjetivos pra descrever esse livro. Assustador. Esquisito. Creepy, simplesmente. Uma história de terror oceânica, um texto lovecraftiano (sem todo o preconceito, com um casal sáfico no lugar).

Alex 06/05/2022

"You go so deep you forget you are supposed to come back"
Uma escrita muito diferente do que eu costumo ler. O livro mostra muito dos sentimentos de Miri e de Leah lidando com como conviver com o que aconteceu com Leah durante os seis meses submersa com várias surpresas. Como já disse, a escrita é super leve, mas o conteúdo é denso e tocante e surpreendente. Com certeza meu livro favorito da vida, mexeu comigo de uma forma tão profunda que ainda preciso de um tempo para pensar, principalmente agora passando por uma crise existencial. Eu não vou dar spoilers aqui, mas achei o final bizarro e incrível e doloroso e perfeito. Me identifiquei muito com Miri e as viagens mentais de Leah. Não vejo a hora do livro sair em português pra ler com minhas amigas