Our Wives Under The Sea

Our Wives Under The Sea Julia Armfield

Resenhas -

giovanna1975 01/05/2024

Esse livro parece dois outros livros que eu amo: Aniquilação e As águas vivas não sabem de si. Mas acho que a autora não soube criar tão bem assim a atmosfera de estranheza e suspense quanto os dois outros. Acho que muita coisa foi empurrada pro final, mas à toa, porque não tivemos as respostas. E não ter respostas pra mim não é um problema, mas senti que em alguns momentos o livro nos oferece mas não dá.

Eu amei o final, e achei os paralelos traçados entre passado e futuro muito interessantes. Mas me incomodei com a inserção de personagens como tapa buracos na vida das personagens principais. A Carmem, por exemplo, parece que está ali só para dizer "olha, existe vida além de dentro do conjunto Miri-Leah". Também não gostei do mistério em torno do Centro, porque não senti que foi bem explorado. Qual era o sentido da missão? E os telefonemas? O que de tão bizarro, principalmente para quem era de fora, acontecia ali?

Eu gosto muito da ideia de exploração de uma zona desconhecida e das coisas voltarem dela de forma diferente. E gosto dessa característica de ter uma paixão e respeito tão grande pelo objeto de estudo, ou profissão, que você aceita o destino que a missão te dá. Esse é o ponto em comum com esses três livros. Mas acho que nesse, poderia ser melhor executado. Pareceu pra mim que a autora estava tão convencida da esquisitice e do mistério, que não fez muito para convencer os leitores disso também.

Gabriela Araujo 25/04/2024

Narrativa poética e romântica em meio ao luto
Uma das escritas mais belas que já li.
Queria mais respostas, e como o livro é bem lento, meu ritmo com ele também foi.

Pausei, fiquei sem meses sem ler e então finalizei.

No geral, o enredo é incrível, uma das narrativas mais românticas e poéticas, e a ambientação do oceano, os mistérios, as coisas que não sabemos existir e os processos de luto, perda, relacionamentos? Excelente.

Vicky 10/03/2024

Uma história sobre luto
Estou extremamente decepcionada com essa leitura. O livro inteiro te deixa na expectativa de algo, cada capítulo termina de uma forma que te deixa querendo mais e absolutamente nada é entregue.
Tenho a sensação que o livro acabou no meio e que a história continuará além, porém a parte entregue ao leitor é apenas o estopim para algo interessante de fato acontecer como a busca da Miri de saber o que aconteceu, o que foi visto, o que era o Centre e etc.
Apesar de tudo, gostei da narrativa e da escrita de ambas as personagens. O processo de luto é representado de uma forma linda demais, a negação e raiva que a Miri sente de início, depois a dificuldade dela em deixar ir, o jeito que ela leva toda a rotina dela pro o banheiro pra ficar na companhia Leah mesmo ela já não conversando, nem reagindo a mais nada, e finalmente a aceitação que é quando ela a leva pro mar.

Brasil 26/02/2024

No começo tem uma leitura muito difícil e cansativo, mas depois de um tempo algo acontece e fica muito interessante e mais fácil de ler

ariesmoongirl 14/02/2024

Nossa sei la, esse eh bom na questao do plot e da escrita porem ele se perde e em muitos momentos fica bem tedioso ?

Ingrid.Sombra 14/02/2024

Retrato do trauma compartilhado
"Our wives under the sea" é uma história que pode ser descrita como estranha, triste e bonita. Não leia esperando um livro de terror clássico ou uma narrativa rápida e objetiva. Seu foco está no relacionamento de Miri e Leah, e em como cada uma viveu uma situação traumática compartillhada. O terror é o do desconhecido, de mergulhar cada vez mais fundo no oceano sem saber o que nos espera lá (nos sentidos literal e metafórico).

Os capítulos de Miri apresentam muito da história pregressa do casal, e em como foi a experiência de ter sua esposa sob o mar por vários meses, sem respostas ou contato. Há um forte sentimento de nostalgia, de algo que já foi e que não é mais. Já os capítulos de Leah focam mais na experiência no fundo do mar, e representam as partes mais estranhas da narrativa, numa pegada meio lovecraftiana.

Não dá para falar do que eu achei mais incrível nesse livro sem dar spoiler, mas achei um trabalho primoroso como Armfield descreveu a desconexão entre o casal, a ruptura causada pelo incidente, e como cada uma lidou com isso depois. Recomendo a leitura com o aviso de que algumas pessoas podem achar muito lento, subjetivo, ou estranho.

westfthesun 05/02/2024

Uma história sobre a sensação de sentirmos a pessoa que amamos escorregar como água pelos nossos dedos e se juntar ao mar.

gabrisingr 18/01/2024

Teve partes que eu gostei e teve outras que nem tanto
nao sei se foi pq ouvi o audiobook e nao consegui me ambientar tao bem

Bia 28/12/2023

Esse é um livro curto e ainda assim eu acho que deveria ser mais curto. A história funcionaria bem como um conto, tirando os momentos repetitivos. Também acho que seria melhor se ele não fosse classificado como terror porque em nenhum momento o livro parece ter essa intenção. Até quando ele poderia partir para esse caminho, como Leah no submarino e as transformações que acontecem perto do final, a escolha é se manter mais na narrativa “literária”. Se eu não tivesse esperando o terror que me foi prometido, talvez eu conseguisse apreciar mais o que a narrativa realmente tem para oferecer.

O livro inteiro é uma grande análise sobre luto e sobre relacionamentos. Somos mostrados vários e vários momentos do passado das protagonistas para contrapor com o presente. Isso deveria ter feito com que eu me importasse com o relacionamento delas, mas a distância no presente é tão grande que foi dificil sentir algo por elas. Parecia óbvio que era questão de terminar, mesmo se o final não fosse como foi. No final, é mais um livro pra lista dos que seria interessante analisar em uma aula de literatura, mas pra ler foi chato.

Nath @biscoito.esperto 19/12/2023

Esse livro tem todos os elementos que eu adoro num livro: terror, fundo do mar e ciência. Ainda assim, não foi exatamente o que eu esperava. O livro é narrado por Miri, uma mulher que está tendo dificuldades em readaptar sua esposa à vida normal; e por Leah, a esposa de Miri, que conta tudo aquilo que viveu quando estava num submarino numa missão científica, e todas as bizarrices que ela presenciou.
Como eu disse, bizarrices do fundo do mar são minhas favoritas, mas confesso que eu gostei muito mais dos capítulos melancólicos e belos de Miri do que da narrativa desconexa de Leah. Nem considero esse livro terror, ele é um drama com elementos fantásticos que beiram o bizarro. Foi um bom livro, mas eu esperava um pouco mais.

site: www.nathlambert.blogspot.com