Our Wives Under The Sea

Our Wives Under The Sea Julia Armfield

Resenhas -

Alex 06/05/2022

"You go so deep you forget you are supposed to come back"
Uma escrita muito diferente do que eu costumo ler. O livro mostra muito dos sentimentos de Miri e de Leah lidando com como conviver com o que aconteceu com Leah durante os seis meses submersa com várias surpresas. Como já disse, a escrita é super leve, mas o conteúdo é denso e tocante e surpreendente. Com certeza meu livro favorito da vida, mexeu comigo de uma forma tão profunda que ainda preciso de um tempo para pensar, principalmente agora passando por uma crise existencial. Eu não vou dar spoilers aqui, mas achei o final bizarro e incrível e doloroso e perfeito. Me identifiquei muito com Miri e as viagens mentais de Leah. Não vejo a hora do livro sair em português pra ler com minhas amigas

Robert 25/01/2023

Coringuei total
CA RA LHO que 🤬 #$%!& de livro é esse que eu acabei de ler?? Esperava tudo menos isso, eu fiquei chocada.
Eu esperava um horror, eu recebi sim o horror de leve (muito bom alias) mas levei de brinde depressão, que livro triste sério, do começo ao fim fez meu coração doer, completamente magnífico, parabéns pra autora por escrever esse livro tão bem.

alinneasilva 24/04/2023

É um livro muito triste e muito introspectivo.
Bonito, muito tocante mas também bem bizarro.
Uma história sobre duas mulheres casadas mas que se veem desconectadas uma da outra após um evento traumático. O livro é menos sobre o que aconteceu e mais como isso afetou e mudou completamente as duas e a relação delas.
Não achei uma leitura tão fácil, o pov de Leah é meio confuso como a situação e o lugar onde a mente dela se encontra e algumas informações sobre o oceano eu achei um pouco chatas embora informativas.
Já o pov de Miri é o de alguém que enxerga um problema mas se vê impotente na situação. Eu gosto muito do olhar dela sobre Leah e dos pensamentos dela no geral, mas é um pov melancólico e dá uma tristeza terrível.
Ler esse livro é como ver elas se perdendo sem saber como elas vão conseguir se encontrar novamente.
Ao fim da leitura eu confesso que tive bastante dificuldade de definir o que é real e o que é abstrato mas ainda assim o final é muito bonito e incrivelmente triste.

Loba Literária 08/05/2022

Eu não tenho nem adjetivos pra descrever esse livro. Assustador. Esquisito. Creepy, simplesmente. Uma história de terror oceânica, um texto lovecraftiano (sem todo o preconceito, com um casal sáfico no lugar).

Pam 24/11/2023

Quando sua esposa some durante 5 meses e meio a mais do que o esperado em uma viagem a trabalho num submarino e a empresa não te dá informações concretas, Miri começa a lidar com o fato de que ela possa estar morta, até que recebe uma ligação dizendo que sua esposa chegou e ela pode ir busca-la.

Porém, ela está diferente, quanto a vida no oceano pode influenciar a mente e o corpo de uma pessoa? Coisas estranhas começam a acontecer e Miri precisa descobrir o que fazer.
Uma história sobre amor e desapego.

Vicky 10/03/2024

Uma história sobre luto
Estou extremamente decepcionada com essa leitura. O livro inteiro te deixa na expectativa de algo, cada capítulo termina de uma forma que te deixa querendo mais e absolutamente nada é entregue.
Tenho a sensação que o livro acabou no meio e que a história continuará além, porém a parte entregue ao leitor é apenas o estopim para algo interessante de fato acontecer como a busca da Miri de saber o que aconteceu, o que foi visto, o que era o Centre e etc.
Apesar de tudo, gostei da narrativa e da escrita de ambas as personagens. O processo de luto é representado de uma forma linda demais, a negação e raiva que a Miri sente de início, depois a dificuldade dela em deixar ir, o jeito que ela leva toda a rotina dela pro o banheiro pra ficar na companhia Leah mesmo ela já não conversando, nem reagindo a mais nada, e finalmente a aceitação que é quando ela a leva pro mar.

julia 11/12/2022

Eh, Our Wives Under the Sea não foi para mim. Não gostei particularmente do formato ou do estilo de escrita com parágrafos loooongos e aparentemente intermináveis. A história e o que estava acontecendo com Leah me mantiveram lendo, mas eu não gostei ou estava interessada no que estava acontecendo - eu queria principalmente uma explicação sobre a mudança da Leah e não teve ussi; o que é ok, eu suponho? Mas novamente, não para mim.

Felipe 18/09/2023

Um livro... diferente, meio sei lá no geral, me fez pensar sobre tudo o que tem no oceano e parecia estar chegando num final legal, mas foi uma conclusão sem graça e sem explicação. Tinha potencial pra ser muito melhor.

Gabi.Buenos 16/05/2023minha estante
importante ressaltar que aparece como se eu tivesse dado 4 estrelas, mas dei 3.5 kkkk

Gabriela Araujo 25/04/2024

Narrativa poética e romântica em meio ao luto
Uma das escritas mais belas que já li.
Queria mais respostas, e como o livro é bem lento, meu ritmo com ele também foi.

Pausei, fiquei sem meses sem ler e então finalizei.

No geral, o enredo é incrível, uma das narrativas mais românticas e poéticas, e a ambientação do oceano, os mistérios, as coisas que não sabemos existir e os processos de luto, perda, relacionamentos? Excelente.

y.as.me 27/09/2023

Fiquei parada olhando pro teto pensando se tinha gostando desse livro realmente ou não
eu tava esperando algo que fosse mais como um thriller e que no final me daria uma resposta pro mistério que percorria o livro inteiro mas no meio do caminho eu percebi que tava lendo sobre luto e a dor da perda e de sentir falta de alguém que ainda tá ali do teu lado
eu senti que a miri o tempo inteiro traçava um paralelo entre a morte da mãe dela e a maneira que ela não reconhecia mais a esposa como uma espécie de luto semelhantes, enquanto ela perdeu a mãe ?mentalmente? ela perdia a esposa ?fisicamente?, e a cena final dela largando ela no mar meio que me quebrou
apesar de não ter sido o que eu esperava e sim ter um pouquinho de decepção no meio não tem como eu dar menos estrelas que isso pra um livro que foi TÃO bem escrito e fez coisas ínfimas parecerem tão imensas pra mim

giovanna1975 01/05/2024

Esse livro parece dois outros livros que eu amo: Aniquilação e As águas vivas não sabem de si. Mas acho que a autora não soube criar tão bem assim a atmosfera de estranheza e suspense quanto os dois outros. Acho que muita coisa foi empurrada pro final, mas à toa, porque não tivemos as respostas. E não ter respostas pra mim não é um problema, mas senti que em alguns momentos o livro nos oferece mas não dá.

Eu amei o final, e achei os paralelos traçados entre passado e futuro muito interessantes. Mas me incomodei com a inserção de personagens como tapa buracos na vida das personagens principais. A Carmem, por exemplo, parece que está ali só para dizer "olha, existe vida além de dentro do conjunto Miri-Leah". Também não gostei do mistério em torno do Centro, porque não senti que foi bem explorado. Qual era o sentido da missão? E os telefonemas? O que de tão bizarro, principalmente para quem era de fora, acontecia ali?

Eu gosto muito da ideia de exploração de uma zona desconhecida e das coisas voltarem dela de forma diferente. E gosto dessa característica de ter uma paixão e respeito tão grande pelo objeto de estudo, ou profissão, que você aceita o destino que a missão te dá. Esse é o ponto em comum com esses três livros. Mas acho que nesse, poderia ser melhor executado. Pareceu pra mim que a autora estava tão convencida da esquisitice e do mistério, que não fez muito para convencer os leitores disso também.

rdrg 30/07/2023

Stou triste
Pois bem, inicialmente não vou negar que achei um pouco chato e basicamente uma fusão entre pessoas normais e aniquilação. Porém, a história se faz envolvente e o apego às nossas protagonistas/ narradoras Miri e Leah é real e profundo.
O foco não é em como aconteceu mas como termina e isso pode ser frustrante. Algumas questões ficam em aberto. No geral, não foi o suficiente para me fazer não gostar, ou aplicar uma nota menor do que 5 estrelas.
Não chorei só fiquei tremendo.

Furlan3 20/03/2023

"Nem uma palavra foi desperdiçada"
Li essa frase acima, sobre o livro, no tumblr enquanto ainda estava lendo, e acho que isso não poderia ser mais correto. Encontrei Our Wives Under the Sea em uma lista de recomendação de livros góticos modernos e é exatamente isso que esse livro é. Apesar de esperarmos que a ficção e o sobrenatural sejam os principais na trama, o maior foco do livro são os momentos que Miri e Leah passam sozinhas (mesmo juntas) devido ao acontecimento trágico que lhes aconteceu (o desaparecimento e então retorno de Leah). Enquanto em contos góticos mais clássicos o horror/ficção tem papel mais presente, Our Wives Under the Sea tem um papel mais moderno introspectivo de estabelecer a ficção como segundo plano.

O maior objetivo deste livro não é falar sobre algum monstro Lovecreftiano que vive no fundo do mar, mas sim que acompanhemos a jornada interna das personagens e nos afundemos em que elas são, o que sentem, e o que está se desenrolando lentamente e consumindo suas vidas.

A leitura foi muito rápida e gostosa, pessoalmente, mas entendo que por ter uma narrativa muito introspectiva, esse pode não ser o caso para todos. Ainda assim, definitivamente é agora um dos meus livros favoritos