Mentiras Incendiárias Jennifer Lynn Alvarez

Resenhas - Mentiras Incendiárias

Ket 22/02/2022

Curti muito a história, flui de forma ágil. Você precisa ler correndo para saber se os 5 responsáveis pelo incêndio serão punidos...ou vão dar uma sorte gigantesca e escapar.

A Hannah é uma manipuladora nata. Em vários momentos ela parece frágil, mas não é. Aquela cabecinha ali sabe exatamente o que quer (os amigos que se cuidem!). Aliás, ela e todos os outros 4 são escritos para nos tirar do sério e irritar, é muito fácil torcer para todos se darem mal haha

Um bom primeiro livro da autora, esperando os próximos!

Fernanda 10/08/2022

Resenha disponível no blog:

Mentiras Incendiárias

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/08/resenha-mentiras-incendiarias-jennifer.html

GustavoDC 12/03/2022

Uma história diferente e envolvente!
Vi uma influenciadora comentando sobre esse livro no youtube e fiquei bastante interessado em lê-lo, pois sua sinopse foge um pouco do comum em relação aos livros do mesmo gênero.

A história começa de um jeito completamente frenética, diferenciando-se em muito dos outros livros! Eu silmplesmente não conseguia parar de ler!

Porém, já mais para o meio do livro, após a fase inicial do incêndio, o ritmo deu uma diminuída e a relação da personagem principal com seu melhor amigo ficou, em alguns momentos, cansativa.

Já na parte final, o livro voltou a melhorar, com a ocorrência de um desaparecimento de uma pessoa na cidade.
Em relação ao fechamento da história, eu esperava que ocorresse de outra forma. Digo que não me agradou, como também não foi uma decepção! Apenas gostaria que ocorresse de outra forma.

De longe, a melhor parte do livro são os seus 30% iniciais da história.

Nota 4.0 em 5 estrelas.
Lyta @lytaverso 12/03/2022minha estante
Excelente resenha! ??????

GustavoDC 12/03/2022minha estante
Obrigado!

Clara.Pamponet 25/01/2022

Um livro de tirar o fôlego
Mentiras Incendiárias foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e também foi um dos lançamentos da Faro no início deste ano.

Jennifer tem uma escrita muito fluida e extremamente envolvente. Fiquei presa na leitura de uma forma que a muito tempo não acontecia, queria descobrir o que tinha acontecido e qual tinha sido o resultado final da trama e a cada capítulo que passava essa vontade aumentava.

O livro traz a história de cinco amigos que irresponsavelmente acabam iniciando um incêndio acidentalmente. Todos na cidade sabem dos riscos que sofrem por morarem em uma região de montanhas na Califórnia, já que no estado sempre tem a temporada de incêndios, todos levam a sério e todos cuidam o máximo para que não aconteça, já que é um crime iniciar incêndios e Hannah por ser a filha do xerife sente a responsabilidade ainda mais intensa nas suas costas.

Hannah, Luke, Drummer, Violet e Mo, são cinco amigos conhecidos por todos da cidade como monstros, todos tem seus futuros escritos e destinados, Luke e Drummer sãos os únicos que não vão para a faculdade, tendo suas raízes fixadas definitivamente em Gap, uma cidade fictícia na região de Bishop, no leste da Califórnia.

Quando o incêndio acaba sendo provocado pelos monstros, uma mentira é contada, mas para sustentá-la uma teia de mentiras acaba sendo criada. Atitudes impensadas são tomadas criando consequências drásticas. O peso da culpa cai neles, mas mesmo assim continuam sustentando para que acabem indo presos.

Eu não tenho muito costume de ler suspenses, mas quando fui convidada para realizar esta leitura coletiva, não pensei duas vezes e aceitei, e ainda bem que aceitei, pois esta leitura foi muito prazerosa e muito incrível. Os monstros acabam mostrando uma face antes desconhecidas até deles próprios.

Um incêndio, cinco amigos, uma mentira e uma morte, o que será que acontecerá com os monstros?

A leitura fez parte do @clubeliterarioferavellar em parceria com a @faroeditorial
Rafael Kerr 25/01/2022minha estante

Talita 02/03/2022

O que você faz quando não consegue parar de pensar em um livro?

Recentemente li "Mentiras Incendiárias" da autora @jennifer_lynn_alvarez, lançamento de janeiro da @faroeditorial e fiquei impactada com a história.

Nela vamos conhecer 5 adolescentes: Maureen, Luke, Violet, Drummer e Hannah, conhecidos como "monstros" e que infelizmente acabam causando um incêndio. Porém, tudo foge do controle quando o incêndio se espalha pela pequena cidade de Mountain Gap, causando inúmeros desastres e evacuação imediata dos habitantes.

Dispostos a manter segredos e fugir das consequências, já que na pequena cidadezinha, qualquer incêndio acidental ou não é crime, eles começam a mentir para os policiais e os próprios pais, mas já sabemos o que falam sobre mentiras, né?! Elas tem pernas curtas.

A situação fugiu completamente do controle e os adolescentes estão com bastante medo, onde acabam brigando entre si e as coisas tomam um rumo irreversível.

"Eu a avisei para não contar a verdade, que faria mais mal do que bem, mas ela não quis me ouvir. Não somos criminosos porque fizemos algo ruim; fizemos algo ruim porque éramos imprudente. Não é a mesma coisa."

Eu preciso dizer que fiquei chocada com a história em si, com o desenvolvimentos dos personagens, com o plot que apesar de previsível, não deixou de surpreender. Fiquei completamente submersa em Mountain Gap com seus habitantes e seus mistérios, que mesmo uma semana após a leitura, não consigo parar de pensar sobre.

A escrita da autora é extremamente fluída, intensa e realista. Já tinha algum tempo que não lia um thriller que me prendesse tanto assim.  Recomendo demais a leitura!

Livro cedido em parceria com a Faro Editorial.

Bia 23/02/2022

Já quero mais livros da autora.
Desde o primeiro capítulo, minha atenção estava presa. Foi como se eu estivesse assistindo um filme ou uma série. Vendo as chamas incendiarem a floresta, o desespero das pessoas, a luta pela sobrevivência dos animais, a fumaça cobrindo a visão... Gostei de como a história foi conduzida. Trazendo incêndios florestais, uma investigação policial e uma jornada agitada de emoções.

Contada sob o ponto de vista de Hannah, é possível que você sinta desconfiança e seja absorvido por todas as questões que serão retratadas. Há caos, drama e mistério. Os personagens são falhos, seus relacionamentos tensos e há decisões demais a tomar. Afinal, serão todos capazes de tudo para proteger seu segredo?

O impacto das mentiras, o poder de uma amizade e a pressão por uma omissão. Além de tocar na questão ambiental e o efeito catastrófico para todos que viveram, perderam e trabalharam nisso.

É um thriller emocionante do início ao fim. São tantas perguntas, possíveis respostas e um desfecho que eu desconfiava que pudesse acontecer, mas ainda sim fiquei impressionada o quão sombrio foi.

A escrita é viciada e rápida, os capítulos curtos agilizam a dinâmica e te viciam sobre o que poderá acontecer. Fato é que: eu desconfiei de alguns fatos e o culpado eu já sabia, porém fiquei chocada pelas últimas revelações.

site: http://meucoracaoliterario.blogspot.com/

Entrelivros_efilho 10/02/2022

❝Somos cinco almas equilibradas em um prato giratório, e, se alguém perder o controle, todos nós caímos.❞

Hannah, Violet, Luke, Maureen e Drummer são amigos desde a infância e com exceção de Violet que passa as férias na casa da avó, todos moram Gap Mountain. No último verão que passariam juntos antes de irem pra faculdade, eles saem para nadar em um lago e sem querer iniciam um incêndio florestal que rapidamente toma proporções gigantescas e que vai queimando tudo pela frente, casa, animais e pessoas.

Com medo das consequências do crime que cometeram, eles decidem mentir para a polícia para se proteger, mas aos poucos o cerco da polícia vai se fechando em volta deles e Violet, que sofre com o segredo avisa que contará toda a verdade à polícia, mas, Violet desaparece da casa da avó na madrugada sem deixar pistas, então a amizade e a confiança entre eles começam a ruir e cada um se defende como pode, deixando claro até onde uma pessoa é capaz de ir por medo, desespero e instinto de sobrevivência.

Capítulos curtos, escrita ágil e fluída e uma trama recheada de mistérios que deixa o leitor desesperado por respostas, que leitura viciante! Esperava um início mais lento como geralmente a gente vê nesse tipo de enredo enquanto conhecemos os dados do crime e os personagens, mas autora já nos pega de jeito na primeira página e nos deixa presos até o final, ela nos insere no universo desses adolescentes e junto deles vivemos os seus medos e os erros que cometem na ânsia de esconder o que fizeram.

É uma leitura tensa, intensa e ao mesmo tempo angustiante, então iniciem a leitura quando tiver tempo porque uma vez que começar não conseguirá parar.

Confesso que descobri bem no início o culpado pelo desaparecimento da Violet, mas isso só me deixou mais desesperada pra saber como tudo aconteceu, e quando pensei que não poderia mais ser surpreendida, veio o desfecho me chocou, nas ultimas páginas a autora soltou uma bomba, encerrou a história e me deixou com a sensação de: apenas lide com isso!
Amei!

Se quer uma leitura de tirar o fôlego, Mentiras Incendiárias é pra você!

Nathi 17/02/2022

Poucas vezes um Thriller me prendeu tanto...
Devorei o livro em todos os meus momentos vagos, e só isso já me diz o quanto o livro mexeu comigo, mas o fato de eu ter passado os últimos dois dias tagarelando e analisando sobre as decisões da Hannah e de seus amigos, só me deu a certeza de que eu definitivamente amei o livro.

Suspenses sempre me tiram da minha zona de conforto, mas dessa vez foi diferente. Afinal, todos cometemos erros, mas a diferença que nos torna pessoas boas ou más, é a maneira como enfrentamos as consequências de nossos erros.

Um livro que serve de alerta sobre relacionamentos e amizades abusivas e tóxicas, sobre escolhas e decisões e sobre como um momento pode mudar tudo o que você acredita e construiu para o futuro.

Thariny Sousa 18/06/2022

Que livro sem graça, protagonista insuportável, motivos por trás de tudo, totalmente infantis e sem sentido. Dificilmente julgo alguma leitura como perda de tempo, e esse aqui está definitivamente no top 5 dos mais chatos que já li

Bru | @umoceanodehistorias 14/03/2022

Bom, mas...
Cinco jovens causam um 1ncêndi0 de grandes proporções. A grande questão é que na Califórnia, isso é considerado um cr1m3 e eles seriam c0nd3n4d0s. É por conta disso, que decidem fazer um pacto de silêncio. No entanto, quando o 1ncêndi0 causa vít1m4s f4t4is, alguns dos jovens começam a se questionar se fizeram certo escondendo a verdade.

Hannah, filha do xerife da cidade, é uma dessas jovens e, por ser a que mais conhece a lei, é quem encabeça todas as coisas que os jovens fazem. Mas, será que uma mentira pode perdurar? Eles conseguirão esconder tudo?

O livro é extremamente viciante. É impossível parar de ler, principalmente, quando terminamos a primeira parte.

Os personagens, por serem adolescentes, são um pouco complicados, pois são típicos, gostam de bebidas e outras coisas. A única que é mais sensata é a Mo, que me causou uma dor enorme no coração por conta do que lhe acontece.

Foi muito difícil me envolver com a Hannah, narradora da história. Senti que ela o tempo todo foi para o caminho errado e quis ser a dona da razão e talvez tenha sido por isso que eu não tenha gostado tanto do final.

Além da Mo e da Hannah, temos Drummer, o rapaz por quem Hannah nutre uma paixão há anos, Luke, o jovem problemático do grupo, e Violet, a mocinha rica que vem para a cidade nas férias e que parece não se encaixar totalmente. O Luke guarda muitas coisas que acontecem em sua vida particular e entendo muita de suas atitudes. Violet é um pouco sensata, mas só quando a “água bat4 na bund4”. Drummer é um p0rr3. Ele cozinha Hannah em banho-maria, não querendo se relacionar amorosamente com ela, mas sem deixá-la livre.

O livro é repleto de mentiras e segredos e o enredo funcionaria muito bem como um filme, com cenas angustiantes. A única coisa que mudaria, confesso, é o final, achei injusto (olha a senhora justiça por aqui).

site: https://www.instagram.com/p/Cak2yOAP7-_/

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 14/01/2022

Bom demais
Comecei a ler esse livro sem grandes expectativas, mas sabendo sobre o que era.
Um grupo de amigos acaba provcando um incêndio florestal de proporções inimagináveis, e mesmo sendo um acidente isso não importa muito na Califórnia.

Temendo que todos sejam presos, Hannah e os outros decidem não contar nada, e ela mesmo sendo filha do xerife da cidade faz tudo o que esta ao seu alcance para manter todos eles fora da cadeia.

Mas a cada novo capitulo mais mentiras vão sendo descobertas, e todos esses segredos vão cobrar um preço de cada um deles.

A história vai acompanhar eles e seus surtos de consciência, enquanto a Hannah tenta manter todos juntos e evitar que um deles de com a língua nos dentes.

É um livro eletrizante, a todo momento surgem novos conflitos e vamos ver a amizade deles pouco a pouco ruindo diante de todos esses problemas.

E o final é simplesmente chocante.

28/03/2022

Esse livro é surpreendente!
Esse livro foi uma completa LOUCURA! A autora tem uma escrita maravilhosa, é imersiva, detalhista e bastante realista. Nas cenas iniciais envolvendo o incêndio, eu conseguia sentir o medo e desespero dos personagens, a dor ao perder tudo que tinham. E ao decorrer da leitura, isso se manteve fortemente. Foi angustiante e ao mesmo tempo fascinante, a leitura fluiu de uma forma! Me deixou completamente vidrada na história.

O Livro é todo narrado do ponto de vista da Hannah, ela é a filha do xerife, a típica protagonista super inteligente e quer ser policial. Por conta disso, ela conhece como funciona o sistema de investigação, então sua missão é tentar libertar ela e os amigos da suspeita do crime. O problema? Ela não é uma narradora confiável e tem uma dependência emocional enorme em outro personagem, se tornando obcecada por ele. Não sabemos se o que ela faz é certo ou errado e muito menos até onde ela tem coragem de ir para enterrar esse segredo...

Além de todo a investigação envolvendo o incêndio, a autora ainda colocou mais um suspense na história. Um dos integrantes do grupo de amigos acaba sumindo misteriosamente e vamos acompanhando como todos os outros personagens lidam com a situação. A partir disso a história ficou ainda mais viciante, eu só queria saber se o desaparecimento estava relacionado com o incêndio e principalmente, se tinha sido causado por algum dos amigos...

Esse foi um dos melhores livros de suspense que li nos últimos tempos. A história toda é muito bem construída e desenvolvida. É intrigante e empolgante, fez com que eu devorasse o livro atrás de respostas. Amei e recomendo muito! Uma história que sem dúvidas merece muito mais reconhecimento.

PsicoThriller 20/02/2022

Uma grata surpresa!
Todos os anos as montanhas da Califórnia sofrem com uma temporada de incêndios. Ninguém leva isso mais a sério do que Hannah, a filha do xerife.

Quando ela e seus melhores amigos provocam um incêndio de forma acidental, o instinto os leva a fugir, mentir para a polícia e para os investigadores. Mas o que era um pequeno fogo toma proporções gigantescas, devorando tudo o que encontra pelo caminho: casas, animais, pessoas.

É nesse momento que as relações de amizade se estremecem e cada um vai revelando faces de suas personalidades até então desconhecidas.

Mentiras Incendiárias foi uma grata surpresa no mês de Fevereiro. Um lançamento muito bacana que cumpriu com as minhas expectativas.

O livro é dividido em duas partes: na primeira o foco é o incêndio florestal causado pelos adolescentes e suas consequências e, a segunda, sobre o desaparecimento de uma das adolescentes quando tudo finalmente se entrelaça e é exposto ao leitor.

O que eu mais apreciei nessa história foi a ambientação impecável da autora. Aqui temos uma cidadezinha quente, com um lago profundo e muitos animais selvagens, além do clima young adult que, na medida certa, não tornou a história maçante.

A escrita da autora é fluida e envolvente, ao mesmo passo que a história é repleta de tensão. Me senti tão imersa na história que fiquei sem fôlego em algumas cenas.

Também me senti envolvida no drama adolescente e seus segredos que, junto com as tragédias, fazem com que a história tenha o equilíbrio certo, misturando momentos de tensão com momentos mais banais da vida de adolescentes comuns.

Os personagens foram bem desenvolvidos pela autora e, apesar de adolescentes, são todos bem complexos e reais. Na segunda parte da história, a tensão aumenta ainda mais e fica impossível de largar o livro. Vários mistérios aparecem e as peças de quebra cabeça enfim se juntam para entendermos tudo que está por trás do mistério.

? O final é óbvio, sem surpresas. As reviravoltas não me surpreenderam, mas a autora finalizou de forma coerente o livro, sem deixar pontas soltas.

Minha Velha Estante 22/06/2022

Estamos em Gap Mountain, na Califórnia, localidade com alto risco de incêndios. Os amigos Maureen, Luke, Violet, Drummer e Hannah estão aproveitando o último verão juntos antes de irem para a faculdade ou seguirem seus caminhos. Mas esse verão se torna realmente quente quando Luke, que está cumprindo condicional, acende um cachimbo e Hannah, filha do xerife, derruba o cachimbo nas folhas secas que pegam fogo rapidamente. Apesar de tentarem controlar o fogo, as chamas se espalham numa velocidade alarmante destruindo parte da cidade, da floresta e dos seus animais e fazendo vítimas fatais.

O acordo incial de manter segredo sobre o que aconteceu na montanha começa a se mostrar frágil quando alguns oscilam entre a lealdade e o peso da culpa pelas consequências inesperadas. O medo de ser preso, a fragilidade emocional de alguns, a insegurança e a descoberta de segredos vão minando a determinação do grupo enquanto o leitor tem a oportunidade de conhecer melhor cada um dos envolvidos, seus receios e como a sua vida poderá ser destruida a partir desa revelação.

Dividido em duas partes narradas por Hannah, em um escrita viciante onde os acontecimentos vão se sucedendo em um ritmo de tirar o fôlego, a autora nos brinda com dois plots: o incêndio, suas implicações e investigações e o desaparecimento de um dos amigos que, na minha opinião, é o mais revelador da história.

Se prepare para um thriller incrível, mas não espere ter empatia por nenhum dos personagens. Principalmente por Hannah. Quase larguei o livro nas primeiras páginas temendo que ela tivesse uma atitude irresponsável com Matilda, sua cachora idosa e a grande heroína dessa história. Mas, graças ao enredo fantástico, não consegui largar sem saber o desfecho. Ainda assim, a minha antipatia pela criatura egoísta, leviana e desprezível que Hannah é só aumentou.

É uma trama envolvente que vai muito além do clichê de amigos unidos por um segredo e supera, e muito, outros livros que seguem esse modelo principalmente por conseguir unir dois mistérios em uma única história e pelo final surpreendente. Se você quer um livro que te desafie, te inquiete e te faça torcer por justiça, não deixe de ler Mentiras Incendiárias.

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2022/04/mentiras-incendiarias-jennifer-lynn_26.html

Kalyne @oreinodaspaginas 19/03/2022

Explosivo!
Mentiras incendiárias
2022, 320 págs.
Jennifer Lynn Alvarez
Tradução de Sarah Bento Pereira
@faroeditorial

Um grupo de amigos provoca um incêndio acidental, que os leva a fugir e mentir para a polícia por medo das consequências. Conforme a situação piora, um deles sente que todos precisam se confessar para manterem a consciência limpa, porem após dizer isso aos outros, essa pessoa desaparece misteriosamente. Afinal, o que o instinto de sobrevivência de algumas pessoas é capaz de fazer diante do medo?

Três motivos para ler:

1º Suspense
Sabe aquele tipo de livro que te prende do inicio ao fim atrás de respostas? Então, esse aqui é um deles. Foi impossível parar de ler ou pensar no desfecho dos fatos e o que aconteceu com a pessoa ?desaparecida?;

2º Narrativa e desenvolvimento
A escrita da autora é cativante demais, o que colaborou para uma narrativa empolgante e um desenvolvimento bem trabalhado durante todo o livro;

3º Conscientização
O incêndio, mesmo que acidental, serve como um alerta sobre os riscos e maneiras de brincar com fogo. Achei isso genial, a forma como uma calamidade dessa foi abordada em um suspense.

E aí, ficaram curiosos? Eu amei esse livro e devorei as páginas haha. Super recomendo.