Asa Noturna (2022) - Volume 1

Asa Noturna (2022) - Volume 1 Tom Taylor...

Resenhas - Asa Noturna

Leonardo 31/03/2024

De volta as origens
Uma leitura leve, como um história do Asa Noturna deve ser. Gostei muito de como foi suavemente apresentando o novo contexto a esta nova fase do Asa Noturna, fala sobre o passado dele, a relação com a Barbara Gordon que é um dos pontos altos da HQ, a relação com Bludhaven. Os vilões são algo que não são nada demais na HQ, não chegaram a ter pontos altos e não parecem nem ter uma grande ameaça, não chega a ser um ponto negativo mas não é algo que acrescenta tanto. A história contém participações especiais que estão demais e realmente agregam a história, por fim temos um leve retcon na história da familia Grayson e um final muito bom. Ansioso para as proximas hqs.

Maths Redfield 13/03/2024

Um primeiro volume bem "introdutório" sobre o Asa Noturna, o que não deixa de ser bom. Explica bem as ideias do que o Dick quer sem estar nas asas do Batman e mostra o quão bom personagem ele é. Animado pros próximos.

Felipe1503 10/02/2024

Maravilhoso!
Asa noturna tem se tornado um dos meus heróis preferidos nos últimos anos! Um quadrinho leve e ao mesmo tempo denso, gostoso de ler, com uma arte belíssima! Me fez derramar algumas lágrimas em um certo momento? recomendo demais e já vou ler as próximas edições!

Porteiro_ 26/01/2024

Bat-zap? Bat-Grupo? Bat-Grupo do Zap? Bat-família do Zap?
Uma leitura agradável e dinâmica. Arte muito boa. Com brincadeiras criativas na quadrinização, em especial nas acrobacias. E painéis com bom uso de cores pra setar tom.
O roteiro é bom e bem amarrado sem precisar de tantas firulas, e intimista no cotidiano do vigilante Dick Grayson.

Esse volume já mostra bons traços do Dick, seu senso de justiça, gentileza e leveza. E traz momentos divertidos e fofos de interação com a bat-família. Deu pra sentir carinho que família e amigos tem pelo nosso herói acrobata. É um ponto forte dessa série.
Esse quadrinho me fez comprar ideia que Batman, Alfred e todos os Robins e as Batgirls são real uma família (meio estranha que usa fantasia de pra bater em bandido também fantasiados)

Sem querer dar spoiler, então saiba que existe novas descobertas, vilão misterioso, desafios ferrenhos e mais. Espero que meu ship vá pra frente nessa história. Recomendo. É divertido.

Paulo 26/12/2023

Já fazia muito tempo que tinha me afastado de mensais de super-heróis (com exceção de X-Men) porque minhas últimas experiências não tinham sido muito boas. E esse ano tenho dado sorte de acompanhar algumas histórias bem divertidas. Não sou fã do Batman, não tenho interesse nos quadrinhos do Batman (por ser um cara do scifi e da fantasia acabo preferindo Superman e afins). Sempre me pediam para ler o arco atual do Asa Noturna e deixava para lá ou dizia que só não me interessava. É então quando encontro um volume 1 perdido em uma banca a um preço convidativo e levo para experimentar. Comprei de forma despretensiosa, tentando entender o motivo de tamanha comoção com uma HQ sobre um personagem que acaba não sendo do panteão principal da DC. E que merecia ter mais destaque. Que surpresa agradável. No primeiro capítulo (de seis edições contidas no encadernado), Tom Taylor já tinha me fisgado. A história é envolvente, a arte é um esculacho de boa. Ao final desta primeira edição, rapidamente comprei o segundo volume. Quero mais! Já entrou fácil nas minhas melhores leituras do ano.

Neste início de arco, Dick Grayson resolve voltar para Bludhaven após ter conseguido se recuperar de sua amnésia. Ele ainda está sofrendo os efeitos do ferimento na cabeça, mas sabe que a cidade precisa dele. Ao chegar lá, se depara com uma cidade ainda mais corrupta do que outrora. Dividida entre mafiosos, criminosos com superpoderes e agentes do caos, Bludhaven parece não ter esperanças. Por mais que o Asa Noturna tente fazer a diferença, ele sabe que será um longo caminho. Só que Alfred deixou uma herança para ele após sua morte. Isso pode fazer com que a vida de Dick mude completamente da noite para o dia. Mas, ele vai precisar encarar velhos e novos inimigos. O Arrasa-Quarteirão está de volta é o chefão do crime de Bludhaven. O antigo prefeito acaba sendo morto por ele e uma figura ascendente na política da cidade se torna a prefeita: Melinda Zucco. Sim... daquela família Zucco. Que assassinou os pais de Dick. Ao mesmo tempo, Dick e Bárbara Gordon estão juntos novamente. Será esse o início de um relacionamento mais sério ou será apenas fogo de palha? De todas as maneiras, Dick tem muitos problemas a serem solucionados. Ora... isso não é perfeito para ele?

Tom Taylor recomeça a vida de Dick. Em um cenário já conhecido por ele mas que, com sua ausência, precisa ser redescoberto. O roteiro é simples, porém muito eficiente. Bludhaven foi a casa do Asa Noturna por muitos anos, mas os recentes acontecimentos o mantiveram afastado de lá. Então temos todo um novo elenco de personagens com novos problemas. Ao invés de seguir uma abordagem tradicional, Taylor faz um leve desvio e coloca para o protagonista um novo desafio: adotar uma abordagem mais construtiva do que simplesmente enfrentar bandidos. É genial e combina com a personalidade do personagem. Consigo imaginar o Dick sendo uma pessoa mais da luz do que das trevas. Um dos motivos para ele ter se separado do Bruce foi sua maneira apaixonada de ver a vida. Faz sentido até o arco ter o título de Saltando para a Luz. Porque chegou a hora de abraçar seus objetivos com firmeza. Todo esse primeiro arco serve para introduzir o novo contexto da vida do personagem, com seus próximos adversários, suas dificuldades, seus relacionamentos e suas metas futuras. Nesse ponto, Taylor foi perfeito porque criou um mapa com o que podemos esperar que ele faça com o personagem.

Bruno Redondo é o artista regular da série. E que coisa inacreditável ele está fazendo a cada edição. A única edição que ele divide com outros desenhistas é a 82 com Rick Leonardi e Neil Edwards para cuidar das páginas que empregavam uma arte mais retrô. A arte de Redondo tem muita profundidade e vivacidade. Claro que isso se deve também à escolha de cores feita por Adriano Lucas, mas o artista consegue fazer o personagem voar de verdade. As cenas são plásticas e o fundo das páginas é muito detalhado. O roteiro vai abraçar bastante a ideia de passado, presente e futuro, e Redondo vai incorporar isso nas páginas. Apesar de Dick ter sido o Menino-Prodígio anteriormente e ter tido vários papéis ao longo de sua vida, esse Asa Noturna é uma nova pessoa. É alguém em transformação, e a maneira como Redondo homenageia a história do personagem é lindíssima. Algumas páginas são maravilhosas como a que usei para a vitrine desta postagem que é a silhueta de Dick saltando pelos prédios com o personagem centralizado em frente ao sol. Tem várias destas cenas espalhadas pelas edições e Redondo usa alguns ângulos bastante inusitados.

Seu design de personagens também é magnífico. Preciso fazer uma confissão: que Barbara Gordon lindíssima essa que ele colocou em seu traço. Já tinha visto a Oráculo sendo abordado por artistas sensacionais no passado como o lendário Brian Bolland, mas esta do Redondo está magnífica. Assim como suas versões de vilões como um assustador Arrasa-Quarteirão que parece ser verdadeiramente perigoso. Outro trabalho muito bom feito por Redondo está nas expressões dos personagens. Ele consegue captar bem seus gestos e maneirismos. Através deste domínio ele alterna entre um tom mais sério ou algo mais voltado para o cômico. A melhor maneira de exemplificar essa pegada do Redondo está em uma cena envolvendo o Dick, a Babs e dois policiais em um interrogatório. Tem uma página fascinante com Dick precisando dizer qual era o seu álibi para a noite anterior e ele diz que estava com a Babs. Os policiais querem saber qual é a natureza dos dois. O diálogo todo é impagável, mas a maneira como Redondo potencializa a cena através das expressões dos personagens é bem legal. No fundo, é isso. Redondo e Taylor tem uma química incrível que se traduz nas páginas.

Algo que curti também bastante na arte do Redondo é sua ótima compreensão de cenas de ação. Raras vezes vi alguém tão habilidoso e capaz de entregar cenas coerentes. E ele vai usar uma série de recursos como as linhas cinéticas e o efeito DeLuca (que está bem exemplificado no quadro abaixo). O leitor consegue imaginar as cenas se desdobrando em tempo real. Os movimentos fazem sentido, o posicionamento dos personagens é totalmente verossímil. Tem duas cenas maravilhosas que exemplificam isso. Uma delas se passa durante uma simples perseguição em que Dick precisa pular de um prédio, descer no teto de um ônibus e seguir em frente. Redondo consegue apresentar detalhadamente a cena. Outra boa sequência é de Dick e Tim enfrentando dois supervilões. A cena é muito bem coreografada e Redondo até mais usa o tempo de tela para mostrar como Dick usa de maneiras diferenciadas o seu bastão de combate. Para mim, o Redondo é uma descoberta para narrativas que exijam momentos como esse.

A ideia básica de Tom Taylor é apresentar o Asa Noturna como um solucionador de problemas. Se o Tim Drake é o Batman perfeito, o Damian é o filho do Homem-Morcego e o Jason é o irmão desgarrado, Dick é uma pessoa diferente. E ao longo de todo esse arco, Taylor coloca o personagem como uma versão melhorada do próprio Batman. Alguém que não desce ao lado obscuro de sua personalidade e busca uma outra forma de ajudar as pessoas. Vai além: não é o Asa Noturna necessariamente que pode fazer isso, mas o próprio Dick Grayson. É essa busca de identidade que o autor vai fazendo ao longo dessas seis edições que servem como uma introdução para o seu arco. Porque a história do autor não está em Dick tentando mostrar que não é mais o Robin. Dick sabe que não é mais o Robin. Ele não quer ser comparado mais. Taylor dá identidade ao Asa Noturna. Essa é a história do Asa Noturna e não do ex-parceiro do Batman. Isso fica claro lá pela terceira edição. O Dick que a gente tem aqui é uma pessoa confiável, que estende a mão para as pessoas nas horas de necessidade. E os outros membros da comunidade de super-heróis confiam de olhos fechados nele. Quando lá na frente, Dick decide tomar uma medida drástica para ajudar a sua cidade, nós já estamos familiarizados com o personagem e sua decisão é óbvia.

A narrativa de Taylor tem momentos tensos e divertidos. Uma sequência que realmente me emocionou foi a carta deixada por Alfred a Dick. É ali que o bom e velho mordomo do Batman comenta sua relação quase de pai com Dick e como ele enxerga o futuro dele. Alfred descreve todas as qualidades do personagem e em o quanto ele é diferente do Bruce. Aliás, o velho mordomo é uma figura onipresente (mesmo que morto) em todo este primeiro volume. Ao mesmo tempo em que a história adota um tom emocional, ela tem os seus momentos leves e divertidos do provável casal Dick e Babs. A química entre os dois fervilha nas páginas e não há nenhum problema em os dois se relacionarem a valer. Não quebra o arco do personagem e não há editorial que fique enchendo o saco se os dois vão namorar, casar ou ir para o espaço (Batman do Tom King e seu falso casamento). É essa alternância entre a tensão, a ação, o romance e a diversão que faz a história ser tão fácil de ser lida. Sem mencionar que Taylor não complica demais a história. Ela tem objetivos simples e palpáveis.

Estou bastante curioso com este arco do personagem e Taylor conseguiu me vender bem a sua história. De um personagem no qual ele pode brincar com uma caixa de areia sem entrar nos grandes acontecimentos do universo DC. Eventualmente vão haver os acontecimentos no mundo do Batman que o Dick terá que se envolver, mas Taylor pode ter rédeas livres aqui para fazer o que ele achar melhor. E pelo indicativo dos leitores, seu arco só melhora nas edições seguintes. Estou pagando para ver, mas já fiquei bastante animado. Redondo se mostrou uma revelação para mim, não conhecia o trabalho dele. Fiquei chocado com a qualidade das páginas que ele apresentava. Enfim, Taylor jogou a barra lá para cima.

site: https://www.ficcoeshumanas.com.br/post/resenha-asa-noturna-vol-1-de-tom-taylor-e-bruno-redondo

Tião S3 07/12/2023

"Isso é muito bom, 🤬 #$%!& "
O menino pródigo Dick Grayson volta com sua mensal melhor do que nunca, cheio de ação, carisma, tramas e artes incríveis, e muita nostalgia, Tom Taylor e Bruno Redondo entregam uma revista perfeita.

Trid (ela/dela) 27/11/2023

Recomendo muito!
A história é de fácil leitura e entendimento, o enredo é bem interessante e tratado de forma incrível e rápida?

Vitor16Hq 08/10/2023

Asa noturna por Tom Taylor
O asa noturna é um dos meus favoritos da DC, recapitulando o que li dele até esse momento, o contrato de Judas, onde ele utiliza esse manto pela primeira vez, ele decidindo deixar o manto de Robin e se tornar outra coisa é muito bem trabalhado lá, em seguida, o início da fase DC renascimento, que li até o volume 4, é uma fase longa, não li tudo, gostei até o terceiro, o quarto ficou um pouco arrastado e acabei abandonado essa fase.

Aqui, é logo depois do DC renascimento, mesmo não tendo lido tudo, deu para entender perfeitamente o que está acontecendo, a cidade que o Dick está atuando foi apresentado no volume dois da antiga fase, e lá a apresentação foi melhor feita, não que aqui seja ruim.

A relação dele com a Barbara, que participa da história como a Oráculo, é ótima, todos os diálogos entre os dois são muito bons. A participação do Tim Drake também é muito boa, é muito bom quando as interações da Bat-familia são bem escritas.

Outro ponto muito positivo aqui, foi o Alfred, ele é um personagem essencial para o universo do Batman, e isso acabou sendo levado para as histórias de outros membros da Bat-familia. É muito bonito o que acontece aqui.

(AVISO DE SPOILER A PARTIR DAQUI)

Nesse volume é apresentada uma meia irmã do Dick, é uma ideia que fiquei um pouco balançado se gostei ou não. Talvez aconteça o mesmo que ouve com a Teresa Parker(eu sei que estou usando um exemplo da concorrente) na primeira vez que apareceu, não foi muito bem trabalhada, tanto é que ficou anos sumida das histórias do homem aranha, e aí o Chip Zdarsk a trouxe de volta e fez um ótimo quadrinho com ela, talvez com essa personagem aconteça o mesmo.

Foi um quadrinho divertido, ainda não é uma das melhores coisas do Tom Taylor, mas preciso ler o restante para ter certeza.

Taynara142 25/09/2023

R E S E N H A | Asa Noturna?
Pela primeiríssima vez, faço uma resenha emocional, sem deixar-me cair na estrutura do texto. Ser rebelde vez ou outra faz bem.

O asa noturna é o meu super-herói favorito (já me rendeu um pouquinho de bullying, kk), admiro que ele é tão talentoso quanto o Batman, um herói sem super poderes, tendo apenas habilidades, inteligência e uma boa lábia. Desde pequena assistia desenhos como Os jovem Titans, Super-choque e Liga da justiça. De todos o meu personagem favorito era o Robin, me cativava seu passado e sua personalidade generosa diante das adversidades e perante os amigos. Entrando, esse foi o ano em que eu mais li e consumi conteúdos sobre o herói (HQ online, séries como justiça jovem, vídeos e blogs nerd). Eu não marquei tudo que li por preguiça, (acontece, né?),kkk

Dick Grayson é um exemplo de ser humano notável, sua bondade e empatia são intensas e muitas vezes leva a ele a ingenuidade acreditando em pessoas de caráter duvidoso.
O seu maior trunfo é também seu maior problema (tirando o seu ombro que sempre desloca de lugar vez ou outra, kkk). As vezes acreditar na pessoa errada dá muito trabalho.

Eu admito que, muitas vezes eu ficava pé da vida lendo as HQ,s! Dick é empático, mesmo que ele seja o "pegador" da DC, muitas vezes tratavam os relacionamentos dele de forma infantil. O que para mim não convém com o personagem, ele se importa com as pessoas, não seria um mer...dinha com quem ama. Isso foi o que mais me atraí nessa nova fase, eles exploram o coração generoso de Grayson.
Aqui ele evita um relacionamento pelo medo de sua vida dupla, podendo ser uma ameaça a quem ama ao contrário de outras HQ's. A minha visão do personagem é de uma criança generosa, ele erra as vezes como qualquer um, entretanto sempre está disposto a corrigir, está disposto a se sacrificar por um bem maior. Mesmo sendo tudo isso, ele é um cara simplista, usando do que lhe foi dado para favorecer quem nada tem ou quem precisa.

Normando_ 07/07/2023

E não é q é bom msm o negócio
Essa hq acabou ficando bem famosinha nos últimos tempos, tanto q eu nem consegui ler ela de forma física, mas dei meus pulos e consegui ler essa edição, e meus amigos... vale a pena tá? Mt boa, o dick sempre foi meu Robin favorito, amado por mts, as interações dele com a batfamilia nesse volume, a volta pra cidade Natal dele, as revelações sobre os crimes da cidade e as revelações familiares, o desenvolver da herança dada pelo alfred, a bitewingggggg coisa fofa, enfim, arte perfeita, tem nem oq se comentar sobre, belíssima em cada detalhe, enredo ótimo tbm, super indico.

Kyoto1 17/03/2023

Um grande coração
É a primeira vez que tenho contato com o asa noturna e saí apaixonada? eu amei mto ele, e seu jeito heroico não apenas como asa noturna. E sim também como Dick

O design é a história são lindos e pftos, amei amei amei

Tico Menezes 05/03/2023

Honrando Alfred
Dick Grayson é um dos caras mais legais do Universo DC!
Esse run por Tom Taylor e Bruno Redondo chegou cheio de expectativas e muito recomendado, logo, havia possibilidade de frustração. Esperei bastante para ler, mas quando o fiz, entendi tudo.

Essa fase do Asa Noturna é história em quadrinhos de super-herói da melhor qualidade! Divertido, emocionante, com porrada bacana de ver, cores vibrantes, uma arte espetacular e maravilhosa de ver até nos detalhes. Tom Taylor faz comentários corajosos sobre as falhas horrorosas do capitalismo e ousa mexer no passado da família Grayson para trazer novos elementos para sua fase. Bludhaven nunca foi tão viva e amada quanto nesse quadrinho. Barbara Gordon e Tim Drake são coadjuvantes de luxo que aumentam a sensação feliz de estar em família que o leitor tem ao virar essas páginas, mas quem rouba a cena é Asa Peluda, a nova mascote da DC Comics.

A presença de Alfred também é sentida a cada decisão tomada, provando o talento e a precisão no roteiro e na arte. É emocionante sem precisar de cenas dramáticas, são menções e lembranças que nos dão orgulho de Dick e saudade de Alfred e tempos mais simples nos quadrinhos.

Uma das melhores leituras do ano, sem dúvida. Que se mantenha assim em altíssimo nível!

Amanda 11/01/2023

?Grupo da família ? ? Bat-grupo ?
Amo que o essa dinâmica de "você não precisa de uma máscara para ser um herói"
Dick Grayson e um herói tão importante tanto quanto o Asa noturna, ele tem essa paixão de querer ajudar as pessoas ?
Esse HQ é muito linda, uma história muito envolvente, com pouco de mistério.
Alfred Pennyworth ?

_lendogibi 09/01/2023

ESPETACULAR!
Gibizão ...
Divertido, emocionante e cheio de aventuras.

Se alguém perguntar como deve ser um gibi de herói, você pode responder que deve ser igual asa noturna.

Leiam!

Helww 16/12/2022

EU TE AMO DICK GRAYSON
Esse é um quadrinho que além de ter uma pegada de história de começo do super herói asa noturna ele mostra o herói no dia a dia da cidade que ele decidiu proteger,estava tudo bem até aparecer um caso bem estranho.
Taynara142 19/09/2023minha estante
Nós o amamos kkk