Max e os felinos

Resenhas - Max e os Felinos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Aline 29/12/2022

Max
O livro de Moacyr Scliar narra a vida do personagem Max Schimdt desde a sua infância. Nascido na Alemanha em 1912, ele presencia a ascensão do nazismo e, por conta de uma amizade e de um caso amoroso, ele passa a ser perseguido pelo regime de Adolf Hitler. Max decide fugir e embarca num navio com destino para o Brasil. Depois de sobreviver a um naufrágio criminoso, ele se estabelece no Rio Grande do Sul.
Mas não é tão fácil pra ele se livrar das feras que o assustaram a vida toda.

Carolfreitasnf 30/11/2022

Um livro super gostoso e fluido de ler. Meu primeiro contato com o autor foi em A Mulher que escreveu a Bíblia e aqui em Max e os Felinos minha admiração pela escrita de Moacyr Scliar aumentou consideravelmente.

As descrições que o autor faz dos lugares, pessoas e acontecimentos é tão perfeita que a gente consegue vivenciar a história do livro.

Uma leitura bem curtinha, super possível de ser lido em um dia.

Um livro excelente e já quero ler mais desse autor.

tttiago 08/09/2022

O Tigre ainda está por aí
Falar de "Max e os felinos" e associar a história ao famoso suposto caso de plágio com "As aventuras de Pi" é um clichê, mas foi, inclusive, o que fez meu interesse pela obra nascer.

Apesar disso, não vim aqui falar sobre Yann Martel. O que me deixou boquiaberto sobre essa história foi que, além do Tigre (empalhado) ser uma óbvia analogia ao nazismo e ao poder do opressor, há, em um livro lançado em 1981, personagens e acontecimentos entrelinhas que parecem retirados dos dias de hoje, diretamente do ano de 2022, 31 anos depois da publicação original.

O pai do protagonista, por exemplo, é idêntico a certos eleitores de hoje em dia. Tem todas as mesmas ideias e trejeitos, as mesmas frases prontas e os mesmos comportamentos. É tudo tão parecido que daria para dizer que o livro foi lançado ontem.

Há outros temas abordados, claro, inclusive outras analogias a serem feitas, mas não me foram tão impactantes e não são tão urgentes quanto o que, para mim, foi central, que retrata grande parte do que vivemos.

O Tigre existiu antes de 1981, existia naquela época e taí até hoje, transmutado na forma de quem está no poder. "Max e os felinos" é um livro desses eternos, que capta não só um momento histórico, mas vai além, universaliza o que retrata, e suas ideias e sentimentos podem ser traduzidos em qualquer época. Na nossa, mais do que nunca. O Tigre ainda está por aí, e sempre estará. Ainda que não de maneira clara e óbvia como o que vivemos agora, mas sempre rondando.
Will 08/09/2022minha estante
Belo Review, me deixou curioso sobre a obra.

Paolla.Giovanna 20/08/2022

Leia metaforicamente
Um livro sobre nazismo, imigração e, principalmente, traumas. E como o Max lida com tudo isso ao longo da vida.
Não será uma leitura que vai agradar a todos, é sucinto mas ao mesmo tempo um tanto complexo. Achei interessante a abordagem do autor, o quão bem ele usa de metáforas e nos confunde. Mas pra entender o objetivo do livro, só refletindo bem mesmo e não levando tudo que está escrito ao pé da letra.
Um livro bom se você for metafórico (que, convenhamos, é o intuito do autor). Se for literal, não é tão bom.

Thammy 15/08/2022

Metaforicamente interessante.
Adoro a escrita de Moacyr Scliar. Ao mesmo tempo que é bastante direto, mexe com a nossa imaginação e com as nossas emoções. Com esse livro, não foi diferente. "Max e os felinos" é uma metáfora da vida onde há um pouco de tudo: a esperança, o amor, a ilusão, a visão política e crítica, o sonho, o desespero, os desafios diários, a luta por algo melhor, o acreditar.

Na minha humilde opinião, não se deve fazer uma leitura rasa desse livro. Não é uma mera história simples. Por aqui, interpretei a trajetória dura do personagem principal e sua relação com os felinos como a relação humana com aquelas ilusões que estão sempre à espreita na nossa jornada, como se tivessem algum poder de dominar nossas horas, nossos pensamentos e atitudes. Quando, um certo dia, acordamos do torpor que elas nos causam, descobrimos que, sim, temos controle sobre elas. Somos humanos, "demasiadamente humanos", afinal. Erramos, somos cobrados por nossas escolhas mas, uma vez libertos, as ilusões que pareciam muito maiores a nos amedrontar somem e deixam como marcas apenas a força renovada e as lições necessárias para caminharmos pela vida de uma maneira mais madura, consciente, autopiedosa.

Max e os felinos é sobre humanidade. Vale a pena demais a leitura. Recomendo.

Carol 26/06/2022

Não entendi o propósito
Não sei se eu que sou burra, oq pode ser, mas não entendi no que o livro queria chegar tipo qual o objetivo.
Gostei por ser brasileiro e falar de um estado pouco retratado em livros.
Eu li por causa da escola, mas não leria de novo.
Não faz meu tipo de leitura e por isso não gostei.
Talvez eu que interpretei mal o livro, pode acontecer.
Tá mas o jaguar realmente existiu?

Alê | @alexandrejjr 12/06/2022

Ferocidades

Moacyr Scliar é um escritor de grandeza imensurável. Gaúcho, judeu e exímio ficcionista, ele é um clássico a ser redescoberto. Autor de romances deliciosos como “O centauro no jardim” e “A mulher que escreveu a Bíblia”, Scliar publicou em 1981 esta novela que causou um alvoroço de proporções estratosféricas apenas em 2001 quando o canadense Yann Martel lançou o seu “As aventuras de Pi”.

Não. Eu não vou dissecar a polêmica rasa a respeito do livro e vou dedicar a esta discussão apenas este parágrafo. E digo o seguinte: os dois livros são completamente diferentes. Nunca li a obra de Yann Martel, mas vi algumas vezes a belíssima adaptação do sempre interessante Ang Lee (que, dizem as boas e as más línguas, é um filme muito fiel ao seu material de origem). Além disso, li, nesta edição da L&PM, os textos introdutórios do próprio Moacyr Scliar e da professora Zilá Bernd, que são extremamente elucidativos a respeito do burburinho existente entre os dois livros. Um é uma novela, o outro um romance. Um é uma metáfora, uma fábula sobre o nazismo. O outro é sobre as questões que envolvem a espiritualidade e as religiões. O que ambos têm em comum, então? A relativização do conceito de verdade, a migração para a América e, é claro, o motivo de toda a polêmica: as cenas absurdamente idênticas de um imigrante - um alemão no caso de Scliar, um indiano no caso de Martel - que vai lutar pela sobrevivência em um bote (ou escaler, no caso do gaúcho) na companhia de um felino (um jaguar, na história do brasileiro, um tigre-de-bengala, na narrativa do canadense) após um naufrágio. E é isso. Esses são os únicos elos entre as duas histórias. E no fim de tudo, isso é o que basta saber.

Misto de real maravilhoso com ficção histórica, “Max e os felinos” é um alerta sobre as ferocidades que nos cercam, sejam elas animais, metafísicas ou políticas. Scliar aborda com extrema concisão e lucidez invejável a questão nazista nesta novela e prende a nossa atenção dando aos leitores apenas informações essenciais para acompanhar a história. Como todo escritor memorável, Scliar sabe escolher as palavras certas para o que deseja contar, algo que ele - e muitos outros - reforçou inúmeras vezes enquanto estava vivo. Afinal de contas, a famosa lei de Lavoisier se encaixa tão bem na literatura quanto na química: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Carolina.Gomes 12/06/2022minha estante
N conhecia a polêmica derredor do livro, mas Scliar é fantástico!

Suzanie 12/06/2022minha estante
Bacana a resenha, quero ler!

Pandora 13/06/2022minha estante
Este ano quero ler A mulher que escreveu a Bíblia, que tenho aqui. Mas gostei muito de sua resenha, vou colocar na lista também.

Joao 13/06/2022minha estante
O Centauro no Jardim realmente é excepcional. Preciso realmente ler mais do autor.
Fiquei muito curioso por essa obra e até lembro da "polêmica" heheh.
Bela resenha, Alexandre!

Cris 13/06/2022minha estante
Resenha maravilhosa, que até me deu vontade de ler.

Alê | @alexandrejjr 14/06/2022minha estante
Carolina, a polêmica gerou bastante burburinho na época. O interessante de tudo, no fim, é que o Scliar nunca processou o Martel por plágio. Afinal de contas, a posteridade provou quem é, na verdade, o "escritor menor" a quem o canadense se referia...

Vais gostar, Suzani! E fico feliz que já tenhas adicionado à tua estante, confesso que abri um sorriso quando visualizei a atualização no teu perfil;

Denise, "A mulher que escreveu a Bíblia" é uma leitura deliciosa! Divertido, sarcástico e muito inteligente. Escrevi a respeito dele aqui no Skoob também, gosto muito desse livro. E agradeço o comentário e o carinho;

Vale conhecer mais da obra do Scliar, Joao. O cara era um mestre no ofício. E valeu pelo elogio!

Cris, muito obrigado por ter lido e comentado aqui. Acho que um dos motivos pelo qual eu ainda escrevo resenha é poder conversar com outras pessoas a respeito dos livros que me interessam. E todos que comentam sempre me proporcionam isso. Obrigado!

Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2022

Max e os Felinos é um romance de Moacyr Scliar, lançado em 1981. A obra teria servido de inspiração para Life of Pi, de Yann Martel. Scliar considerou processar por plágio, mas desistiu depois que Martell admitiu a influência.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525410481

MAH =P 06/04/2022

2/6
O livro é simplismente ruim, não tem um foco, objetivo a se alcançar. Li por causa da escola pra faze uma PROVA do livro. Leitura não fluia, os personagens são ruins, só tem romance na maior parte do livro, a cena do jaguar pra mim foi quase insignificante, e o Max é um ARROMBADO. Em outras palavra não tinha como ser pior, na MINHA opinião.
Rafaela.Banar 13/04/2022minha estante
Kskskskks vc jogando um 'na minha opinião' pra amenizar?

MAH =P 13/04/2022minha estante
KKSSKSKKSKSKSKKS eu acabei de fazer a prova do livro.

MAH =P 13/04/2022minha estante
Pra quem gostou não cier reclamar ?

Daniel 31/03/2023minha estante
É bizarro uma criatura anônima que escreve ?faze? criticando Moacyr Scliar do alto de um pedestal! Desce daí, amigo(a), antes que a vida te derrube!

Luana 05/01/2022

Livro que "inspirou" As Aventuras de Pi (ou foi plagiado kkk). Gostei, gostaria que fosse maior e mais desenvolvido, achei que foi tudo muito rápido, mas também parece ser o estilo de escrita do autor.

Wolsey 11/12/2021

Scliar pra decifrar.
História curta, praticamente um conto,ainda que dividido em 3 partes. A infância na Alemanha, o naufrágio com o período no escaler à deriva com o Jaguar e, por fim, a vida no Brasil.
Meio fantástico, meio realidade, como é comum na obra de Scliar, parece que há um enigma na narrativa.
Não bastasse ter sido a inspiração ao incrível "A vida de Pi".

Lindy.Heller 01/12/2021

MAX E OS FELINOS
No decorrer das páginas, entendemos o que levou Max a fugir da Alemanha nazista e o nafrágio que o levou até Porto Alegre. Na tocante narrativa, Moacyr Scliar apresenta as consequências da jornada traumática ao psicológico de Max, que o leva aos extremos de paranoias e perseguições.

O livro tem tudo o que se espera de um bom romance, onde o destino sempre bate na porta cobrando pelas ações do passado.

⏳ tempo de leitura: 15 dias
⭐ nota: 5 / 5

site: https://www.instagram.com/p/CTsz3wQF324/

Cristiane 15/11/2021

Max e os felinos
Os felinos acompanham Max em seu processo de amadurecimento, são seus temores. Ele é um alemão, filho de um comerciante de peles. Seu pai um homem bruto e sua mãe uma mulher sensível. Em sua infância o tigre empalhado que fica sobre o armário da loja do pai o assombra. Com a ascenção do Nazismo, Max é obrigado a fugir de seu país, sofre um naufrágio, é obrigado a dividir seu pequeno bote com um jaguar. É resgatador na costa brasileira.Se estabelece em Porto Alegre mas o fantasma do Nazismo e dos Nazistas continua a persegui-lo, vai para o interior adquire um sítio, mas não adianta fugir também lá a intolerância existe e o nazismo também. Sob a forma de uma onça. É preciso enfrentar seus medos. Sclayr escreve uma história emocionante, sensível e bem humorada sobre a imigração e sobre o amadurecimento.

Karol com kah 25/08/2021

Incrível
É um absurdo que a galera invente desculpas pra justificar a cópia descarada que a vida de Pi fez do livro do Moacyr!! O livro original obviamente é muito mais sucinto, mas ainda assim passa a mensagem necessária. Esse é o tipo de livro curtinho e rápido de se ler, mas que tem uma msg poderosíssima!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5