Projeto Nacional

Projeto Nacional Ciro Gomes

Resenhas - Projeto Nacional

Mauricio 02/08/2020

Um político que estuda o Brasil
Nesse livro, Ciro Gomes expõe todo o seu pensamento e conhecimento acumulado sobre o Brasil de forma estruturada, detalhada e bem fundamentada. O livro compõe basicamente o mesmo que ouvimos dele em suas entrevistas e seus discursos, mas de forma mais organizada. Para quem gosta e se preocupa com a história e o desenvolvimento do Brasil é um livro essencial e bem atual. Ciro Gomes realmente tem um projeto nacional de desenvolvimento, um projeto que não é só dele, está bem traçado nas boas cabeças pensantes do nosso país, mas infelizmente para que esse projeto siga adiante e dê frutos, ainda é preciso uma mudança ou uma clareada na mente das pessoas que hoje encontra-se ofuscada por assuntos diversos que só servem para nos dividir e desviar o foco do que nos é principal.

Pedro Henrique 31/07/2020

Um projeto de país para o Brasil e os brasileiros.
Um livro super objetivo e de fácil compreensão sobre temas complexos. Nos conta os motivos da crise brasileira, e uma saída para ela. Contém todo o projeto nacional de desenvolvimento desenvolvido pelo Ciro e todos os que contribuíram em debates e conversas com ele durante os últimos 10 anos de andanças pelo país. Super recomendo para quem anda descrente com o Brasil. Um livro que nos enche de esperança que o nosso país vai dar certo!

João Pedro 30/07/2020

Cartas na mesa
Que o Brasil gosta mais de pessoas do que de projetos, já pudemos perceber em séculos de experiência.

Tentando furar essa bolha, Ciro surge com uma ideia que deveria pegar para todos os políticos, partidos e ideologias: popularizar e democratizar seus projetos.

Com clareza e apresentação de termos básicos e suas fontes, Ciro Gomes apresenta sucintamente, porém de forma direta, o seu projeto de governo, expondo sua interpretação do país que fomos, somos e queremos ser.

Para opositores, recomendo a leitura para que saibam o que estão criticando. Apoiadores, leiam para conhecerem e saberem defender a proposta apresentada. Para quem não o conhece, uma ótima e simples porta de entrada.
edu basílio 31/07/2020minha estante
excelente resenha ! sucinta e de uma precisão de ourives =)

edu basílio 28/07/2020

projeto coerente -- APESAR DE A LINGUAGEM AINDA SE CONECTAR POUCO COM O CIDADÃO COMUM

precisa-se, com urgência, de um projeto de nação que resgate a autoestima do povo brasileiro e traga-lhe de volta sua dignidade. as rédeas da nação estão entregues hoje a um projeto personificado por alguém sem preparo, talento ou carisma e, ainda pior, com fortes indícios de transtornos de personalidade que o fazem PRÓ-MORTE: morte literal e morte metafórica. morte da educação, da cultura, da inclusão social. morte das florestas, dos povos indígenas. morte por mais armas, por afrouxamento de regras de trânsito. morte por covid-19.

face a tanta MORTE permeando (de forma já indelével) as páginas que esses anos virarão nos livros sérios de História, qualquer projeto que evoque e enalteça a VIDA já traz alento. e a leitura deste livro me trouxe um pouco disso. não importa que quem o tenha escrito seja ciro gomes, porque não se trata aqui de fazer propaganda político-partidária, nem culto de personalidade.

trata-se, sim, primeiro, de analisar com fatos e com lógica a série de conjunturas e escolhas históricas que nos pôs em uma situação tão ruim. e após esboçar esse muito breve resumo histórico, o autor apresenta e explica propostas de ações concretas que visam trazer a melhora geral que todos precisamos e merecemos nas próximas décadas. um projeto de nação que a mim, que não tenho grande conhecimento nem de ciências políticas e nem de econômicas, pareceu salutar e digno de consideração:
- um novo sistema previdenciário misto, auto-sustentável sem ser excludente.
- um novo modelo de tributação simplificado, progressivo e não cumulativo.
- a valorização do setor agropecuário, indiscutivelmente um dos pilares de nossa economia.
- o estímulo ao alastramento de um parque industrial sustentável e compatível com o século XXI.
- o investimento em pesquisa científica, vista como instrumento de empoderamento do país.
- o investimento no acesso à educação e na modernização das práticas pedagógicas, em todos os níveis.
todas essas propostas pressupõem um modelo sóbrio de Estado como promotor e catalisador do desenvolvimento, com papel equilibrado, sem "keynesianismo versus neoliberalismo".

para mim, pessoalmente, esta leitura trouxe de volta alguma esperança, mesmo que ainda muito tímida, de que ser brasileiro pode, sim, voltar a se tornar motivo de satisfação. de que todos nós, em particular as dezenas de milhões de compatriotas que (sobre)vivem em condições miseráveis e desumanas, podemos recuperar nossa autoestima e nossa dignidade.

MAS: como não raro ocorre no discurso dos progressistas de hoje, a linguagem do livro ainda é frequentemente técnica e mesmo um pouco academicista (por mais que tenha sido notório, sim, o esforço do autor tentando atenuar isso). e os progressistas precisam encontrar uma forma de transmitir às pessoas do brasilzão, EM UMA LINGUAGEM QUE ELAS ENTENDAM SEM ESFORÇO, a essência de projetos belos como o esboçado neste livro, pois só assim conseguirão se reconectar com elas... de outra forma, os tweets curtos, a meia dúzia de chavões eficazes e a linguagem de "gente-como-a-gente-talquei" da extrema direita radical continuará conquistando o senso de identificação (e o voto!) do comum dos cidadãos.

--------------------
um desabafo "pós-resenha" :
eu me sinto enjoado, bem de saco cheio mesmo, da dicotomia idiota que permeia quase toda tentativa de diálogo no brasil: é um eterno fla-flu, tudo ou é preto ou é branco; as tonalidades de cinza deixaram de existir. se você não apoia as psicoses e psicopatias do bolsonaro, "conclui-se" que você endeusa o PT, e vice-versa. isso precisa muito acabar!
é urgente que se unam todos aqueles que têm interesse em tornar esta nação um lugar feliz e sereno para quem vive dentro dela, bem como um nome respeitável para quem o ouve de fora, pois atualmente, ela não é nem uma coisa e nem outra: somos infelizes, maltratados, tensos e alvo de escárnio (infelizmente justificado) do resto do planeta.
é necessário que as classes políticas deixem as picuinhas partidárias de lado por um tempo para resgatar a democracia -- e nisso ciro gomes pecou gravemente, por omissão, em 2018!
é necessário acima de tudo que o povo seja efetivamente esclarecido, que continue desejando mudança, mas para melhor, e não mudança cega e irrefletida, ao ponto de entregar de novo o comando do país a lunáticos arrogantes.

--------------------

Ronald 28/07/2020minha estante
Curti bastante essa leitura também, Edu!

edu basílio 28/07/2020minha estante
traz propostas bastante coerentes, né, Ronald. :-)

Eduardo 28/07/2020minha estante
Eita, Du! Que baita resenha! Fiquei com vontade de ler. Me sinto assim também diante do inferno que o Brasil virou. Inferno mesmo, com o diabo e toda a corja (sendo aqui implícito de forma explícita haha).

edu basílio 28/07/2020minha estante
ah, duzito. adorei seu comentário! haters (and robots) gonna hate, azar deles. aproveitei a resenha para, além de exprimir minha simpatia pelo projeto apresentado no livro, também dar uma desabafada geral sobre esse inferno de tosquice (com toda sua hierarquia: dos poucos capetas-mores, aos diabinhos lambe-botas, até o oceano infinito de almas penadas sofrendo).

V_______ 26/07/2020

Há esperanças
Ciro Gomes nos mostra nesse ensaio as soluções possível para começarmos a mudar o Brasil, e sim há soluções, o que falta é uma gestão responsável.
Com o aprendizado tirado do passado, como o crescimento nacional da Era Vargas por exemplo, e outros tantos erros e acertos de governos passados, Ciro Gomes traça projetos futuros para fazer a nação voltar a crescer, com dados concretos, e usando da realidade, ele mostra o que pode ser feito nas principais áreas que movem um país, saúde, educação, segurança, tecnologia, enfim. Seus projetos não só visam uma economia saudável, mas também tem como princípio um bem estar social acima de tudo.
Livro muito bem elaborado, com um assunto mais do que atual, de facílima compreensão até para as pessoas mais leigas em assuntos políticos e econômicos, com várias referências e notas de rodapé o que trazem ainda mais confiabilidade no que nos é dito, ainda mais em tempos em que a mentira é quase que praxe em nossa política atual.

Sâmya Mesquita 25/07/2020

Não é só uma plataforma política
📕 PROJETO NACIONAL: O DEVER DA ESPERANÇA é o mais recente livro do político @cirogomes. Como disse no meu vídeo no YouTube, comprei o e-book na pré-estreia, mas só agora pude trazê-lo pra vocês.
📈 O livro é dividido em quatro partes. Na primeira, o autor faz um apanhado histórico, político e econômico, desde os investimentos nacionalistas da Era Vargas à vergonhosa plataforma política chamada de "Lava Jato". Na segunda parte, o autor enumera os motivos do fracasso do modelo neoliberalista, além de apontar saídas para a crise. Na terceira, ele apontar problemas e soluções para a esquerda brasileira, destacando a necessidade de uma "revolução educacional pela cultura", nas palavras dele. Por fim, aponta a urgência da construção de um projeto nacional para que o Brasil finalmente possa crescer.
🗣️ A linguagem objetiva e a pesquisa de dados clara faz da leitura uma experiência fluida, sem aquele trancamento típico do gênero.
💸 É interessante notar que o livro foi finalizado antes do início da pandemia de Covid-19. Portanto, se as progressões econômicas já eram ruins, imagine agora, no nosso cenário apocalíptico!
📣 Se você gosta de política e/ou é relativamente leigo nesse tipo de leitura, aconselho a experiência. Concordar ou não com suas propostas fica ao seu critério, como sujeito social crítico.
📽️ A análise completa pode ser conferida no meu canal do YouTube. O link está no meu perfil.

site: https://www.instagram.com/p/CFkrwkYFx8h/

Marcelo Purificação 24/07/2020

O Brasil tem saída, sim...
É um livro que me dar uma esperança que o Brasil pode ser um país menos desigual e mais justo, pq tem um prospecção de futuro... Faz um análise do passado com o olho no futuro com reformas tributária, política, educacional, segurança pública, em um processo de industrialização com um Estado com distribuição social e não financeirista como o Brasil atual... É um projeto de nacional viável para o Brasil...
Porém, quando vejo a nossa realidade, isso parece tão distante, tão utópico... Tem algumas coisas para ser criticada, sim, sempre tem, porém, a realidade está sendo tão devastadora, que as propostas que o Ciro Gomes propõe é tão revolucionária no cenário brasileiro que eu abraço, sem medo...

JoAo.Vitor 14/07/2020

Fundamental para entender o Brasil do século XXI
Esse livro aborda, de maneira clara e simples, todo o processo de crescimento do país durante o século XX, no qual fora a nação que mais cresceu entre os anos 30 e 80; e explica o porquê do Brasil ter entrado nessa crise durante este século.
Logo depois, Ciro explica a importância de um Projeto Nacional de Desenvolvimento para que o nosso país vire uma grande nação.
Enfim, uma ótima leitura para aprofundar o debate sobre o nosso país, para abandonarmos a imagem de mitos e salvadores da pátria.

Narthagman Moreira 12/07/2020

O Dever da Esperança
O autor cumpriu aquilo que propôs em sua obra. Ciro Gomes traz a lume, com uma análise sólida e ampla, o cenário do qual o nosso país se encontra como consequência de inúmeros erros cometidos no passado, bem como apresenta a sua ideia central do Projeto Nacional de Desenvolvimento, do qual esboça com grande autoridade argumentativa os planos para um futuro próspero, democrático e de bem-estar social que o nosso país precisa.

Perpassando por análises econômicas, políticas, sociais e ambientais, o autor chama o povo brasileiro à sua responsabilidade e esperança, do qual é um dever.

Recomendo a leitura!

Sadraque 01/07/2020

Uma proposta para o país
Como o próprio diz ao final do livro, "aos que pediram minha 'carta aos brasileiros', deixo este livro". No livro Ciro apresenta de forma muito concisa a fantástica história que o Brasil já apresentou (como ele diz, foi o país que mais cresceu entre 1930 e 1980 no planeta), o cenário que levou o Brasil ao momento atual e suas propostas para o país.

Em suas propostas é apresentado um evidente programa de país para além de um governo específico e com evidentes metas a serem cumpridas e vários mandatos. Isso mostra o quanto seu projeto não apenas para chegar ao poder, mas para transformar o país, principalmente no médio e longo prazo.

O livro ainda faz uma crítica ao neoliberalismo e à esquerda, mostrando seus pontos falhos e apresenta uma proposta de pensamento para Brasil. Este evidentemente também é um livro que deve ser estudado daqui uns anos para entendermos a situação politica e mundial atual, bem como alternativas de solucoes para os problemas do país.

Creio que todas as pessoas deveriam lê-lo, pois o livro chama para o debate das questões inadiáveis do Brasil.

Lucas 22/06/2020

Uma proposta para o país

Não preciso concordar com tudo o que é apontado no livro para reconhecer que se trata de um excelente trabalho de pesquisa e análise da política brasileira. O autor resgata o nosso passado tentando explicar os motivos que nos levaram ao ponto onde estamos hoje (econômica e socialmente).

Após esse diagnóstico, Ciro oferece uma proposta de projeto para país com objetivos claros que englobam as áreas da economia, saúde, educação, segurança e meio ambiente.

Todos os dados e informações apresentadas no livro possuem referências e links que nos permitem aprofundar ainda mais nos assuntos tratados.

A leitura é bastante agradável e existem várias notas de rodapé explicando conceitos mais complexos, caso o leitor julgue necessário. Recomendo muito a leitura.