Vida Ao Rés Do Chão Escolar

Vida Ao Rés Do Chão Escolar Paula Rosiska

Resenhas - Vida Ao Rés Do Chão Escolar

renatocaldas 15/01/2022

Uma ótima estreia no gênero
Me considero dos poucos privilegiados que tem a oportunidade de, ao longo da vida, ter tido contato e eventualmente convivido com meus ídolos nas artes e na literatura. No caso da professora Paula Rosika, a conheci pelas redes sociais, aproximado pelas discussões nas quais gente louca como nós acabamos por nos meter durante os tempos de loucura social e ética que vivemos atualmente.

Este livro marca a estreia da Paula Rosiska na literatura de crônicas, e ela o faz trazendo às mãos e olhos do leitor textos que só existem por tudo que ela vive e viveu na sala de aula de escolas da rede pública no Brasil.

Vejo na Paula um pouco daquilo que já testemunho a muitos anos observando minha própria versão deste heroico profissional que é o professor da educação básica no Brasil. E isso criou ainda mais proximidade entre o que "Vida ao Rés do Chão Escolar" me trouxe e o que minha esposa vive e compartilha comigo, sendo ela própria professora da Educação Fundamental e Média.

Não há glamour em ser professor no Brasil, e isso fica claro na obra da Paula: o início cheio de dúvidas e medos, os alunos com problemas sociais, os pais com atitudes dissonantes daquilo que se espera de quem tem filhos na escola, os problemas de saúde, a falta de suporte da liderança e muito mais.

Tudo isso está abordado e compartilhado com o leitor, em uma obra que tem tudo para se popularizar. Acredito que muitas pessoas poderão inclusive ser introduzidas ao gênero "crônicas" com o livro da Paula Rosiska.

Recomendo fortemente que comprem, leiam e se deliciem. Leitura rápida, informativa, formativa e de entretenimento. Tudo junto e misturado.