Cidade nas nuvens

Cidade nas nuvens Anthony Doerr

Resenhas -

Gusta 21/12/2023

Cidade nas Nuvens
"Mas os livros, como as pessoas, morrem. Morrem em incêndios ou inundações ou pela boca dos vermes ou por caprichos de tiranos. Se não forem salvaguardados, saem do mundo. E quando um livro sai do mundo, a memória sofre uma segunda morte."

Saava 19/12/2023

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA estou destruido mas amei.
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Beatriz2268 19/12/2023minha estante
esse A me influenciou a ler

RafaelaLindaperfeitaduarte 19/12/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKK

Lauuulisboa 10/12/2023

É um livro longo, mas é bom. Os diferentes personagens e suas histórias são bem interessantes. A forma como se conectam, apesar de diferentes eras é bem criativo. Quanto a moral da história, é simples mas é de uma verdade e de uma profundidade enorme.

Bcvc 07/12/2023

Encantador
?Estranho, seja lá quem você for, entre aqui para conhecer coisas incríveis?.

Uma grandiosa obra com uma estrutura genial! Recomendo mil vezes.

MaAsa.BernabA 03/12/2023

Eu tive interesse em ler o livro por ter gostado bastante de ?Toda luz que não podemos ver?, outra obra do autor, e que indico por sinal, mas confesso que esse livro não me prendeu tanto quanto o outro. No entanto, apesar de ficar arrastada em alguns momentos, a história é boa. Achei interessante a ideia de um livro que conecta pessoas em tempos diferentes, mas me decepcionei um pouco com o final de alguns personagens.

Laura 03/12/2023

Acredito que a maioria das pessoas vai ler este livro após a leitura do outro livro do mesmo autor ("Toda Luz que Não Podemos Ver"). Eu estava com altas expectativas pois amei o outro livro. Este achei bom mas não amei. A ideia do livro de falar sobre a importância de um livro na vida de vários personagens através dos séculos é muito boa mas a história acaba ficando muito arrastada e se perde entre tantos personagens principais. O autor ao final conecta os personagens mas de uma maneira que achei forçada. O melhor enredo é com as histórias de Omeir e Anna, mas senti falta de um aprofundamento maior.

laynepsilveira 28/11/2023

Esse livro é definitivamente um dos melhores que li esse ano
a história flui muito bem, o autor consegue costurar todas as linhas do tempo perfeitamente e ele conseguiu não deixar os personagens rasos, recomendo dms

Yara 25/11/2023

No começo demorei a pegar um pouquinho mas depois deu certo.
5 pessoas que estão meio que ligadas por uma história muito antiga, acho que o que algumas pessoas não gostam é essa coisas dos capítulos ser passado, futuro, e os capítulos serem um pouco curtos. Mas pra mim não vi problema nenhum. Pra mim o livro foi ótimo, consegui entender a história de todos os personagens.

Leticia 22/11/2023

Os humanos são complicados
É lindo. Tenha paciência, a mudança rápida entre a visão de um personagem para outro, no inicio é dificil. Mais depois vc acaba gostando.
Nunca li uma historia contada de uma forma tão inovadora. Achei genial.

As mensagens que cada personagem nos passa são bonitas, não são lições apenas realidades. É dificil explicar.

Todos os personagens, que me assustaram tanto no principio, são preciosos até o fim.
Dê uma chance, leia esse livro.

Annpa 22/11/2023

🤬 #$%!&
O que foi esse livro? Eu não sei descrever o que senti lendo essa obra prima.
Um livro que me trouxe tudo que eu precisava em uma leitura, todos os personagens me trouxeram grandes reflexões e me fizeram chorar em algum momento haha.
É um livro que não tem descrição, não tenho palavras que vão passar o sentimento que eu tive.
Eu recomendo siiim, com muito amor e quero ler mais desse autor.
É um livro gostoso de ler, muito leve e mesmo sendo grande é muito fluído e rápido de se ler.
Só caiam nessa experiência maravilhosa que é essa perfeição.
Um grande beijo para os meus personagens tão amados,já tô pensando ma releitura.

Mariana 20/10/2023

Um tributo aos libros
"Estranho, seja lá quem você for, entre aqui para conhecer coisas incríveis."

Vários personagens em situações e tempos diversos, não se confundem, suas histórias nos prendem de uma forma incrível.
Amei cada parte do livro, os perigos, as tristezas, as surpresas, os encontros!
Muito gosto si de ler, grande, mas nem dá pra sentir o passar das páginas, tanto que entramos na história. Amei, super recomendo!

milenavifer 08/10/2023

Já está no meu top 10 de 2023
Gostei muito do livro, dos três arcos gostei muito do de Constantinopla. Gente, leiam esse livro!!!!

camila 28/09/2023

O que esperar de Cidade nas Nuvens?
CIDADE NAS NUVEM ? ANTHONY DOERR
Resenha 01 | @camibreads | 27.09.2023
????? Após um mês da conclusão da leitura deste livro, e equanto escrevo essa resenha, o sentimento que tenho acerca desta obra ainda é incerto, porém, positivo. Depois de diversas tentativas para começar a descrever Cidade nas Nuvens, acredito que agora estou preparada.
????? Cidade nas Nuvens, é um livro que não é para todos, por algumas vezes pode se tornar um pouco confuso e arrastado, é necessário ter paciência. A história se intercala em vários momentos, inclusives históricos, em diversos espaços diferentes e transitando entre a narrativa de vários personagens. Podemos estar presentes na queda de Constatinopla no século XV ao início de 2020, até anos a frente. Acompanharemos as vidas de cinco personagens principais, vagando por acontecimentos marcantes em suas histórias até seu amadurecimento.
Anna e Omeir, estão presentes na Constantinopla em 1453, nas vésperas de sua queda, ambos estão em lados opostos desta batalha, porém, se certa forma, se ligam muito bem.
Nos Estados Unidos da década de 50, acompanharemos a vida de Zeno, um garoto que viu o alistamento como a única forma de se sentir mais perto de seu pai, e lá descobre a sua fascinação por escritos gregos antigos e tradução deles, e também é quando está preso como refém dos coreanos, que encontra o amor de sua vida.
Em uma biblioteca de Idaho em fevereiro de 2020, voltamos a acompanhar a velhice de Zeno e sua trajetoria como lecionador de textos antigos para crianças, e conhecemos Seymour, outra personagem de grande destaque na obra.
Seymour é narrado a partir de sua infância, no inícios dos anos 2000, e não fica claro no livro, mas é possível notar, pela delicadeza do autor em descrever os sintomas de autismo presentes no comportamento de Seymour, o que torna a leitura da vida dele muito mais sensível e compreendente.
Então, em um futuro não tão distante, acompanharemos o dia a dia de Konstance na nave Argos, que está em uma importante missão a caminho da salvação da huminidade, em busca de um novo planeta habitável.
????? Caro leitor, você pode estar se perguntando ?Em que momento esses personagens se ligam? Se conectam??, pois bem, esta também foi uma pergunta que me perseguiu durante a leitura. Como citei antes, não é uma leitura para pessoas ansiosas, é um livro que demanda paciência do leitor, para poder acompanhar as trajetorias detalhadamente e minusiosamente. Tão pouco um livro fácil, é um calhamaço de quase 800, onde você se pergunta: ?Tá, mas onde eu vou parar aqui??, por diversos momentos.
Do meio ao fim do livro entedemos que a história está conectada por um livro de Antônio Diógenes, escrita antiga grega que fará mais sentindo incluso neste universo, que é apresentado de maneira fracionada durante a leitura, o que foi bem interessante de experimentar.
Foi um livro diferente de maneira positiva para mim, por mais que houvessem todas essas dúvidas e incertezas durante a leitura, foi daquele tipo que fica dias e até meses na sua cabeça, quando volta e meia, lembra das cenas que construiu na mente para cada passagem. Foi muito bom acompanhar a vida de todos, porém, os meus personagens favoritos aqui foram Zeno, durante a sua juventude e Konstance, durante as suas surpreedentes descobertas dentro da Argos. Ansiava pela chegada dos capítulos de cada um, e no final, foram finais muito interessantes.
Deixa ensinamentos. É um livro sobre a vida, coragem e muitas escolhas. Recomendo a obra, para aqueles que procuram se aventurar em uma leitura minuciosa, em que você pega afeto aos personagens e ansia por suas escolhas e por suas investidas. Em resumo, Anthony Doerr, aqui, nos presentou com uma obra fantástica, para aqueles que buscam personagens fortes e o refúgio de dias corridos entre as páginas.