Cidade nas nuvens

Cidade nas nuvens Anthony Doerr

Resenhas -

Eliane.Zachert 25/01/2023

Acabei chorando e em frangalhos
Eu comecei esse livro sem entender muito como as histórias iriam se conectar através de um livro, enquanto acompanhava a jornada dos personagens fui me sentindo muito atraída pela história, principalmente a narrativa do Zeno, no final a forma como o livro cuconuvolândia se conecta com todas as histórias e muito brilhante, em um ponto tudo se conecta e você fica chocado. Gostei do fim de todas as histórias e como em algumas partes o autor deixa para a imaginação do leitor.

Juliana 20/01/2023

Quero saber de onde eu tirei a ideia genial que eu ia gostar desse livro! O livro eh muito ?viajante?! Não é meu estilo de livro! Fiquei confusa com aquele monte de idas e vindas e já não sabia onde eu estava e quem eu estava acompanhando! Do nada aparece uma nave espacial kkkk comecei a rir! Sem condições pra mim?

cabanamaligna 18/01/2023

"Estranho, seja lá quem você for..."
Uma frase do próprio livro resume muito bem ele:
"Todas as épocas e todas as histórias tornando-se, no fim, uma só"
O livro possui 5 protagonistas diferentes cada um com sua história e mesmo assim elas estão acabam interligadas
É uma leitura longa e um pouco cansativa onde peças do início se encaixam no meio ou no final da narrativa
De início nao gostei tanto, achei difícil me conectar com alguns personagens, porém os detalhes, reviravoltas e o jeito que as histórias se unem mesmo em épocas diferentes acabaram me cativando
Então sim, recomendo

@mundo.da_jheni 16/01/2023

Cidade nas nuvens
Ou você ama ou odeia este livro.
É um compilado de várias histórias e narrativas, que no começo te deixam bem confuso.
A história conta com personagens principais que vivem em anos e épocas diferentes, com dificuldades diferentes conforme a época, mas com algo em comum: histórias gregas, antigas, e uma delas é a de Ethon um sonhador, que inspira cada protagonista neste livro a buscar seu lugar a terra.
Um livro muito bem escrito, e a criatividade do autor espanta ao ler cada página.

Camila.Garcia 13/01/2023

Por favor não desista desse livro!
Cinco protagonistas (mas tambem é possível considerar seis), quatro linhas temporais (mas pode-se resumir em presente, passado e futuro), três regiões diferentes.

No início tudo parece confuso e sem conexão, mas conforme conhecemos a trajetória dos personagens, o elo entre eles vai ficando mais forte.

Isso porque este livro conta a história de um livro, uma história que foi traduzida de escrituras gregas antigas. Esse livro, dentro do livro, conta a história de um camponês que inicia uma aventura maluca em busca de uma cidade nas nuvens repleta de encantos e magia.

Cada um dos personagens se conecta a essa história durante algum momento da vida e através dela alguns deles se conectam também.

Amei Anna e Omeir!! A construção dos personagens, toda a trajetória e o final. Amei amei! ??

A história de Zeno é linda, triste e tão real!

Temos Seymour com uma mente completamente perturbada, sem auxílio, perdido no seu mundo, acaba se envolvendo em uma tragédia. Tenho algumas ressalvas quanto ao desfecho desse personagem. Não acredito que somente o tempo ou o amadurecimento seriam suficientes para reparar uma mente como a dele. Enfim...

Outro ponto que não fica claro é o final de Konstanse. Talvez o autor optou por deixar subentendido, mas, pra mim, ficou uma ponta solta, uma interrogação.

Enfim, o livro é extenso, com muitos detalhes, um enredo muito bem descrito que para alguns pode ser um tanto exagerado. Mas a riqueza nos detalhes só torna a obra mais encantadora.

Alex_bkan 12/01/2023

Que livro lindo!!!
Um livro lindo, com uma escrita linda e super floreada. Não é uma história com aventura a cada virar de página, porém chorei na desgraça de cada personagem. É mostrado um grande apreço pelos livros e o quão reconfortante e curativo é o ato de ler.
Extremamente recomendado!

Gabi 11/01/2023

Altamente recomendável
Eu acho que queimei todos os meus neurônios lendo esse livro, mas valeu a pena!
Como tem muitos personagens e histórias acontecendo paralelamente, em tempos diferentes e em realidades diferentes, o começo é confuso, mas no final as coisas vão se conectando e tudo começa a fazer sentido (ou pelo menos quase tudo).

Iparisclarke 10/01/2023

É inovador e revolucionário? Não, mas durante aquela meia hora cria ali pra você um lugar tão aconchegante......
O que dizer sobre a experiência de ler esse livro... Basicamente foi boa, mas não recomendo. A escrita do autor é lenta e não muito fluida, apesar dos capítulos serem curtos o livro parece que não acaba nunca e até uns 75/80% não acontece NADA, a construção é bacana, mas acaba perdendo a curiosidade ou interesse do leitor.

A história possui muitos pontos de vistas, dois aproximadamente ao mesmo tempo (Queda da Constantinopla), um personagem que tomou uma decisão ruim e como ele chegou até lá (Infância até a fase adulta/idosa). O Zeno que é um dos meus personagens favoritos no livro, o ponto de vista dele fala sobre a infância, adolescência, quando ele vai para o exercito, quando é preso, quando é resgatado, quando ele volta de onde saiu e quando ele chega a fase mais madura, por fim o ponto de vista de uma pessoa no futuro, essa ficou com o final em aberto e sinto que o autor não soube desenvolver a personagem, diferente dos outros.

Ao longo do livro pensei em largar diversas vezes, tanto porque não prendia minha atenção como pelo volume de páginas. porém felizmente não fiz isso. Com o tempo fui me apegando aos personagens e suas histórias, fiquei muito triste quando uma certa coisa aconteceu, mas é a vida. A forma como as histórias e os pontos de vista foram se conectando foi bem criativo. Não recomendo a leitura, pois ela foi feita para um tipo especifico de leitor, então fique ciente disso.

Isabella.Carvalho 01/01/2023

O maioral!
Incrível!! Todas as páginas são necessárias para aprofundar ainda mais na história! Com 3 linhas do tempo e diversos personagens somos apresentados a história de um livro e sua jornada através dos anos!
Nilsonln 01/01/2023minha estante
Está nas minhas metas 2023!

Adson 01/01/2023

Favorito da vida ?
Sem palavras para o quão habilidoso é esse autor, Anthony Doerr.

Criar um livro que é sobre um livro, colocar a própria história (fatos reias presentes na história) dentro do livro, tenho certeza que sua sobrinha deve ter ficado Maravilhada com essa história.

Todos os 5 protagonista foram incrivelmente bem construídos, eu Amei todos eles.
Meu favorito foi o Zeno, me identifiquei muito, amei a trajetória, amei o final e amei as descobertas. Um herói eterno ?
A segunda foi a Konstance, uma mini gênio, toda essa parte de ficção científica foi maravilhosa, amei tudo sobre esse arco ?
As histórias da Ana, Omeir e Seymour também foram perfeitas, cada um tão diferente do outro, e tudo tão bem trabalhado.

Doerr escreveu praticamente 6 livros em 1 (história do Zeno, Seymour, Konstance, Omeir, Anna e o Cucunovolândia), fazendo esses livros se cruzarem e de uma forma genial, nem consigo enaltecer o suficiente aqui.
Mas a escrita é uma mistura de JRR Tolkien, Stephen King, Arthur C Clarke, e Frederick Backman ???????

Estou analisando, mas tem chances desse livro ser o meu favorito da vida ?

Por hora é isso?

Leilane 28/12/2022

Que livro gostoso de ler! Não acho que é um livro que funciona pra todo mundo, demora um pouco pra engrenar, por ser 5 personagens com histórias diferentes. Mas pra quem não desiste da leitura, a forma como as 5 histórias vão se ligando é bonito de ler. Foi um ótimo livro pra terminar 2022.

th.gg 28/12/2022

Foi um livro que eu demorei pra ler e só me prendeu depois dos 50%, porém é uma história muito bonita (apesar de eu ter ficado de saco cheio do Éton). Adorei o final e como o autor conseguiu conectar tudo tão bem.

danie 26/12/2022

quando chegou na página 300 que eu comecei a entender e me prender na história. Da página 300 a 600 eu tava gostando, mas no desfecho da konstance eu não entendi nada, eu devo ser muito burra por isso, mas enfim.
Juliano.Ramos 06/03/2023minha estante
Na verdade a Konstance fazia parte de um experimento, ela estava na terra.

Carol Amarante 20/12/2022

Você começa se interessando pelas histórias individuais, querendo saber oq vai acontecer, torcendo por cada um. E com o passar do tempo você vai descobrindo as ligações e se apegando ainda mais a cada personagem.
Valeu muito a pena essa viagem!

Jackson 19/12/2022

A cidade por trás das nuvens
Em uma construção quase que metalinguística somos apresentados à história de um pastor que queria morar em uma cidade nas nuvens. Para isso, ele inicia uma jornada que seria regada por uma má sorte capaz de, macabramente, causar gargalhadas em qualquer leitor.
A magia que envolve a história de Eton é tão forte quanto o mistério que permeia sua origem! O codex que contém a história do simples pastor que pretendia uma morada entre as nuvens, é encontrada primeiramente por uma menina com forte espírito de aventura dentro dos muros de Constantinopla, percorre os séculos e acaba nas mãos de uma menina, com forte espírito de aventura dentro das paredes de uma nave a deriva em algum lugar do espaço!
De Anna à Konstance, a história de Eton é contada por muitas vozes, e ouvida por muitos, a medida em que transforma as vidas por onde passa.
Acompanhar o desenrolar de cada personagem e sua trajetória, bem como a fundamental participação na construção da história é prazeroso ao passo que te transporta de modo leve para cada cenário.