Cidade nas nuvens

Cidade nas nuvens Anthony Doerr

Resenhas -

distritodoslivros 04/07/2022

Não sei o que dizer, apenas? sentir (?)
Confesso que não sei o que eu esperava desse livro ?

A proposta do livro é trazer algumas histórias de personagens diferentes que se conectam atrás de um livro, e em dois casos os personagens em si acabam se cruzando.

Eu achei que o autor executou esse esquema com muita maestria, ele foi apresentando todas as histórias intercaladas, mas não por tempo demais. Quando eu sentia que tava esquecendo uma das tramas ele voltava pra ela e pronto.

Achei tudo bem profundo, uma verdadeira odisseia. Mas confesso que não sei se entendi muito bem a moral da história, sinto que faltou um entendimento maior da obra e o que o autor quis passar com ela.

Mas gostei da leitura e da experiência como um todo, achei o livro muito bem escrito e conheci profundamente todos os personagens. Mas se eu tivesse que recomendar ele pra alguém, sinceramente não saberia explicar esse livro kkkkkk

Fabio.Favero 02/07/2022

Um tributo aos livros
Um lindo tributo aos livros e como eles e suas histórias, inventadas ou não, são um marco da nossa humanidade e nos amarram em memórias coletivas e compartilhadas, como nas histórias das diversas personagens em suas situações extremadas e seus livros. Como diz a personagem Licínio: "Um texto, um livro, é um local de descanso para as memórias de pessoas que viveram antes. Uma maneira para a memória ficar fixada após a alma ter seguido seu caminho (...) Se não forem salvaguardados, saem do mundo. E quando um livro sai do mundo, a memória sofre uma segunda morte".

Nathalia 22/06/2022

Dei três estrelas mas ainda não sei o que sentir sobre esse livro, foi uma leitura gostosa de fazer mas muitos personagens fiquei meio perdida mas no final fez sentido.

Isabel 20/06/2022

Muuuuuuuito bom
Li por recomendação do Victor Almeida e virou um favorito da vida! Se você gosta de ler, você deveria ler esse livro, já que ele mostra a importância dos livros para cada personagem de um jeito encantador

Italo.Jadson 19/06/2022

PERFEITO!!!
Um dos melhores do ANO!!! Um livro sobre história, sobre o tempo, sobre esperança, simplesmente perfeito...

Isa 12/06/2022

Comecei a ler só pq vi muita gnt falando sobre, mas achei um livro muito cansativo apesar dos capítulos serem curtos. Super confuso, um vai e vem no tempo que me deixou perdidinha e ainda nem sei se entendi direito a história. Terminei na força do ódio mesmo pq odeio largar livro pela metade.

Karol 07/06/2022

Complexo e profundo
Necessita atenção e empenho, mas vale a caminhada. A obra conecta vários personagens que aparentemente não tem nada em comum, mas com uma linha tênue que quando se torna clara mais para o meio das quase 800 páginas, dá um calorzinho no coração e expressam a genialidade do autor. Vê o esforço, vale a experiência.

MãeLiteratura 31/05/2022

eu AMEI!!!!
Que livro! FAVORITADO! Eu AMEI! Uma das minhas melhores leituras dos últimos tempos.⁣

Anthony já tinha me encantado com seu primeiro livro, mas gostei mais ainda deste aqui.

Temos cinco personagens: Konstance, Zeno, Omeir, Seymor e Anna. Todos são caitvantes, mas Omeir ganhou meu coração de uma forma intensa!

Uma história de amor aos livros e aos leitores que me emocionou bastante. Não se assuste com o tamanho do livro, apesar de ser um tijolão a leitura é muito boa, mas se puder, leia sem pressa.

Não é a toa que foi um dos livros preferidos de Obama no ano passado, mas já aviso que é um livro diferente e pode gerar dúvidas no início se você está gostando ou entendendo bem...leia sem pré-julgamentos, viajando na leitura.
⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣
Li e discuti este livraço com os leitores na nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura deste mês. Infelizmente alguns leitores acharam o livro confuso no seu início e o abandonaram e por isso, quero te dar duas dicas.

Primeiro, insista, vale super a pena! O começo pode parecer confuso porque as cinco personagens vivem em momentos distintos e aparentemente sem conexões.

Segundo e o MAIS IMPORTANTE, fuja dos spoilers e leia sem saber sobre a sinopse e o que vai acontecer, permita-se ser surpreendido e tomara que você goste tanto quanto eu!
⁣⁣
Super recomendo!

site: www.maeliteratura.com

Laura.Roberta 31/05/2022

Não acho que aproveitei a leitura tanto quanto poderia. Comecei esse livro na metade do mês e só fui terminar agora, porque fui com expectativas bem altas depois de ter ouvido falar tão bem e de ter esperado tanto tempo pro lançamento dele aqui. De cara, tive uma estranheza com a história, principalmente nas partes da narrativa do Omeir e da Anna, e fiquei um pouco decepcionada por não achar o livro a altura do que tinha imaginado. Mas persisti na leitura, pois achei muito interessante toda a construção da narrativa conectada ao redor de um livro. Sobre a narrativa, inclusive, realmente gostei de como o autor molda o mundo na perspectiva dos personagens e amei ver como todas as histórias se entrelaçavam, no final. Acredito que se tivesse começado esse livro em outro momento e o lido com a paciência e apego aos detalhes como merece, eu teria gostado muito mais e certamente seria um dos favoritos do ano. Ainda assim, o livro é fora do comum e uma leitura que vale a pena acompanhar.

Mari 30/05/2022

Genial e mágico ?
Anthony Doerr nunca vai escrever um livro em que a história não é 100% apaixonante.
Essa história é uma das melhores que eu já li na vida, o jeito como os personagens se entrelaçam é mágico e tem idas e vindas que surpreendem.
Não sei ainda se superou Toda Luz que Não Podemos Ver pra mim, talvez.
Me apaixonei por cada personagem, cada um com sua história e sua personalidade e sua voz própria, seus motivos super bem delineados, incríveis. Meus favoritos foram Konstance e Zeno.
É um livro grande, mas não cansa, não fica tedioso e passa super rápido.
Recomendo pra todo mundo que ama Erin Morgenstern (O Mar Sem Estrelas) ??

Chana.Deon 29/05/2022

Não achei o livro maravilhoso como alguns falam, mas também não detestei foi mais ou menos daria uns 3,75 se pudesse.