Cidade nas nuvens

Cidade nas nuvens Anthony Doerr

Resenhas -

Nádia 20/05/2022

Uma história épica
No início achei que não iria conseguir me conectar com tantos personagens, mas eu estava muito enganada. O livro faz com que você se importe com todos os personagens, você consegue entender as motivações e frustrações deles. Eu fiquei preocupada até mesmo com os animais!

Foi lindo ver como as histórias se interligavam, presente, passado e futuro estavam conectadas a uma única história de Cuconuvolândia. Vou sentir saudades dos personagens, com certeza é um livro que sempre vai estar comigo.

BananaBook 16/05/2022

Um dos favoritos da vida
Esse livro é simplesmente perfeito. A mistura de história entre passado, presente e futuro é incrivelmente bem pensada, com uma narrativa fluída e mega inteligente.
Os arcos vai se completando e toda a história algum momento passa a ter sentido.
Sem dúvidas o arco da Konstance é o mais brilhante de toda a história, seguidos pelo arco de Constantinopla. Zeno é outro personagem fantástico.
Eu daria tudo pra ler esse livro novamente sem saber de nada, como se fosse a primeira vez.

Nicke 04/05/2022

Simplesmente perfeito e puramente incrível!
Eu realmente tô sem palavras para esse livro.
Me tocou de diversas formas e me trouxe nostalgias tão gostosas de se lembrar que até fiquei emocionada; extremamente bem escrito e elaborado.
Eu realmente terminei de ler o livro nesse exato momento mas sei que ele vai permanecer na minha cabeça pelo resto da minha vida (e nessa o autor acertou em cheio). Perfeito em tudo o que se propôs.

Umtheus 03/05/2022

Nada se compara a isso!
Como que vou escrever uma resenha de um livro que eu não consigo achar adjetivos para descrever?
Esse livro é incrível desde a primeira página. Ele faz você mergulhar nas histórias de todos os personagens que acompanhamos desde quase o nascimento, até o final (não necessariamente a morte). O autor escreve com maestria cada linha, cada parágrafo, inserindo pequenos spoilers do futuro da história, e mesmo assim você não para de ler, querendo saber como é o desenvolvimento dos personagens até o fim. E como eles se desenvolvem gente. Muito bem construídos, detalhados, com emoções que são palpáveis. Você sente vontade de chorar quando a Anna, o Omeir, e o Etón fracassam em alguma coisa que estão fazendo. Você fica aflito quando lê os capítulos do Seymour e fica se preparando para o pior. Você sente amor e devoção pelo Zeno toda vez que ele aparece. E sente medo e fica com aquele pé atrás quando a Konstance vai descobrindo coisas que, assim como ela fica surpresa, você fica chocado. O jeito que o Anthony junta a história de todas essas pessoas, cria um elo entre elas, e esse elo é por meio de um livro, provando que histórias não são só palavras escritas em um papel, e sim atemporais, enfrentando adversidades como guerras, incêndios, tempestades e a maldade do homem, é simplesmente incrível e fabuloso de se ler. Cidade nas Nuvens não é só um livro, é uma jornada, é quase que um experimento, e se eu fosse tentar convencer alguém de ler, apesar dos elogios ditos acima, eu diria: Estranho, seja lá quem você for, abra este livro para aprender coisas incríveis.

Bairral 30/04/2022

Um livro que dá sentido ao poder do livro e da leitura, de libertar, ser companhia, conectar diferentes mundos e tempos, pessoas e trajetórias. Que o poder da leitura seja esperança pra todos nós.

751 páginas que valem a pena serem lidas e apreciadas.

edu basílio 28/04/2022

literatura como transcendência

cinco protagonistas, em três épocas, locais e circunstâncias bem diferentes: anna e omeir (na constantinopla do século XV sob o cerco de invasores), seymour e zeno (em 2020, em uma biblioteca pública nos estados unidos prestes a sofrer um atentado), e konstance (num futuro próximo, após a hecatombe ecológica na terra, em uma nave rumo a um exoplaneta habitável por humanos, e que se vê com a tripulação subitamente acometida por uma doença inexplicável).

o que eles têm em comum? estão todos com os rostos espremidos contra as vidraças de sua própria finitude.
e o que os conecta? a princípio, os resquícios danificados, embora em grande parte ainda legíveis, de uma narrativa ficcional (uma peça? um conto? um proto-romance?) produzida na grécia antiga. adiante, desvelam-se elos novos, alguns dos quais surpreendentes.

com estrutura e ritmo sólidos, o romance presta uma linda homenagem ao poder de transcendência que a literatura possui (felizmente não é necessário explicar isso aos skoobers, que sentem esse poder em suas próprias peles, vísceras e almas). para mim, a leitura foi um gostoso entretenimento. e como tal, acho grandes as chances de que a obra agrade a pessoas de várias faixas etárias -- desde que os mais jovens não pensem estar embarcando em alguma distopia fantástica cheia de magia, e os menos jovens se entreguem à leitura com serenidade e sem pretensões intelectualóides.

sobre o livro físico: se o tamanho da fonte e o espaçamento entre as linhas fossem adequados, e se não houvesse CERCA DE UMA CENTENA DE PÁGINAS total ou quase totalmente em branco, a apresentação do livro seria "normal", e não a de um (falso) calhamaço medonho. e já que tocamos no assunto "edição", registre-se que o papel é de qualidade bem inferior à habitual mesmo para a própria editora. e assim, em minha avaliação pessoal, a edição da intrínseca consegue a façanha de apagar uma estrelinha na nota global de um livro que facilmente faturaria de mim as 5 estrelas -- pela sua qualidade como entretenimento, e sobretudo pela declaração de amor à escrita e à leitura que ele traz.

Vinicius 28/04/2022minha estante
Bom rever suas resenhas por aqui :)

edu basílio 29/04/2022minha estante
que gentil, vini =) obrigado! compartilhar as impressões das leituras é sempre bom, mas há períodos em que mal sobra tempo para as leituras em si... :-(

Túlio 29/04/2022minha estante
Considerando a temática e tals, a escrita é tipo na pegada do Zafón? Quero dizer, fluidez, diálogos, etc...?

edu basílio 29/04/2022minha estante
achei a escrita fluida sim. texto sem rebuscamento, capítulos curtos, ritmo sustentado e, principalmente, um equilíbrio bacana para manejar 3 linhas narrativas alternadas. mas como um todo, pessoalmente eu não consigo ver paralelos explícitos com os livros do zafón que li.

Daniel 15/01/2023minha estante
Edu, gostei da resenha. Os livros de Anthony Doerr tem chamado a minha atenção nos últimos anos. Vou incluí-lo nos meus ?Quero Ler?.

edu basílio 15/01/2023minha estante
pois é... o anterior, um bem premiado de título longo, algo como "a luz etc e tal" (rsrs) desperta reações de amor e ódio pelo que vejo no skoob... eu até tenho curiosidade, mas vou esperar uma boa promoção hehe...

adrianlendo 22/04/2022

"Cidade Nas Nuvens" é um daqueles casos de livros onde é impossível falar sobre o que exatamente ele é, sabe? Se fosse escrever uma sinopse ia acabar me estendendo demais, mas ao mesmo tempo sinto que falar que é uma história sobre cinco pessoas de séculos diferentes interligadas por um livro seria simplório demais e isso é definitivamente algo que esse livro não é.

Anthony Doerr escreve aqui, levando todo o tempo necessário, nada mais e nada menos, uma grande carta de amor à literatura. Seu livro vai falar sobre o poder de uma história na vida das pessoas ou como o tempo pode ser um vilão ao mesmo tempo que pode ser a artimanha que te faz imortal. É também, em um segundo plano, sobre a imbecilidade e irresponsabilidade humana com o próprio planeta e as consequências disso. Só que no fim, é sobre mágica.

Não teria como essas 752 páginas passarem tão rápido se não fosse por mágica, nem como essa mistura maluca de ficção histórica com ficção científica dar certo sem nem um pouquinho de magia. E a magia nessa história tem nomes gigantes: literatura e biblioteca. A magia aqui é justamente sobre o que o livro é, sobre os lugares onde ele pode estar e como sua história pode ser compartilhada. É emocionante, é fantástico, é a mais pura literatura: gostosa de ler, apaixonante, representativa (!!!!) e que deixa nas nuvens.

Vaskar 19/04/2022

Perfeição.
Só tenho isso a dizer. Esse livro é perfeito e magnífico, virou um dos meus livros favoritos da vida inteira.

evf684 02/04/2022

Sem palavras
Cara, o que foi esse livro? Segunda obra do autor que eu leio e amo.

Os personagens se interligando por causa do mesmo livro e a história de cada um individualmente, não tenho nem o que falar.

Anthony Doerr, leve todo o meu dinheiro.

Mare 02/04/2022

Favoritado!

É um livro denso, conta a história de 5 pessoas em diferentes épocas, e ainda sobre a história de um livro (um livro dentro do livro). De uma forma ou outra, todas essas histórias se conectam, tudo se interliga.
O livro fala sobre ter esperança, sobre as palavras e a importância dos livros e de mantê-los a salvo.
Fala sobre erros e acertos, boas e más escolhas que fazemos ao longo da vida.
É um livro sobre livros e sobre pessoas. E eu amei conhecer todos os personagens e cada uma de suas histórias. Pra muita gente vai ser maçante, é um calhamaço sobre vidas normais que se conectam com livros antigos e histórias extraordinárias.
Você pode gostar desse livro caso tenha gostado de ler: A sombra do vento ou O mar sem estrelas.

Poliana 01/04/2022

Psicodélico
É meu primeiro favorito do ano, segundo livro desse autor que se torna fav.
A leitura inicial não foi fácil, acho que muito por falta de atenção minha, então nós 10% eu voltei pra trás e recomecei, dessa vez tomando cuidado pra me localizar bem sobre quem era quem, afinal de contas são cinco personagens em épocas diferentes narrando a história.
É um livro psicodélico. Ele vai tratar de muitas coisas de um jeito único, gosto de como a escrita do Anthony Doerr tem isso de originalidade. Os personagens são ótimos e é impossível não se importar ou não torcer por eles.

Bruno 31/03/2022

Apesar de ser um livro bastante diferente, acho que ele se entende demais, mais uma ediçãozinha e poderiam ter cortado umas 100 páginas que não iam fazer falta nenhuma na história. Além de que alguns pontos de vista (Anna e Omeir) foram excessivamente chatos. Esses motivos me fizeram tirar uma estrela mas mesmo assim é um livro que gostei bastante

matty0 30/03/2022

no início eu estava gostando muito, mas em certo momento, infelizmente, me desconectei da história e não conseguia mais sentir as emoções. É normal, eu acho, pq meio que são 5 livros em um, e ter uma conexão com todos os povs é difícil. Queria ter tido mais, mas é mt interessante

Ana 29/03/2022

Vai ficar comigo
O tamanho assusta mas não tenham medo. Os capítulos são curtos, vários personagens e vários pontos de vista chegando a um momento que eu queria saber mais sobre algumas coisas, principalmente da Konstance e da Anna. O livro passa voando.

Foi meu número, assim como Mar sem Estrelas foi pra mim. Mas assim como o outro livro, eu entendo que não seja do gosto de todo mundo. Um dos favoritos da vida.