Cidade nas nuvens

Cidade nas nuvens Anthony Doerr

Resenhas -

Ariane 14/09/2022

Uma experiência interessante
A leitura não é tão fácil. Demora para engrenar, e acho que por não ter um plot principal, um grande vilão, é mais complicado se motivar a continuar a ler. Porém, justamente a estranheza e a curiosidade de saber como cada um desses personagens se encaixa e se relacionam, me fez continuar a leitura.

Tem muitos pontos que achei interessante. Não esperava que esse livro falasse tanto sobre o meio ambiente, e como gosto desse assunto, não teve como não me identificar com o personagem Seymour, apesar do caminho complicado que ele tomou.

Os vários pontos de vista em momentos distintos da vida de cada personagem faz com que as atitudes deles sejam justificadas. Vendo agora, algumas passagens acabam sendo bem longas e não tão necessárias, mas a ambientação de cada período é muito boa, e vale a experiência.

Na realidade, esse livro no geral é uma experiência de leitura. Não é algo que vai te fazer ler sem parar, aflito com o destino dos personagens - apesar que em alguns momentos fiquei sim sem ar pensando no que ia acontecer.

Não me animei muito com a história de cucônuvolandia, que une todos os arcos, mas acho que se fosse criança e ouvisse algo do tipo, acharia muito legal.

Pra mim sei que a leitura valeu a pena quando fecho o livro e fico pensando nele. E esse livro fez isso comigo. O final poderia ser mais impactante, mas dá um quentinho no coração porque cada personagem tem um final digno.

Vinicius 04/09/2022

Uma obra épica
Um livro ímpar! Baseando-se em 4 diferentes momentos históricos: os anos próximo à queda de Constantinopla, sob a perspectiva do invasor e do invadido. O século XX nos EUA, com destaque à guerra da Coreia. O presente e suas implicações climáticas. E, por fim, um futuro distópico, no qual a humanidade sofre com as consequências do desbalanço ecológico. Todas são unidas e possuem como ponto de ligação uma história escrita na Grécia Antiga por Antônio Diógenes, intitulada Cocunuvolância, na qual um pastor trava uma jornada para alcançar uma cidade-paraíso no céu. Vale ressaltar o valor concebido aos livros, às histórias e aos tradutores ao longo da própria obra de Doerr, de forma a traçar uma linha temporal cumprida e significativa.

Gabi Ju 08/08/2022

Nada do que eu esperava, mas me deu tudo o que eu precisava para amar!
Se você está procurando uma história fofinha, com seres mágicos e mundos maravilhosos. Não é aqui que vai encontrar, sorry.
Vi muitas pessoas detonando o livro, e eu entendo. Mas eu acho que você precisa de um mínimo de maturidade desenvolvida pra conseguir tirar proveito de verdade da leitura. Não é uma fantasia ou YA contemporâneo. Não, é sobre a vida, sobre legados, sobre conexões atemporais. E a forma que essa conexão se dá ao longo do livro é feita por nada mais nada menos que um livro, uma história. Uma história que em diferentes tempos traz diferentes confortos. Esperança, divertimento, sonhos.

O que eu senti foi que a história em si do livro (o livro dentro do livro, no caso) não tem muita importância, não tem aquela conclusão que deixa a nossa mente explodindo de ideias. O importante é o livro em si, a capacidade de algumas folhas de papel transportarem as pessoas para longe dos problemas por alguns instantes. A simples possibilidade daquele livro influenciar na sua vida hoje, mas ter alguma noção de que ele também influenciou na vida de outra pessoa 600 anos atrás. Isso sim explode a mente. E o Anthony Doerr trouxe isso de uma forma muito emocionante. Senti como se estivesse lendo Toda Luz Que Não Podemos Ver de novo. É tudo muito vívido e lindo.

Há muitos personagens, nenhum deles é dispensável. Todos muito bem desenvolvidos. Não é difícil criar uma conexão com cada um deles. Sofrer junto com eles foi uma coisa muito real. Não é um livro curto, então tem mais que tempo suficiente pra criar uma conexão pessoal com cada um.

Mas não vou mentir, é uma história muito confusa. Demora pra pegar o ritmo, e, no meu caso, só prendeu de verdade perto do fim. Mas vale muito a pena. Acho que no fim de tudo, cada um tira as próprias conclusões sobre o livro e todas vão ser diferentes. Por que a história vai fazer cada um refletir sobre coisas distintas, sejam elas positivas ou negativas.
No fim das contas todos nós estamos conectadas pela história.

Eu costumo surtar sobre livro aqui: @gatybooks ;)

Jessica 07/08/2022

Um livro difícil.

Não confunda difícil com ruim, pelo contrário.

É um livro com personagens e sentimentos muito reais, bem construídos, conectados.

É complexo pelas diversas linhas do tempo que atravessam os mais variados períodos históricos (inclusive futuros) e por suas histórias totalmente distintas, aparentemente desconexas, mas que se conectam.

É um livro com muitos significados. Que pede que o leitor tire um tempo para refletir seus significados.

Leia devagar.

Lili_lendoo 05/08/2022

Estranho seja lá quem você for...
Entendo que alguns não gostaram do livro pelos capítulos curtos e pelo grande número de pontos de vista, mas acho que foi exatamente isso que me encantou. A maneira como Doerr constrói personagens incrivelmente reais e humanos, que carregam suas dores - e me fizeram senti-las também- foi o que mais me tocou no livro. Me emocionei em algum momento com todos os personagens e acho que é isso qus torna este livro tão especial. Zeno, Konstance, Seymour, Anna , Omeir e até Éton me alcançaram, cada um a sua maneira, e consegui conectar cada um deles a uma partezinha dentro de mim. Cidade nas Nuvens é uma narrativa sobre como histórias mudam histórias - e essa história me mudou rs-.
"Nostos: o ato de voltar pra casa" acho que vou voltar pra casa toda vez que abrir este livro.

Beatriz2810 05/08/2022

Amorzinho
Este livro fez por mim o que The Starless Sea nem tentou. A comparação é inevitável na minha cabeça: um livro longo, com várias histórias conectadas. Só que ao contrário de TSS, este daqui tem razão de ser e é de fato bom, não só um hype que não se sustenta (sim, ainda tenho ranço de TSS).

Que delícia foi acompanhar as jornadas dos personagens. De começo parece que não vai ter propósito, mas depois quando tudo se une eu ?

Um livro sobre como uma história pode ser a salvação de uns e conectar gerações. ?

No final, se houvesse uma nota dizendo que teria mais 750 páginas disponíveis, eu iria querer ler, porque mal acabei e já estou com saudade de absolutamente todos os personagens. ?

Jenny 29/07/2022

"cada um desses livros, menina, é uma porta, um portal para outro lugar e outro tempo. Você tem a vida toda pela frente, e por todo esse tempo terá isto. Será suficiente, você não acha?"

Nayara Barbosa 26/07/2022

Uma ida direta às nuvens
Quase desisto deste livro no começo, mas dei uma chance a ele e persisti na leitura, e ainda bem que persisti. Acompanhamos 5 personagens com histórias tão reais e criveis que me pergunto quantos deles passaram pelo mundo e ainda vão passar. Cada um deles tem suas particularidades, seus erros e suas ambições, e isso é o que torna eles tão humanos, tão palpáveis.

Acompanhar eles desde o nascimento/infância até a vida adulta e morte faz com que meu coração sinta que eles são velhos conhecidos e me deixa com uma saudade imensa mesmo após pouco tempo. Todo o preconceito, medo, violência e reconhecimento de si se tornam mais que palavras no imaginário, mas o sentimento de que está lendo uma biografia.

Ainda não tenho palavras para descrever o quão apaixonada estou por este livro e por esta história, me deu uma calmaria tão grande e me prendeu tanto, pois com suas tramas intercaladas, você fica pensando como a história deles se desenrolará. Com o fim deste livro só penso em como quero contar a história contada dentro dele para meus filhos como fazem os personagens.

Thales 25/07/2022

O melhor livro do ano até o momento
Do mesmo autor eu já tinha lido "Toda Luz Que Não Podemos Ver" e tinha achado incrível.
Quando peguei este para ler, senti dificuldade de separar todas as partes do livro. São várias histórias sendo contadas de maneira desconexas que fiquei tão aflito e pensando seriamente em desistir da leitura, mas insisti. Que bom que insisti, porque a forma como o autor vai conectando cada uma no decorrer das páginas é simplesmente INCRÍVEL!
Agora pretendo ler tudo desse autor. Sem falar que sua escrita é fabulosa, fluída e quase poética.
Favoritei esse livro e com certeza já está entre uma das melhores leituras desse ano.

Rafaella_rodriguesb 23/07/2022

Um livro encantador sobre o poder dos livros!
Esse é um livro em que acompanhamos cinco personagens, alguns em tempos diferentes mas todos unidos por uma história grega antiga de um pastor simples que queria conhecer uma cidade nas nuvens aonde não havia nada de ruim.
É o tipo de livro que diverte e emociona. Com cada personagem são tratados assuntos tão reais e muitas vezes dolorosos, e é impossível não se apegar a todos eles, temer por eles e ter esperanças de que no final tudo dará certo.
Em livros com diversos pontos de vista alternados, pode acontecer de algum deles ser chato ou não tão interessante quanto os outros. Não é o caso aqui. Eu ficava triste quando acabava um capítulo, porque queria saber o que iria acontecer com aquele personagem. Mas, no início do próximo capítulo já estava imersa novamente na narrativa do outro personagem.
Amei muito como o autor amarrou todos os pontos de vista e do final que deu para cada um. Fiquei encantada com a narrativa do autor e curiosa para ler outro livro dele no futuro.

sabre 21/07/2022

Muitas coisas me incomodaram nesse livro, não consegui me conectar com nenhum dos personagens e só terminei a leitura porque não gosto de abandonar??

Tem uma boa premissa e um ritmo fluido, mas não foi o suficiente pra mim?

Jady.Vitorio 21/07/2022

3/5
Foi uma dificuldade de terminar esse livro, achei mt confuso o livro inteiro, quando eu começava a entender mudava a história, enfim não gostei tanto

tttiago 20/07/2022

Um livro através do tempo
Imagina o que um livro escrito antes de 1400 não passou para chegar até os dias de hoje? Pois bem, em "Cidade nas nuvens" vamos acompanhar um livro, chamado "Cuconuvolândia", no passado, no presente e no futuro, em relação ao nosso tempo. O livro dentro da história segue Éton - ardente em grego antigo -, um atrapalhado protagonista em busca da tal cidade utópica no céu. O tal livro é fictício, mas inspirado por um real, e não representa nem 1% da história do livro de Anthony Doerr.

Tudo que está ali é para homenagear os livros (e as pessoas que guardam e protegem os livros) e o poder de transformar e encantar gerações que as histórias têm. Acompanhamos, através dos séculos, personagens que têm contato com o "Cuconuvolândia", se encantam, protegem-no e o mantêm existindo. A vida de todos os personagens serão tocadas, transformadas, marcadas de alguma maneira pelo livro. Os ápices de suas vidas estão ligados ao livro.

Acompanhamos, no passado, uma garota, Anna, que acha o último manuscrito do livro numas ruínas próximo a Constantinopla e se apaixona pela história de Éton. Um garoto, Omeir, é obrigado a servir o exército que vai invadir a cidade dessa garota. É claro que eles vão se encontrar e suas vidas estarão ligadas ao manuscrito e ao que farão para protegê-lo.

No presente, acompanhamos um homem, Zeno, que, traumatizado pela guerra e tendo aprendido grego durante o tempo em que serviu, se interessa pelo manuscrito que é encontrado numa escavação, no presente, e tenta traduzi-lo. É um projeto de vida, pois o manuscrito está muito danificado, então, quando se aposenta, se dedica apenas a isso, virando um "rato de biblioteca" da sua cidade. Um garoto, Seymour, que tem dificuldades de socialização e se torna "amigo" de uma coruja, vê destruírem a floresta que a coruja vive. Revoltado, decide entrar para um grupo de ativistas ambientais que no fundo são terroristas. O primeiro lugar que ele decide explodir é a imobiliária que desmatou a floresta e "matou" a coruja e que, claro, fica ao lado da biblioteca do Zeno...Mais duas vidas que convergem e terão alguma relação com o livro.

No futuro, uma adolescente, Konstance, viaja numa nave pelo universo rumo a um planeta habitável, pois a Terra já era. Só que nem tudo é o que parece, nem mesmo a imensa biblioteca em realidade virtual que tem acesso, e ela vai descobrir muitos segredos...

Enquanto isso, acompanhamos, no início de cada nova parte, trechos q foram possíveis recuperar do manuscrito escavado "Cuconuvolândia" e a história de Éton, traduzidos pelo Zeno.

Essa é a sinopse básica que consegui fazer sem dar spoilers, mas é muito mais do que isso. É escrito de uma forma tão linda, cada frase tão bem construída, tão bem pensada que, apesar de passar tão rápido, acertam em cheio o alvo: o leitor. Ri, chorei, me emocionei demais, me apaixonei tanto pela narrativa do Doerr que agora fico ansioso e com medo de ler mais coisas dele e não ter a mesma experiência.

Liliane32 14/07/2022

Review
O livro nos traz o ponto de vista de 5 diferentes personagens e três diferentes espaços temporais: temos Anna e Omeir (passado), Seymour e Zeno (Presente) e Konstance (futuro). Todos eles têm um ponto em comum o livro “Cidade nas Nuvens”, primeiro no formato de fólios em grego antigo, no formato de uma peça e depois em formato impresso traduzido por Zeno.
Acompanhamos os personagens desde a primeira infância até a morte de alguns. Todos passando por muita tristeza, muita dor e muito sofrimento. A vida deles parece ser bem real. Não tem romance cor-de-rosa nem “viveram felizes para sempre”. Tem sim, muita luta, muitas decisões difíceis, perdas, mal-entendidos e as consequências das escolhas. Bem vida real.
Então, eu particularmente não me apeguei a nenhum personagem. Achei todos muito bem construídos, mas não torci por nenhum em particular. Achei o livro trata muito de coisas banais do dia a dia e apresenta muito sofrimento e dor dos personagens. É como se o autor a todo o momento quisesse dizer: viu, a vida é sofrimento. Tem algumas passagens que tem coisas boas acontecendo, mas na seguinte vemos que o personagem perdeu mais coisas: ex. tem uma passagem que o personagem afirma que teve 6 filhos, mas perdeu 3 e enterrou a todos. Cacilda.
Não li nenhum outro livro do autor, mas achei o texto bem fluído e a escrita gostosa de ler. Mas não sei se realmente quero ler outro livro do autor, principalmente se tiver este teor de tristeza.
Um dos pontos altos da história é que cada grande capítulo ou parte começa com uma parte de “Cidade nas Nuvens”. Desta forma, temos a possibilidade de conhecer a história fictícia de Éton em busca das cidades dos pássaros. O autor também homenageia outros grandes clássicos como Ilíada e Odisseia. Estas partes são muito boas e valem bastante a pena.
No geral, é um bom livro, com ótimas referências. Só que para meu gosto, achei muito triste.

Sofia 06/07/2022

Simplesmente espetacular
Eu estava com expectativas altíssimas para esse livro e ao msm tempo com mt medo pela quantidade de críticas que eu vi sendo deferidas a ele.
Mas, eu tenho que dizer, valeu TUDO a pena. A leitura é fluída e maravilhosa, a forma como as histórias se entrelaçam mesmo com séculos de diferença, a evolução do ser humano e como um único livro pode ter vários significados para a vida de cada um.
É maravilhoso, de tirar o fôlego, emocionante, os personagens são tão bem feitos que me deixou com o sentimento q os conhecia, q estava vivendo aquilo com eles.
Um dos melhores livros q tive a graça de ler nos últimos tempos.