Morte na Mesopotâmia

Agatha Christie

Resenhas - Morte na Mesopotâmia

hdnlin 11/01/2024

Bom mistério; Boa solução
"Morte na Mesopotâmia," da rainha do crime, Agatha Christie, é uma trama intrigante ambientada em uma escavação arqueológica no Oriente Médio. O livro é narrado pela enfermeira Amy Leatheran, que fornece uma perspectiva única dos eventos que se desenrolam na narrativa.

Amy é recrutada para cuidar de Louise Leidner, uma participante nervosa e ansiosa da expedição, que acredita estar sendo ameaçada de morte. A escolha de Christie em ter a enfermeira como narradora acrescenta uma camada de objetividade e observação clínica à história, permitindo aos leitores uma visão mais próxima dos personagens e de seus possíveis motivos.

Ao longo do livro, Amy compartilha suas observações detalhadas sobre os membros da expedição, suas relações interiores e os eventos suspeitos que cercam a morte de Louise. A voz da enfermeira acrescenta uma dimensão de credibilidade à narrativa, pois ela é frequentemente uma testemunha ocular de momentos cruciais.

"Morte na Mesopotâmia" destaca a habilidade característica de Agatha Christie em criar enredos complexos, cheios de reviravoltas surpreendentes. A escolha de uma enfermeira como narradora proporciona uma visão única do mistério, complementando a astúcia da autora na construção de tramas cativantes e na apresentação de personagens intrigantes.

leaoliterario 10/01/2024

?Lembre-se de que só com o tempo é que a gente tem direito de opinar.? .

Istê 09/01/2024

Livro muito bom, muito rápido e envolvente.
Vou confessar que já desconfiava quem seria o assassino. Mas foi surpreendente do mesmo jeito.

Manu 09/01/2024

História cativante
A história te cativa desde o primeiro momento, amei sendo contado pela enfermeira, uma personagem que eu amei do começo ao fim, amei o desenrolar de tudo, o mapa da casa guia muito para descobrir o grande mistério.

Sofia136 08/01/2024

Um clássico..
.. pena que não é meu estilo de livro. Ganhei esse livro da minha professora,e comecei a ler sem fé no processo. Realmente,o processo foi bem ruim, a leitura não me pegava(acho que uma boa parte porque eu tinha que estar sempre parando pra buscar o significado das palavras) e demorei um mês quase dois para ler. Comecei a me interessar no fim do livro. Não é um livro ruim, Agatha era uma escritora maravilhosa e isso não é surpresa pra ninguém. Só que não é o livro que eu leio normalmente. Mas é com certeza um bom livro,se vc já estiver acostumado com esse tipo de leitura e é um bom investimento. Mas valeu a experiência.

Isa 07/01/2024

Morte na mesopotâmia
Acho que foi um dos melhores livros da coleção que li até agora, o mistério fica até o último momento e há diversas reviravoltas

Julia4584 05/01/2024

Então
É uma leitura um pouco difícil que começa a ficar mais fluida do meio para o final...

Mas, no geral é mais do mesmo, só que com outros personagens.

Lorena.Arantes 03/01/2024

Cozy Mistery
A enfermeira Amy Leatheran foi convidada a acompanhar a esposa do Dr Laidner que estava com a certeza de estar sendo ameaçada de morte pelo seu ex-marido, um espião alemão.

Louise Laidner é morta da forma mais improvável possível, que poderia ser inventada somente pela Rainha do Crime, a senhora Agatha Christie.

O mistério foi muito bem elaborado, não consegui desconfiar de ninguém de tão perfeito e detalhado.

O que mais me surpreendeu foi resolução do caso pelo peculiar M. Poirot (mais foda que Sherlock Holmes).

A maioria dos personagens são interessantes, poderiam ser mais aprofundados pois, por mais que Poirot sentiu uma ameaça, eu não consegui temer por nenhum deles.

Não gostei da enfermeira, que é a personagem narradora, achei ela muito preconceituosa e desdenhosa.

A ambientação é muito legal e só consigo pensar no quanto daria um filme extraordinário.

Comecei bem o ano ???

Camila 01/01/2024

Morte na Mesopotâmia
Agatha Christie nunca decepciona,esse livro é um suspense fictício,que te força a ficar preso na história até o desfecho de tudo.
Eu particularmente adorei e não cheguei nem perto de adivinhar o culpado.
Pra mim o livro e não sobrou nenhum ainda é melhor.

??suspense??mortes??suspeitos??Poirot??

+12

isabelaferrez 31/12/2023

Agatha Christie não é pra mim
Terceiro livro da Agatha que eu leio e creio que vai ser o último!! Costumo ler os livros pelas histórias mas os personagens tem um peso importante para mim, muitas vezes são mais importantes que a própria trama e eu simplesmente não consigo gostar/ me importar com nenhum personagem criado por ela. Eles são bem vazios sabe? não tem profundidade nem grande personalidade, o único que se salva é Poirot. Ao meu ver o livro podia ter umas 50 páginas a menos, fiquei em dúvida sobre a quantidade de estrelas que deveria dar e acho que fui até generosa.
gabriela 31/12/2023minha estante
li esse livro faz mais de um ano mas também acho que não criei nenhuma afeição por nenhum personagem dela! acho que os únicos foram a midge e o edward da mansão hollow e olhe lá

isabelaferrez 31/12/2023minha estante
vou procurar por esse pra ver se gostoo

gabriela 31/12/2023minha estante
faz issooo

bejorque 31/12/2023

Previsível
O plot twist da história é bem previsível, mas esse não é o único motivo que me fez achar a história em geral um grande "meh". A narradora é insuportável e racista (provavelmente reflexo da própria autora) e o ritmo de narração é bem pouco cativante.

Silvana.Pereira 30/12/2023

Acompanhamos aqui o assassinato da esposa de um pesquisador na Mesopotâmia onde todos os membros da expedição são suspeitos....quem terá motivos para o tal feito?

Karen612 30/12/2023

"O cérebro humano é capaz de quase tudo."
Narrado pela enfermeira Amy Leatheran, Morte na Mesopotâmia nos leva a um mundo arqueológico que mais tarde traria mistério, surpresa e tensão.
Leatheran recebeu o chamado do Sr. Leidner (arqueólogo-chefe) para cuidar de sua amada esposa, Louise Leidner que, supostamente, não estava muito bem mentalmente. Pouco depois de sua chegada e descobertas sobre sua paciente, a enfermeira Amy se deparou com a terrível notícia de sua morte, claramente vista como um homicídio. A partir deste ponto começa uma investigação em cada membro e no passado da Sra. Leidner, montando teorias que levam o leitor a questionar e duvidar de cada depoimento e mesmo do caráter da vítima.
Confesso que comecei o livro achando que não gostaria dele, mas pouco depois a história me prendeu e deixou pontos de interrogação em minha mente. Criei teorias e minha maior suspeita era que o "padre" tinha algo a ver, mesmo que fosse só um dedinho sequer. Acabou que ainda consegui me surpreender com o final. Em geral é uma leitura maravilhosa e ótima para refletir o caráter humano e em como o cérebro humano realmente é capaz de fazer quase tudo.

P.S: quando chegou na parte que o detetive esclareceu os fatos fiquei numa tensão e ansiedade tão grande que eu tinha que cobrir o parágrafo de baixo para não bagunçar a leitura.