101 Reflexões Que Vão Mudar Sua Forma de Pensar

101 Reflexões Que Vão Mudar Sua Forma de Pensar Brianna Wiest
Brianna Wiest

Resenhas - 101 Reflexões Que Vão Mudar Sua Forma de Pensar

Deby Guedes 15/05/2022

Reflita a vida para se conectar consigo mesmo
Leitura muito rica em reflexões que fazem muito sentido para qualquer assunto da nossa vida cotidiana. Minhas manhãs foram demais de proveitosas e é um livro que tenho vontade de compartilhar as lições passadas com pessoas queridas. Registrei no meu histórico de leitura várias reflexões que me marcaram de certa forma e deixo aqui uma última: "Suas lutas farão de você o que você é. Desconforto é a pressão necessária para nos fazer agir de um jeito que, de outra forma, não agiríamos. Superficialmente, isso parece assustador, porque é desconhecido. Mas os momentos mais difíceis de sua vida serão os catalisadores de seu devir."

Ari 20/07/2023

Acho que nenhuma sílaba, palavra ou frase será capaz de expressar a imensidão que é este livro. Comecei a leitura achando que seria algo difícil, pois é um pouco diferente dos livros que estou acostumada a ler. Mas conforme os capítulos foram passando, fui saindo da minha zona de conforto e entendo a essência do livro. 101 reflexões que vão mudar a sua forma de pensar possui um nome bem alto explicativo, e pode ter certeza que pelo menos uma dessas reflexões irá fazer uma revolução na sua mente e na sua vida. Acredito que o mais importante para aproveitar bastante dessa leitura é ter a mente aberta para novas ideias e conceitos. Você pode se deparar com coisas que já havia pensado antes, como também pode se deparar com pensamentos completamente novos, e cabe a você decidir como eles vão interferir na sua vida ( espero que apenas ler e deixar pra lá não seja uma opção. Se for, nem perca o tempo da leitura. ) Esse livro se tornou meu livro de cabeceira. Quero sempre dar uma folheada nele e voltar nas minhas marcações. Com toda certeza ele fez uma revolução dentro de mim, uma daquelas revoluções silenciosas, que só você perceber porque é algo bem interno, mas que ao longo dos anos eu tenho certeza que isso irá influenciar demais no meu externo. Assim, caso esteja procurando se entender melhor, esse é um livro essencial. Super recomendo a leitura para aqueles que estão abertos para mudanças.

sabrinasilva26 04/07/2023

Quebrou meu estereótipo de que livros de auto ajuda são inúteis. Esse me fez realmente refletir sobre coisas que eu jamais pensaria sozinha.

Mas, cerca 70% pra lá ele fica repetitivo. Único defeito.

Dani 24/04/2023

Mudou a minha forma de pensar em tudo!
Estou completamente apaixonada por esse livro! É realmente muito bom em todas as áreas da vida. Só lendo pra entender!!!!
Virou o meu livro favorito ??

Carla.Parreira 09/05/2024

101 Reflexões que vão mudar sua forma de pensar (Brianna Wiest). Melhores trechos: "...Felicidade não é apenas a maneira como podemos surpreender os nossos sentidos, mas também a paz de espírito de saber que estamos nos tornando quem queremos e precisamos ser. Isso é o que ganhamos quando buscamos a felicidade da excelência: não realização, mas identidade. Uma noção de identidade que carregamos em todas as esferas da vida... O mundo não é como é, e sim como somos... Ao temermos que a felicidade não durará para sempre, nós a perdemos; e, ao temermos que a dor durará para sempre, nós a criamos... Pegamos emoções passadas e as projetamos em situações atuais de nossa vida. Isso quer dizer que, a menos que resolvamos o que aconteceu no passado, sempre seremos controlados por ele... Ser criativo é tão inerente ao ser humano quanto comer, falar, andar e pensar. Sempre foi um processo que priorizamos naturalmente; nossos ancestrais de algum modo encontraram tempo para registrar as suas imagens e histórias nas paredes das cavernas... Não fomos feitos para sermos existencialmente independentes. Na verdade, classificamos isso como um tipo de transtorno mental. Tudo, até mesmo as nossas tarefas mais rotineiras, só parecem confortáveis se, no final, resultarem em alguma coisa. Mas decidimos maximizar o nosso prazer a qualquer custo. Decidimos privilegiar a individualidade em vez da comunidade e da integridade, e, no processo, descobrimos que, em vez de nossas paixões se transformarem em uma vida espetacular, estamos vazios, estressados, exaustos e perdidos em círculos viciosos mentais, tentando entender por que as coisas não são como parecem. Nada é como pensamos que será. Ninguém reflete sobre a própria vida e diz: 'Sim, foi exatamente assim que pensei que seria.' A questão é não deixar que a realidade se alinhe com as ideias que você tem sobre ela ou manipular essas ideias sobre o incontrolável para sentirmos que as temos sob controle... O objetivo de qualquer coisa não é o que você ganha por tê-la feito, é quem você se tornou depois de passar por aquilo. No fim das contas, é tudo uma questão de crescimento. As coisas ruins fazem você crescer, e as boas também. (E, na realidade, 'ruim' é só o que você aprende ou passa a acreditar que não é 'certo'.) O ponto é: não se trata de quanto você acerta, mas de quanto você melhora, e cada experiência — a boa, a ruim, a terrível, a maravilhosa, a confusa, a bagunçada, a ótima — faz exatamente isso... Se você está enfrentando problemas em seus relacionamentos, é porque passou a associar 'imperfeições' à rejeição. Você acha que, caso se abra por completo e de forma autêntica, inevitavelmente será rejeitado ou dispensado, porque aprendeu desde muito jovem que expressar sentimentos sinceros pode ser perigoso. É provável que você esteja aceitando abertamente os defeitos de outras pessoas, mas não consegue tolerar nenhum dos seus. O que você precisa fazer é tentar se abrir com outras pessoas de uma maneira autêntica (talvez começar com amigos) e ver que não será rejeitado por ser quem é. Depois de desenvolver uma confiança maior em relação aos outros, será cada vez mais fácil criar intimidade... O que você precisa fazer é se abrir para a realidade de que o amor é assustador, especialmente o amor que vale a pena. Não tenha pressa, mas não escolha o caminho mais fácil... Se você está tendo dificuldades em seus relacionamentos é porque está perdendo muito tempo tentando ler mentes, supondo, projetando, prevendo e antecipando resultados em um esforço para se 'proteger' da dor, ou porque você se recusa a abrir mão com medo de nunca mais encontrar alguém. De qualquer modo, você vive mais na sua cabeça do que no seu coração e está deixando a sua vida ser guiada por aquilo que tenta evitar, e não ao que tenta alcançar. Provavelmente, quando você entender que sua ansiedade e seu sentimento de urgência estão em sua mente, vai ser mais bem-sucedido em seus relacionamentos. Você precisa trabalhar para reorientar os seus pensamentos, diferenciar a realidade de seus medos e cercar-se de pessoas confiáveis e atenciosas... O que você precisa fazer é um trabalho mental-emocional muito sério, que envolverá a lembrança de seu trauma passado, e reescrever a sua narrativa do que aconteceu em sua vida. Você precisará se reassociar ao seu sistema de navegação interior e aprender a confiar nele mais do que em seus pensamentos ou ideias... Às vezes, eu me perguntava como conseguimos abrir mão de coisas que estão nos matando quando parece que abrir mão delas nos mataria. Como decidimos entre 'se tiver de ser, será' e 'se você quer, precisa correr atrás'. Acho que nos agarramos com mais força às coisas que não nos são destinadas porque, em algum nível, sabemos que não são nossas de fato. Estamos sempre buscando o amor que não temos. Estamos sempre tentando provar as coisas que não são totalmente autoevidentes. Sabemos que, quando pararmos de pensar, conversar e examinar os detalhes sem parar, isso acabará mesmo. Quando tudo o que restar for uma ideia, agarrar-se a ela é a única maneira de mantê-la. Porque abrir mão tem pouco a ver com dar permissão a alguém para deixar a nossa vida ou declarar que não nos ama mais, ou ir embora para sempre, e tudo a ver com aceitar que essa pessoa já foi. Não sei nada sobre o destino. Mas sei que as coisas que são nossas não exigem que nos agarremos mental e emocionalmente a elas para que permaneçam. Que as melhores coisas nunca são forçadas, nunca são criadas a partir de ultimatos, nunca nos deixam em choque e nos questionando por meses ou anos a fio. Eu sei que você não pode provar o quanto ama pelo quanto sofre com a perda. Que você não prova o seu caráter pelo quanto é capaz de convencer as outras pessoas de que está fazendo a coisa certa. E eu sei que nunca é o amor que o magoa, é o apego à ideia de como ele deveria ser. Sei que nunca seremos capazes de encontrar o amor verdadeiro, a menos que aprendamos a nos desapegar do que ele deveria ser. Eu sei que nunca encontraremos a verdadeira felicidade até que façamos o mesmo. Sei que nada aqui dura, e a ideia de que dura é uma ilusão — no fim, perdemos tudo, tudo o que temos, somos e possuímos. Portanto, a questão não é o que perdemos, mas o que tínhamos. Não pretendemos cumprir metas como tópicos em uma lista; devemos passar por elas e deixá-las passar por nós. Alguns amores nos ensinam o que têm para nos ensinar em um mês. Outros, em uma vida inteira. Nenhum é mais importante do que o outro. As coisas que nos são destinadas são aquelas que nos forçam a parar de buscar uma luz no lado de fora, nos fazendo começar a nos tornar essa luz... As pessoas que mais falam o que você deve ou não deve fazer, que dizem que você está no caminho errado, que opinam sobre coisas que elas não sabem, geralmente estão mais preocupadas em como isso as afeta e como explicarão você para os amigos, primos, irmãs, parentes ou colegas de trabalho... O problema não é o problema, mas como você o encara..."

Vanessa 02/04/2023

Eu li a versão ebook mas esse é um livro que vale muito a pena ter por perto. Tem muitos pequenos insights sobre variados aspectos da nossa vida? é um daqueles livros que a gente lê e relê várias e várias vezes.

Gabriella.Anderson 04/02/2024

Gostei
Achei que foram boas as reflexões para melhor entender como levar a vida de forma mais leve, principalmente quando se trata dos nossos relacionamentos. Ensinamentos que as gente pode levar para as várias fases da vida. Achei válido.

Luiza.Andrade 14/02/2023

Um livro para cabeceira
Excelentes reflexões sobre vários aspectos da vida. Um livro para se ter por perto, numa leitura diária e meditativo.

Lavinia.Vieira 28/08/2022

Realmente mudou minha forma de pensar
Eu não esperava que esse livro fosse se tornar tão importante para mim. Já o recomendei para vários amigos, compartilhei vários trechos com pessoas que amo e que achei que faria sentido para a vida delas. De fato uma leitura transformadora e que será um dos meus livros de cabeceira, com toda certeza! Muito bom, eu amei muito e serei eternamente grata por essa leitura ????

Vinicius39 03/04/2024

Melhor que terapia
Esse livro me surpreendeu! Com uma linguagem leve e direta a autora conseguiu passar muito conhecimento e abrir a minha mente para novas reflexões! Me senti em uma sessão de terapia! O livro é melhor aproveitado quando lido aos poucos, com espaços para reflexão e prática! Super recomendo!

sulamitha 19/12/2022

101 reflexões que vão mudar sua forma de pensar.
foram 3 meses de muito aprendizado... a cada dia lendo e aprendendo um pouquinho.
virou um dos meus livros favoritos de auto ajuda, nossa, essas 101 reflexões me encantaram.
tirei muito proveito de vários capítulos e hoje em dia já consigo aplicar em minha vida de forma eficiente. eliminei muitas crenças limitantes também.
esse livro também me ajudou muito a desenvolver mais a minha escrita no diário.
realmente o título é justo e mudou sim a minha forma de pensar, achei revolucionário!!

Poli 12/09/2022

SENSACIONAL
Pensa num livro bom pra caramba ? Então, esse é um deles. Me trouxe milhares de reflexões. Um livro impactante que vai te fazer pensar nos conceitos pré definidos da nossa vida.
Cheio de questionamentos.
Perguntas
Um belo tapa na cara.
Vale a pena a leitura

JackelineRamos 05/11/2023

Fiz umas boas reflexões e marcações nesse livro, mas num contexto geral não acho que vale a pena a leitura...

MUITO repetitivo e nada de novom Nada que em um outro bom livro de auto ajuda você consiga ter.

Carolina 10/10/2022

Uma terapia necessária para autoreflexão
Se você culpa os outros pelos seus fracassos ou se sente vítima das circunstâncias irá mudar completamente seu conceito ao enxergar a vida por dentro. Sabendo que a vida nos desafia sempre para o melhor e que nós mesmos somos a única companhia que importa, você entenderá que ser mais paciente consigo mesmo irá transformá-lo na sua melhor versão.
Sou muito grata à autora por tanta compreensão e facilidade de transmitir esta mensagem sem ser excessivamente ingênua ou na onda da positividade sem sentido.