Rio profano

Rio profano Lua Menezes

Resenhas - RIO PROFANO

GiuRusso28 29/03/2024

Muito drama, romance e apego.
Terminei o livro em 3 dias, o que pode parecer que eu amei, mas não é bem a verdade. Acho que só o devorei porque queria que acabasse logo, queria que esse sofrimento em forma de amor (ou apego) e melancolia apenas terminasse.
Pra quem gosta de romance, pode ser um ótimo livro. Mas pra quem não tem paciência com esse amor melancólico, apenas não leia.

O livro é narrado pela protagonista Mel, uma artista que mora em Natal e vai relatando suas dores e romances.
Ela conhece Riana e as duas iniciam uma parceria de muito amor, sexo com outros homens e compartilham o desejo de se lambuzar com a vida. Conhecem Davi e ali iniciam um relacionamento à 3.
Mel acaba se apaixonando perdidamente por Davi e aí é só ladeira à baixo, muito apego, traumas, inseguranças, ciúmes e sexo, muito sexo.

Os personagens não são pessoas que me instigam, o que dificulta criar um laço com eles e querer mergulhar nos sentimentos e na história de cada um.
São jovem místicos, esquerda festiva, ou seja, personagens que já existem no meu dia a dia ?.

As cenas de sexo são bem escritas e deixam um gostinho de quero mais. Talvez o ponto alto do livro. Talvez!

Luiza 26/03/2024

AMEI
Eu fiquei completamente imersa nessa história. Amei do começo ao fim, foi MUITO gostoso acompanhar a narrativa e todas as nuances e as personalidades desse livro.

Amanda3913 17/03/2024

Sagrado e profano
Meu primeiro romance erótico, mas me deparei com muito mais que sexo, uma poesia linda sobre corpos, sobre autoconhecimento, autoaceitação, sobre amor. Devorei o livro em um dia.

Aline 11/02/2024

Vale a leitura
História envolvente com um final surpreendente. É muito interessante a abordagem da autora com as suas feridas e a cura delas.

Juulime 24/01/2024

História forte, marcante e cheia de detalhes. Impossível não entrar na história e se perder lá dentro. Primeira vez que li um livro desse gênero, gostei demais. Indico a leitura, lembrando que é +18.

gi.mmelo 14/01/2024

Foi enriquecedor acompanhar as diversas fases da jornada de descoberta e libertação da Mel. Perceber que não existe uma receita única para a liberdade, pois ela é singular para cada indivíduo, e que cada pessoa pode construir significados diferentes de liberdade ao longo de sua trajetória. Essa jornada que é repleta de percalços, especialmente para nós, mulheres.

Para além disso, senti que a escrita do livro, por vezes, tornou-se um pouco cansativa. Acredito que a potência da sexualidade feminina poderia ter sido explorada de diversas formas ao longo da narrativa. No entanto, percebo que acabou ficando um tanto "enrijecida" em alguns momentos, dificultando um pouco o mergulho nos afetos das personagens.

56 02/01/2024

Leitura muito leve e fluida. Um dos melhores livros nacionais que já li. Senti todas as emoções descritas no livro. Não consegui parar de ler. Amei a experiência e com certeza lerei novamente ?

Paulinha 28/12/2023

Visceral
Intenso e libertador.
Muito bom e empoderador ler uma mulher tão livre e tão intensa, vivendo profundamente sua sexualidade
Muita verdade no livro
Recomendo a leitura

Juliana 05/11/2023

Nossa isso foi um livro. Achei ele lindamente escrito, fala de dor, de amor, fala bastante de sexo. Lógico que os personagens assim eles são muito privilegiados e provavelmente pessoas que eu não gostaria muito.no meu círculo, mas tendo essa pegada mais experiência real, me senti muito tocada por ele. Recomendo demais demais

Hiária 08/10/2023

Libertação do Eu feminino?
Temos mais da nossa criança interior, em nossa fase adulta, do que nossa vã filosofia possa imaginar.

O livro é erótico sim, pois o relato é sem vírgulas, sem reticências.
Contudo, é uma história de construção e libertação do eu feminino. Uma história de pazes com a criança interior. Uma história de descobertas. Uma história de encontrar o norte do seu Eu no mundo, no multi verso.

Enfim, libertação do Eu feminino.

P.S. A autora descreve com tanta liberdade que as vezes eu me sentia lendo ?Mulheres que correm com Lobos?.

skuser02844 25/09/2023

Potência. ?
Sem sombras de dúvidas um leitura muito intensa e livre, fiquei apaixonado pela Mel e seus dois amores..
Com um profundidade e partes que me atravessaram a pele!
Lindo lindo lindo.

Nadi 10/09/2023

Eu não sei bem ainda o que sentir, mas sinto. Certos trechos me atravessaram em cheio quanto aos caminhos que devemos trilhar sozinhas, nós, mulheres. As estradas da solitude e da liberdade que, caso não reivindicadas, nunca cruzaremos.

De certa forma, o fim me atinge em cheio, profundo, honesto, sofrido. Eu esperava uma literatura erótica. Recebi de quebra bons quotes sobre autoamor, essencialmente traduzidos em amar com limites, os meus limites.

Entretanto, não me cativou. A obra entrega de fato o que promete (literatura do prazer), e estaria sendo hipócrita se negasse ter gostado de alguns trechos, mas meu corpo não afundou nas linhas, minha mente não mergulhou profunda. Apesar de profana, fiquei rasa nesse rio.

Leituras da Dies 18/06/2023

"Uma Jornada pela Alma do Rio: Resenha de 'Rio Profano'"
Rio Profano", escrito pela autora Lua Menezes, é uma obra que mergulha o leitor em um turbilhão de emoções, explorando temas como o preço da liberdade e a intensidade de cenas sensuais.

A trama acompanha Sofia, uma personagem corajosa e determinada, em sua jornada por justiça e liberdade em meio a um Rio de Janeiro repleto de segredos sombrios. Enquanto desvenda mistérios e enfrenta perigos, Sofia se vê envolvida em encontros apaixonados e ardentes, mostrando a intensidade dos relacionamentos vividos no livro.

Lua Menezes tece uma narrativa que não apenas cativa o leitor, mas também o faz refletir sobre o preço da liberdade. Ao longo da história, Sofia precisa tomar decisões difíceis e enfrentar consequências dolorosas para alcançar sua autonomia. A autora nos mostra que a liberdade muitas vezes exige sacrifícios significativos e nos questiona até que ponto estamos dispostos a ir em busca dela.

Além disso, a escrita sensual e envolvente de Lua Menezes acrescenta uma camada extra à trama, proporcionando momentos de intimidade e paixão entre os personagens. Essas cenas despertam os sentidos do leitor e aprofundam a conexão entre eles, mostrando como o calor dos relacionamentos pode ser um elemento marcante na história.

No entanto, é importante ressaltar que o livro apresenta cenas sensuais que podem não agradar a todos os leitores. Cada pessoa possui seus próprios limites e preferências quando se trata desse tipo de conteúdo.

Em resumo, "Rio Profano" é uma obra que combina a busca pela liberdade com momentos intensos e sensuais. Lua Menezes constrói uma narrativa repleta de reviravoltas, levando o leitor a refletir sobre as escolhas que fazemos em busca da nossa autonomia. Se você está em busca de uma leitura emocionante, provocativa e que
mergulha nas complexidades da liberdade, este livro certamente irá satisfazer seus desejos literários.

amandamoser 15/06/2023

Envolvente e potente
Um romance que te envolve desde as primeiras frases ? é um livro com uma história linda, cheia de descobertas, questionamentos e me fez refletir muito sobre as nossas ?amarras? em relação ao sexo, prazer e exploração. DEFINITIVAMENTE a Lua Menezes é incrível!