A camareira

Nita Prose

Resenhas - A camareira

Letícia 28/04/2024

A camareira
? Admito que esperava mais, começar um livro com grandes expectativas não é legal, achei a resolução um pouco sem graça e o plot no final não foi tão legal, alguns diálogos muito caricatos.

NGSilveira 28/04/2024

Melhor do que eu esperava
"Hoje, no trabalho, encontrei um hóspede 100% morto na cama".

Gostei da forma como o suspense é construído e como a narrativa deixa quase todo o desenrolar claro para o leitor, mas sendo um enigma para a protagonista.

Apesar de ter adivinhado quase tudo, as últimas páginas me surpreenderam demais.

O livro mistura um suspense investigativo com dramas da vida familiar, a dor do luto, de estar em um país diferente, de ter um emprego que não te valoriza, entre outros.

Tive dificuldade de lidar com a inocência e as manias da personagem principal. E também detestei o "senso de justiça" dela, do qual eu discordo veementemente.

A narrativa é super envolvente. O livro se passa em poucos dias, porém oscila com algumas viagens ao passado. Li rapidinho, bem fluído.

Priscila1201 27/04/2024

A camareira foi um livro que abandonei em 2023 junto com vários outros que tentei ler,porém esse ano me propus a voltar a leitura. me surpreendeu

Lorrany 27/04/2024

Foi legal, algumas reviravoltas mas nada demais. Acho que o mais interessante foi acompanhar um pequeno thriller na visão de uma pessoa que claramente é neurodivergente

Emerson146 23/04/2024

Amadurecimento
"Vivendo e aprendendo.
As pessoas são um mistério que não tem solução.
A vida dá um jeito de resolver as coisas.
Tudo vai ficar bem no final. Se não está tudo bem, é porque ainda não chegou o fim."

O livro é muito fluído, não entrega grandes acontecimentos, mas foi muito bom de acompanhar.

Fernanda3704 23/04/2024

Talvez eu esperasse um pouco mais da história, mas o final me surpreendeu eu pensei em muita gente pra esse desfecho menos quem realmente foi. A personagem principal é meio chatinha, mas cativante, tudo que ela passa e mesmo assim não consegue ser bem compreendida, e ela parece não se esforçar para explicar, o que torna tudo mais bagunçado. O jeito que o pessoal trata ela é muito triste, fiquei feliz por ela não ter terminado sozinha.

Thaís @thanoslivros 23/04/2024

Adorei de novo.
Quando faço uma releitura, sempre fico na expectativa de descobrir se vou ter uma experiência parecida com a da primeira vez.
Nem sempre acontece, mas dessa vez sim. Gostei tanto quanto da primeira vez, me emocionei tanto quanto e adorei a Molly no mesmo tanto.

Nath 21/04/2024

Trama simples, mas envolvente
Li esse livro pois faz parte de um projeto pessoal com uma amiga, onde trocamos nossos livros favoritos para que possamos compartilhar as experiências.

Apesar de não ter diagnóstico, senti traços de autismo durante todo o desenvolvimento da protagonista - e é isso que torna a leitura tão envolvente.

O caso, como disse, é simples e é solucionado de forma fácil, mas a maneira como a narrativa é desenvolvida acaba por envolver o leitor até as últimas páginas.

Muito bom!

Sophia1909 19/04/2024

Meu Deus!
Eu nunca pensaria que X era o verdadeiro assassinoooo. Fiquei muito chocada com o final e gostei bastante do casal final e da amizade das meninas. Só dela não ser mais sozinha (depois da morte da vó) já aquece o coração.

JP Schneider 18/04/2024

Meio fraco...
É, não tem mto oq falar. Achei do começo até pouco mais do meio bem entediante. A história demora a se desenrolar, e a protagonista é bem fraca. A ingenuidade dela deixou pra mim a história meio boba, e o fato de ficar tanto na avó falecida não melhorou.

Após a prisão, as coisas pegam no tranco, tem até uma investigação mais detalhada, mas nada muito sério. Gostei como o plano foi elaborado e executado e as explicações finais. Molly mereceu o final que teve, merece ser feliz e ter pessoas que a valorizem.

No geral, me pareceu um livro de mistério, só que para o público infanto-juvenil. Pois ele é bem simples. Minha sorte é que eu já não tinha expectativas pra ele, então não foram quebradas.

elohafloria 14/04/2024

Fraquinho
Suspense fraco, investigação café com leite e nutellinha.

Tinha potencial sabe, principalmente pela personagem principal e por enxergarmos as coisas pela ótica dela. Inicialmente, me lembrou até a Sally Diamond, pois as duas tem o pensamento muito concreto e sem ver maldade nas coisas.

Porém, enquanto A Estranha Sally Diamond consegue construir uma história incrível, nesse aqui fica uma coisa boba. O suspense é óbvio demais, não tem uma coisa que te surpreende. Na verdade, tem sim uma única cena, mas que nem tem a ver com o mistério e sim com a avó da Molly.

Achei um livro de mistério pra adolescente ou pra alguém que nunca leu nada desse gênero, porque é muito fraco.

Gostei da Molly, mas o livro é chatinho. Dava para ter explorado muito mais o ambiente do hotel chique, aprofundado nas vivências da Molly como uma pessoa que provavelmente está no espectro autista e também colocado umas reviravoltas. Além disso, eu tava cansada do tanto que ela fala da avó, não que esse foco no luto seja um problema, mas não estava muito encaixado na história.

Enfim, tem coisa bem melhor e fiquei triste de ter me decepcionado, coloquei expectativas por ser um suspense protagonizado por uma pessoa neurodivergente.

Alessandra.Adams 07/04/2024

"Esse o problema da dor. É tão contagiosa quanto uma doença.
Ela passa da pessoa que a suportou primeiro para aqueles que mais a amam".

Ana 07/04/2024

Amo personagens autistas, não sei se essa foi uma boa representação porque eu não tenho local de fala, mas caramba, como eu adoro quando os autores saem do óbvio e colocam personagens diferentes e neurodivergentes.

O livro se torna muito mais interessante e cheio de camadas por causa da protagonista com TEA. Parece que o grande mistério não é descobrir como o assassinato aconteceu ou quem foi o assassino (porque tá bastante óbvio) e sim como a Molly vai lidar com toda essa confusão.

Só que aí o livro te surpreende no finalzinho, e te surpreende muito.

Guilherme k 07/04/2024

Não gostei muito. Leitura bem arrastada, nos últimos capítulos fiquei com uma expectativa de que o final poderia salvar?.mas infelizmente não foi bem assim

Bel 313 07/04/2024

Adorei
O que torna o livro ainda mais interessante é ser narrado em primeira pessoa pela protagonista neurodivergente com hiperfoco em limpeza. Uma premissa bem instigante.

Leitura bem fluida graças ao plot que prende por si só, por ser investigativo, e aos capítulos curtos.

Uma boa pedida para sair de uma ressaca literária.