A camareira

Nita Prose

Resenhas - A camareira

Paty 30/01/2022

Leitura rápida
Parecia que eu tinha lido umas 30 páginas, e quando fui ver já estava na metade do livro. É uma leitura super fluída, os capítulos passam voando. Adorei como toda a história foi contada da perspectiva da camareira, uma pessoa com uma personalidade totalmente diferente do habitual. Achei a reviravolta um pouco previsível, mas mesmo assim fiquei bem satisfeita com o final.
Emy 10/02/2022minha estante
levei spoiler da caixinha por causa do skoob ?

Renata 18/03/2022minha estante
Ainda estou no início, mas de fato a leitura é muito fluida.. qdo vc se dá conta já leu mais de 50 páginas!

Shirley TEA 15/11/2022minha estante
Ela é autista?

Paola Marchi 20/12/2022minha estante
Não é comentado explicitamente se ela é autista, só é descrito que a personagem tem dificuldade com interações sociais

Cristhiane Almeida 29/01/2023minha estante
Hum livro muito diferente do que estou acostumada a ler. No começo, eu quase desisti, mas do meio para o final, não conseguia largar o livro. Gostei bastante do final, foi muito inesperado.

Rainy Girl 28/05/2023

Eu tinha altas expectativas nesse livro - todo thriller faz isso comigo -, mas não foi que me decepcionei, na verdade fiquei muito curiosa com o rumo dos eventos e querendo saber o final. Mas mesmo tendo momentos cheios de mistério e tensão, algumas partes foram bem maçantes.
Molly Gray é uma personagem intrigante, mas sua inocência às vezes fazia eu perder a paciência e não conseguir entender como aquilo era possível. O livro foi bom, mas eu jamais leria de novo.

Mika Flamino 12/11/2023

Uma leitura muito agradável
A personagem é bem cativante
E a história me prendeu em todos os capítulos
Amei!

resenhasdajulia 15/05/2022

Molly Gray é camareira do Regency Grand, um hotel de luxo. E, para uma pessoa obcecada por limpeza e organização, não existe emprego melhor.

Desde que sua avó faleceu, Molly está se sentindo mais sozinha do que nunca, pois, por ter muitas dificuldades em interações sociais e para interpretar as intenções das pessoas, a avó a ajudava a entender melhor as coisas.

Dedicando-se, como sempre, a realizar um trabalho impecável, era mais um dia como qualquer outro no hotel quando, ao entrar na suíte do rico e poderoso Charles Black, Molly encontra duas coisas: o quarto completamente bagunçado, e o Sr. Black morto, na cama.

Seu comportamento incomum levanta suspeitas da polícia, e logo Molly se vê no meio de muitas mentiras e mal-entendidos. Mas, graças a amigos que nem sabia que tinha, eles se unem para encontrar o verdadeiro assassino.

Acho que esse livro não deveria ser vendido como um thriller, porque o foco é a Molly e não a investigação em si.

Gostei da Molly e me diverti com ela, mas achei sua personalidade inconsistente, por assim dizer. Às vezes ela era extremamente ingênua, às vezes era muito perspicaz, o que não condizia com suas outras atitudes.

Enfim, não achei um livro empolgante e nem surpreendente, mas foi uma leitura que fluiu bem.

Aline Guedes 22/04/2022

Envolvente
Gostei da narrativa do ponto de vista da Molly. E gostei mais ainda por não deixarem claro em nenhum momento o que ela tem de diferente.

Gosto de livros de suspense e policiais, então o fato de eu ter conseguido identificar certas dicas me frustam, pois gosto de ser surpreendida. Mas isso não fez a leitura deixar de ser super envolvente e gostosa de ler.

Katia Góes 21/11/2023

Ela pode lhe surpreender...
Oi, gente! A resenha de hoje é do livro ?A Camareira?, de Nita Prose. Essa obra veio numa das Caixinha do Clube Intrínsecos. Uma mistura divertida de romance policial e drama com uma boa dose de reviravoltas. Esse foi o romance de estreia da autora, publicado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca.

A narrativa é contada em primeira pessoa, do ponto de vista da personagem principal, a camareira, que dá título ao livro. Inicialmente, ela nos apresenta de forma bem direta e detalhada seu trabalho e sua rotina, nos ambientando tanto a sua própria pessoa quanto ao local onde ocorrerá a maior parte da história.

A Camareira é um livro diferente e bem original, abordando uma persona raríssimas vezes colocada num papel central na literatura, fazendo com aqueles que não estão acostumados a ler dezenas de livros por ano, se apaixonem por uma obra tão diferente de tudo que já tenha lido. A leitura é muito fluída. A autora foge daquele ?estilo? que estamos acostumados a ler em romances policiais, nos entregando uma história intensa, com representatividade e emocionante.

O enredo nos mostra como as pessoas podem ser cruéis com aqueles que fogem do ?padrão?, assim como a invisibilidade imposta aos trabalhadores, pode esconder tantas outras crueldades no dia a dia, que passam despercebidas. Nita Prose, soube escrever uma prosa com muita sutileza. Parabéns para a autora! E ainda soube desenvolver a trama de maneira objetiva, mas sem perder o suspense.

É isso, temos um mistério que explora o significado de ser igual e, ao mesmo tempo, muito diferente de todos à sua volta. Nos vemos numa jornada emocionante, onde a verdade por trás de uma história, nem sempre é absoluta. E quando as reviravoltas parecerem ter terminado, é melhor ter cuidado: A Camareira está sempre pronta para surpreender!

Espero que tenha gostado do conteúdo e deixe seus comentários sobre já ter lido ou não essa história. Obrigada e uma ótima semana!!! ??

@julianasoriano_s2 24/07/2023

Fantástico
Confesso que iniciei não dando muito crédito para as palavras da pessoa que me indicou o livro, mas quando menos esperei, havia devorado o livro.
Uma história que prende e tira o fôlego. Personagens marcantes e um enredo muito bem pensado. Amei!

Matheus Luís 15/03/2022

A Camareira
Um livro leve e bom de ler! O primeiro livro da autora Nita Prose foi escrito muito bem, prende na leitura para saber quem cometeu o crime. Algumas partes do livro são um pouco óbvias do que ia acontecer ou do que aconteceu, mas nada que estrague a experiência de ler esse livro.

Lizandra.Mirelle 27/09/2023

As aparências enganam
Ao começar o livro, você pode não gostar da protagonista mas só longo da história você vai criando um carinho enorme por ela e torce demais para que as coisas fique bem. Ver um livro, onde a história gira em torno de uma camareira, me fez perceber o quanto não valorizamos pessoas que trabalham com faxinas e importância que elas tem.
A leitura é muito envolvente e você se pega não querendo largar nenhum minuto. Gostei demais de Juan Miguel, Sr. Preston e da Charlotte. Achei que Giselle devia muito mais a Molly e o final foi totalmente surpreendente pra mim, não esperava.
Uma leitura que recomendo.

Natália 29/06/2023

Molly é uma moça de 25 anos com dificuldades de interação social. Foi criada pela avó, que a ajudava a entender e a interpretar as pessoas. Com o falecimento da avó há 9 meses, Molly terá que sozinha descobrir as verdadeiras intenções de cada pessoa ao seu redor. O maior orgulho de Molly é ser uma camareira eficiente no luxuoso Hotel Regency Grand. Ela sente prazer em devolver o quarto extremamente limpo, organizado e impecável para os clientes. Um dia, ao seguir sua rotina de limpeza pelos quartos do hotel, Molly se depara com uma cena chocante: um cliente poderoso e milionário está morto, deitado na cama de sua suíte. Apavorada, Molly procura ajuda e seu comportamento incomum faz a polícia suspeitar da jovem camareira, que passa rapidamente de testemunha a suspeita do crime. Mas afinal, quem é o assassino?

Eu gostei do livro, mas confesso que não amei rs. Foi uma leitura rápida, fluida, mas, na minha opinião, previsível. Desconfiei rápido demais do que aconteceu, inclusive de quem era o assassino. Não foi uma grande reviravolta para mim. Talvez o fato de eu ler e, principalmente, assistir muito suspense (meu gênero preferido de filmes) nem sempre eu me surpreendo com o final.
Jorge Luiz da Silva 29/06/2023minha estante
Devorei as páginas. Muito bom.

Natália 29/06/2023minha estante
Jorge.Luiz Fico feliz que tenha gostado. Eu também li rapidinho. Gostei muito da Molly, achei a personagem bem construída, mas, na minha opinião, faltou trabalhar um pouco mais o mistério, a reviravolta.

Jorge Luiz da Silva 01/07/2023minha estante
A história da Camareira daria uma excelente série de TV, Natália.

Taiana9 25/07/2023minha estante
Eu gostei no começo no meio achei muita chato a narativa, e o final achei sem graça, tentou plostwiter e não conseguiu. Esperava mais..

Natália 25/07/2023minha estante
Taiana9 eu também esperava muito mais. Achei tão previsível o final.

Tha 14/12/2022

Parece que esse livro foi escrito por duas pessoas: do começo pro meio achei ele bem construído, bem maduro e com uma complexidade nova. Do meio pro fim parecia uma aceleração juvenil pouco elaborada.

Priscila 21/03/2023

Não desistam logo de início
Confesso que no início foi muito difícil, prota chata e irritante, porém com o tempo se torna bem engraçada e o final foi surpreendente, melhor do que final de muitos livros de assassinatos famosos.