Guia prático antimachismo

Guia prático antimachismo Ruth Manus

Resenhas - Guia prático antimachismo

1 | 2 | 3 | 4

Jessica1248 23/03/2024

Didático ao que se propõe: amei o trecho em que a autora reflete sobre as mulheres não terem sido realmente emancipadas, e sim, requisitadas pelo capital. O livro é um apanhado de reflexões sobre diversas reproduções disfuncionais machistas e como as identificamos nas relações do cotidiano.

Livia.Guida 02/02/2024

Um bom começo!
O livro atende ao que se propõe ser "um guia prático antimachismo". Traz pontos muito difundidos socialmente em que a autora consegue propor um início de descontrução de forma didática.

Acho uma boa indicação para iniciantes especialmente porque de forma recorrente Ruth se coloca em seu lugar de privilégio (mulher branca, classe média alta, cisgênero e heteressexual) e coloca o holofote sobre a interseccionalidade.

Como meus estudos são avançados na temática o livro não me acrescentou muita coisa, mas gosto da escrita da Ruth. Como se estivesse na sua frente conversando com vc.

Um ponto alto é que no final de cada capítulo ela lista livros, documentários, podcasts, filmes e etc para aprofundamento do tema que ela discorreu ali.

Vale para presentear que tá precisando de uma pequena situada de mundo.

Carol 31/12/2023

Mais um livro maravilhoso da Ruth Manus! Amo sua escrita, sempre parece que estou conversando com uma amiga. Livro totalmente necessário para qualquer pessoa. Achava que tinha um bom entendimento sobre o machismo, mas esse livro me mostrou ainda tem muito pra aprender. E pra mudar.

Luana Marques 15/12/2023

Livro que é de fato um guia rápido, contempla os principais pontos necessários tanto pra quem está entrando nesse assunto agora quanto pra pessoas ?mais evoluídas? no tema. Como ela retrata no final, todos nós somos machistas, se lermos o livro e não pensarmos isso, é preciso voltar na leitura com mais autocrítica. Eu adorei, ganhei de presente e vou super recomendar pra mais pessoas. Leitura rápida e super necessária.

Mila F. @delivroemlivro_ 05/10/2023

Guia Prático Antimachismo é um verdadeiro tapa na cara de quem não entende o que é machismo e tampouco feminismo
Gosto bastante de ler livros sobre feminismo, machismo e quando soube do volume Guia Prático Antimachismo (2022) de Ruth Manus, fiquei absolutamente encantada e já fui solicitando para ler. É sempre bom se manter informada sobre o movimento feminista, representatividade e a tentativa de fazermos uma sociedade melhor e mais empática, portanto, acompanhar pensamentos, observar argumentos é um dos pontos principais para nosso conhecimento e engrandecimento intelectual.

Vivemos em uma sociedade machista e consequentemente passamos anos sendo criados para sermos machistas até que atualmente nossa sociedade está dando mais abertura para o diálogo sobre os moldes estruturais que vivemos e que, posso dizer, não promove a equidade e tampouco uma sociedade mais justa.

Ruth Manus vem falar, de maneira sucinta, em Guia Prático Antimachismoque ir contra o machismo ao contrário do que pode suscitar (de não haver mais homens "de verdade") significa que tanto homens e mulheres sofrem com a estrutura machista de nossa sociedade que coloca como paradigma de homens aqueles sujeitos que não tem sentimentos, que não podem chorar, que tem que mostrar sua masculinidade mandando em todos, batendo ou humilhando o próximo.

Além disso o machismo, como argumenta a escritora, não prejudica apenas as mulheres, mas os próprios homens que não correspondem ao paradigma machista. Esse modelo é que faz com que atrocidades possam acontecer na sociedade e ninguém questionar porque foi um homem que fez.

Sem dúvida esse foi um dos melhores livros que li este ano de 2022 (até o momento) e que serve para utilizarmos como argumentos para todos os machistas que acham sua postura maravilhosa, na verdade este volume nós faz perceber que ainda há muita coisa que precisa ser modificada e isso, sinto muito dizer, será um trabalho árduo e que só irá ser perceptível nas futuras gerações.

Muitas coisas já estão sendo desconstruidas, mas ainda há muito para mudar, então, para finalizar, é claro que recomendo Guia Prático Antimachismo, pois além de trazer reflexões importantes, é uma leitura fluida e engrandecedora.

site: www.delivroemlivro.com.br

Maria Luksys 30/07/2023

Leitura obrigatória!!!
Ótima opção de livro pra quem quer ter uma noção geral sobre o assunto sem adentrar leituras muito complexas ou técnicas, porque é bem leve e eu li em algumas horas, de uma vez só. Como a própria autora diz, ele serve pra iniciar uma cadeia informacional, mas sem sintetizar TUDO, sabe?? Livro cheio de exemplos práticos de como o machismo submete todas as pessoas a conjunturas opressivas e dificilmente contornáveis, o que faz com que o leitor procure agir com autocrítica e refletir sobre o meio em que vive. Sensacional de verdade!! Ruth tem uma linguagem que, além de acessível, demonstra uma inteligência sensacional ao ser cirúrgica em certos trechos, de verdade. ?Enfrentar o machismo é buscar um mundo no qual todos possamos nos sentir mais confortáveis e respeitados?. Eu me lembrei muito do ?pequeno manual antirracista?, de Djamila Dibeiro, porque os 2 têm a mesma proposta: trazer às pessoas informações iniciais pra quem começa a entender sobre a sociedade de modo geral, com todas as mazelas. Recomendo DEMAIS, e acho que vocês iam gostar muito!!! ??????????

Micheli.Maclin 05/06/2023

Leitura obrigatória
Um livro que todos deveriam ler, mais de uma vez...
Super atual e necessário.
Recomendo.
A escrita da autora é fluída e direta!

Cinthya 03/06/2023

Livro essencial
A didática da escritora da autora é de uma didática excelente, prática, e autoconclusiva. Trazendo temas em sua obra de grandíssima importancia para a sociedade como um todo.

Erica.Ramaiana 11/05/2023

Superficial
Muito superficial, não analisa o machismo a partir da raiz do problema (capitalismo) não fala da sua estrutura e acredita em uma mudança dentro do atual sistema, oque é impossível! O Feminismo que a autora acredita quer igualdade de direitos, o Feminismo que eu acredito quer emancipação! Por isso n gostei do livro

fer 06/05/2023

Guia prático antimachismo
Esse aqui li no dia do meu aniversário, quase numa sentada só? e? eh? não vale a pena! li mais pra revisar uns assuntos, mas pra quem já sabe de feminismo é bem batido, principalmente se vc é revolucionário e não reformista, esse livro é BEM LIBERAL. ele é do feminismo liberal, é isto. e pra mim o feminismo liberal infelizmente é mt fraco. eu sei que é uma introdução mas acredito que ele só sirva pra pessoas antifeministas ou mt leigas mesmo, que querem entender um pouquinho do assunto e não sabem por onde começar. nesses únicos casos eu indico, se vc tem já qlq simpatia pela esquerda ou pelo tema, aconselharia outros como O feminismo é para todo mundo, de bell hooks e Sejamos todos feministas da Chimamanda, são introdutórios e curtos e fazem o trabalho muito melhor do que esse daqui!

maseraumavez 27/03/2023

Um tapa na cara da sociedade
Ruth Manus, criou algo incrivel nesse livro! Acredito ter sido uma das melhores leituras que já fiz.
Uma alta reflexão sobre o machismo na nossa sociedade, e como isso é plantado em nossa sociedade desde os primórdios.
Um livro reflexivo e necessário acerca do tema proposto, e nossa... a explosão de verdades ditas é simplesmente incrível.

Izadora Milhome 26/03/2023

Necessário
Ruth tem a mania de tocar nas feridas, de escancarar o quanto precisamos evoluir como pessoas. Foi com ela que aprendi sobre feminismo e agora, aprendo sobre antimachismo, por afinal, tenho uma menina para criar e ensiná-la a ser empoderada, livre e forte perante uma sociedade predominantemente machista.

"Enquanto nós não soubermos ter tanto respeito por uma fala/queixa/observação/reclamação feminina quanto temos por uma masculina, continuaremos sendo responsáveis pela manutenção da sociedade patriarcal. (...) Para ser antimachista é preciso não interromper mulheres. (...) Para ser antimachista é preciso levar a voz das mulheres a sério."

Andreia410 14/03/2023

Essencial
Um livro contra o machismo, não contra os homens. A autora aborda pontos essenciais sobre feminismo, equidade
Um livro educativo

Lila 16/01/2023

Em poucas páginas podemos identificar diversos dos nossos comportamentos machistas. Interessante que são coisas que eu ao menos tinha percebido, mas que fazem todo o sentido.
O livro não é tão profundo quanto imaginei (era expectativa minha, por que ela avisa isso no começo do livro), mas a discussão foi posta a mesa. É um ótimo começo e peguei diversas dicas de leitura (inclusive já comecei ?Os Homens Explicam Tudo Para Mim?).
Super recomendo!

Cintia 23/12/2022

Ruth Manus nunca decepciona :)
A cada livro da Ruth que eu termino de ler, eu passo a gostar mais dela. A Ruth é uma pessoa super necessária nesse mundo, e esse livro (assim como o podcast e o instagram dela) é a prova disso!

Esse é o quinto livro que leio da Ruth Manus, e como todos os outros, ele não decepciona.
O livro é rapidinho de ler, e mesmo assim cheio de informações importantes. É uma ótima porta de entrada para quem quer entender mais a luta contra o machismo. E mesmo para quem já conhece os principais conceitos, o livro inova ao indicar uma pancada de materiais complementares (como vídeos, séries, outros livros etc) que também são super relevantes!
Super recomendado!!!

1 | 2 | 3 | 4