Guia prático antimachismo

Guia prático antimachismo Ruth Manus

Resenhas - Guia prático antimachismo

1 | 2 | 3 | 4

Lu 26/08/2022

Ruth Manus como sempre é sensacional. Neste livro, ela chama o leitor para a conversa, de forma curta e objetiva. Ela nos convida a pensar sobre o tema, sem trazer conclusões. O livro é um convite a conscientização e a mudança de comportamento. Leitura válida para todos!

Lissa 18/08/2022

5/5
Mais um livro para socar minha consciência com dados e informações injustas e revoltantes, é inadmissível que a sociedade não enxergue claramente esse problema gritante, que por séculos o patriarcado e machismo dominou tudo e todos, em especial, os corpos femininos. É apavorante enxergar que essa é a realidade, e que, talvez só irá entrar em total igualdade daqui 500 anos, é desesperador saber que na minha vida toda não irei colher os frutos da luta e resistência que tanto pratico, e que, muitas outras mulheres que vieram antes já conquistaram, somos processo e trajetória para as que virão, faço a minha parte diariamente por mim e pela próxima. Luto como uma mulher que tem um histórico de coragem e força na minha ancestralidade, sinto uma pulsão de vida imensa dentro do meu peito, para curtir, rir, fazer e ser o que me faz sentido. Tenho ainda muita coisa a desconstruir em mim, tento trazer as informações para outros, em especial, para meu companheiro, e também, para a nova geração. Me meto sim, não dou risadinha para piadinha ridícula, questiono e berro se necessário, não vou mais me calar, aqui existem as vozes de todas as manas. Vista como chata e briguenta por muitos, mas por muitas também sou vista como inspiração e exemplo, me apego nisso, que minha força inspire a força que há em você. É por isso que vivo! Vamos juntas?!

alice 16/07/2022

MARAVILHOSO
esse livro é perfeito. para mulheres e homens. é uma leitura leve e fluida que todo mundo deveria ler, aborda assuntos muito importantes de uma forma nada cansativa. merece mais de 1000 estrelas.

Maria8457 30/06/2022

Leitura essencial a todo ser humano!
"Dedicar algum tempo a estudar a diversidade é uma forma de também entender o tamanho dos nossos privilégios." - p. 83

Vitória Kusiak 19/06/2022

Mais uma obra magnífica da Ruth, essa em especial nós faz refletir sobre o nosso papel na emancipação e evolução de uma sociedade melhor. Afinal, uma sociedade livre do machismo é uma sociedade que luta por um mundo melhor, mais igualitário e acolhedor para homens e mulheres. Que possamos repensar nossas atitudes todos os dias por um mundo melhor

29/05/2022

Leitura obrigatória para todo ser humano
Falar sobre coisas que estão enraizadas na nossa sociedade há muito tempo se parece com mexer em um vespeiro. Quanto mais você agita, mais irritadas as pessoas ficam e o foco da conversa se dispersa em raiva e ignorância muito facilmente.
Por isso já começo essa resenha dizendo: você, independente da sua idade, deve pegar esse pequeno Guia Prático Antimachismo e passar nem duas horas lendo para saber mais sobre o assunto. Não importa se você já sabe, já identifica determinados comportamentos ou está trabalhando para mudar e mudar àqueles com quem convive. Conhecimento nunca é demais e Ruth Manus, nesse pequeno livro, fez algo muito interessante: ela deu o pontapé inicial para educar sobre o que é machismo, onde ele está, o que ele faz não só com as mulheres, mas com os homens também!
Sou muito fã da escrita da Ruth porque ela tem esse jeito leve, divertido e objetivo de trazer assuntos que normalmente a gente empurra pro lado por serem desconfortáveis. Ela aceitou o desafio e construiu esse manual para que pudéssemos direcionar a conversa sobre o machismo sem achismos, sem senso comum, sem "mimimi" (como todo mundo justifica tudo que incomoda hoje em dia). Ela bota o dedo na ferida, sim, ela exemplifica comportamentos machistas, sim e ainda traz perspectivas sobre como o machismo impacta a todos, todos os dias.

"Há quem diga que o 'politicamente correto' cerceia a liberdade de expressão. Isso não é verdade. A liberdade de expressão vai até o limite da lei. Depois de um certo ponto não há mais liberdade, pois você passa a ofender o direito alheio a respeito e dignidade." - p. 40

Ao longo da leitura também temos indicações de outros livros, filmes, séries, podcasts, ensaios e outras mídias que também abordam o machismo para que nós mesmos tenhamos autonomia para conhecer mais sobre o assunto. É claro que um pequeno livro não poderia esgotar todo esse problema que está concretado no mundo em que vivemos há tempo demais, mas sempre precisamos começar de algum lugar, certo?
O livro é muito rápido de ser lido, você consegue em apenas uma sentada e é uma apresentação humilde sobre o que é o machismo e conta com exemplos que muitos de nós já devem ter vivenciado no dia a dia. Esse tipo de identificação é importante para que a gente possa refletir e até mesmo identificar comportamentos machistas que às vezes podem passar despercebidos no modo como falamos, agimos e reagimos.
Não é algo para se orgulhar, mas uma leitura obrigatória para todo mundo. Se queremos um mundo mais justo e igualitário, não adianta esperar que os oprimidos e prejudicados se façam ouvir diante de muito esforço, também é preciso engrossarmos o coro e fazer a nossa parte. Sabe aquela história que, se organizar direitinho, todo mundo consegue? A luta contra o machismo é exatamente assim. Se organizar direitinho e cada um se educar, rever seus conceitos e comportamentos e praticar ser uma pessoa melhor, não aceitando mais comportamentos machistas alheios também, a gente chega na igualdade e no mundo sem machismo mais rápido do que se cada um continuar puxando a sardinha pro seu lado.

"Ninguém chega numa mesa de bar ou numa sala de reunião do escritório e pergunta: 'E então, galera, como anda funcionando o intestino de vocês?' Não se faz isso porque sabe-se que esse é um tema de foro íntimo. Então por que fazer isso em relação a um útero ou em relação a coisas psicologicamente tão complexas quanto casamento, separação e maternidade?" - p. 90

Se você estiver curioso sobre se deve ou não ler Guia prático antimachismo, sugiro começar por qualquer outro livro da Ruth Manus (tem mais resenhas dos livros dela aqui no blog). Principalmente se você for mulher, vai se identificar bastante com as histórias engraçadas, realistas e simples que ela compartilha em seus livros. Histórias que muitas de nós já viveu, nem que seja uma delas. O reconhecimento é imediato.
Dê uma chance e você vai se surpreender com o quanto o machismo está impregnado em todos nós. Se não começarmos agora, nunca vamos conquistar um mundo mais justo, seguro e pacífico.

site: https://www.onlythestrong-survive.com.br/2022/05/resenha-guia-pratico-antimachismo-ruth.html

Bruna 20/05/2022

Um guia pra aumentar conhecimento
Esse livro pra quem não conhece nada de machismo é um bom start.
O livro fala sobre comportamentos que podemos ou temos que inconscientemente a gente não acha que é ruim mas é, todo mundo tem um pouco de machismo enraizado, e é por causa das nossas culturas.
Mas calma da pra entender mais é mudar aos poucos inciando a leitura desse livro!
Adriana 20/05/2022minha estante
???

Lu 14/05/2022

O livro entrega tudo que promete
O livro entrega tudo que promete. É simples, fácil de entender, conciso, objetivo e aborda rapidamente uma grande quantidade de temas dentro do assunto. É, de fato, um guia. E para iniciantes! Isso que achei ais interessante: se você não está acostumade a ler sobre feminismo, anti machismo e afins, esse é o livro ideal para começar! Tudo isso sem contar a leitura fluida que Ruth permite. Simples e gostoso. Ruth fez tudo!

Gabrieli.Nieman 09/05/2022

Boa leitura para entender o problema do machismo
?Diagnosticar problemas não é o mesmo que chegar a soluções?.

A escrita de Ruth Manus é leve e didática, fui surpreendida pela atualidade dos dados, principalmente aqueles sobre a pandemia.
Um livro bom, que destaca temas interessantes e necessários, uma boa leitura para começar a entender a problemática do machismo.

Cah 06/05/2022

Necessário
Um livro indispensável a todos, pequeno, realmente um guia prático para iniciar conversas necessárias. Todos nós temos o machismo arraigado em nossa estrutura, uns mais outros menos, estamos aprendendo, evoluindo e precisamos falar sobre isso.

Andressa.Michels 05/05/2022

Perfeita!
Ruth sempre certeira em suas palavras, pegando as pessoas pela mão e ensinando o melhor caminho. Só não aprende quem não quer!

Guilherme k 03/05/2022

Tipo de livro para ler e?ler novamente
Gostei, escrita bem direta e pelo menos no meu caso deu uma dimensão e perspectiva que as vezes não percebemos, em nossos comportamentos e formas de pensar?recomendo muito?

MelQuezado 30/04/2022

Que livro excepcional. Tudo de uma forma fácil de ser entendida, leitura fluida e super necessária. Acho que esse livro tem que ser lido por todos.

Paula.MTerra 21/04/2022

Leitura obrigatória!
Gostei muito da leitura... escrita clara, direta, franca e muito esclarecedora.
As dicas de textos, livros, vídeos, filmes e séries no final de cada capítulo é muito bacana!
Ruth arrasou ?????
Recomendo demais!

Estelia 14/04/2022

Todos temos atitudes machistas
Sim, todos temos atitudes que são machistas. Todos deveríamos ler um livro como este. Que mostra atitudes que são machistas sim! Que ferem, que incomodam e que estão enraizadas em nossa sociedade. Ruth mostra como pequenas atitudes, podem contribuir para mudarmos isso. E ainda recomenda diversos materiais para aprofundar nos temas abordados!

1 | 2 | 3 | 4