Homens Sórdidos

Homens Sórdidos Fábio Hingst

Resenhas - Homens Sórdidos

Raphael.Fraemam 08/12/2022

É incrível a complexidade do universo que Fábio consegue entregar aqui
Homens Sórdidos é a leitura ideal para leitores que gostam de explorar universos de fantasia medieval carregados de escuridão. Fábio divide o livro em vários contos e, em cada conto, o leitor tem a oportunidade de conhecer e acompanhar um personagem novo. As histórias se passam no mesmo universo e se entrelaçam como uma espécie de quebra-cabeças. Imagino que Fábio tenha tido bastante trabalho para escrever porque os acontecimentos dos contos não seguem exatamente uma linearidade, então o leitor precisa ficar bastante atento para compreender o contexto do personagem, o local do reino onde ele se encontra e como os seus objetivos interferem nos demais.

É uma bela homenagem à dark fantasy, com direito a muita ação, magia, descrições minimalistas e uma mensagem bastante clara: o mundo não é um lugar fácil, o mundo não vai ser necessariamente bom com você, os sobreviventes precisam lutar pelo seu espaço e sobrevivência. Tempos difíceis criam homens sórdidos e Fábio Hingst soube muito bem demonstrar o que são esses tempos difíceis.
andreiaflores 10/12/2022minha estante
Já me convenceu. Coloquei na minha lista!

fabio.hingst.1 11/02/2022

APOIEM A PRÉ-VENDA! ?
Fala, pessoal, tudo certo por aí?
Bom, hoje começou a PRÉ-VENDA de "HOMENS SÓRDIDOS", meu mais novo livro!
Aproveitem que, ao comprarem na pré-venda, vocês vão garantir BRINDES e um PREÇO PROMOCIONAL!
MAS CORRAM, É SÓ POR SETE DIAS!
Se puderem compartilhar com as famílias, amigos, colegas ou quaisquer pessoas que gostem de literatura, vou agradecer demais! Um forte abraço!
LINKS ÚTEIS (se não conseguirem acessar, me chamem no privado daqui ou do Instagram!)

Revelação de Capa:

Link da Pré-venda:

Resenha em Vídeo da obra:

Guilherme 03/07/2022

Título do Livro Mais do que Adequado
Quando você pensa em pessoas sórdidas, o que vem a sua mente?

Ladrões, Meretrizes, Assassinos?

Então, e se eu te contar que aquela velha história de "as aparências enganam" em "Homens Sórdidos" poderia ser em partes parafraseada para: "as aparências PODEM enganar, tanto para o bem, quanto para o mal"...

Nesse livro, Fábio nos apresenta 12 homens, que de alguma forma, trazem consigo o adjetivo em questão...

Com uma narrativa rebuscada, que pode provocar estranheza ao começo, o autor nos apresenta de forma bastante detalhada, seu universo particular, com bruxas, troca-peles e seres sanguinários e cruéis.

Também há homens talentosos, outros poderosos e, até aqueles que habitam os cantos mais fétidos do subterrâneo, mas que podem moldar destinos de todos os demais.

Esse é um livro para os adoradores da fantasia medieval, que apresenta os pequenos detalhes em sua narrativa que visa transportar o leitor aos cenários e a época ali descritos, assim como, para as cenas de ação, aventura e horror (muiiito horror kkkk) que o livro te apresenta a cada novo capítulo.
fabio.hingst.1 03/07/2022minha estante
????

Rosy-@mother_ofbooks 24/09/2022

Uma fantasia sombria como nunca vi antes
"E qual seria o preço a se pagar pela ganância?"?
Homens sordidos é uma fantasia sombria, onde acompanhamos 12 pontos de vista diferentes. ?
Viajamos por Wellfare e conhecemos cada um desses doze homens e suas histórias. Desde um simples pescador a um glorioso cavalheiro. ?
O livro é composto por doze contos que se interligam. Em cada um deles, é possível conhecer sobre o reino, políticas, criaturas horripilantes e é claro, sobre o protagonista do conto.?
É uma história notavelmente rica e com um universo criado de forma única. ?
O fato de ter vários pontos de vista diferentes, nos envolve mais a cada capítulo. E mesmo que cada personagem tenha apenas um capítulo para contar sua história, é impossível não nutrir sentimentos sólidos por eles, seja esse sentimento raiva, asco, simpatia ou compaixão. ?
A descrição das cenas é algo a se aplaudir de pé, o Fabio consegue descrever batalhas sangrentas com uma precisão quase inacreditável. Se fechar os olhos por um instante, é possível se ver em meio ao campo de batalha, rodeada de cadáveres mutilados, com corvos se banqueteando. ?
E é isso que se espera de uma fantasia sombria.?
?Mas nem toda batalha é contra exércitos ou rebeldes, existem muitas criaturas macabras contra as quais lutar: licantropos, bruxas e outras criaturas saídas das mais profundas trevas.?
?Sendo o primeiro livro de uma trilogia, já entregou muito mais que se possa esperar?
É importante dizer que se você é fã de histórias como as do George R R Martin, então com certeza você deve ler Homens sórdidos. ?

Mateus Queiroz 11/02/2022

Insanidade, Confusão, Sangue e Trevas
Parece uma chamada para um livro de terror, mas saibam que se trata de uma fantasia medieval muito bem desenvolvida.

Fala galera. Tudo bem?
Estão lendo bastante?
E escrevendo?

Então, hoje é dia de mais uma resenha e dessa vez, tenho a honra de apresentar à todos essa magnífica obra de fantasia medieval que se mistura com ficção histórica e as vezes até mesmo com dark fantasy.

Isso mesmo, esse é o nível da habilidade de Fábio Hingst capaz de presentear a humanidade com uma obra de tamanha qualidade.

O autor disponibilizou gratuitamente pelo Wattpad, e que agora está em pré venda pela editora perensin, apenas sete dos doze contos prometidos para a coletânea, como forma de degustação, até que o livro tenha sua publicação completa. Entretanto, o fato de não sabermos a história completa, não prejudica em nada a experiência de leitura.

Todos os contos são divididos em três partes e são contados pelas perspectivas dos mais diversos estereótipos dos homens da alta idade média: temos o Cavaleiro, Arqueiro, Pescador, Carniceiro, Caçador e Rebelde.

Pode-se perceber, com muita nitidez, o quanto o autor se dedicou em pesquisas e em referências que pudessem trazer uma verossimilhança para a história, visto que todos os personagens são muito bem desenvolvidos e únicos.

É muito comum em uma coletânea de contos, termos personagens diferentes que "no fundo, no fundo" parecem ser o mesmo personagem, devido às suas ações e falas. Em Homens Sórdidos isso está longe de acontecer. Não só os protagonistas de cada um dos capítulos é único, como também cada um dos outros inúmeros personagens que interagem com estes ao longo das tramas.

Os capítulos são histórias separadas, mas que tem uma conexão entre si, de modo que algumas coisas só ficam bem explicadas em capítulos de outros personagens, então recomendo que leia na ordem escolhida pelo autor para ser surpreendido pelos incríveis plot twists trazidos por Fábio.

Por último, mas para fechar com chave de ouro, o ponto que mais me chama atenção nessa obra, é a escrita extremamente inteligente e bela do autor. Não chega a ser rebuscada. É uma verdadeira aula de gramática e em certos pontos chega a ser tão bonito que nos dá a impressão de estarmos lendo uma prosa poética. Isso fica bem explícito nas maravilhosas descrições de cenário, de personagem e de sentimentos que o autor nos traz, colocando a escrita de George R. R. Martin e Bernard Cornwell em cheque e provando para muitos que ainda tem dúvida de que o Brasil tem muito escritor bom, muito escritor de qualidade e bem melhor do que muito escritor gringo.

Abaixo deixo uma das descrições que mais me impactaram em toda a narrativa, pertencente à terceira parte do conto do Carniceiro:

"Uthred Testa-rachada, feioso, de ombros largos, encobertos por ombreiras lustrosas, braços musculosos de veias saltadas e o cabelo e a barba entrelaçados numa confusão ruiva na face sardenta, vinha logo atrás do caçador, contendo o garrano arredio, de pelagem avermelhada como a dele, a afoguear veemente. Em seguida, Isaac Guaymarr, um homem temível, de membros compridos e pele escura, trajado numa cota de malha em contraste, grande para ele, dava seguimento junto de Meryn Altsford, um fidalgo bem-nascido, de semblante duro, que era familiarizado com o arco longo apoiado na escápula, com a rapineira atada no pesado cinturão, a atritar com a bota fina de veado, e com o brasão da lança dourada flamejante de sua família esculpida no broche que sustentava uma curta capa carmesim esvoaçante".

[Homens Sórdidos, Fábio Hingst, Carniceiro]
fabio.hingst.1 11/02/2022minha estante
?????

Gabriela 10/03/2022

Homens Sórdidos: A Banalidade Gera Aventuras
Gostaria de começar essa resenha com uma frase de efeito bem elaborada, digna de causar suspiros a quem começar a ler essas linhas, mas acredito que se assim o fizer perderei tempo com algo que preciso deixar para o livro.

Homens Sórdidos, de Fábio Hingst, é uma alta fantasia épica com doze visões diferentes. São doze protagonistas tentando sobreviver a maior ameaça da existência: a vida.

Isso mesmo. Estamos falando de um mundo visceral, banal, cruel – qualquer semelhança com a Terra é mera coincidência – e para sobreviver é preciso mais do que ser o escolhido, ter magia ou ser rico. Nas paredes de Wellfare existe veneno e dor, elas carregam a mágoa ácida da raiva, feito uma fera voraz pronta para destroçar.

Visceral…

Essa é a palavra que melhor condiz com essa história; visceral.

Atos Banais, Consequências Hediondas
Para se dar um resumo catalográfico, esse livro é uma publicação da editora Perensi, classificado como ficção fantástica e com lindas 304 páginas para serem lidas tanto no físico quanto no digital.

Homens Sórdidos foi uma história que tive o prazer de conhecer nos seus bastidores. Fui leitora beta de suas linhas nascidas do coração de um escritor cheio de desejo por mostrar que o brilho envolvendo as grandes fantasias é superestimado.

Rompendo o paradigma clássico do que significa a ficção fantástica literária – atribuída quase unicamente à presença da magia –, Fábio Hingst traz a visão mais realista da vida humana em época medievalescas.

Banalidades vividas por doze homens, sordidez em atos de sobrevivência, os carregam ao ápice, ao cume da dor e a perdição, a depender do que significam as consequências de seus atos.

Intitulados segundos suas funções, cada capítulo é na visão de um desses protagonistas. Guiados por uma narrativa rica, fluente e envolvente, somos levados a entender que a vida por si só pode ser uma grande aventura – para bem ou para o mal.

Resenha Completa no Blog.

site: https://www.gmrhaekyrion.com/
fabio.hingst.1 11/03/2022minha estante
CARACA, GABI! Que resenha ESTUPENDA!!! Até me emocionei!!! Muito obrigado mesmo!!! ??? E que análise absurdamente foda, muito especial!!! ????????

Gabriela 11/03/2022minha estante
Own!! Eu quem fico emocionada de vc ter gostado ??

Alexandre Bandeira @bandeirabooks 19/09/2022

Sensacional e muito bem escrito!
Aqui temos doze contos medievais onde encontramos histórias carregadas de violência, ambição, orgulho e selvageria.

Do Cavaleiro, Arqueiro, Pescador, Carniceiro, Caçador, Rebelde, Menestrel, Salteador, Duque, Assassino, Pedinte e Ladrão - temos as perspectivas trivializadas do homem medieval numa ficção histórica rica em lutas e batalhas extraordinárias.
De monstros cruéis até a simples convivência em uma aldeia, temos a narrativa feroz com ares épicos, no qual o autor não economiza na ação e na boa linha descritiva de personagens e ambientação.

As histórias são de prender a atenção e essa expectativa é um verdadeiro trunfo, pois o leitor não sabe o que esperar; e quando menos se espera, lá vem uma saraivada de criaturas dark fantasy como metamorfos, bruxas e outras criaturas fantásticas.

Fábio H. Hingst criou um universo brutal e ao mesmo tempo desafiador, sem deixar de ser notável e progressista. Sim, os contos, apesar de serem independentes, eles são uma intrigante interligação - formando um único e essencial volume.

Também observei as influências de George R. R. Martin e Bernard Cornwell (principalmente), mas não é um incômodo. Pelo contrário, o autor deixa fluir sua originalidade narrativa com boas descrições de personagens, ambiente e expressões.

Homens Sórdidos, com certeza irá fazer o leitor viajar pelo mundo fantástico e maravilhosamente brutal do cenário medieval.

Recomendo demais!

Jacqueline 05/07/2022

Alguém me traga o segundo livro!!
ATENÇÃO: ESTE LIVRO PODE CONTER GATILHOS DE TENTATIVA DE ESTUPRO, VIOLÊNCIA FÍSICA E ASSASSINATO.

"É quando mergulhamos em nossas íntimas profundezas abissais que nos deparamos com nós mesmos. E isso, para muitos, leva à loucura. Será que sou o próximo?"

O livro acompanhará a trajetória de 12 homens em suas mais diversas faces, desde o mais humilde até o mais nobre em um cenário de guerras e tramoias, muito banho de sangue, reviravoltas incríveis e criaturas místicas.
Ler esse livro foi como tentar montar um quebra-cabeças de mil peças (e eu amo quebra-cabeças). Cada capítulo conta a história na perspectiva de um dos homens, suas aflições, lutas, dores e amores. O autor detalha as cenas com tanta desenvoltura que é impossível largar antes de devorar cada página até o final, montando cada personagem envolto numa bruma de suspense que leva o leitor a se atentar a cada detalhe, trazendo e trabalhando com muito carinho cada pessoa, incluindo minorias e representando-as de forma forte e intensa. Quando a gente pede representatividade em um livro, é disso que estamos falando!
Porém, nem só de sonhos vive um leitor deste autor, pois ele faz você viver uma montanha russa de sentimentos com toda a carnificina, lutas e mortes que compõem "Homens Sórdidos". Além disso, os plots twist que englobam os capítulos finais são de fazer o leitor encarar a página por vários minutos para ver se aquilo aconteceu de verdade.
Simplesmente maravilhoso e eu preciso do próximo livro para obter respostas!!
fabio.hingst.1 05/07/2022minha estante
Muito obrigado mesmo pela resenha!!! ?

@admiravel_leitura 11/11/2022

Para quem gosta de Contos de Fantasia Medieval, um prato cheio!
Esse é o primeiro volume de uma trilogia de fantasia medieval que segue a linha de contos Fix-Up em que cada conto apresenta um protagonista diferente com uma motivação e história para contar.

Todos os personagens coexistem no mesmo universo e todas essas narrativas se ligam formando uma única trama composta por uma teia de intrigas, segredos e mistérios que leva todas as histórias para um ponto de interesse central que consiste em uma guerra entre reinos distintos.

Aqui, não acompanhamos personagens bons ou maus, mas sim pessoas que estão na “zona cinza” de personalidade. Todos agem conforme seus interesses, convicções, ambições e concepções de certo ou errado.

Ou seja, são protagonistas egoístas e é essa característica que faz deles humanos.

Em questão de construção de universo, a narrativa é focada na fantasia medieval carregada de seres místicos que vão desde bruxas tenebrosas que ajudam ou atrapalham os protagonistas, até mesmo, lobisomens que servem como mártir, vilão ou herói.

E além da fantasia, essa é uma obra repleta de gêneros secundários que vão desde o terror implícito na ambientação que colabora para que as histórias tenham um certo suspense, até mesmo o drama que serve como pano de fundo para a construção psicológica de cada personagem.

Ou seja, essa é uma fantasia medieval repleta de bons momentos de ação e personagens bem desenvolvidos em um mundo muito bem articulado e descrito pelo autor.

Recomendo para os leitores que gostam de:

- Fantasia Medieval;
- Tramas com Intrigas Políticas;
- Anti-heróis bem construídos;
- Contos.

“Homens Sórdidos” é aquele tipo de leitura que surpreende o leitor por apresentar um universo repleto de personagens únicos que seguem suas próprias histórias. Um livro em que no final, todas as tramas se convergem formando um enredo bem construído repleto de mistérios, intrigas, traições e conflitos dentro de um mundo em que o que importa de verdade, é o poder que se tem para governar.

site: https://admiravelleitura.wordpress.com/

Edson Camara 12/04/2022

Aqui tem adrenalina, sangue e muita aventura que te leva para dentro do enredo.
Fábio tem um jeito de escrever que me lembra Cromwell e Martin. Mas, com mais dinâmica e ação. E suas descrições são tão vivas que despertam os sentidos. Quer um exemplo? “O medo da morte causa reações muito diversas. Existem os que caem em prantos e imploram, alguns vomitam as tripas, uns urinam nas vestes e outros se borram inteiros”.

A vida nesta era onde este texto é ambientado não era fácil, principalmente para quem estava envolvido em alguma guerra. Ou tinha a vida ceifada ou enfrentava visões e sentimentos amargurados com o que se encontrava pelos campos de batalha

Há um particular neste livro, os cheiros, Fábio não tem pena de você ao descrever os cheiros, argh! aconselho a não ler este livro comendo. Se você é sensível a dor, se prepare porque também vai senti-las na carne

Gosto de textos que te carregam para dentro dele e te fazem sentir o que os personagens estão sentindo. Fábio sabe fazer isso muito bem.

Sabe aquele friozinho na boca do estômago que pressentimos quando alguma m… vai acontecer? Pois é, este livro gela o estômago. E quando percebemos o que está acontecendo, nos seguramos para não gritar: PQP.

Já li muitas histórias na minha vida, mas nunca havia testemunhado através da leitura o sofrimento em sua essência pura como as mazelas sofridas pelos personagens deste livro. Aqui quando o cara sofre, sofre mesmo, e quando é cruel e sádico também é no nível máximo.

São 12 contos interligados entre si através de personagens ou eventos em uma cronologia não muito rigorosa onde o tempo avança e retrocede para satisfazer o enredo do momento.

Fábio deixa dezenas de pontas soltas que nos atiça para torcer para o próximo volume da trilogia ser logo lançado. É uma leitura forte, provocativa e que desperta emoções, é tudo que um livro deste gênero deve ter.
fabio.hingst.1 12/04/2022minha estante
MUITO OBRIGADO MEU QUERIDO!!! Fiquei feliz demais que tenha gostado e em ler esse feedback maravilhoso, profundo e incrível!!! ???

Aylash 13/05/2022

Visceral e inquietante
Homens Sórdidos nos mostra a vida de doze homens, viventes das terras de Wellfare, em um mundo medieval de magia profana e criaturas sombrias, esquecido pelos deuses. Cada capítulo foca em um personagem específico, mas todos são parte do grande enredo principal, que permeia todos os capítulos, se encaixando e movendo como as engrenagens de um engenho de água: de forma fluida, lenta e esmagadora.

A linguagem usada é rebuscada e bem trabalhada, passando a impressão de estarmos lendo um texto de época, o que aumenta a imersão nesse universo sombrio e macabro que o livro nos evoca. Dito isso, esse é um volume que você vai querer ler de forma lenta, pois a linguagem pesada e visceral poderá por vezes lhe cansar, não só pelo rebusque, como também pelo tom lúgubre de suas passagens. Mas persevere. A recompensa final de ver como tudo se encaixa, valerá muito a pena.

Os personagens são o ponto alto do livro: são muito bem construídos e instigantes, cada qual exercendo seu papel para a trama principal que fica mais sólida e perceptível a cada capítulo que acompanhamos.

Homens Sórdidos é um título que irá enriquecer não apenas o seu vocabulário, mas também a sua experiência com a fantasia nacional. Recomendo muito a leitura!
fabio.hingst.1 13/05/2022minha estante
Fico feliz demais que tenha gostado, meu querido! ? Agradeço demais pela resenha linda e pelos feedbacks! ?

Tiago 14/11/2022

Recomendo
Primeira vez que leio uma fantasia sombria nacional, e não poderia ter uma experiência melhor! Com uma literatura rica, caprichada nas descrições, a ponto do leitor enxergar e sentir a atmosfera narrada, Hingst nos leva a um labirinto de histórias de cavaleiros, feras, bruxas, governos em guerra, ladrões e outros seres terríveis e Sórdidos. O primeiro volume de uma trilogia que promete ser (e já é) marcante.
Fiquei realmente encantado com o livro e com o autor. E curioso sobre os próximos volumes.

W. Miranda 02/07/2022

Incrível!
Homens Sórdidos é uma coletânea de contos que se passam em um mesmo mundo, com um mapa incrível, cartografado e ilustrado pelo próprio autor.

Você irá acompanhar a história de doze homens e suas desventuras em um lugar vasto e perigoso. São histórias sangrentas, com assassinatos, muita violência, corpos mutilados e tudo o que se pode esperar de uma era medieval, onde as guerras se espalhavam entre reinos e era tão comum quanto uma briga de taberna. Lendas de criaturas noturnas fervilhavam na imaginação das pessoas e cada passo em falso podia haver um buraco a sua espera.

A descrição dos cenários de Hingst são marcantes e repleta de detalhes. Seu conhecimento em armas e vestimentas da época deixa tudo ao redor mais real e fertiliza nossa imaginação.

Alguns contos são mais rápidos do que outros, nem todos me ganharam de primeira, mas são todos importantes, pois as histórias se encontram, seja por um acontecimento, um lugar ou os próprios personagens que acabam "invadindo" a história do outro para dar mais ênfase à trama.

Uma leitura rápida e divertida para quem gosta de fantasia medieval com uma pegada mais adulta. Indico muito esse livro e o trabalho do Fábio em construção de mapas, passa lá para conhecer...