Procurando Jane

Procurando Jane Heather Marshall

Resenhas - Procurando Jane

Leticia Dourado 29/06/2023

Que leitura incrível!

Fiquei muito reticente em iniciar esse livro por achar que não ia ter um “match” com a história, porém cá estou mordendo minha própria língua e me preparando para panfletar esse livro pra todoooo mundo hahahaha!

Andreia Guida 29/06/2023

Vai permanecer na cabeça por muitos dias?.
O tema aborto não é fácil pra mim. Como uma mulher que sonha com a maternidade e tem a chance de não vivê-la, como alguém que acredita em Cristo, por ter sido criada como fui, como uma pessoa muito emocional, como alguém que por tempos pensou que a liberação de uma prática tornará banal um procedimento que é muito sério, já fui contra. Porém, como uma profissional de saúde pública, como uma mulher que defende a independência feminina, como uma pessoa que vê todos os dias o que suas irmãs de gênero sofrem, por ser alguém que acredita na ciência, diria que sou a favor. São tantas perguntas?afinal de contas, quando começa a vida? Quando um feto se torna um bebê que sente dor? Até onde vai o direito sobre nossos corpos? Depois de pensar e repensar ao longo dos meus 30 anos, esse continua sendo um assunto que ao entrar em pauta prefiro dizer: não posso opinar, não estou na pele de quem precisa fazer um aborto. Eu nunca faria, mas não tenho o direito de dizer se alguém pode fazer ou não. E por tudo isso, esse livro foi uma avalanche pra mim. Que delicadeza ao falar desse tema, que despertar de reflexão ele causou! Simplesmente vai permanecer na minha cabeça por dias e dias, cumprindo seu papel de livro: nos provocar o pensamento. Continuarei refletindo, sobre a vida, sobre ser mulher, sobre independência, sobre empatia, sobre maternidade. Quem sabe um dia seja fácil pra mim dizer: Sou a favor de escolhermos o que é melhor pra nós!

5 estrelas e favoritado ??

Mari Ayub 28/06/2023

Procurando Jane...
Que livro fantástico. Que delicadeza para abordar assuntos tão importantes. Leitura emocionante que vale cada minuto. Um dos melhores livros que li pela maneira como os assuntos são abordados e como as 3 personagens são interligadas.

Jordaann 27/06/2023

É sobre o direito de escolher!
Esse livro já estava na minha lista a bastante tempo e finalmente ler ele foi INCRÍVEL!

Apesar do tema pesado e sensível, foi impossível parar de ler e foi uma mistura de sentimentos? dor, perda, raiva e ainda assim consegui dar boas risadas.

A narrativa do livro é extremamente fluida, com histórias e personagens fortes, marcantes e reais. Não pude deixar de me sentir ainda mais sensibilizada por ser mulher e estar na fase de debate interno sobre maternidade num futuro próximo.

Com certeza irei ler qualquer coisa que essa mulher escrever!

RECOMENDO SEM DÚVIDAS!

Clarissa 25/06/2023

Que livro incrível. Não só a história é muito comovente e fluida, como o pano de fundo, com bases históricas, é algo que deveria ser do conhecimento de todos! (Indico um filme maravilhoso sobre o tema, pra quem tiver interesse, 'Philomena').

Leticia1532 23/06/2023

Que leitura necessária!!!
Comecei a ler o livro ,por se o livro do mês do grupo do livro. Estava com receio pelo tema do livro ser tão delicado e cheio de camadas.
O aborto é um assunto que divide as pessoas e ainda não estamos prontos para dialogar sobre.
A forma como a autora escreve esse livro é de uma delicadeza, de uma sutileza. A forma como as histórias se cruzam, perfeito esse livro !!
Leiam esse livro de coração aberto, e reflitam sobre !

Cassiane.Schultz 22/06/2023

Vá ler esse livro, agora !
Essa é com certeza uma leitura que deveria ser obrigatória a todos os homens e mulheres.
Eu posso falar um monte aqui mas nada que eu dizer fará jus a esse livro.

É um livro sobre poder ter autoridade sobre o próprio corpo e o poder de escolha que infelizmente nós mulheres ainda não temos.

Você vai se emocionar com a história, com as personagens, todas elas veem a maternidade de forma singular e isso torna tudo muito mais especial.

Alana Paola 21/06/2023

100% Abalada
O que foi essa leitura?
Meu Deus, que história de tirar o fôlego. Não sei o que mais me prendeu, mas as personagens são incríveis, a história Melhor ainda e os fatos históricos que a autora traz na narrativa são... sla... PQP!
Esse livro, não é sobre aborto, e sim sobre maternidade. Sobre o poder da escolha que as mulheres merecem, sobre o amor de uma mae pelo seus filhos, sobre adoção, fertilização e tudo que cabe nesse universo. Tudo o que essa mulheres enfrentam tem um peso tão grande que eu não sei nem por onde começar a falar.
Não é um livro fácil de se ler. Embora a leitura seja bem fluida ele dói uma vida toda. Não se engane, você irá chorar antes dos 5%.

Indico demais.

Merece 5 estrelas e toda uma constelação!

carolwindlin 19/06/2023

???? muito perfeito e triste ao mesmo tempo. um dos melhores livros da vida, sem duvida!!!!

a narrativa é fluida, uma delícia de ler. a história é extremamente real e dolorida, e eu, como mulher, senti tocar em um ponto mais profundo ainda. me emocionei em diversos momentos, dei risada, me envolvi e entrei completamente na história, era como se eu estivesse vivendo ali com elas. fora que o plot é deixar o queixo no chão, esperava tudo, menos aquilo ??

recomendo DEMAIS!
Jordaann 19/06/2023minha estante
Amanhã termino e a gente conversa!

carolwindlin 20/06/2023minha estante
ANSIOSAAA

Jhonathan.Oliveira 20/06/2023minha estante
Eai, já acharam a jane?
Estavam procurando.

carolwindlin 21/06/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKK ACHAMOS ?

schneider 16/06/2023

Não sou de resenha mas esse merece
Como mulher que sente vontade de ser mãe, em relacionamento sáfico e pró-escolha posso dizer o quanto esse livro foi tocante em cada palavra lida e como me fez olhar com outros olhos para o tópico maternidade.
o final me deixou super ????, precisava mesmo do final feliz para aliviar toda a tensão do resto do livro
acho que esse é um dos livros que todos deveriam ler pois muito lindo
Thayná Krueger 23/06/2023minha estante
Achei que o final estragou a perfeição desse livro. Tinha que ser tão fantasioso?????

Luísa 14/06/2023

Não leia perto de prazos importantes
Ok. eu tô APAIXONADA por esse livro.

eu li em 3 dias. só conseguia pensar nele. a história é incrível e a autora escreveu de forma fenomenal.

não recomendo pra quem tem que entregar alguma coisa importante e não pode se distrair fácil. recomendo pra quem tá em uma ressaca literária.
whoisgabrich 15/06/2023minha estante
não precisa me mandar indireta

olivia.tomazela 09/06/2023

Aplausos e mais aplausos para esta ficção que Heather criou baseada em histórias reais. E, como ela própria disse em sua nota ao final do livro, ele não é um livro sobre aborto, é sobre amor de mãe, é sobre poder escolher.

A ficção tem um poder de nos tocar por meio de emoções. Seja por identificação com o drama do protagonista, seja por desconforto com o ?vilão?, a ficção nos afeta. Mesmo eu não tendo passado por nenhuma das experiências relatadas (nunca engravidei, portanto nunca pari ou quis abortar), a narrativa te coloca ali presente, seja observando a cena ou até mesmo sentindo as dores ou medos das personagens, pois a minha conexão é simplesmente pelo fato de SER MULHER.

Este livro deveria ser lido por todos. Traz uma excelente reflexão e representação crítica de um tema que não deveria ser tabu sob nenhuma hipótese.
Procurem saber, procurem ler, procurem Jane ??

Biblioteca Álvaro Guerra 05/05/2023

É 1979 em Toronto, no Canadá, e o aborto é um procedimento ilegal, arriscado e escandaloso. Ainda assim, não deixa de ser a saída para muitas mulheres e meninas que se veem sem opção. Quando sua prima Clara engravida por acidente e lhe pede que a acompanhe para resolver o problema, Nancy não tem como negar. No entanto, a cirurgia, feita por um homem não capacitado, resulta em uma hemorragia, e Nancy é obrigada a levar Clara ao hospital, mesmo sabendo que elas podem ser denunciadas. Lá a médica lhe informa que, se algum dia ela ou uma amiga precisar passar por isso, devem ligar para consultórios ginecológicos e dizer simplesmente que estão procurando Jane.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788584392544

girlatbook 02/05/2023

They aren't gonna change this, we gotta do it ourselves
Esse livro me tirou de uma ressaca literária gigante, primeiro porque é muito fácil de ler, e segundo porque, mesmo sendo uma leitura simples, o tema é muito importante. O desenvolvimento foi incrível, me apeguei a cada personagem possível e sofri com elas a injustiça daquela época. A descrição das cenas, a profundidade dos assuntos mencionados. O plot twist no final só me fez amar ainda mais tudo. Espero que um dia o Brasil também sinta uma felicidade igual a que aquelas mulheres sentiram quando anos de protestos e luta fizeram efeito.