Procurando Jane

Procurando Jane Heather Marshall

Resenhas - Procurando Jane

Giuliana 02/05/2022

Procurando Jane
Um livro muito bom e sensível no assunto, retratar sobre aborto em tempos que ainda muitos têm a mente fechada para o assunto.
Gostei muito da amizade que se criou no meio da dificuldade que duas das personagens passaram fortaleceu o futuro de uma delas para lutar por melhoria, lutar pelas escolhas das mulheres.

"Todo filho tem que ser desejado, toda mãe tem que querer ser mãe."

jess 02/05/2022

"São meninas em desgraça. E todas vão pagar pra se redimir."
"Quando as pessoas me perguntam sobre o que é o meu livro, de início tendo a responder: "Sobre aborto". Mas não é isso. Procurando Jane é sobre maternidade. Sobre querer ser mãe e não querer ser mãe e todas as áreas cinzentas entre os dois extremos. É sobre até onde as mulheres estão dispostas a ir para dar fim a uma gravidez ou para ficarem grávidas. É, como Nancy diz, sobre caminhar no fio da navalha, como acontece com muitas mulheres em algum momento da vida, que oscilam entre o medo de engravidar por acidente e o medo de não conseguir engravidar quando quiser. E o mais importante; é sobre mulheres se apoiando em suas escolhas individuais e sobre as consequências dessas escolhas."

Tive muitas expectativas sobre esse livro. E confesso que medo também. Quando nos deparamos com um livro com um tema tão importante, sempre paira algumas dúvidas, será que vai ser tratado com responsabilidade? Será que a autora tem sensibilidade o bastante pra superar o sensacionalismo do assunto e trazer o real a tona? Fico feliz em dizer que sim. Em 'Procurando Jane', seguimos a vida de três mulheres ligadas a uma rede de aborto clandestino no Canadá de 1960 a 2017, todas elas terão sua vida interligada em algum momento. Mais que personagens fortes, encontramos aqui personagens extremamente humanas. Fortes sim, mas também egoístas, ambiciosas, resilientes e inspiradoras. Vale dizer que o livro é inspirado em histórias reais. Que mulheres como Evelyn, Nancy e Angela existiram, resistiram e existem até hoje, com suas dores e lutas, dispostas aos maiores sacrifícios pelo coletivo. É uma leitura de tirar o fôlego, cheia de dor e reviravoltas que me prendeu desde o primeiro capítulo. Indispensável e certamente virou um dos meus favoritos.

Laís Araujo 28/04/2022

Uma leitura mais que necessária!
Procurando Jane conta a história de mulheres em diferentes períodos, abordando os diferentes sentimentos da mulher no quesito gravidez X aborto quando se encontram em diferentes situações, mostrando ao leitor que cada caso contem uma peculiaridade ao falar sobre uma rede clandestina de aborto.

Detalhadamente bem escrito, com personagens fortes, resilientes e inspiradores cujas vidas se fundem de forma inesperada, levando os leitores a terem uma emocionante surpresa ao final.

Livro mais que necessário para compreender os paradigmas do aborto e a posição da mulher na sociedade, abordando diferentes ângulos de uma mesma questão.

Let Carvalho 23/04/2022

??livro possui gatilho de violência sexual e suicidio

Procurando Jane e um relato sobre maternidade. Sobre as mulheres que desejam ou não seguir com uma gravidez. A história se passa no Canadá entre 1960 e 2017 e acompanha a história de três mulheres ligadas por uma rede de abordo clandestina chamada ?Jane? que atuou no Canadá até 1988.

dialogonoslivros 20/04/2022

“É só dizer que está procurando Jane”
Essa leitura me fisgou desde o primeiro capítulo. “Procurando Jane” narra a história de três mulheres em três épocas diferentes.

2010: Angela está arrumando algumas caixas no antiquário que trabalha, quando se depara com uma carta destinada a uma mulher que morava naquele prédio anos antes. A carta traz uma revelação sombria sobre a situação de mulheres Canadenses na década de 1970, e isso leva Angela até a “Rede Jane”.

1970: Evelyn é uma garota que “caiu em desgraça”, e por esse motivo acaba em um abrigo. Lá ela passa por situações de violênci4 e extremo desrespeito, o que a leva a almejar uma vida melhor. Anos depois ela se torna médica e um dos pilares da “Rede Jane”

1980: Nancy descobre da forma mais horrível que as mulheres sempre estarão em desvantagem nas suas escolhas, e depois de um evento traumático também acaba conhecendo a “Rede Jane”.

A vida das três se entrelaça de formas diferentes, com suas dores e lutas. E o livro conta com reviravoltas que nos fazem perder o fôlego!

“Procurando Jane” não é uma leitura fácil, mas é extremamente necessária. O livro aborda a maternidade, o feminismo e o controle do corpo feminino. Chorei muitas vezes durante a leitura, chorei por ser mulher, por ser profissional da saúde e vivenciar no consultório histórias semelhantes, por perceber que o Brasil em muito se assemelha ao Canadá da década de 1980.

Diálogos criados:
☎️Maternidade: toda mulher nasce para ser mãe? Toda gravidez é uma bênção? No livro a maternidade é vista de uma forma real, lembrando sempre que a maternidade deveria ser uma escolha e não uma obrigação da mulher.
☎️Importância da eleição de mulheres: em países, como o Brasil, em que as leis são feitas por homens, qual a situação da mulher? Quais são os nossos papéis como mulheres para mudarmos esse cenário? A quem a política masculina e heteronormativa beneficia?
☎️Saúde feminina e sororidade: a importância de profissionais da saúde sensíveis que se coloquem no lugar de suas pacientes é muito evidente no livro. Vemos Evelyn movendo montanhas pela segurança de suas pacientes, lutando com todas as forças para mudar o cenário da saúde feminina no seu país. Sua resiliência e fé na Rede Jane são inspiradoras.

Embora as personagens não sejam reais, a Rede Jane foi inspirada em redes semelhantes dos EUA e Canadá, que existiram dos anos 1970 aos anos 1980.
❗Gatilhos: Abort0; violênci4 ginec0lógica; violênci4 obstétrica; machismo; suicidi0; abus0 s3xual; abus0 psicológic0; violênci4 de gênero.
Não encontrei a classificação indicativa, mas acredito que seja +18.

Resenha no @dialogonoslivros
Ingrid 20/04/2022minha estante
Amei a resenha, já quero ler

Brenda 28/04/2022minha estante
Muito boa a resenha, comecei a ler ontem

Anna 16/04/2022

Não tenho palavras
Olá leitores, como vocês estão? Não sei como começar a falar com vocês sobre essa história, mas acho que "procurando Jane" é um misto de sentimentos e reflexões de suma importância.

Até mesmo nas notas da autora, podemos perceber o quanto esse livro se faz necessário para todas mulheres e homens. Independente do que você acha sobre esse assunto, eu tenho certeza que a história irá te trazer diversas perspectivas sobre a situação.

As três protagonistas são inesquecíveis, com histórias que irão se conectar profundamente uma a outra.

Sério, não tenho palavras e nem forças para descrever para vocês. Só peso que leiam, por favor.