Procurando Jane

Procurando Jane Heather Marshall

Resenhas - Procurando Jane

Andressa S. 11/01/2024

Um grito de Liberdade Feminina
Como a própria Autora fez questão de exaltar, ?Procurando Jane? não é um livro sobre Aborto, trata-se de uma Historia sobre a escolha das mulheres de ser ou não mãe.

Esse Livro apesar de ficcional, é obrigatório para aqueles que concordam e para os que discordam veemente sobre aborto. Apesar de todas as faces que o tema tem, o Livro é genial em contar a história dos sacrifícios que as Mulheres fazem quando desejam muito a maternidade e quando escolhem (LIVREMENTE) não viver essa experiência.

A autora traz uma visão responsável e com extrema sensibilidade (que só uma Mulher é capaz de ter) a respeito de uma temática que gera muitas discussões sejam elas políticas, religiosas ou morais mas que no final das contas pertencem somente a nós: MULHERES.

Independente da sua opinião esse é um livro importantíssimo de ser lido, sua existência é um grito de liberdade e uma lembrança factível de que o nosso corpo nos pertence e a nossa escolha tem que prevalecer!

.Lara 05/01/2024

Separei Procurando Jane para a marotona de verão de 2023, mas como tava numa época de extrema ressaca literária, acabei deixando ele de lado. 6 meses depois resolvo ler os 90% restantes do livro kkkk, e me arrependi de não ter feito um pouco de esforço e lido naquela época. QUE LIVRO! Merece muito mais reconhecimento, com certeza favoritado do ano, mesmo sendo o primeiro, tenho certeza que vai estar entre eles.

Ryna.Fernandes 02/01/2024

Terminei e comecei o ano tentando ler Ilíada e não saí dos 7%, resolvi pegar esse livro despretensiosamente pra ir alternando uma leitura mais leve e que grata surpresa.

Embora muito mais fácil de ler pela narrativa flúida, o conteúdo é pesado, abordando os abortos clandestinos e as casas de apoio materno no Canadá das décadas de 60 a 80.

Mas embora seja esse o plano de fundo da estória, o livro é muito mais sobre a falta de controle das mulheres sobre si e seus corpos nesse período sombrio, o que continua sendo realidade aqui no Brasil até os dias de hoje.

Ao mesmo tempo em que nos faz refletir sobre essas questões inerentes à experiência feminina em um mundo criado pelos homens e para os homens, a autora narra as vidas de quatro mulheres que se entrelaçam em razão precisamente dessa falta de controle sobre seus corpos e vidas e o que estão dispostas a fazer para se sentirem, minimamente, no controle.

A leitura desperta raiva, tristeza e emociona, o que me cativou, em contrapartida, alguns acontecimentos forçados e muito convenientes roubaram um pouco da qualidade e por isso acabei tirando uma estrela.

Sem sombra de dúvidas uma leitura que eu curti e recomendo muito.

Bia 01/01/2024

LIVRO LINDO E PODEROSO
Eu não tenho palavras para descrever a potência desse livro. Ele é poderoso de inúmeras formas: poderoso ao mostrar o quanto o poder sobre os próprios corpos é negado às mulheres, poderoso em mostrar relação mãe -filho, poderoso politicamente e poderoso sobretudo sobre a vida. Ele é completo. E, apesar de tão intenso e complexo, sua leitura é fluida e cativante. É triste, desolador mas também mostra luta, esperança e amor. É lindo. LEIAM!

P.s: confiram os gatilhos

Rhay 31/12/2023

Um livro que te prende do começo ao fim.
Tem um tema muito interessante e pouco abordado.
Alguns capítulos poderia ter sido encurtados, mas n tira a maravilha do livro.
Super recomendo!

Amanda3913 27/12/2023

História que prende do início ao fim. Simplesmente maravilhoso e além de abordar uma pauta extremamente importante, o aborto e o direito de escolha. Recomendo

wileninha 22/12/2023

Esse livro me surpreendeu muito e realmente não sei o porquê de ninguém estar falando sobre ele. não dei nota 5 pq achei que em vários momentos tava uma enrolação. capítulos bem longos que poderiam ter sido encurtados se não tivessem varias coisas sem relevância alguma pro enredo (exemplo de quando uma das personagens eh pedida em casamento e autora simplesmente narra TODOS os detalhes desse momento. coisa que não contribui em nada na historia, alem de cansar o leitor com essa enrolação). fora isso, a premissa da história foi inédita pra mim e o plot que teve me deixou EMBASBACADA. recomendo!

Luiza 16/12/2023

Um dos melhores livros que já li! Essa história, que é baseada em fatos reais, é muito comovente e bem escrita. Ela fala de aborto e maternidade, sobre a mulher ter o direito de decidir se quer ou não ser mãe. A autora deixa claro nessa narrativa que colocar o aborto na ilegalidade não impede que ele aconteça, mas pode impedir que um aborto seguro aconteça e isso pode colocar a segurança da mulher que opta por esse procedimento em risco, já que quando ele não é realizado por um profissional existe a chance de não apresentar todo o cuidado necessário. O livro também fala muito sobre feminismo, afinal não existe ser feminista e ser contra a mulher ter poder de escolha sobre o próprio corpo, é impossível. Acredito que essa leitura seja de extrema importância, por conta do seu conteúdo e de todas as reflexões que ela trás, e a recomendo muito.

Maryana83 07/12/2023

Pesado...
Para mim esse livro foi pesado, certas descrições e sentimentos me emocionaram bastante.

Amei a coragem da autora e da editora de publicar algo tão polêmico.

A troca de pontos de vista não me deixaram tão empolgada no início, pois estava mais interessada no ponto de vista de uma das personagens.

A reviravolta final me deixou chocada, porém achei muito confuso, um pouco forçado. Uma questão ficou em aberto, não era importante de ser resolvido, mas gostaria de saber.

Carol 06/12/2023

Um livro maravilhoso! Uma história de mulheres que ajudam mulheres! Personagens femininas muito fortes e inspiradoras! Vale muito a pena!

Jéssica.amc 28/11/2023

Como é importante ter a decisão em suas mãos
O livro é realmente bom, apesar de ter avaliado com 3 estrelas, é um ponto de vista que nunca antes vi ser descrito em nenhum livro. Incrível como a autora pode dar voz as mulheres, colocou as decisões em suas mãos, é muito forte, verdadeiro e sensível.

Em alguns momentos me encontrei perdida na leitura, a narrativa as personagens em si, acho que não foram bem desenvolvidas, um pouco confuso como as coisas se desenrolam, mas o tema em si, surpreendente.

Maria15492 25/11/2023

Impressionante...
Tanto a narrativa quanto os sentimentos que ela despertou em mim, é impossível não sentir a força das personagens, que são muito bem construídas, e não torcer por cada uma delas.
Não é um livro só sobre o aborto, é sobre como as mulheres são fortes quando escolhem ser mães, e quando escolhem não ser... ainda que essa escolha nos falte.

"Todo filho tem que ser desejado, toda mãe tem que querer ser mãe."

Bia 20/11/2023

Um livro sobre o poder de escolha, incrível a história dessas três mulheres e como a autora conseguiu representar a história de luta pela liberdade das mulheres. Amei e super recomendo!

gigis 10/11/2023

Pela história em si eu não daria essa nota, é meio confusa em alguns momentos e tem coincidências demais pro meu gosto, mas eu adoro essa pauta, mexe demais comigo, e eu adorei entender como cada detalhe da história foi inspirado na história de mulheres reais, deixou tudo ainda mais profundo

é um ótimo livro pra entender sobre o direito de escolha das mulheres

Camila.Mendonca 03/11/2023

Um livro sobre maternidade
Como a própria autora diz nas notas de agradecimentos, esse não é um livro só sobre aborto, mas sobre maternidade e seus desdobramentos.

É um livro que além do poder de escolha, trata sobre adoção, infertilidade, o desejo de ser mãe e o papel da mulher na sociedade.

Uma rede de apoio e 3 mulheres que ao longo da história vão se encontrando e desencontrando. Essa relação entre elas me deixou doida pra entender o que aconteceu no passado e o que gerou essa conexão. Eu devorei em 3 dias!

Apesar de muitas revelações terem se tornado previsíveis com o desenrolar da história, o final encaixa todas as peças e a sensação é de coração quentinho, mas sem afastar o peso da realidade.

A autora tratou do tema com muita sensibilidade e responsabilidade.

Amei, amei, amei!!!!!!