Sete Contos que Nunca me Contaram

Sete Contos que Nunca me Contaram Susana Ventura...

Resenhas - Sete contos que nunca me contaram

iammoremylrds 11/02/2024

Uma coletânea de contos bastante fluída e dinâmica com história que num geral, são bem interessantes, ainda mais pela maneira em que são recontados(especialmente por mulheres), uma boa proposta e cumpriu o que prometia

Isadora 19/09/2023

Sete contos...
Esse livro eu li para a escola e achei legal!
a proposta é mto boa: são sete (oito, contando o extra) contos de fadas pensados, ouvidos, escritos e recontados por mulheres.
apesar de terem algumas histórias chatinhas, eu até achei bom no geral.
acho que pra livro de ler em escola, esse formato de vários contos, além de mais fácil de ler, é mais legal tbm.
mas se fosse pra eu comprar e ler, por conta própria, eu não iria

beca 18/09/2023

Sete contos que nunca me contaram
Esse livro é muito bonitinho! as histórias são divertidas e fáceis de ler, cheia de mensagens interessantes e personagens fofos. gostei bastante e indico também

Mar Fernandez 12/09/2023

Enrolei horrores para ler demorei meses a leitura é bem cansativa e eu tive que ficar me pressionando para ler porque eu queria terminar ele

Nandinha 08/09/2023

Os contos são chatinhos porém a leitura com as imagens deixa tudo mais leve.Eu amei ler porém não me trouxe muita experiência,mas é bom.

Laryssa48 06/09/2023

O livro é bem interessante. Alguns contos cativam mais que outros, mas achei legal a premissa do livro. Além disso, ao final tem uma breve biografia das autoras dos contos originais.

Fazia muito tempo que não lia contos de fadas. Gostei bastante. As ilustrações são lindas também.

Alanis14 22/08/2023

Gostei do livro, mas não amei.

É uma obra curta que abarca inúmeros autores e histórias que por vezes já conhecemos, mas que são contadas de um jeito diferente.

Alguns contos são bobinhos, e outros trazem uma tremenda mensagem por trás. Contudo, é tudo bem escritório e torna a leitura fluida.

Recomendo para quem quer um livro rápido de ler.

Julia 12/08/2023

Sete contos que nunca me contaram
Muito boa a proposta de mostrar contos escritos a maioria por mulheres e que nunca foram muito polulares, como lendas ou algo do tipo.

Este livro eu li por conta da escola, e para ser sincera, eu até que gostei. Não é um livro perfeito, ou cinco estrelas, mas os contos até que são bonitinhos, apesar de ter alguns bem chatinhos.

Esta edição eu achei muito linda, e é uma leitura bem rápida.

Isabela.Simon 02/08/2023

Nome do livro errado
Eu comecei a ler esse livro achando que seriam contos inéditos, mas alguns deles são releituras de histórias conhecidas.
Não gostei disso.
Os outros contos que tentam ser originais são bons e daria nota 4/5 se fosse inteiramente da mesma forma.
Infelizmente fiquei decepcionada, não recomendo.
k.mazzi 07/08/2023minha estante
A gata é exigente kkk

Aline 16/01/2023

Livro maravilhoso
Os contos são uma delícia de ler, leves, muitas vezes divertidos e rápido.
As ilustrações e capa tbm são perfeitos.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 17/08/2022

Inspirador!
Adoro contos de fadas, ainda mais quando descubro alguma versão pouco conhecida ou, principalmente, um conto no qual eu nunca tinha ouvido falar. Por isso meu encantamento com este livro foi instantâneo!

O projeto gráfico (essas cores!) já enche nossos olhos. Só que o mais especial de Sete Contos que Nunca me Contaram é que o livro traz contos de fadas pensados, ouvidos, escritos e recontados por mulheres. São sete histórias (oito, na verdade, já que tem um conto extra) escritas por mulheres que viveram na Europa dos séculos XVII a XIX e que, assim como suas autoras, acabaram esquecidas ao longo do tempo. E todas inéditas no Brasil.

Cada conto me apresentou uma protagonista feminina forte e cheia de sagacidade, que enfrenta desafios dos mais diversos. Aliás, duas delas me lembraram heroínas bem conhecidas, Mulan e Rapunzel.

Já meus preferidos foram “Úrsula” — em que uma princesa que é obrigada a se comportar de forma contida é substituída por uma réplica com a ajuda de uma fada — e “Molly Esperta” — em que uma garota faz de tudo para não ter que se casar com um ogro ricaço.

Os contos têm tradução e adaptação de Susana Ventura, uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o assunto, e são lindamente ilustrados por mulheres, todas artistas brasileiras contemporâneas.

Nem é preciso dizer que são contos de fadas que merecem ser lidos por meninas e meninos, crianças e adultos.

Como é necessário que as meninas tenham por referência histórias com mulheres em primeiro plano, capazes de conquistar o que querem sem depender de um homem ou de uma relação romântica! E como é necessário que os meninos desde cedo conheçam histórias nas quais as mulheres têm força e autonomia, e não precisam nem devem ser submetidas à figura masculina!

Seria realmente incrível se os contos que eu conheci quando criança (dos quais sigo gostando, embora hoje enxergue o recado nocivo que eles podem passar) estivessem disponíveis lado a lado com histórias como as deste livro. Sete Contos que Nunca me Contaram me mostrou histórias que, de fato, ninguém nunca me contou, mas que eu amei muito conhecer!

site: https://www.instagram.com/aline_tkm

Fernanda 06/06/2022

Resenha no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/06/resenha-sete-contos-que-nunca-me.html

@eusoudanivieira 20/04/2022

Sete contos...
Eu achei a ideia do livro bem legal quando resolvi fazer o apoio dele no Catarse e quando o li também.

Meu grande "incômodo" é com o título dele.

Veja bem, todos os contos ali, de um jeito ou de outro, já nos foram contados.

Cheios de floreios, mas foram.

Um título desse faz você pensar em algo inédito quando na verdade, eles estão apenas (e talvez) em sua forma original.

Ainda assim, é claro que eu indico o livro!
Meu aviso é apenas pra decepção neste quesito ser a menor possível.

Bru 04/04/2022

Sobre histórias clássicas
Fazendo minha coleção de livros de contos de fadas cai no apoio do Catarse desse livro.
A premissa é muito interessante, mas fica um gosto de quero mais - seja em ter acesso aos contos originais que inspiraram as histórias, sendo em mais contos.
Tem um que de similaridade com várias outras histórias, e mesmo assim tem um lado diferente, que parte de experiências únicas.

Vale um parágrafo a parte só para falar do belo projeto gráfico, que merece destaque. Linda capa, fitilho, ilustrações, papel pólen. Uma bela edição.

happymoon 16/03/2022

O livro é legal, mas...
Achei o projeto gráfico e a proposta a coisa mais linda e bem feita, com belíssimas ilustrações e tudo muito bem planejado.

Gostei das escolhas dos contos originais, porém achei as adaptações muito fracas. Senti que todas terminam de forma brusca como se grande parte relevante pra história tivesse sido omitida, então ao final de cada conto eu fiquei com a mesma sensação de finais brutalmente adaptados.

Mas é só minha opinião, quem sou eu pra falar :D