Pra quando você acordar

Pra quando você acordar Bettina Bopp

Resenhas - PRA QUANDO VOCÊ ACORDAR

1 | 2 | 3 | 4

Francesca.Ciotta 25/01/2024

"Você acordou o que em mim dormia"
Conheci a história atrvés do canal TER.A.PIA, mas só agora tive a oportunidade de ler e sentir o amor mais puro de uma irmã para seu irmão.
O livro retrata o amor de uma irmã inconformada com a situação do irmão que foi dormir com 41 anos, quase meio século de existência. São histórias te aprendem com a maior facilidade, te faz sentir como se fosse alguém da família, um amigo próximo. Escrita de fácil entendimento, uma fluidez que só se encontra com a Bettina.
Cada linha, cada palavra, verso, me sentia conectada, me sentia como se fosse a prórpia autora escrevendo. Escrevendo um diário, colocando todos meus sonhos, medos, incertezas das coisas que estavam por vir.
Nunca entendemos a razão de certas coisas acontecerem, nem mesmo o porquê aquela pessoa foi escolhida para viver isso. No espiritismo, é comentado que escolhemos nossa vida, sem mexer nela. Por que escolhemos passar por sofrimento? Viemos para deixar um aprendizado? Um recado para àqueles que precisam aprender a lidar com a dor da perda, ou até mesmo, aprender a valorizar? Às vezes a vida não faz senitdo, me questiono, fico triste tentando encontrar respostas que nem sempre a religião vai conseguir explicar.
Que livro, que história. Não consigo parar de pensar no livro, acho que não vou encontrar um livro tão profundo quanto esse, pelo menos não agora. É um livro que precisa ser lido de ano em ano, para aprender um pouco que precisamos viver e aproveitar cada momento da vida, sozinha, com os amigos, família.
Por fim, digo que foi o melhor livro que li em 2024, é profundo, não tem como não esperar por um final feliz. Mas será que esse já não é um final feliz? Aquilo que era dor, incerteza, descansou. Descansou depois de dormir. Descansou o corpo, e por fim, descansou àqueles que já estavam cansados por não saberem o futuro.
Ita foi e sempre será uma alma viva, um sentimento, uma orção; Ita viveu, e muito. E, talvez, a lição que o Ita deixa é muita mais do que uma saudade que fica. É aproveitar como se não houvesse amanhã. Viver a vida de forma leve. Amar, amar, amar; e como amou...

ITA VIVE. TALVEZ NÃO NESSE PLANO, MAS NO CORAÇÃO, ORAÇÃO, RISADAS, ABRAÇOS. EM OUTRO PLANETA, EM CADA PESSOA QUE PASSOU PELA SUA VIDA.

site: https://www.youtube.com/watch?v=Un6yA16Sc2E&list=RDMM&index=27

melmelmelmel 19/01/2024

"Livre! Fique sim, livre. Fique bem, com razão ou não."
Isso aqui é uma das coisas mais lindas que eu já li na minha vida! Do começo ao fim foi tudo tão intenso, tão real, tão bonito.

Acompanhar a família da Betina foi uma experiência surreal, é tão bonito ver como ela conta sobre cada pequena coisinha que a família dela faz, o jeitinho tão apegado que ela tem com cada pessoa dessa família. Não existe nada melhor no mundo do que ter uma família unida assim.

Sem contar a quantidade gigantesca de referências que ela colocou durante cada atualização, todos esses cantores brasileiros, as letras de música, eventos importantes do Brasil e do mundo, os títulos de cada atualização, é tão bom ver tantas coisas que nós também vivenciamos, eu me senti ainda mais parte dessa história.

Eu não acredito que essas experiências pessoais deveriam ser avaliadas, porém eu tatuaria cada pequena palavra disso aqui!!!!

Carol1349 14/01/2024

A autora narra com tanta transparência sobre o tempo que seu irmão passou dormindo, que mais parece que quem lê é da família ou um amigo próximo. Bettina, conta com muito amor, dor e emoção sobre como se deu esse momento para ela e sua família. Um livro intenso e honesto. Valeu cada página.

lucas 04/01/2024

Pra quando nós acordarmos
Um livro sensível e real. A história traz reflexões sobre família, irmãos e amor, muito amor. E, ainda, acompanha uma boa música, não uma, mas uma playlist.

Adriana854 01/01/2024

Pra Quando Você Acordar
Eu conheci essa história através de um podcast, que amo de paixão, chamado "Vamos Falar Sobre o Luto e fiquei muito impactada com a história do Itamar. Assim que acabei de escutar o episódio, comprei o livro. Recomendo demais a leitura. Livro delicado, sensível... lindo?

*Disponível para assinantes do Kindle Unlimited

TÍTULO: Pra Quando Você Acordar

AUTORA: Bettina Bopp

EDITORA: Planeta

NÚMERO DE PAGINAS: 401 paginas

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Itamar, irmão da escritora e professora Bettina Bopp, ficou em coma por quinze anos. Durante esse tempo ? entre a dor de uma perda que parecia se sedimentar a cada dia e a expectativa de que aquele ente querido pudesse acordar a qualquer minuto ?, Bettina escreveu crônicas, cartas ao irmão inconsciente. Nos textos, ela contava sobre tudo aquilo que gostaria de dizer a ele: o nascimento do sobrinho, o cotidiano da família, o dia a dia do tratamento. Nessas conversas aparentemente íntimas e particulares, no entanto, surgiram questões e sentimentos universais, e Bettina "conversou" com Itamar sobre as mudanças no mundo, os questionamentos sobre a vida... e a saudade. Para quando você acordar traz todas essas crônicas, delicadamente escritas e publicadas por Bettina em um blog ao longo do tempo, além de material inédito. "Você não vai acreditar, mas você morreria numa sexta-feira de setembro, oito anos atrás, no final da tarde. Era um dia comum. Comum demais para morrer. Eu pendurava fotos antigas na parede da minha casa um pouco antes do telefone tocar."

Wania Cris 17/12/2023

Lindo, profundo, envolvente...
Conheci a obra de Bettina através da postagem da Maria e acompanhei algumas coisas pelo blog, mas ter esses relatos reunidos no livro foi maravilhoso.

Eu já sabia do desfecho quando comecei a ler, mas nem por isso foi menos doloroso me despedir do meu amigo Ita e de sua amorosa mãe. Apeguei-me a todos os citados no livro, inclusive quero ter notícias do pequeno Derek...

Bettina é uma fada das palavras, escreve com o coração, com boas doses de humor e sentimentos. É possível sentir a esperança e até a desesperança em suas palavras página a página.

Recomendo para quem estiver lidando com a ausência de uma pessoa querida, com o luto ou apenas para quem quer acompanhar uma forte história de amor.

Isabella 09/12/2023

Fiquei sem chão
Durante a leitura, me questionei várias vezes quais atitudes eu teria se eu estivesse no lugar da Bettina. Será que eu seria tão forte pra aguentar uma espera de 15 anos? Eu não sei. O que eu sei é que a autora conseguiu escrever reflexões tão importantes sobre o cotidiano que, pela correria e o imediatismo cada vez mais presente na nossa vida, nós nos esquecemos fazer. Esses relatos são tão cheios de amor que é impossível não querer ter conhecido o Ita. Esse livro é um dos muitos legados dele e fico feliz por ele ter sido tão amado pela sua família. Uma ótima leitura, mas tive que realizá-la em doses homeopáticas, pois dói demais.

Vanessa Daflon 01/12/2023

Excelente
Sensível e emocionante. Poucas vezes um livro de crônicas me fez participar ativamente das histórias. Acabei me sentindo da família, com sentimentos aflorados e, ao mesmo tempo, profundos sobre a trajetória deles, principalmente do Itamar. São livros assim que nos fazem pensar nos caminhos de Deus na nossa vida. Super recomendo.

Karin né? 23/11/2023

Aquele em que a leitora chora
Pra quando você acordar reúne algumas das melhores coisas do mundo; muita música (você não vai acreditar, têm uma playlist pronta anexa ao livro, feita pela própria autora!), muita referência a autores tão bons quanto a própria Bettina, muita cultura popular, muitas histórias cotidianas ? e consequentemente muita identificação por causa disso ? e, sobretudo, muito amor.
Ler essa maravilha foi como viajar no tempo, a autora nos faz viver 15 anos em trezentas e poucas páginas, uma história que passa tão rápido pra gente que lê quanto deve ter passado devagar pra ela que viveu. O tom é perfeito, o formato de crônicas é responsável por trazer a fluidez de uma leitura que é, ao mesmo tempo, fácil e difícil, feliz e triste, que retrata o antes já sabendo do depois, é doido porque, enquanto lê, a gente também fica com saudade e também espera, pelo menos eu senti, eu esperei.
E aqui entro numa história pessoal; sentir saudade indireta do Ita me fez sentir saudade direta da minha avó que foi embora a quase 1 ano, o que pra mim parece pouquíssimo tempo, eu não a conhecia muito bem, maioria das minhas memórias a seu respeito são da minha infância, lembro da mesa grande de madeira com ela sentada na ponta, da cadeira de balanço de estofado desgastado, do pedal da máquina de costura, do interruptor de luz esquisito e antigo dependurado no teto, do poço que parecia não ter fim, da caixa de bagunça com telefones antigos e um par de patins esquecida no canto de um quartinho, do ?por que não fica aqui morando com a vó??
Não sei, o luto me parece meio amorfo e infinito, subjetivo mas com o fator comum de ser dilacerante.

Obrigada ter.a.pia, por me fazer saber da existência de um dos melhores livros que eu já li.
Obrigada Bettina, por abrir à sua família, as suas inseguranças, a sua visão de mundo e tudo o mais para nós. O seu livro é um abraço em quem um dia perdeu alguém, espero que, com isso, se sinta abraçada também.

Fran.Bombassaro 25/10/2023

Sensivel
Historia de um coma que durou 15 anos contada e uma forma sensivel e com realidade mia e crua.

A autora nao deixa de dizer as angustias, raivas e medos que ela sentiu nesse processo.

Me emocionei bastante no inicio da leitura, e Acredito que se eu tivesse acompanhado o blog talvez me envolvesse mais em todos o livro.

Kelly 30/08/2023

Sobre Pra quando você acordar
O irmão da autora entrou em coma após uma parada cardíaca e permaneceu assim por 15 anos, ele nunca mais acordou. E em 2020, morreu. O livro é um relato dela para ele sobre as coisas que aconteceram enquanto ele dormia. Ela conta sobre à família deles, a vida deles, lembranças deles e o que aconteceu com cada um. Confesso que por não conhecer ninguém dessa história foi um pouco difícil ler esse livro. São história muito pessoais e preciso dizer que nessa leitura a empatia não me acompanhou, infelizmente. E eu que sou extremamente sensível não me emocionei em nenhum momento, acho que foi porque a autora mistura na história muita política, muita mesmo, feminismo, ideologias, críticas à sociedade e isso acabou deixando o livro ?menos bonito?

*Lembrete para mim mesma: parar de comprar livros pelo título!

CLAUDIA 10/08/2023

Pra quando você acordar
?????????? crônicas de saudades e espera...livro reconfortante para tratar sobre a perda de um ente querido. Como conversar, abraçar faz falta... a trilha disponível no spotify é muito boa também

Tibi 29/06/2023

Você não vai acreditar, mas tem muito ensinamento na dor!
Pra quando você acordar são crônicas lindas de uma irmã angustiada com o coma de seu irmão. Nas crônicas você vê muita poesia, muito ensinamento sobre família, dedicação, esperança, fé, e entre outras coisas que só lendo livro pra você entender..
A escrita da Bettina é maravilhosa, é uma narrativa que você sente tudo que ela está sentindo e tudo parece poesia. Nota 1000, é meu mais novo preferido, quero sempre retornar a ele para relembrar os ensinamentos inevitáveis.

1 | 2 | 3 | 4