Interseção

Interseção Vanessa Reis

Resenhas - Interseção

tomie. 28/04/2024

Ler os livros da vanessa são sempre uma experiência, é incrível a forma como ela escreve, como ela consegue colocar sentimentos tão reais no papel fazendo a gente se identificar a ponto de precisar de um tempo pra colocar tudo em palavras depois de finalizar a leitura. esse foi o meu segundo contato com ela como autora, quando li dois precisei de um tempo pra digerir tudo e fazer uma resenha decente e agora que terminei interseção precisei novamente de um tempo pra assimilar tudo e conseguir escrever, colocar tudo o que eu senti durante a leitura e até agora me sinto desnorteada ? acho que posso dizer que esse é o meu livro favorito da vanessa, eu amei a comédia romântica, as interações cão e gato do jp com a catarina, o joão a todo momento implicando com ela, dando sinais óbvios de que gostava dela e a catarina nunca percebendo ? acabei me identificando com a catarina em algumas situações, os conflitos de sentimentos, não querer ver o óbvio algumas vezes, a vanessa sabe como fazer personagens um tanto reais e isso é o que mais gosto nos livros dela! eu amei, amei, amei absolutamente tudo! recomendo muito a leitura do rosinha! ??

Mini Bittar 16/07/2023

Que livro fofo!!! Amei que é um livro nacional que de passa no interior da Bahia com uma personagem principal cadeirante, a história num ritmo enemies to lovers do jeito que a gente gosta vai em um ritmo gostoso, o par romantico é nada menos que sensacional, que homem gostoso, tornando esse romance clichezinho uma delícia de ler.

Adrielle.Ferreira 23/05/2023

Terminei apaixonada?
Interseção é um romance lindo e fofo que encantou meu coração! Apesar de não ser cheia de reviravoltas e plot twists, a escrita é tão poética e os personagens são tão tridimensionais que nos prende e só deixa sair no final. Recomendo demais!!

Dudão Wang 12/05/2023

PERFEITOOOOOOOO
Cara... sensacional.... incrível como você se vicia na briga dos dois e se apaixona juntos com eles, e como eu rir, como fui feliz e boiolei!
Como é linda a forma que ele sempre aceitou as limitações dela desde do começo... INCRÍVELLLL!
FAVORITADO!

Andreia 30/03/2022

Fui esperando uma comédia romântica gostosinha pra passar o tempo e recebi tudo o que eu precisava. Catarina é maravilhosa, mesmo que eu tenha ficado brava em uns momentos com a cabeça dura dela. JPS como não amar? O protagonista que todo romcom tinha que ter.

Princess.books 24/06/2023

Alguém para dividir um quilo de sal
Que livro incrível!
De verdade, eu amei cada segundo dessa história!
Adorei a forma que a autora representou a protagonista (PCD), sabemos que há muitas obras que tentam ser inclusivas e se tornam capacitistas ou preconceituosas, não é o caso, leiam sem medo!
Certeza que a Catarina vai cativar muita gente como o fez comigo. Uma personagem que para além da determinação, mostra como é importante que também tenhamos consciência de que podemos ser a pessoa que precisa mudar e dar o braço a torcer, porque no fim relacionamentos não são sobre a razão.
E o João Pedro da Silva (JPS para os próximos) é MUITO engraçado e claramente louco pela Catarina, rachei de rir com as interações dos dois e as analogias à bíblia!
Outro ponto que gostei foi eles trabalhem no serviço público, primeiro livro que leio que aborda um pouco desse universo.

Amei! Amei! E amei!

??

Baduito 08/11/2023

"? É a primeira vez que vejo alguém tatuar um jiló ? Boca diz, transferindo o desenho para a pele do JPS. ? Eu não imaginava que alguém pudesse gostar tanto disso.
? Nem eu ? João Pedro responde.
? Que sorte a minha ? falamos juntos."

isabela 21/01/2024

Blé
Achei fraco, a história em si é boa, o enredo e tudo mais, mas a construção achei fraca, tem muita citação bíblica, muita gíria que parece que eu to lendo uma trend no twitter e nao um livro, nao me agradou muito.

vick 04/09/2022

Perfeito!
Vanessa Reis acerta de novo nesse romance haters to lovers. Com personagens divertidos e uma escrita delicada, vamos acompanhando Catarina e JPS se odiando no ambiente de trabalho até que … descobrem a verdadeira origem de toda essa tensão. Pontos por ter uma festa de anos 2000, com várias referências!

FabiSaLi 22/03/2024

Interseção é um livro leve que apresenta um romance com slow burn e enemies to lovers. Fofo e bem brasileiro.
Me diverti muito lendo e até o achei bem longo. Fico feliz de poder ler um romance protagonizado por uma mulher pcd, o tipo de história que eu nunca tinha visto antes.
Gostei bastante

Nat 02/04/2024

A ideia até que era boa.
O livro prende, isso é algo que eu preciso admitir mas, sinceramente, não acho que a história tenha sido bem executa.

A cronologia é confusa, uma hora o personagem tá ali e no minuto seguinte ele sumiu sem explicação, coisas ficam mal explicadas e eu nem vou entrar em detalhes sobre os diálogos extremamente juvenis e cheios de gírias e que as vezes vinham com coisa sem sentido (gente da onde saiu aquele discurso do jiló?????)

No geral, a ideia do livro é boa, gostei muito de ter uma personagem PCD, mas, ao mesmo tempo, sinto que a história não chegou no potencial que poderia chegar.

annafeeer 02/04/2024

Eu quero dividir 1kg de sal com você, João Pedro
Foi uma leitura pra me tirar do deserto das leituras, 5 meses sem ler um livro e foi um bom ponto de partida.
Foi uma boa história, divertida.
Catarina me irritou um pouco, mas passo o paninho pra ela.

Andrea 03/03/2022

O que dizer desse livro que mal conheço e já curto pakas!??
Adoro quando tenho essas ótimas surpresas com autores/livros que eu ainda não conhecia!!

Aviso: senta que lá vem história porque hoje eu tou empolgada!!

Eu tava ontem passando raiva no twitter, como de costume (e olha que eu nem tenho conta lá, hein), quando vi um tweet @semspoiler_ sobre este livro aqui e pensei, "qq custa né, tou diboinha mesmo".

[Narrador: ela podia até estar diboinha mesmo (= estar de férias), mas ainda, sim, tem uns 637128 livros pra ler. XD]

Mas então, a primeira coisa que me chamou atenção foi a capa (e que é condizente com a história, amém!!) e depois vi que estava disponível no Unlimited, da amazon.

[Narrador: ela acabou comprando o livro depois de terminado, pra reler.]

Comecei a ler logo em seguida e FUI FISGADA DE CARA!!! O livro já começa com uma das minhas coisas preferidas na historia que é a personagem principal sendo "herege" (de acordo com sua mãe). Eu nem conheço várias passagens bíblicas, mas ri de todas as menções porque a autora, Vanessa, teve o dom de deixar tudo divertido.

Minha outra coisa favorita foi o livro ser bem brasileiro: nomes, lugares, comidas, músicas e OS MEMES!!! (A autora definitivamente é uma tuitera, hahaha.) Teve algumas expressões, poucas na verdade, que eu não entendi o sentido (acho que são regionais), mas de resto... E gente, tem uma parte da história que é uma volta aos anos 2000 e JESUS TAKE ME BACK!!!

A terceira (não está em ordem) coisa que eu gostei foi o fato da protagonista ser PCD e a história não girar SOMENTE ao redor disso. Acho que a autora seguiu aquele meme "das gays trambiqueiras" e não escreveu uma história triste ou "de superação".

[O meme: "finalmente historias de gays trambiqueiras. ninguém aguenta mais só historia de gay sofrendo. queremos mais gays assim, gays empinando moto, gay dando tiro etc"]

A Catarina ser cadeirante é uma característica da personagem e só. Ela vive como outras mocinhas de romances, com as suas dificuldades, claro, mas é uma história que poderia ser sobre uma pessoa sem deficiência também e funcionaria do mesmo jeito.

Há trechos claramente "didáticos", mas num geral, me remete a Natály Nery falando que minorias não estão aqui para educar outras pessoas. É importante pessoas que tenham visibilidade usarem sua voz, mas nem sempre se não quiserem. É como chamar negros pra falarem sobre racismo e mulheres pra discursarem no 8 de março. É só isso que minorias devem falar? E só nas datas "comemorativas"? Então, eu achei a história interessante quando pontua a questão da deficiência, da [falta de] acessibilidade, do preconceito, mas mostra outro lado da vida de um PCD.

Lá pro final, teve aquele momento que a gente sempre espera nos romances e que, às vezes, acontece mais cedo, outras mais tarde, que é...

SPOILER

quando os personagens tem a famosa desavença. (Bem que eu achei que tava tudo indo muito bem, muito certo, e ainda faltava várias páginas pra terminar, hahaha.)

Eu achei meio meh, na verdade. Entendi o acontecimento e não acho que tenha chegado nem perto de tirar o brilho da história, mas me pegou um pouco.

FIM DO SPOILER

Mais um ponto positivo foi não terminar do jeito que eu detesto (se você me conhece até sabe do que tou falando, hahaha), mesmo tendo um epílogo.

Resumindo: é uma versão nacional (e infinitamente superior, na minha humilde opinião) de The Love Spanish Deception e O Jogo do Amor/Ódio, que são livros com o trope haters coworkers to lovers. Sem contar que Interseção se passa no Brasil, com costumes brasileiros, expressões brasileiras e memes brasileiros!!!

PS: a Vanessa falou que baseou o JPS em um famoso (esqueci agora quem, hahaha, mas acho que é um piloto de F1?) com a pintinha na bochecha e tudo e DOUTOR ESSE FOI O MOTIVO DO MEU COLAPSO!!!

EDIT: tá eu aqui tendo que editar a resenha porque fiquei tão animada que esqueci de comentar duas coisas mais, hahaha.

1. O hot é closed door (meu preferido, atualmente).

2. MEU DEUS A ALEGRIA DE PEGAR UM LIVRO BEM ESCRITINHO E REVISADO!!! Eu sempre comento que entendo a dificuldade de lançar livros no Brasil, mas tem uns que a própria sinopse te desanima. Ao contrário deste que teve cuidado e carinho desde o texto até a capa.

Cristian 03/03/2022minha estante
"minorias não estão aqui para educar outras pessoas" muito bom!

"A ALEGRIA DE PEGAR UM LIVRO BEM ESCRITINHO E REVISADO"
simplesmente ma-ra-vi-lhoooosooo! Pior que sou daqueles que que fica com pesar se quase no fim do livro, descobre um erro de diagramação, ou revisão, kkkkk! "Pôxa, tudo revisadinho até aqui, que foi isso sr. revisor, cansou na finaleira, é?" kkkkkk

Andrea 03/03/2022minha estante
Eu achei uma discussão muito interessante, sabe. A Natály fez o vídeo em relação ao BBB, mas parece que é uma coisa que vem rolando há mais tempo. As minorias sofrem na pele e precisam se educar sobre a situação, enquanto as pessoas que estão no "padrão" erram constantemente e vêm com a conversinha de "eu não seeeei, você precisa me ensinar!!". Parece que alguém falou isso pra um participante negro no programa, que as minorias estavam lá pra ensinar, e o cara respondeu mais ou menos com um "sem tempo aqui, irmão; lá fora a gente conversa".

Hahaha, pior que eu achei uns errinhos no livro, mas foram tão poucos e claramente algo que passou batido, que eu não me importei. Na verdade, lendo meu comentário assim, parece que eu sou uma pessoa hiper chata com essas coisas, mas eu tou sempre tentando frisar que eu compreendo o quanto é difícil lançar livro no Brasil, mas que também um mínimo de cuidado é necessário. Pelo amor, tem sinopse que tem parágrafos inteiros com UM ponto final!!! Eu li um livro que tinha tantas palavras erradas e só insisti porque a história realmente me prendeu. Suspeito que o autor não contratou um revisor porque era erro tipo ouve x houve, que você só nota pelo contexto já que as duas palavras existem.